Quinta, 22 Abril 2021
previous arrow
next arrow
Slider

A Polícia Civil realiza hoje a operação Sine Die (“sem data”, em latim), que investiga uma empresa e seus representantes, sediados em Recife (PE), que estariam aplicando golpes na oferta de vacinas AstraZeneca/Oxford contra a covid-19. Estão sendo cumpridos oito mandados de busca e apreensão de aparelhos de telefone celular, computadores, contratos e documentos. A ação é uma parceria dos agentes da Delegacia de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (DCC-LD) com a Polícia Civil pernambucana e a Polícia Rodoviária Federal (PRF)

De acordo com as investigações, a empresa supostamente ofertaria lotes dos imunizantes da AstraZeneca/Oxford pelo valor de US$7,90 a serem depositados por remessa internacional ou cartão de crédito. Entretanto, o laboratório esclarece em nota que as doses em produção são destinadas diretamente ao consórcio Covax Facility e contratos com os países. Deste modo, não há doses remanescentes a serem comercializadas com estados, municípios ou entidades privadas.

Ainda conforme relatos, 20 cidades foram procuradas em todo o Brasil. No estado do Rio de Janeiro, uma delas foi Barra do Piraí. Por meio de nota via assessoria de imprensa, o prefeito Mario Esteves confirmou o contato, bem como desconfiou tratar-se de um golpe tão logo a oferta chegou. Assim, ele comunicou o caso às autoridades policiais e articulou uma reunião na capital pernambucana que derrubou o esquema.

“Vários elementos despertaram a minha atenção, a começar pela facilidade ofertada. Se até em países que fabricam a vacina está havendo uma corrida pelo imunizante, como ofereciam algo com tanta celeridade, praticamente sem dificuldade nenhuma? Denunciamos tanto à Polícia Federal quanto à Polícia Civil e, hoje, vimos que nossas suspeitas não eram infundadas”, relata o chefe do Executivo barrense.

Segundo Mario, Barra do Piraí foi um dos poucos municípios a não cair em golpes referentes à compra de respiradores, em 2020. “Recebemos ofertas dos equipamentos com preços absurdos, e só compramos quando a negociação chegou a patamares razoáveis - pagamos pouco mais de R$ 20 mil por cada item. Se aproveitar de um momento como esse para tentar obter lucros exorbitantes é um crime com o qual não compactuarei nunca”, diz.

Ele conclui reafirmando a disposição em comprar as vacinas contra a Covid-19 para ajudar a acelerar o Plano Nacional de Imunização (PNI), sem se envolver em nenhuma “aventura” e tendo cautela.  “Não podemos, no desespero, criar ainda mais um problema, que seria gastar milhões e, depois, sequer receber as doses. Faremos tudo com muita cautela sempre”, finaliza.

Secretário da pasta Wagner Teixeira divulga cronograma até o fim do mês. Milhares de segundas doses serão aplicadas até dia 30 (Foto: Divulgação PMBP)

Até o fim de abril, a secretaria de Saúde em Barra do Piraí vai focar na aplicação de segundas doses com a previsão de mais de mil vacinas até o dia 30. É o que informa o cronograma divulgado pela prefeitura municipal.

Segundo o cronograma, do dia 19 ao dia 26, seguirá a campanha para idosos de 65 anos ou mais com vacinação no Posto Albert Sabin e em alguns bairros, de acordo com calendário a ser definido. Do dia 27 até dia 29, segundo informação exclusiva passada pelo secretário de Saúde Wagner Teixeira para nossa reportagem, será aberta aplicação de doses para idosos de 64 anos ou mais. No dia 30, para fechar o mês, os idosos de 63 anos ou mais poderão ser vacinados.

Ainda segundo o cronograma, nesta segunda (19), as unidades de saúde do bairro Parque São Joaquim e do distrito da Califórnia vão vacinar idosos de 65 anos ou mais. Nesta terça (20), novamente Parque São Joaquim e o bairro Coimbra receberão idosos da mesma faixa etária. Quarta-feira, feriado de Tiradentes, não haverá vacinação. Na quinta e na sexta-feira, feriado de São Jorge, o Posto Albert Sabin estará aberto exclusivamente para aplicação de segundas doses.

Nesta semana, haverá dois feriados: no próximo dia 21, é lembrado o dia de Tiradentes, enquanto no dia 23, conforme lei de 2002 da então governadora Benedita da Silva, é dia de São Jorge (este feriado é celebrado no estado do Rio de Janeiro e outros locais pelo país). Assim, a equipe de reportagem do Grupo RBP de Comunicação entrou em contato com o Sindicato do Comércio Varejista (Sicomércio) de Barra do Piraí a respeito do funcionamento dos estabelecimentos quanto a estas datas. 

A equipe do Sicomércio informa que na quarta-feira, 21, o comércio ficará fechado, enquanto na sexta-feira, 23, os estebelecimentos estão autorizados a abrir.

Bancos

Por sua vez, de acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), não haverá expediente bancário em ambas as datas 

 

Acidente ocorreu na popular Curva do Aterrado, na altura do distrito de Dorândia. Condutor foi encaminhado para o Hospital São João Baptista, em Volta Redonda (Foto: PRF)

Na manhã deste domingo (18), o motorista de uma carreta perdeu o controle do veículo e se feriu após tombamento na altura do km 274 da BR-393 (Rodovia Lúcio Meira), em Barra do Piraí.

De acordo Polícia Rodoviária Federal, a carreta estava carregada com placas de vidro que se espalhou na pista e causou um longo congestionamento durante todo o dia, até a retirada do veículo e da carga. Nesse período, o trânsito seguiu no sistema siga e pare.

O condutor, de 44 anos, se feriu  no acidente e foi encaminhado pelo Corpo de Bombeiros para o Hospital São João Baptista. Até a publicação desta reportagem, seu estado de saúde não havia sido informado pela unidade.

Rua Ana Nery, 120 - 9º andar
Centro, Barra do Piraí - RJ
CEP 27123-150
Tel.: (24) 2443-1470 (AM)
(24) 2443-1098 (FM)

Boletim Eletrônico

Cadastre-se e fique sabendo da nossa programação em primeira mão!