Sábado, 21 Abril 2018

15% das crianças brasileiras estão com sobrepeso

Talita Affonso

Barra do Piraí - Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 15% das crianças com idades entre cinco e nove anos estão obesas. Por outro lado, uma em cada três não chegou ao nível da obesidade, mas está acima do peso. Tais estatísticas fazem com que especialistas falem em uma epidemia de sobrepeso. Cabe a consideração de que o índice contrapõe a redução drástica nos níveis de desnutrição no Brasil, que chega a cerca de 50%, também conforme dados do IBGE.

  De acordo com o educador físico Sandro Aredes, enquanto as crianças exercitam os dedos em celulares e outros aparelhos, estão cada vez mais sedentárias. “Assim, aparecem grandes problemas: obesidade, problemas estruturais e ortopédicos, doenças metabólicas como hipertensão, diabetes, problemas circulatórios e estresse”, lista.

  “Por outro lado, a criança que pratica exercícios físicos é sadia, tem uma saúde melhor. Ela desenvolve melhor capacidade motora, pensamento rápido e sua estrutura muscular”, contrapõe o professor.

Mais informações na edição 735 do Jornal O BARRENSE, que vai às bancas no dia 06 de abril. 

 

Rua Ana Nery, 120 - 9º andar
Centro, Barra do Piraí - RJ
CEP 27123-150
Tel.: (24) 2443-1470 (AM) / (24) 2443-1098 (FM)

Boletim Eletrônico

Cadastre-se e fique sabendo da nossa programação em primeira mão!