Domingo, 17 Janeiro 2021
previous arrow
next arrow
Slider

A reportagem do Grupo RBP de Comunicação criou esse canal para manter a população de Barra do Piraí, durante a época de cheias dos rios Paraíba do Sul e Piraí, atualizada com boletins oficiais da secretaria de Defesa Civil. Siga as informações abaixo:

Boletim Defesa Civil - 13 de janeiro de 2021 - 11h

Rio Paraíba do Sul corre risco de transbordamento em Barra do Piraí

Na manhã desta quarta-feira (13), a reportagem do Grupo RBP de Comunicação entrou em contato com a Defesa Civil de Barra do Piraí, que através de uma nota emitida pela secretaria de Comunicação da prefeitura, informa que as vazões dos rios Paraíba do Sul e Piraí, encontram-se em elevação em nossa região. A Defesa Civil comunica que Barra do Piraí está em Estado de Alerta, em monitoramento e acompanhamento do volume dos rios junto à Light e Furnas. Há possibilidade de transbordamento no decorrer do dia. Portanto, a população ribeirinha também deve ficar em alerta.

Boletim Defesa Civil - 13 de janeiro de 2021 - 17h

Volume do Rio Paraíba do Sul segue em elevação em Barra do Piraí

Na tarde desta quarta-feira (13), a Secretaria Municipal de Defesa Civil de Barra do Piraí informou que o Rio Paraíba do Sul, na região próximo a Elevatória de Santa Cecília, segue com o volume em elevação gradual, com possibilidade de estabilização.  A Defesa Civil permanece em Estado de Alerta, em monitoramento e acompanhamento junto às empresas Light e Furnas. A população ribeirinha também deve ficar em alerta, pois há risco de transbordamento.

Boletim Defesa Civil - 14 de janeiro de 2021 - 00h

Volume do Rio Paraíba do Sul estabiliza em Barra do Piraí

A Defesa Civil de Barra do Piraí informou em seu último boletim que as vazões do Rio Paraíba do Sul, na região, estão estabilizadas. Na Elevatória de Santa Cecília, o volume está em gradual redução, finalizou o órgão público.

Boletim Defesa Civil - 14 de janeiro de 2021 - 09h

Volume do Rio Paraíba do Sul volta a subir em Barra do Piraí

A Defesa Civil de Barra do Piraí informa que as vazões do rio Paraíba do Sul voltaram a elevação gradual, incluindo o trecho que passa pela usina de Santa Cecília, em Barra do Piraí. Volumes ainda permanecem elevados. A Defesa Civil se mantém em Estado de Alerta monitorando e acompanhando junto a Light e Furnas. Moradores de áreas ribeirinhas devem permanecer em atenção.

A reportagem do Grupo RBP de Comunicação solicitou, junta a Defesa Civil e a secretaria de Comunicação da prefeitura, órgão responsável por emitir as notas oficiais, a inclusão do volume em metros cúbicos do Rio Paraíba do Sul dentro das informações nos boletins. Muitos ouvintes cobraram essa informação, que servem de parâmetro para a população que há anos mora próxima aos rios e já está acostumada a ter uma base de alerta através desses números.

Boletim Defesa Civil - 14 de janeiro de 2021 - 17h

Volume do Rio Paraíba do Sul segue aumentando em Barra do Piraí

A Defesa Civil de Barra do Piraí informa que as vazões do Rio Paraíba do Sul seguem em elevação gradual, incluindo o volume de água no trecho próximo a Usina de Santa Cecília. Volumes continuam elevados. De acordo com a secretaria de Comunicação, alguns pontos do município foram atingidos parcialmente pelas cheias, como imóveis situados em locais muito próximos às margens do rio.

A Defesa Civil realizou, na tarde desta quinta (14), visitas de inspeções em pontos mais críticos, para avaliações e orientações. Bairros visitados: Centro, Oficina Velha, Vila Suíça, Vila Helena. A Defesa Civil se mantém em Estado de Alerta, monitorando e acompanhando junto à Light e Furnas. Moradores de áreas ribeirinhas devem permanecer em atenção.

De acordo com o aplicativo da Hidroweb, da Agência Nacional de Água, a vazão do Rio Paraíba do Sul em Barra do Piraí neste momento é de 690 m³, com nível de 35.393 cm.

