“Proerd é o programa, Proerd é a solução. Lutando contra as drogas, ensinando a dizer não...”. Quem não conhece o trabalho desenvolvido pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd)? Com o objetivo de ensinar e orientar sempre pelo bom caminho, foi realizada mais uma formatura, reunindo alunos de diversos colégios da rede municipal de ensino de Barra do Piraí. A solenidade foi realizada na Segunda Igreja Batista do município barrense com a presença de personalidades e autoridades do município.
O programa consiste em uma iniciativa de complemento pedagógico que caminha em mão tripla: a Polícia Militar, a escola e a família, tendo como missão “ensinar aos estudantes boas estratégias de tomada de decisão para ajudá-los a desenvolver habilidades que os permitam conduzir suas vidas de maneira segura e saudável”, e como visão, “construir um mundo no qual os jovens de todos os lugares estejam capacitados para respeitar os outros e para escolherem conduzir suas vidas livre do abuso de drogas, da violência e de outros comportamentos perigosos”.
Entre os objetivos do Proerd, estão: fazer com que a criança desenvolva habilidades que permitam evitar influências negativas (por meio do estabelecimento do diálogo), mas também estabelecer um relacionamento positivo do aluno com o policial militar, ensinando que ele é um servidor e abrir um diálogo permanente entre escola, família e PM.
No estado do Rio de Janeiro, o programa já é aplicado desde 1992 e, em Barra do Piraí, o instrutor é o subtenente Anderson da Silva Coelho. Em mensagem aos formandos, ele destacou a confiança que tem de que, com o que aprenderam ao longo do curso, se manterão longe das drogas, sabendo que, apesar de terem aprendido de forma lúdica por que dizer não, entendam que “droga não é brincadeira”.
“Hoje é um dia especial; vocês estarão recebendo o certificado Proerd. Isto significa que passaram por todas as etapas com mérito e, o mais importante, saberão manter-se longe das drogas e da violência. Parabéns! Orgulhem-se deste momento! Façam valer à pena tudo o que vocês aprenderam. Coloquem sempre em prática todos esses ensinamentos”, orienta o policial.
“Que Deus possa iluminar todos os seus passos. Vivam sempre felizes longe das drogas e da violência. A decisão está nas mãos de cada um. Honrem seus pais. Respeitem seus professores. Estudem bastante! Sejam exemplos positivos para seus amigos e familiares”, conclui.