Sábado, 18 Janeiro 2020
previous arrow
next arrow
Slider

Para a pesagem, é necessária a apresentação das carteiras do Bolsa Família, de vacina das crianças ou de consulta da gestante (Foto: Reprodução)

A prefeitura de Barra do Piraí, através de sua secretaria de Assistência Social, prorrogou até o próximo dia 15 o prazo final de convocação para os beneficiários do Bolsa Família realizarem a pesagem e atualizarem seus benefícios.

De acordo com uma nota divulgada pelo órgão público, para não perder os benefícios do programa, o auxiliado deve comparecer a unidade de saúde mais próxima com os cartões do Bolsa Família, de vacina das crianças ou de consulta da gestante.

Bolsa Família

O Programa Bolsa Família é um programa federal de transferência direta de renda à famílias em situação de pobreza ou de extrema pobreza, com a finalidade de promover seu acesso aos direitos sociais básicos e romper com o ciclo intergeracional da pobreza. O Programa é realizado por meio de auxílio financeiro vinculado ao cumprimento de compromissos (condicionalidades) na Saúde, Educação e Assistência Social.

O objetivo das condicionalidades do Programa é garantir a oferta das ações básicas, e potencializar a melhoria da qualidade de vida das famílias e contribuir para a sua inclusão social.

Os cinco novos conselheiros tutelares de Barra do Piraí tomam posse, no Gabinete Municipal, nesta sexta-feira, 10, às 11 horas, presidida pelo prefeito Mario Esteves. Foram eleitos, em pleito realizado no dia 06 de outubro de 2019, os titulares José Amado de Barros Guimarães, Rita Aparecida Vieira Fontenelle, Tatiane Gabriel Coimbra, José Francisco Moraes de Sá e Eliane Aparecida da Silva Leal.

A função do Conselho Tutelar é a auxiliar a família, a sociedade e o Estado, a assegurar, com absoluta prioridade, os direitos fundamentais de crianças e adolescentes como o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade, e a convivência familiar e comunitária. Os conselheiros foram eleitos para o mandato de quatro anos (2020/2023). Vale lembrar que, para a vacância de algum deles, existem cinco suplentes.

De acordo com a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Daniella Maria de Oliveira, a cerimônia de posse dos conselheiros, para cumprir o mandato de quatro anos, se dá após cumprirem todas as etapas do edital, incluindo o curso de capacitação obrigatório que foi realizado pelo CEDECA.

“O Conselho Tutelar compõe o sistema de garantia de direitos, representando a sociedade na proteção, defesa e garantia de direitos de crianças e adolescentes contra qualquer omissão, ameaça e violação dos direitos preconizados no Estatuto da Criança e do Adolescente. Por isso, a atuação dos conselheiros é de extrema importância”, frisou Daniella.

Serviço é realizado pela CEDAE, em parceria com a secretaria de Água e Esgoto (Foto: Felipe Castro)

Nesta quarta-feira (08), uma equipe formada por funcionários da secretaria de Água e Esgoto de Barra do Piraí, juntamente com integrantes da CEDAE, faz a manutenção de uma tubulação rompida na Rua Carlos Araújo, paralela ao Mercado Municipal, no Centro.

O serviço é realizado desde as primeiras horas dessa manhã, com previsão de termino no fim da tarde ainda desta quarta. Segundo o secretário de Água e Esgoto, Wanderson Barbosa, o reparo se estendeu porque foi preciso trazer uma peça diretamente do Rio de Janeiro, através da CEDAE, para a sua finalização.

A Guarda Municipal interditou a Rua Carlos Araújo e um agente está no local orientando o trânsito, que está lento desde a Rua Barão do Rio Bonito, até a Rua Governador Portela.

Os alunos aprovados devem comparecer à unidade em que foram alocados para concluir o processo de matrícula. Quem não conseguiu uma vaga terá mais uma chance a partir do dia 21 (Foto: Reprodução)

Quarta-feira (08) é o último dia da primeira fase de confirmação da pré-matrícula para a rede pública estadual do Rio de Janeiro. Os alunos aprovados devem comparecer à unidade em que foram alocados para concluir o processo de matrícula.

Na fase de pré-matrícula, feita inicialmente pelo site Matrícula Fácil, os estudantes podiam escolher três opções de escolas de sua preferência. Agora, devem comparecer à escola para onde foram selecionados portando os documentos, originais e com cópia, de carteira de identidade (ou certidão de nascimento ou casamento); CPF se possuir; histórico escolar ou declaração da última unidade de ensino em que estudou, constando a série para a qual o aluno está habilitado; carteira de identidade e CPF do responsável legal, no caso de menor de 18 anos; e comprovante de residência.

Para os alunos com deficiência é necessário levar um laudo comprobatório de deficiências declaradas. Quem não conseguiu uma vaga terá mais uma chance, com candidatura pelo site Matrícula Fácil. Nos dias 21 e 22 de janeiro será realizada a segunda fase de inscrição, exclusiva para os candidatos não alocados. E somente no dia 23 para os candidatos que não confirmaram matrícula e os novos alunos dos ensinos Fundamental e Médio que não participaram da 1ª fase. A inscrição para a segunda fase pode ser feita no site da Matrícula Fácil (www.matriculafacil.rj.gov.br), exclusivo para os candidatos não alocados da 1ª Fase: de 21 a 22 de janeiro.

Rua Ana Nery, 120 - 9º andar
Centro, Barra do Piraí - RJ
CEP 27123-150
Tel.: (24) 2443-1470 (AM)
(24) 2443-1098 (FM)

Boletim Eletrônico

Cadastre-se e fique sabendo da nossa programação em primeira mão!