14inundacaorio

FOTO: PMBP

Boletim Defesa Civil - 15 de janeiro de 2021 – 10h

Volume do Rio Paraíba do Sul segue em redução

A Defesa Civil de Barra do Piraí informa que as vazões do Rio Paraíba do Sul seguem em redução gradual, incluindo o volume de água no trecho próximo a Usina de Santa Cecília. Volumes continuam elevados. Há tendência de queda para as próximas horas. Apesar disso, a Defesa Civil se mantém em Estado de Alerta, monitorando e acompanhando junto à Light e Furnas. Moradores de áreas ribeirinhas devem permanecer em atenção.

De acordo com o aplicativo da Hidroweb, da Agência Nacional de Água, a vazão do Rio Paraíba do Sul em Barra do Piraí neste momento é de 667 m³, com nível de 35.060 cm, dados atualizados às 9h.

Mulher de 25 anos foi presa no bairro Boa Sorte. Investigações apontam o envolvimento dela com o tráfico de drogas e emprego de arma de fogo, nas duas cidades da região (Foto: InformaCidade)

Uma ação conjunta das polícias Civil e Militar, na manhã desta terça-feira (12), resultou na prisão de uma mulher de 25 anos, suspeita de envolvimento com o tráfico de drogas em Barra do Piraí e Volta Redonda.

Contra ela foi expedido um mandado de prisão preventiva, cumprido no bairro Boa Sorte, em Barra do Piraí. De acordo com o delegado da 88ª DP, Rodolfo Atala, investigações apontaram o envolvimento dela com o tráfico de drogas, com emprego de arma de fogo, nas duas cidades da região.

“A suspeita é integrante de facção criminosa ligada ao tráfico de drogas e possui diversos antecedentes policiais. Agora está sujeita a pena que pode chegar a mais de 20 anos [de detenção]”, disse o delegado. As informações foram retiradas da fonte InformaCidade.

Ele estava em um veículo que foi abordado no bairro Roseira. Polícia Civil informou que ele tentou fugir, mas foi alcançado (Foto: Reprodução)

Na noite dessa segunda-feira (11), um subtenente do Corpo de Bombeiros foi flagrado com cinco cápsulas de cocaína no bairro Roseira, em Barra do Piraí.

Segundo a Polícia Civil, das cinco cápsulas apreendidas com ele, uma estava vazia. Durante a abordagem, o homem tentou fugir com seu veículo, mas foi detido. Ele foi autuado por porte de drogas e resistência e vai responder criminalmente.

Em nota, o Corpo de Bombeiros informou que instaurou um procedimento interno para apurar as circunstâncias do caso, que foi registrado na 88ª Delegacia de Polícia Civil de Barra do Piraí.

Órgão público pretende iniciar campanha assim que Anvisa aprovar vacina em território nacional. Barra do Piraí possui acordo para compra de 40 mil doses da Coronavac (Foto: Reprodução)

Após fechar convênio ano passado para a compra de 40 mil doses da Coronavac, vacina de origem chinesa que vem sendo produzida no Instituto Butantã, caso ela seja aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), nesta semana a prefeitura de Barra do Piraí anunciou a aquisição de 50 mil seringas e agulhas para o início da campanha de imunização, que está prevista para ser realizada assim que a agência reguladora aprovar a vacina em território nacional.

Segundo a secretaria de Saúde, o objetivo é a “antecipação”, tanto no ponto de vista logístico quanto de infraestrutura. Com a liberação da Anvisa, Barra do Piraí terá uma campanha municipal de vacinação, prioritariamente para pessoas comprovadamente do grupo de risco, profissionais de saúde, indígenas e professores.

O prefeito do município, Mario Esteves, ressaltou que, além da Coronavac, Barra do Piraí tem negociações em curso também com outros laboratórios internacionais, como o da vacina Moderna, para que não fique restrito a apenas uma opção para iniciar a vacinação. “Com a liberação da Anvisa, seja qual for a vacina aprovada, estaremos prontos para começar a aplicar as doses, com insumos e todo o material necessário”, finalizou o prefeito.

Rua Ana Nery, 120 - 9º andar
Centro, Barra do Piraí - RJ
CEP 27123-150
Tel.: (24) 2443-1470 (AM)
(24) 2443-1098 (FM)

Boletim Eletrônico

Cadastre-se e fique sabendo da nossa programação em primeira mão!