Domingo, 16 Dezembro 2018
previous arrow
next arrow
Slider

DENÚNCIA: GM de Barra do Piraí é acusada de retirar cobertores de moradores de rua durante a madrugada. Comandante se defende: “Não houve abuso de autoridade”

Em todo inverno, são feitas campanhas de agasalhos para serem doados. Infelizmente, o frio faz vítimas entre moradores de rua, todo ano, no Brasil. Barra do Piraí tem o privilégio de ter uma população que se preocupa com essas questões: iniciativas como o “Varal Solidário”, grupos de apoio, Secretaria de Assistência Social, todos se unem para diminuir esse risco.

Porém, infelizmente, nosso município amanheceu hoje (19) com uma polêmica que envolveria abuso de autoridade e desumanidade. De acordo com Manon Casali, que faz parte da Tenda Umbandista Fé Esperança e Caridade, Guardas Municipais teriam recolhidos cobertores de moradores de rua, durante a madrugada de ontem (18), no Centro de Barra do Piraí.

Segundo Manon, diariamente, a Tenda Umbandista da qual ela faz parte, doa cobertores e agasalhos para moradores de rua. Ontem, através de seu perfil no facebook, ela denunciou esse suposto abuso. “Foi uma decepção ouvir o relato de vários deles [moradores] dizendo que tiveram seus pertences levados pela Guarda Municipal, inclusive seus cobertores. Vejam bem, meus amigos, levaram os cobertores dos moradores de rua em pleno inverno. Eu sinceramente estou desacreditada da humanidade. Que tipo de ser humano dá, acata e faz cumprir  esse tipo de ordem? O fato deles morarem nas ruas não os tornam menos seres humanos que nós”, desabafou.  

Na postagem, são inúmeros os comentários de apoio ao trabalho feito por Manon e seu grupo, além da reprovação a suposta atitude da GM, incluindo autoridades municipais, como o vereador Cristiano Almeida. “Vou averiguar mais esse caso. Se for verdade, será preciso medidas sérias. Lembrando que o comando da Guarda é de livre nomeação do chefe do executivo e cabe a esse o poder de colocar e tirar do comando da Guarda Municipal”, explicou o vereador.

Nossa equipe de jornalismo do GRUPO RBP DE COMUNICAÇÃO apurou essa denúncia. Primeiro, procuramos alguns moradores de rua para confirmar essa situação. Alguns preferiram não se manifestarem, ou não tinham condições para isso, outros afirmaram que alguns guardas “tomaram seus cobertores e objetos pessoais”, expondo-os ao frio, durante a madrugada.

Comandante da GM dá sua versão do caso: não ouve abuso

Procuramos o Comandante da Guarda Municipal de Barra do Piraí, Enochi Mello, para dar a versão oficial da GM sobre o caso. Ele afirmou que, realmente, os cobertores foram recolhidos, porém, em nenhum momento foram tirados diretamente dos moradores de rua. Na verdade, segundo ele, eles teriam deixado as cobertas dentro do quadro de luz, localizado na Praça Nilo Peçanha, juntamente com bebidas alcoólicas e outros pertences. Uma situação, de acordo com o diretor, perigosa.

“A equipe elétrica precisava fazer uma manutenção no local. Os moradores de rua deixaram cobertores, roupas e bebidas alcoólicas dentro do quadro de luz da Praça Nilo Peçanha, uma combinação perigosa que pode causar incêndio e outros problemas. Em nenhum momento, entramos em confronto com eles ou retiramos esses cobertores enquanto dormiam. Fizemos esse recolhimento apenas pela irresponsabilidade dos mesmos, o que eles fizeram poderia causar um grave acidente”, afirmou Mello.

De acordo com algumas fontes, dentro da prefeitura, esses moradores são baderneiros e possuem passagens pela polícia. O que não justificaria deixá-los sem esses cobertores. O certo a se fazer, no caso, é acionar o serviço policial para a detenção de quem estiver praticando alguma atitude ilegal.

Foto: Ivo Araújo

ATUALIZAÇÃO 11h15

O Comandante da Guarda Municipal de Barra do Piraí, Enochi Mello, nos enviou fotos dos cobertores apreendidos no quadro de luz da Praça Nilo Peçanha. Manon Casali, autora da denuncia, pediu para que o material seja devolvido a Tenda Umbandista Fé Esperança e Caridade, para uma nova doação e orientação aos necessitados.

gm 2

gm 3

Rua Ana Nery, 120 - 9º andar
Centro, Barra do Piraí - RJ
CEP 27123-150
Tel.: (24) 2443-1470 (AM)
(24) 2443-1098 (FM)

Boletim Eletrônico

Cadastre-se e fique sabendo da nossa programação em primeira mão!