Quinta, 09 Abril 2020
previous arrow
next arrow
Slider

ACOMPANHE AQUI: atualizações da Defesa Civil em Barra do Piraí

A reportagem do Grupo RBP de Comunicação criou esse canal para manter a população de Barra do Piraí, durante a época de cheias dos rios Paraíba do Sul e Piraí, atualizada com boletins oficiais da secretaria de Defesa Civil. Siga as informações abaixo:

Boletim Defesa Civil – 05 de fevereiro de 2020 – 21h

A Secretaria de Defesa Civil, da Prefeitura de Barra do Piraí, informa que a vazão do rio Paraíba do Sul, apesar de ter se elevado, tende a baixar nas próximas horas; é um processo lento. 

Não há indícios de subida, mesmo que tenha chovido nas cidades do Sul Fluminense. Há monitoramento constante, em parceria com a Light, que administra a Elevatória de Santa Cecília. 

Os agentes da Defesa Civil permanecem percorrendo locais mais críticos. Recomenda-se aos moradores ribeirinhos a irem para locais seguros. 

A Defesa Civil orienta que entrem em contato pelo telefone de emergência (199) para a obtenção de informações precisas, e  encontra-se nos locais avisando aos moradores das áreas ribeirinhas que são mais vulneráveis (Oficina Velha, Ilha Joaquim Duarte e Vila Helena). 

Boletim Defesa Civil – 06 de fevereiro de 2020 – 09h 

Rio Paraíba do Sul volta a ser monitorado 

Núcleos de chuva fraca a moderada atuam sobre o estado do Rio de Janeiro nesta manhã de quinta-feira. Há previsão de chuva fraca a ocasionalmente moderada para todas as regiões do estado do Rio de Janeiro. Barra do Piraí volta ao estágio de Observação.

Boletim Prefeitura – 06 de fevereiro de 2020 – 16h30 

Agentes públicos fazem mutirão de limpeza em Barra do Piraí 

A Secretaria de Serviços Públicos de Barra do Piraí enviou seus agentes para atuar na limpeza urbana após o temporal que caiu sobre o município, durante a tarde de quarta-feira (06). Com a chuva forte, alguns bairros foram atingidos, sem maiores gravidades, exceto no distrito de São José do Turvo. Entre as maiores ocorrências estão remoção de barreiras e deslizamentos de terra; algumas delas em encostas. 

Segundo nota oficial da prefeitura, os bairros mais atingidos pelo temporal foram Oficina Velha, Metalúrgica, parte do Centro, Boa Sorte e parte do Matadouro, além dos distritos de Ipiabas e Califórnia, e por fim as RJs 141 (que liga Dorândia a São José do Turvo) e 143.

Secretaria de Defesa Civil segue controlando o índice pluviométrico e a vazão dos rios Paraíba do Sul e Piraí, que seguem dentro da normalidade para essa época do ano.

Boletim Defesa Civil - 12 de fevereiro de 2020 - 15h30

Barra do Piraí em estado de atenção

De acordo com a Secretaria de Defesa Civil, Barra do Piraí está em estado de atenção por conta do excesso de chuvas acima da Elevatória de Santa Cecília. Apesar da vazão do Rio Paraíba do Sul ter reduzido nos últimos dias, existe um risco moderado de cheia por conta da água que "desce" dos municípios mais próximos do estado de São Paulo. Veja a nota oficial, na íntegra: 

A Secretaria de Defesa Civil de Barra do Piraí informou, em nota, no início da tarde desta quarta, 12, que a cidade está em estágio de Atenção. De acordo com o órgão, o risco hidrológico para Barra do Piraí está em Moderado, segundo a Defesa Civil do Estado. A respeito das cheias do rio Paraíba do Sul, de acordo com a pasta municipal, as vazões estão em redução. Porém, devido à incidência de chuvas acima da Elevatória de Santa Cecília, permanece o estado de Atenção. Mediante qualquer ocorrência, deve-se entrar em contato com órgãos oficiais de comunicação, bem como com a Defesa Civil, através do número 199.

