Quinta, 22 Abril 2021
previous arrow
next arrow
Slider

Dia mundial de conscientização do Autismo: conheça a Associação Barrense Casa de Brincar

Em 2007, a Organização das Nações Unidas (ONU) definiu todo dia 2 de abril como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo (no original em inglês: World Autism Awareness Day), quando cartões-postais de todo o planeta se iluminam de azul — no Brasil, o mais famoso é o Cristo Redentor — para lembrar a data e chamar a atenção da mídia e da sociedade para o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).

Ano passado e neste ano, pela primeira vez, a comunidade envolvida com a causa do autismo no Brasil todo segue, unida, em uma campanha nacional com tema único: “Respeito para todo o espectro”, para celebrar a data, usando a hashtag #RESPECTRO nas redes sociais. Em Barra do Piraí, o Grupo RBP de Comunicação aproveita o espaço para divulgar o trabalho realizado por uma instituição sem fins lucrativos referência no atendimento a crianças e adolescentes com diagnóstico de TEA, além de suas famílias.

Associação Casa de Brincar, fundada em 2012, tem por objetivo atender crianças e adolescentes com diagnóstico de TEA, e suas famílias. O Transtorno do Espectro Autista é uma condição de saúde que se caracteriza por prejuízo na comunicação social (socialização e comunicação verbal e não verbal) e comportamento (interesse restrito e movimentos repetitivos), com a utilização da metodologia de intervenção do “brincar”, elemento transformador na construção da relação e interação lúdica e afetiva entre terapeutas, crianças/adolescentes e suas famílias. Atualmente a instituição oferta oficina de natação, movimento, teatro, música, pensamento, artes, integração sensorial, intervenção precoce e judô. Nas oficinas as famílias participam, pois como filosofia, os pais são os maiores terapeutas e são as pessoas que passam a maior parte do tempo com seus filhos.

Oferta também apoio, acolhimento e orientação aos pais e familiares de crianças/adolescentes com TEA. Acreditando na necessidade do suporte para lidar com a realidade do autismo no cotidiano. Além do trabalho realizado, a associação tem o compromisso de formar, informar e conscientizar sobre o autismo, visto que hoje o TEA tem se tornado cada de mais comum na sociedade.

Conscientização do autismo: o que é o TEA?

O autismo — nome técnico oficial: Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) — é uma condição de saúde caracterizada por déficit em duas importantes áreas do desenvolvimento: comunicação social e comportamento. Não há só um tipo de autismo, mas muitos subtipos, que se manifestam de uma maneira única em cada pessoa. Tão abrangente que se usa o termo “espectro”, pelos vários níveis de comprometimento — há desde pessoas com outras doenças e condições associadas (comorbidades), como deficiência intelectual e epilepsia, até pessoas independentes, com vida comum, algumas nem sabem que são autistas, pois jamais tiveram diagnóstico. Saiba mais sobre autismo no nosso artigo “O que é autismo?“.

Veja mais informações sobre o Dia Mundial de Conscientização do Autismo no site da ONU (em inglês): em www.un.org/en/events/autismday.

Rua Ana Nery, 120 - 9º andar
Centro, Barra do Piraí - RJ
CEP 27123-150
Tel.: (24) 2443-1470 (AM)
(24) 2443-1098 (FM)

Boletim Eletrônico

Cadastre-se e fique sabendo da nossa programação em primeira mão!