Quinta, 09 Abril 2020
previous arrow
next arrow
Slider

Documento chegou à Guarda Municipal de Barra do Piraí na manhã desta quinta (09) e, de acordo com o comandante da Guarda Enoch Mello, seus agentes deverão  participar da fiscalização (Foto: Arquivo GMBP)

A Guarda Municipal de Barra do Piraí recebeu na manhã desta quinta-feira (09) um documento do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro solicitando uma fiscalização aos bancos de Barra do Piraí.

Através do documento, o MPRJ demonstra sua preocupação com as enormes filas de pessoas que são formadas para a espera de entrada nas agências. Segundo o MP, essas filas são consequência do horário reduzido que a Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) determinou para as agências, de 10 às 14h, e pela falta de um funcionário para fiscalizar fora dos bancos as filas.

O Ministério Público solicita uma fiscalização da Guarda Municipal para que cada banco disponibilize um funcionário para organizar as filas e sugere também uma “elasticidade” maior nesses horários, para aumentar o tempo de atendimento e, consequentemente, diminuir a fila de espera.

A Febraban ainda não se pronunciou oficialmente sobre o assunto e, segundo o comandante da GM de Barra do Piraí, Enoch Mello, apenas um banco passou a disponibilizar um funcionário para organizar as filas. Os horários continuam os mesmos determinados pela federação, pelo menos até essa quinta (09).

O objetivo é flexibilizar as regras para viabilizar um melhor manejo financeiro para enfrentar a pandemia do novo coronavírus. Documento está na Alerj para aprovação (Foto: Reprodução)

Nesta quarta-feira (08), o prefeito de Barra do Piraí, Mario Esteves (PRB), decretou estado de calamidade pública municipal. O documento seguirá para a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), onde também precisará de aprovação. O chefe do Executivo está preocupado, principalmente, com os impactos da pandemia do novo coronavírus, em especial, na queda brusca de receitas da prefeitura.

O Governo do Estado já havia decretado a calamidade pública no dia 20 de março, enquanto o governo federal fez o mesmo no dia 02 de abril. O mesmo aconteceu em São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo - a região Sudeste é considerada por especialistas o epicentro da doença no Brasil.

No Rio, o governador Wilson Witzel (PSC) apontou Volta Redonda, cidade vizinha a Barra do Piraí, como o maior foco em crescimento do novo coronavírus no estado. A situação de calamidade pública flexibiliza regras orçamentárias, previstas na Lei de Responsabilidade Fiscal, no sentido de viabilizar ao Executivo um manejo maior de recursos para o enfrentamento da pandemia. 

No programa Fatos RBP, Mario Esteves demonstra preocupação sobre a realidade, apesar dos três casos confirmados apenas no município. Segundo ele, muitas pessoas já estão contaminadas, porém não sabem ainda (Foto: Reprodução)

Em uma entrevista realizada durante o programa Fatos RBP, desta terça-feira (07), o prefeito de Barra do Piraí, Mario Esteves (PRB), que entrou ao vivo pelo telefone diretamente de seu gabinete, admitiu que a situação no município em relação ao avanço do novo coronavírus é muito mais grave do que aparenta.

Durante a entrevista, o prefeito confirmou o terceiro caso da doença na cidade, uma profissional de saúde que trabalha no Hospital da Unimed, ao lado da Santa Casa, que já está em isolamento domiciliar, com sintomas leves. Apesar dos três casos registrados, Mario admitiu ser provável que muito mais pessoas estejam contaminadas na cidade. “Assim como em todo o Brasil, Barra do Piraí só está testando pacientes que chegam com sintomas graves no hospital. Infelizmente, essa é uma doença que se alastra com muita velocidade e é bem provável que muitas pessoas estejam contaminadas, mesmo que ainda assintomáticas”, disse.

O chefe do executivo confirmou que comprou duzentos testes rápidos, porém, específicos apenas para os profissionais de saúde. “É importante ter esses testes para quem está na linha de frente dessa batalha. Precisamos monitorar a saúde deles para saber quem precisa ser isolado ou não”, explicou.

Por fim, o prefeito criticou a movimentação excessiva de pessoas nas ruas, o que segundo ele, contribui para a ideia de que Barra esteja em uma situação mais avançada do que aparenta em relação ao contágio da Covid-19. Inclusive, ele afirmou ser “praticamente impossível” não haver mortes em Barra do Piraí por conta do novo coronavírus. “Eu sei que muita gente precisa ir à rua para realizar tarefas essenciais. Porém, as aglomerações precisam ser evitadas para o bem das pessoas, principalmente as do grupo de risco. Eu tenho base legal para assinar um decreto que permita multar essas pessoas nas ruas, mas prefiro contar com o bom senso do povo. Infelizmente, eu acredito ser impossível não haver vítimas por essa doença, porém podemos passar por isso da forma menos grave possível”, finalizou.

Apesar do tom alarmista, o prefeito disse que nenhum leito de UTI reservado para pacientes com a Covid-19 na Santa Casa está ocupado e que Barra do Piraí possui parcerias com outras cidades, caso precise de leitos por urgência.

Entre outros temas, o prefeito também falou sobre o trabalho do Procon e a situação das pessoas que estão cadastradas no programa Bolsa Família. Clique aqui e assista a entrevista completa.

Mário Esteves mais uma vez usará seu facebook para dar detalhes sobre o registro, feito nesta terça-feira, 07 (Foto: Reprodução)

Mais uma vez, o prefeito de Barra do Piraí, Mário Esteves (PRB), usará sua página no Facebook para dar detalhes sobre o terceiro caso confirmado do novo Coronavírus, registrado na tarde desta terça-feira (07) em Barra do Piraí.
 
A partir das 16h, o prefeito estará ao vivo em sua rede social com mais detalhes sobre o terceiro registro da Covid-19 no município. Mais uma vez, nossa reportagem abrirá espaço no Fatos RBP, ao vivo a partir das 16h30, na Rádio Barra do Piraí AM 1470 Khz em conexão com a RBP FM 89,9 Mhz, para ele falar diretamente com a população através das ondas do rádio.
 
O programa também pode ser ouvido através dos nosso aplicativos no Google Play, RBP AM e RBP, ou pelo site: www.gruporbp.com.br 

Rua Ana Nery, 120 - 9º andar
Centro, Barra do Piraí - RJ
CEP 27123-150
Tel.: (24) 2443-1470 (AM)
(24) 2443-1098 (FM)

Boletim Eletrônico

Cadastre-se e fique sabendo da nossa programação em primeira mão!