Quinta, 22 Abril 2021
previous arrow
next arrow
Slider

Neste fim de semana, o percentual de motoristas embriagados registrado pela Operação Lei Seca dobrou em diversas regiões do estado como na Baixada Fluminense e Região Metropolitana, além das zonas norte e sul da cidade do Rio de Janeiro. A média atual de casos de alcoolemia é de 9,9% no estado.

Na Baixada Fluminense, os índices foram bem altos. Em uma blitz realizada nesta sexta-feira (16/04) em Magé, 58 motoristas foram abordados e, destes, foram registrados 11 casos de alcoolemia, o que representa 19% do total de abordados. No sábado (17/04), em Belford Roxo, uma das ações de fiscalização na Avenida Jorge Júlio da Costa dos Santos alcançou o percentual mais alto do fim de semana: 24,6% dos condutores estavam embriagados.

No sábado, em São Gonçalo, foram realizadas duas ações e 120 pessoas foram abordadas. Do total, 15% de casos de alcoolemia foram registrados. Além de motoristas autuados pela mistura álcool e direção, um homem que possuía um mandado de prisão em aberto por roubo foi detido pelos agentes da Lei Seca. Ele foi abordado em uma blitz na Avenida Jornalista Roberto Marinho e levado para a 73ªDP.

A Operação Lei Seca também retirou das ruas motoristas embriagados nas zonas oeste, sul e norte da cidade. Na sexta-feira, uma ação de fiscalização realizada na Estrada do Rio Grande, em Jacarepaguá, abordou 78 pessoas e, destas, 18 estavam embriagadas, o que representa 23,1% do total de abordados. No sábado, em duas ações realizadas na Gávea e em São Conrado, foram registrados 19,6% casos de alcoolemia. Enquanto a ação realizada na Rua Ângelo Dantas, em Cascadura, alcançou 19,7% no mesmo dia.

“A Operação Lei Seca tem o objetivo de promover a mudança de comportamento da sociedade e conscientizar sobre os riscos de dirigir depois de ingerir bebida alcoólica. Os altos índices de alcoolemia registrados nos últimos dias preocupam, mas nossa missão de salvar vidas continua e seguiremos atuando diariamente com ações de fiscalização em todo o estado”, explica o superintendente da Operação Lei Seca, tenente-coronel Luiz Carlos Segala.

No próximo sábado (17/04), o Detran.RJ realizará mais um mutirão de serviços para compensar o período em que os atendimentos foram suspensos em razão da pandemia. Na 22ª edição, o órgão vai oferecer 7.210 vagas, distribuídas em 61 postos de todo o Estado do Rio, para os serviços de habilitação, identificação civil e veículos. Para evitar aglomerações, o atendimento será apenas para quem realizar o agendamento prévio. O usuário deve marcar o serviço pelo site do Detran (www.detran.rj.gov.br) ou pelo Teleatendimento, nos números (21) 3460-4040, 3460-4041 ou 3460-4042, das 6h às 21h.

  • Sabemos que a demanda ainda é grande. Por isso, estamos fazendo mutirões aos sábados para ajudar ainda mais o cidadão que precisa do atendimento do órgão. Vamos disponibilizar vagas em diversas regiões de todo o Estado para que o usuário tenha mais praticidade para realizar nossos serviços - explicou o presidente do Detran.RJ, Adolfo Konder.

Os serviços de habilitação, como primeira habilitação, renovação de CNH, mudança de categoria, adição de categoria e alteração de dados, serão disponibilizados das 10h às 16h, nos seguintes postos: Sede (Centro do Rio), Américas Shopping (Recreio), Araruama, Barra da Tijuca, Barra Mansa, Belford Roxo, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Center Shopping, Detran Oeste (Campo Grande), Ilha do Governador, Itaboraí Plaza, Itaguaí, Jacarepaguá, Largo do Machado, Magé, Méier, Nilópolis, Niterói (Fonseca), Niterói Shopping, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Penha, Resende, Rio das Ostras, São Fidélis, São Gonçalo (Neves), São João de Meriti, São Pedro da Aldeia, Sulacap, Teresópolis, Três Rios, Via Brasil, Vila Isabel, Volta Redonda e West Shopping.

Para realizar a segunda via da identidade ou emitir a carteira SEAP, o Detran vai atender na sede (Centro do Rio) e em mais nove postos: Volta Redonda, Campos dos Goytacazes, Méier, Teresópolis, Largo do Machado, Cabo Frio, Angra dos Reis, Rio das Ostras e Nova Iguaçu, das 8h às 16h.

Nos serviços de veículos, o órgão vai oferecer atendimento para fazer transferência de propriedade, jurisdição ou municípios. Os postos disponíveis para agendamento são: Ilha do Governador (Tubiacanga), Nova Iguaçu, Reduc, Itaboraí, Haddock Lobo, Nilópolis, Mesquita, Valença, Cordeiro, Volta Redonda, Barra Mansa, Vassouras, Bom Jesus do Itabapoana, Macuco, Barra do Piraí e Miguel Pereira. O atendimento será das 8h às 17h.