Boletim Defesa Civil - 13 de fevereiro de 2020 – 09h

Rio Paraíba do Sul deverá subir nas próximas horas

De acordo com a Secretaria de Defesa Civil de Barra do Piraí, nas próximas horas desta quinta-feira (13), é provável que a vazão do Rio Paraíba do Sul se eleve gradativamente.

Em nota oficial, órgão afirmou que fortes chuvas que caíram sobre a região são responsáveis por aumentar ainda mais o volume do rio. O alerta foi feito para a população ribeirinha, sobretudo dos bairros Oficina Velha, Matadouro, Vila Helena e parte do Centro, que deve redobrar a atenção.

Boletim Defesa Civil - 13 de fevereiro de 2020 - 20h

Vazões do Rio Paraíba do Sul se estabilizam

A Secretaria de Defesa Civil da Prefeitura de Barra do Piraí informa que as vazões do rio Paraíba do Sul, na região, estão estáveis, segundo boletim fornecido às 19 horas desta quinta, 13. 
De acordo com a pasta, há possibilidade de pequena redução nas próximas horas. Com relação ao município, Barra do Piraí continua em estado de Atenção.
A qualquer solicitação, a população deve entrar em contato com os canais oficiais de comunicação ou pelo telefone 199.
 
Boletim Defesa Civil - 25 de fevereiro de 2020 - 22h
 
Chuva forte causa transtornos em alguns bairros barrenses na terça de Carnaval
 
Após a forte chuva que caiu sobre Barra do Piraí, no início da noite desta terça de Carnaval (25) , a Defesa Civil informou que está em alerta e verificando os estragos provocados em alguns bairros. 
 
Até o momento, os agentes da secretaria estão assistindo aos moradores do bairro São João, onde a forte enxurrada atingiu duas casas e danificou parte de alguns cômodos. Não houve feridos. Para qualquer informação ou comunicado de danos, por conta do temporal, a população deve entrar em contato com a Defesa Civil pelo número 199.
 

Boletim Defesa Civil – 26 de fevereiro de 2020 – 16h 

Na tarde desta quarta-feira (26), a Defesa Civil de Barra do Piraí emitiu um alerta aos moradores ribeirinhos ao rio Piraí, por conta da cheia devido às fortes chuvas que caíram nos últimos dias. Segundo informações, o temporal teria atingido Piraí e Mendes - duas cidades cortadas pelos rios Piraí e Sagrada Família, respectivamente. Por conta desse fenômeno, houve aumento no volume de água em ambos os rios. A Light, concessionária que administra a Barragem do Vigário, em Piraí, tem repassado informações para a Defesa Civil, que vai atualizar, constantemente, as vazões do Rio Piraí. A pasta pede aos moradores ribeirinhos que possam ficar atentos a esta elevação considerada. Para qualquer informação ou comunicado de danos, a população deve entrar em contato com a Defesa Civil pelo número 199. 

 Boletim Defesa Civil - 01 de Março de 2020 - 11h
 
A Defesa Civil de Barra do Piraí informou através de nota oficial que a vazão do rio Paraíba do Sul aumentou consideravelmente nas últimas horas e a tendência é que continue a elevar ao longo desse dia 01. A população ribeirinha dos bairros Oficina Velha,  Centro e Vila Helena deve ficar em alerta. Os agentes da Defesa Civil estão monitorando a situação junto a Light - concessionária que administra a Elevatória de Santa Cecília - e fará um aviso alertando a população desses locais afetados. Infelizmente, a secretaria não deu detalhes sobre a elevação do rio em números.
 
Boletim Defesa Civil - 01 de março de 2020 - 13h40
 
A Defesa Civil de Barra do Piraí informa que a tendência nas próximas horas é que o volume do Rio Paraíba do Sul diminua, de acordo com informações da Light - concessionária que administra a Elevatória de Santa Cecília, que colocou em operação duas bombas de sucção para enviar água ao Complexo do Guandu.
 
