Reunião aberta ao público será às 19 horas do próximo dia 09, com a presença de moradores de Vargem Alegre, Dorândia, São José do Turvo e Califórnia. Além da isenção de pedágio, a estrada alternativa que liga os distritos a Barra do Piraí também será destaque (Foto: Reprodução)
Na próxima segunda-feira (09), às 19 horas, será realizada na Câmara Municipal de Barra do Piraí uma audiência pública para tratar sobre a perda de isenção no pedágio e a restauração da estrada alternativa para os moradores dos distritos de Vargem Alegre, Dorândia, São José do Turvo e Califórnia.
A partir do dia 10 de dezembro, os moradores dessa área voltarão a pagar pedágio na BR-393, por determinação do Tribunal Regional Federal, da 2ª Região, do Rio de Janeiro. De acordo com a decisão do desembargador federal, José Antônio Lisboa Neiva, a Estrada Governador Raimundo Padilha serve de ligação entre a sede do município e os distritos envolvidos.
Segundo o representante do TRF-2, a K-Infra Rodovia do Aço, concessionária que administra a BR-393, não tem culpa pela má conservação da estrada, que passava pela antiga Thyssen Fundições, que seria opção para os motoristas destas localidades. O vereador barrense Cristiano Almeida (PP) denunciou através de suas redes sociais que a prefeitura de Barra do Piraí perdeu na justiça o prazo de recorrer contra a ação da K-Infra, que visava derrubar a liminar que concedia isenção no pedágio para moradores dos distritos de Califórnia, Dorândia, São José do Turvo e Vargem Alegre.
Por conta disso, a Justiça deu causa ganha para K-Infra, gerando assim um transito em julgado, ou seja, uma decisão que não cabe mais recurso. O objetivo da audiência é cobrar explicações em relação a isso e buscar alternativas para que os 700 moradores, aproximadamente, daquela área não saiam prejudicados.
Após da decisão do TRF-2, o prefeito de Barra do Piraí, Mario Esteves (PRB), declarou que está mobilizado para resolver esse problema. Segundo uma postagem publicada em seu facebook, em 2017 a sua gestão conseguiu a gratuidade para os moradores dos distritos afetados e que a prefeitura está revitalizando a estrada alternativa (foto abaixo), com o objetivo de deixá-la 100% asfaltada, para atender a localidade.

Foto: Facebook/ Prefeito Mario Esteves