Sábado, 21 Mai 2022
barra-bela
sindicato
bethanea-fisioterapeuta
palha-italiana-10-12-2018.jpeg
arte-emerson.jpeg
arte-ugb-padrao.jpeg
sandro-e-alice-junho-2020.jpeg
Arte-Dr-Junior-e-Melissa.jpeg
previous arrow
next arrow

A reportagem do Grupo RBP de Comunicação criou esse canal para manter a população de Barra do Piraí, durante a época de cheias dos rios Paraíba do Sul e Piraí, atualizada com boletins oficiais da secretaria de Defesa Civil. Para mais informações ou emergências, entre em contato com a Defesa Civil de Barra do Piraí nos telefones (24) 2443-0345 ou 199 e, caso necessite de apoio, o telefone da Secretaria de Assistência Social é o (24) 2443-1224..

Boletim Defesa Civil - 30 de abril de 2022 - 19h30

Já são registrados pontos de inundações do Rio Piraí, em Barra do Piraí

Neste sábado (30), por conta das chuvas em nossa região, houve aumento das vazões acima da barragem de Santana e, por isso, há risco de inundações no Rio Piraí, em Barra do Piraí. Por volta das 17h, por conta do volume elevadíssimo desse rio, o órgão decretou estado de emergência. A população ribeirinha ao Rio Piraí deve procurar locais seguros. Pontos de inundações já são registrados em alguns bairros barrenses, como o Chalé, por exemplo.

A Defesa Civil municipal iniciou nesta tarde o protocolo de alerta à população ribeirinha dos bairros que são cortados pelo rio, percorrendo essa região para repassar informações e orientações. A secretaria também permanece monitorando o volume do rio.

Segundo a Light, concessionária responsável pela barragem de Santana, as chuvas fortes em Lídice, principalmente, foram as responsáveis pelo aumento nas vazões do Rio Piraí.

De acordo com o aplicativo Hidroweb, atualizado às 17h, o volume do Rio Piraí próximo a barragem de Santana era de 36.446 cm.

Na edição 723 do jornal O BARRENSE, veiculada no período quinzenal entre 8 e 22 de setembro de 2017, publicamos de forma equivocada que Claudia Regina Gomes Gonçalves, moradora do bairro Química, em Barra do Piraí, estaria associada ao tráfico de drogas na localidade.

Na matéria, citamos o seu nome como suspeita de portar entorpecentes e de receber agentes da Polícia Militar em sua residência. Essas informações, muito menos o nome da pessoa citada, não constam no boletim oficial do caso.

O Grupo RBP de Comunicação vem publicamente retificar essa informação, afirmando que Claudia Regina Gomes Gonçalves não possui nenhuma relação com a operação, nem mesmo como testemunha.

02 imagem

 

Hoje, o Corpo de Bombeiros está em busca de um adolescente, de 17 anos, que está desaparecido desde a última sexta-feira (27), quando foi puxado pela correnteza do Rio Paraíba do Sul, dentro de uma fazenda, em Barra do Piraí. Um mergulhador e quatro agentes da corporação estão fazendo as buscas.

Segundo alguns familiares, o jovem e mais dois irmãos, oriundos de Minas Gerais, vieram passar o fim de semana na fazenda da família. Após um jogo de futebol, os irmãos foram tomar banho no rio.

A senhora Vilma, moradora do bairro Caixa D’água Velha, Rua Mendes, nº 50, denunciou para a nossa equipe de jornalismo, através do telefone (24) 2443 2583, que há 5 anos sua rua sofre com o esgoto a céu aberto, problema crônico e que causa transtornos para a população local. “Aqui na rua têm pessoas com doenças graves, de respiração, e esse problema do esgoto só ajuda a piorar a situação. Já fui à Secretaria de Água e Esgoto, conversei com o secretário Wanderson, que prometeu solução, mas até hoje, nada foi feito”, reclamou.

Além do esgoto, a partir desse ano, a prefeitura parou de fazer a poda dos matos, que virou criadouro de bichos peçonhentos. “É um matagal enorme. Nesse ano, o cuidado com esse serviço aqui piorou muito. Espero que os responsáveis tomem as devidas providências, pois já perdemos a conta de quantas vezes reclamamos com a prefeitura”, completou a moradora.

Esgoto CD

Foto: Esgoto a céu aberto atrai bichos e são causadores de doenças (Crédito: Ivo Araújo)

Secretaria Municipal de Água esgoto promete atenção especial ao bairro

Conversamos com o funcionário Lincoln Souza, da Secretaria de Água e Esgoto de Barra do Piraí, que reconheceu que a demanda atualmente é muito grande, e que a filosofia da secretaria, hoje, é de sistematizar todo o serviço. “Estamos tentando organizar esse serviço desde o primeiro dia de trabalho. A demanda é enorme e a estrutura não é suficiente. No seu primeiro dia de mandato, o prefeito Mário Esteves decretou calamidade pública nessa parte de água e esgoto em Barra do Piraí. A dificuldade é enorme, mas estamos perto de solucionar esse problema. Estamos com um cronograma de serviços, hoje estamos resolvendo um problema grave no Centro da cidade, próximo à subida do Fórum velho. Estamos atendendo os bairros também, porém dentro da capacidade. A prefeitura está trabalhando para que em breve nosso serviço consiga atender a demanda de toda a população, de todos os bairros”, explicou.

Lincoln fez questão de ressaltar também que fará contato com a moradora do bairro e que tentará resolver o problema da Rua Mendes, o mais rápido possível.

Esgoto no centro

Foto: Prefeitura montou um cronograma de serviços de tratamento de esgoto. Hoje, estão trabalhando no Centro de Barra do Piraí, próximo a subida do Fórum velho (Crédito: Ivo Araújo)

Rua Ana Nery, 120 - 9º andar
Centro, Barra do Piraí - RJ
CEP 27123-150
Tel.: (24) 2443-1470 (AM)
(24) 2443-1098 (FM)

Boletim Eletrônico

Cadastre-se e fique sabendo da nossa programação em primeira mão!