Ainda nesta tarde, a mesma Light colocará em funcionamento a terceira bomba, favorecendo a diminuição do nível do rio. 
 
No entanto, de acordo com a meteorologia, há previsão de chuva para a região. Portanto, a população ribeirinha deve ficar em alerta. A Defesa Civil comunicou que está atenta e disponibilizará informes à população barrense por meio de órgãos oficiais. Equipes da Guarda Municipal em parceria com a Defesa Civil estão trabalhando em mutirões para atender emergências causadas pelas chuvas e cheias do Rio Paraíba do Sul e Piraí que cortam o município. Para emergências ou mais informaçõe, ligue 199, telefone gratuito da Defesa Civil.
 

Boletim Defesa Civil - 01 de março de 2020 - 17h25 

A Defesa Civil de Barra do Piraí informa que o volume do Rio Paraíba do Sul voltou a se elevar e continuará assim nas próximas horas.
 
Segundo informações do órgão, moradores das áreas ribeirinhas devem tomar providências preventivas quanto à proteção pessoal e de bens materiais, além de dirigirem-se para locais seguros.
 
Para mais informações, ligue para o número da Defesa Civil 199.
 
01itapoa
 

Boletim Defesa Civil - 01 de março de 2020 - 18h50

A Defesa Civil de Barra do Piraí informa que, após comunicação com a Light, ratifica a tendência de elevação do nível do rio Paraíba do Sul, no início da noite deste domingo, 1° de março.

Confirma também que os operadores da concessionária, que administra a elevatória de Santa Cecília, estão em manobra do volume de água para o Complexo Guandu. No entanto, há preocupação com as cidades daquela área, como Rio Claro.

Técnicos da Defesa Civil estão nas áreas ribeirinhas do município, no sentido de orientar sobre esta cheia. Eles retornaram à ponte Irmãos Di Biase (Royal) para avaliar se mantém, ou não, aquela via aberta, ou se interdita nas próximas horas.

Outras informações devem ser obtidas por meio dos órgãos oficiais da prefeitura ou por meio do número 199.

01itapoa

Boletim Defesa Civil - 01 de março de 2020 - 20h40

Ponte Irmãos di Biase é interditada pela Defesa Civil!

A Defesa Civil de Barra do Piraí informa que, devido ao aumento de volume do Rio Paraíba do Sul, a ponte Irmãos Di Biase (Royal) foi interditada na noite deste domingo, 1° de março, por volta das 20h30. Os técnicos monitoraram a elevação do rio durante todo o dia, em conjunto com a agentes da Guarda Municipal.

Por conta disso, a Defesa Civil pede para que a população evite sair de carro para o Centro de Barra do Piraí, uma vez que a única via de acesso será a Ponte Getúlio Vargas, a Ponte Metálica. Mais informações ou emergência, ligue para a Defesa Civil no número 199.

01ponteroial

Boletim Defesa Civil - 01 de março de 2020 - 21h40

A Defesa Civil da Prefeitura de Barra do Piraí informa que, até o momento, não há registros de desalojados e nem desabrigados no município. Mesmo com a cheia do rio Paraíba do Sul, não houve ainda nenhuma demanda neste sentido. De acordo com a pasta, algumas famílias saíram de suas casas para residências de parentes, amigos e vizinhos. Informa ainda que, para qualquer informação de locais que possam abrigar desalojados, as pessoas devem entrar em contato com a Defesa Civil no número 199.

Através de seu facebook, a prefeitura afirmou que escolas e ginásios municipais também estarão à disposição para receber possíveis desalojados. Além disso, a Secretaria de Assistência Social está à disposição para cadastros futuros ou amparo a possíveis vítimas das chuvas ou das cheias do Paraíba do Sul.

Rua Ana Nery, 120 - 9º andar
Centro, Barra do Piraí - RJ
CEP 27123-150
Tel.: (24) 2443-1470 (AM)
(24) 2443-1098 (FM)

Boletim Eletrônico

Cadastre-se e fique sabendo da nossa programação em primeira mão!