A campanha de vacinação contra a gripe no estado do Rio de Janeiro teve apenas 65% de cobertura. Com isso, postos de saúde continuam ofertando as doses, por orientação do Ministério da Saúde, que imunizam contra os três subtipos de gripe que mais circulam no inverno: A/H1N1, A/H3N2 e Influenza B.
Dos públicos preconizados pela pasta de Saúde, quem mais se vacinou foi a população indígena (136%), seguidos por professores (85%), mulheres com até 45 dias após o parto (82%), trabalhadores da área de saúde (75%), idosos (72%), gestantes (54%) e crianças (42%).
Além destes públicos-alvo, também podem se vacinar crianças de 05 a 09 anos e adultos de 50 a 59 anos.
Síndrome Respiratória Aguda Grave
De janeiro até 21 de junho deste ano, foram notificados 601 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Estado do Rio, sendo 23 deles causados pelo vírus H1N1 e 24 provocados pelo vírus H3N2. No mesmo período, foram notificados 67 óbitos por SRAG, sendo 4 por H1N1 e 4 por H3N2.
"O inverno é a época de maior circulação do vírus no território fluminense. Por isso, como a vacina continuará a ser ofertada, precisamos que a população procure um posto de saúde para se vacinar, a fim de evitar o aumento das chances de transmissão, além das formas mais graves da doença entre os grupos suscetíveis", comentou a subsecretária de Vigilância em Saúde, Cláudia Mello.