Quinta, 02 Abril 2020
previous arrow
next arrow
Slider

Diretor da Santa Casa nega que haja caso de morte suspeita por novo Coronavírus no hospital

Além dessa afirmação, Ivan Borges garante que protocolo de exames está sendo cumprido de acordo com o Ministério da Saúde: “Não dá para examinar todos que chegam com sintomas de gripe, a prioridade são os pacientes graves” (Foto: Reprodução) - Matéria editada em 26/03, às 12h15, por solicitação do diretor da Santa Casa

Na manhã desta quinta-feira (26), o diretor da Casa de Caridade Santa Rita de Cássia, o hospital Santa Casa, de Barra do Piraí, Ivan Borges, negou para nossa reportagem que haja uma morte por suspeita do novo Coronavírus na unidade hospital.

De acordo com o diretor, esse é mais um boato espalhado pela internet. Atualmente, segundo a prefeitura são 11 casos suspeitos em análise laboratorial do Covid-19 em Barra do Piraí.

Sistema de exames para detecção do vírus

Alguns ouvintes e leitores estão questionando o método usado pela Santa Casa para registrar os possíveis casos suspeitos em nossa cidade. Segundo algumas fontes, funcionários do hospital estão mandando de volta para a casa pessoas que chegam com sintomas leves e moderados, sem apresentar necessidade de internação e sem coletar o material biológico para exames.

Ivan Borges explicou o protocolo do hospital. “As pessoas costumam se autodiagnosticar e chegam histéricas ao hospital. Não há necessidade disso e não é indicado colher o material biológico de todos. Não dá para examinar todo mundo que chega com uma gripe comum por aqui, sem histórico de exposição a casos de risco. Eu confio na minha equipe, temos material de coleta e estamos respeitando o protocolo”, declarou o diretor do hospital.

Edit: De acordo com o Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, em um pronunciamento realizado no último dia 22, o protocolo brasileiro para a realização de exames é testar apenas pacientes que precisam de internação, por não haver recursos para investir em mais testes em âmbito nacional. Essa é uma afirmação do Ministro e não do diretor do hospital, como havia sido descrito anteriormente nesta matéria.

26ivanborges

Ivan Borges, diretor da Santa Casa de Barra do Piraí (Reprodução Whatsapp)

Rua Ana Nery, 120 - 9º andar
Centro, Barra do Piraí - RJ
CEP 27123-150
Tel.: (24) 2443-1470 (AM)
(24) 2443-1098 (FM)

Boletim Eletrônico

Cadastre-se e fique sabendo da nossa programação em primeira mão!