Quinta, 20 Fevereiro 2020
previous arrow
next arrow
Slider

Defesa Civil rechaça alerta sobre rios Paraíba do Sul e Piraí

Forte chuva desta quarta deixa ruas do Centro de Barra do Piraí alagadas. Defesa rechaça risco de transbordamento de rios (Foto: Reprodução)

Após a forte chuva que caiu na tarde desta quarta-feira (05) em Barra do Piraí, alguns ouvintes ligaram para a redação do Grupo RBP de Comunicação com questionamentos em relação a uma possível cheia dos rios Paraíba do Sul e Piraí.

Durante a chuva, foram registrados alagamentos nas ruas Dr. Luiz Barbosa, Barão do Rio Bonito, entre outros pontos do Centro e em alguns bairros, como Matadouro, Oficina Velha e Santana (foto acima). Segundo a Defesa Civil, a drenagem nesses locais não foi suficiente para escoar a grande quantidade de água que caiu durante o temporal.

O órgão ainda fez questão de rechaçar, neste momento, qualquer possibilidade de cheia nos rios Paraíba do Sul e Piraí. Segundo o agente Reginaldo, que nos atendeu através do telefone 199, não há nesse momento nenhum alerta dos órgãos que informam possíveis cheias dos rios e as barragens não serão abertas para liberar mais quantidade de água.

ATUALIZAÇÃO 16h30 – 05 de fevereiro de 2020

Após outros veículos de comunicação informarem um possível alerta da Defesa Civil em relação à cheia dos rios, entramos em contato novamente com a Defesa Civil de Barra do Piraí que negou qualquer tipo de situação de emergência.

Segundo a secretaria, no momento eles estão monitorando o volume do Rio do Paraíba do Sul, que aumentou devido a forte chuva. Porém, não há ainda nenhuma situação emergencial em relação aos rios Paraíba do Sul e Piraí.

Obviamente que os agentes da Defesa Civil estão trabalhando para conter os efeitos da chuva, mas não há nesse momento possibilidade de abertura de comportas da barragem Santa Cecília e a vazão do Rio Paraíba do Sul ainda está dentro do considerado “aceitável”.

Qualquer informação nesse momento de alerta por conta dos rios é considerada, pela secretaria, pânico desnecessário. A fase atual sobre essa questão é de monitoramento, apenas.

05ofvelha

Rua Pref. Iago José Valério, no bairro Oficina Velha, totalmente alagada (Foto: Reprodução Redes Sociais)

05peroladovale

Hospotal Maria de Nazaré (Pérola do Vale) na Rua Frutuoso Gil Gonçalves, no Matadouro, inundado (Foto: Redes Sociais)

Rua Ana Nery, 120 - 9º andar
Centro, Barra do Piraí - RJ
CEP 27123-150
Tel.: (24) 2443-1470 (AM)
(24) 2443-1098 (FM)

Boletim Eletrônico

Cadastre-se e fique sabendo da nossa programação em primeira mão!