Quinta, 20 Fevereiro 2020
previous arrow
next arrow
Slider

ACOMPANHE AQUI: atualizações da Defesa Civil em Barra do Piraí

A reportagem do Grupo RBP de Comunicação criou esse canal para manter a população de Barra do Piraí, durante a época de cheias dos rios Paraíba do Sul e Piraí, atualizada com boletins oficiais da secretaria de Defesa Civil. Siga as informações abaixo:

Boletim Defesa Civil – 05 de fevereiro de 2020 – 21h

A Secretaria de Defesa Civil, da Prefeitura de Barra do Piraí, informa que a vazão do rio Paraíba do Sul, apesar de ter se elevado, tende a baixar nas próximas horas; é um processo lento. 

Não há indícios de subida, mesmo que tenha chovido nas cidades do Sul Fluminense. Há monitoramento constante, em parceria com a Light, que administra a Elevatória de Santa Cecília. 

Os agentes da Defesa Civil permanecem percorrendo locais mais críticos. Recomenda-se aos moradores ribeirinhos a irem para locais seguros. 

A Defesa Civil orienta que entrem em contato pelo telefone de emergência (199) para a obtenção de informações precisas, e  encontra-se nos locais avisando aos moradores das áreas ribeirinhas que são mais vulneráveis (Oficina Velha, Ilha Joaquim Duarte e Vila Helena). 

Boletim Defesa Civil – 06 de fevereiro de 2020 – 09h 

Rio Paraíba do Sul volta a ser monitorado 

Núcleos de chuva fraca a moderada atuam sobre o estado do Rio de Janeiro nesta manhã de quinta-feira. Há previsão de chuva fraca a ocasionalmente moderada para todas as regiões do estado do Rio de Janeiro. Barra do Piraí volta ao estágio de Observação.

Boletim Prefeitura – 06 de fevereiro de 2020 – 16h30 

Agentes públicos fazem mutirão de limpeza em Barra do Piraí 

A Secretaria de Serviços Públicos de Barra do Piraí enviou seus agentes para atuar na limpeza urbana após o temporal que caiu sobre o município, durante a tarde de quarta-feira (06). Com a chuva forte, alguns bairros foram atingidos, sem maiores gravidades, exceto no distrito de São José do Turvo. Entre as maiores ocorrências estão remoção de barreiras e deslizamentos de terra; algumas delas em encostas. 

Segundo nota oficial da prefeitura, os bairros mais atingidos pelo temporal foram Oficina Velha, Metalúrgica, parte do Centro, Boa Sorte e parte do Matadouro, além dos distritos de Ipiabas e Califórnia, e por fim as RJs 141 (que liga Dorândia a São José do Turvo) e 143.

Secretaria de Defesa Civil segue controlando o índice pluviométrico e a vazão dos rios Paraíba do Sul e Piraí, que seguem dentro da normalidade para essa época do ano.

Boletim Defesa Civil - 12 de fevereiro de 2020 - 15h30

Barra do Piraí em estado de atenção

De acordo com a Secretaria de Defesa Civil, Barra do Piraí está em estado de atenção por conta do excesso de chuvas acima da Elevatória de Santa Cecília. Apesar da vazão do Rio Paraíba do Sul ter reduzido nos últimos dias, existe um risco moderado de cheia por conta da água que "desce" dos municípios mais próximos do estado de São Paulo. Veja a nota oficial, na íntegra: 

A Secretaria de Defesa Civil de Barra do Piraí informou, em nota, no início da tarde desta quarta, 12, que a cidade está em estágio de Atenção. De acordo com o órgão, o risco hidrológico para Barra do Piraí está em Moderado, segundo a Defesa Civil do Estado. A respeito das cheias do rio Paraíba do Sul, de acordo com a pasta municipal, as vazões estão em redução. Porém, devido à incidência de chuvas acima da Elevatória de Santa Cecília, permanece o estado de Atenção. Mediante qualquer ocorrência, deve-se entrar em contato com órgãos oficiais de comunicação, bem como com a Defesa Civil, através do número 199.

Boletim Defesa Civil - 13 de fevereiro de 2020 – 09h

Rio Paraíba do Sul deverá subir nas próximas horas

De acordo com a Secretaria de Defesa Civil de Barra do Piraí, nas próximas horas desta quinta-feira (13), é provável que a vazão do Rio Paraíba do Sul se eleve gradativamente.

Em nota oficial, órgão afirmou que fortes chuvas que caíram sobre a região são responsáveis por aumentar ainda mais o volume do rio. O alerta foi feito para a população ribeirinha, sobretudo dos bairros Oficina Velha, Matadouro, Vila Helena e parte do Centro, que deve redobrar a atenção.

Boletim Defesa Civil - 13 de fevereiro de 2020 - 20h

Vazões do Rio Paraíba do Sul se estabilizam

A Secretaria de Defesa Civil da Prefeitura de Barra do Piraí informa que as vazões do rio Paraíba do Sul, na região, estão estáveis, segundo boletim fornecido às 19 horas desta quinta, 13. 
De acordo com a pasta, há possibilidade de pequena redução nas próximas horas. Com relação ao município, Barra do Piraí continua em estado de Atenção.
A qualquer solicitação, a população deve entrar em contato com os canais oficiais de comunicação ou pelo telefone 199.

Rua Ana Nery, 120 - 9º andar
Centro, Barra do Piraí - RJ
CEP 27123-150
Tel.: (24) 2443-1470 (AM)
(24) 2443-1098 (FM)

Boletim Eletrônico

Cadastre-se e fique sabendo da nossa programação em primeira mão!