O Detran reforça que é preciso respeitar o horário agendado, sem antecipação ou atrasos, para que não ocorram filas e aglomerações. O departamento pede a colaboração dos usuários para que não levem acompanhantes aos postos.

As oportunidades são para alunos do 2º ou 3º ano do Ensino Médio (da Educação Regular ou da Educação de Jovens e Adultos) de qualquer escola da rede pública ou pessoas que já concluíram o Ensino Médio, com idade mínima de 15 anos

Se você pensa em fazer o ENEM, certamente sonha em fazer um curso preparatório. Buscando contribuir para a formação de jovens e ampliar suas possibilidades de acesso às concorridas vagas nos cursos superiores, que são conquistadas por meio da nota no Exame Nacional do Ensino Médio, a Firjan SESI está com 34 oportunidades gratuitas para o curso Pré-Enem em Barra do Piraí. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site do SESI (www.escolafirjansesi.com.br/pre-enem), onde o candidato deve postar a documentação completa exigida no edital.

Os interessados, que devem ter idade mínima de 15 anos, têm que estar matriculados em uma turma do 2º ou 3º ano do Ensino Médio (da Educação Regular ou da Educação de Jovens e Adultos) em qualquer escola da rede pública ou já terem concluído o Ensino Médio.

Após o período de inscrição, a documentação dos candidatos será analisada para verificação do cumprimento de pré-requisitos para participação. Se classificado, segundo ordem de inscrição, dentro do número de vagas disponíveis para a unidade escolar que se inscreveu, o candidato estará apto a se matricular no curso.

A escola fará contato para confirmar o horário das turmas, assinatura do termo de adesão ao curso e formalização da matrícula. A lista de candidatos classificados também será disponibilizada no site da Escola Firjan SESI.

Carga Horária

As aulas terão início a partir da abertura das turmas, que devem ter quantidade mínima de 30 alunos e máxima de 50, dentro do período do curso.

O curso terá carga horária semanal de 18 horas/aula, sendo 12 horas/aula on-line e ao vivo, e 6 horas/aula em regime de estudo dirigido (aluno estuda sozinho, com atividades direcionadas, deixadas pelo professor). A carga horária total de 648 horas/aula será dividida nas áreas de Linguagens (Português/Produção Textual), Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia), Ciências Humanas (História e Geografia)  e Matemática, buscando oferecer ao candidato, além do conteúdo de cada disciplina, normas, instruções, informações e orientações relativas à prova.

Mais informações também podem ser obtidas através do telefone 0800 0231 231.

Termina nesta terça-feira (13) o prazo para a realização da pré-matrícula dos alunos aprovados no processo seletivo 2021.1 da Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação. Os candidatos à Educação Básica, Ensino Técnico e Educação Superior devem enviar, impreterivelmente, até hoje seus dados por e-mail às unidades escolares na qual foram selecionados.

Os aprovados na seleção, com status de ‘classificado’ ou ‘ocupando vaga’ no resultado do concurso, deverão enviar, em formato pdf, a documentação exigida no edital, juntamente com a ficha de matrícula (disponível para download no site da Selecon) preenchida e assinada. Só será aceita a pré-matrícula no curso e no ano de escolaridade escolhidos no ato da inscrição do concurso.

Excepcionalmente, o Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert (Isepam) e a Escola Técnica Estadual João Barcelos Martins (ETEJBM) aceitarão a matrícula de forma presencial também nesta terça-feira (13), das 9h às 17h. O atendimento é voltado aos candidatos que estão ocupando vaga e tiveram dificuldade no envio online da documentação.

A lista completa com os e-mails das unidades está disponível no site da Faetec (faetec.rj.gov.br).

Documentação: original e cópia, que será autenticada no ato da matrícula:

  • Ficha de matrícula (disponível para download em: www.selecon.org.br)
  • Certidão de nascimento do candidato;
  • Cédula de identidade e CPF do candidato, independente da idade;
  • Cédula de identidade e CPF do responsável legal para o candidato menor de 18 anos;
  • Documento comprobatório de guarda oficial do candidato (se for o caso);
  • Três fotos coloridas 3 x 4 recentes do candidato de frente, usando camisa de manga e sem boné/chapéu;
  • Comprovante de residência;
  • comprovante de escolaridade;
  • Título de eleitor, para os candidatos a partir dos 18 anos;
  • Certificado de reservista, para os candidatos do sexo masculino, maiores de 18 anos;
  • Carteira de vacinação atualizada (para os candidatos ao Ensino Fundamental e candidatos inscritos no curso de enfermagem);
  • Laudo médico com as informações previstas no edital para o candidato que seja Pessoa com Deficiência (PcD) ou Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (PTEA).

Rua Ana Nery, 120 - 9º andar
Centro, Barra do Piraí - RJ
CEP 27123-150
Tel.: (24) 2443-1470 (AM)
(24) 2443-1098 (FM)

Boletim Eletrônico

Cadastre-se e fique sabendo da nossa programação em primeira mão!