Sexta, 06 Dezembro 2019
previous arrow
next arrow
Slider

Populares informam que uma mulher foi roubada por duas suspeitas e uma delas vestia um macacão verde. Dinheiro e celular foram levados (Foto: Reprodução)

Segundo informações de populares viralizadas através das redes sociais, uma mulher foi assaltada na manhã desta quinta-feira (05), na Rua Governador Portela, Centro de Barra do Piraí, em frente a sede do banco Bradesco.

De acordo com os relatos, duas mulheres roubaram dinheiro e celular da vítima e uma delas estaria vestida com um macacão verde. Ainda não há confirmação da identidade das suspeitas. A Polícia Civil investigará o caso.

Obra será realizada em parceria com a prefeitura e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), através de licitação, com valor de R$ 306 mil (Foto: Divulgação Cúria Diocesana)

Com 138 anos de fundação, um dos maiores ícones religiosos de Barra do Piraí, a Catedral de Sant’Ana passou a categoria de Catedral em 04 de dezembro de 1922. Nesta quarta-feira (04), a prefeitura municipal anunciou uma parceria com a Cúria Diocesana e com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para a restauração do telhado da catedral barrense. Segundo a secretaria de Comunicação da prefeitura, a licitação das obras já está em processe final, com verba na ordem de R$ 306 mil, obtida através de emenda parlamentar.

A Diocese de Barra do Piraí foi criada nas décadas de 1920 e 1930, onde a Igreja do Brasil buscou uma maior presença na sociedade. São doze cidades que fazem parte dessa diocese (Barra do Piraí, Barra Mansa, Itatiaia, Mendes, Paulo de Frontin, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende, Rio Claro e Volta Redonda). Esse território abrange cerca de um milhão de pessoas, nas mais diversas realidades sociais, com cidades industrializadas e rurais.

Em 04 de dezembro deste ano, a Diocese de Barra do Piraí inicia a contagem regressiva para o seu centenário, em 2022. O triênio será marcado por ações e atividades de valorização da Igreja Diocesana e de gratidão a todos que ajudaram a construí-la. Para celebrar a data, o bispo diocesano, dom Luiz Henrique, presidirá a Santa Missa na Catedral de Sant’Ana, em Barra do Piraí, às 19h30, no dia em que a diocese completa 97 anos.

Após mais de um século sem nenhum tipo de restauração, algo que era um desejo de membros da igreja Católica e, ao mesmo tempo, necessidade de preservação de um patrimônio, a promessa é que, com a parceria entre prefeitura, Iphan e Cúria Diocesana, a revitalização seja realizada em 2020.

Secretaria de Água e Esgoto pede para que os moradores do Centro, Oficina Velha, Metalúrgica, parte da Química e proximidades, economizem água (Foto: Reprodução)

A Secretaria Municipal de Água e Esgoto informou nesta quinta-feira (05), através de nota oficial, que parte da tubulação na estrutura da Ponte Getúlio Vargas, a Ponte Metálica, no Centro de Barra do Piraí, se rompeu, deixando o sistema de abastecimento de água interrompido temporariamente.

Com isso, alguns bairros barrenses como Centro, Oficina Velha, Metalúrgica, parte da Química e proximidades, ficarão sem distribuição de água durante esta tarde. A previsão é que o serviço de reparo termine até o fim do dia e, com isso, o abastecimento volte a sua normalidade em algumas horas após a finalização. Neste momento, a indicação é para que os moradores dessas localidades economizem água.

Reunião aberta ao público será às 19 horas do próximo dia 09, com a presença de moradores de Vargem Alegre, Dorândia, São José do Turvo e Califórnia. Além da isenção de pedágio, a estrada alternativa que liga os distritos a Barra do Piraí também será destaque (Foto: Reprodução) 

Na próxima segunda-feira (09), às 19 horas, será realizada na Câmara Municipal de Barra do Piraí uma audiência pública para tratar sobre a perda de isenção no pedágio e a restauração da estrada alternativa para os moradores dos distritos de Vargem Alegre, Dorândia, São José do Turvo e Califórnia.

A partir do dia 10 de dezembro, os moradores dessa área voltarão a pagar pedágio na BR-393, por determinação do Tribunal Regional Federal, da 2ª Região, do Rio de Janeiro. De acordo com a decisão do desembargador federal, José Antônio Lisboa Neiva, a Estrada Governador Raimundo Padilha serve de ligação entre a sede do município e os distritos envolvidos.

Segundo o representante do TRF-2, a K-Infra Rodovia do Aço, concessionária que administra a BR-393, não tem culpa pela má conservação da estrada, que passava pela antiga Thyssen Fundições, que seria opção para os motoristas destas localidades. O vereador barrense Cristiano Almeida (PP) denunciou através de suas redes sociais que a prefeitura de Barra do Piraí perdeu na justiça o prazo de recorrer contra a ação da K-Infra, que visava derrubar a liminar que concedia isenção no pedágio para moradores dos distritos de Califórnia, Dorândia, São José do Turvo e Vargem Alegre.

Por conta disso, a Justiça deu causa ganha para K-Infra, gerando assim um transito em julgado, ou seja, uma decisão que não cabe mais recurso. O objetivo da audiência é cobrar explicações em relação a isso e buscar alternativas para que os 700 moradores, aproximadamente, daquela área não saiam prejudicados.

Após da decisão do TRF-2, o prefeito de Barra do Piraí, Mario Esteves (PRB), declarou que está mobilizado para resolver esse problema. Segundo uma postagem publicada em seu facebook, em 2017 a sua gestão conseguiu a gratuidade para os moradores dos distritos afetados e que a prefeitura está revitalizando a estrada alternativa (foto abaixo), com o objetivo de deixá-la 100% asfaltada, para atender a localidade.

04estradaalternativa

Foto: Facebook/ Prefeito Mario Esteves

Rua Ana Nery, 120 - 9º andar
Centro, Barra do Piraí - RJ
CEP 27123-150
Tel.: (24) 2443-1470 (AM)
(24) 2443-1098 (FM)

Boletim Eletrônico

Cadastre-se e fique sabendo da nossa programação em primeira mão!