Domingo, 15 Dezembro 2019
previous arrow
next arrow
Slider

Obras do Horto Florestal de Barra do Piraí entram em fase final

Orçada em aproximadamente R$ 1,3 mi, revitalização entra na fase de acabamentos (Foto: Divulgação PMBP)

A prefeitura de Barra do Piraí informou nesta quarta-feira (13), que as obras de revitalização no Horto Florestal estão na fase final. Além de ser totalmente remodelado, o espaço vai funcionar como área de lazer, aberto à população todos os dias, gratuitamente. Pela proposta, que é uma parceria entre os governos Municipal e Estadual, serão erguidas várias novas estruturas, como auditório e um grande parque infantil. A revitalização está orçada em pouco mais de R$ 1,3 milhão, advindos do Fundo Estadual do Ambiente.

Unidade de conservação em Barra do Piraí, o Horto Florestal ocupa uma área com 136 hectares. No local existem 15 nascentes e a Estação de Tratamento de Água (ETA), atende cerca de 1% da demanda. Com as obras, o espaço ganhou 19 salas, entre Centro de Formação - com dois auditórios para 150 lugares - alojamento, salas para pesquisas, novos viveiros, nova ponte, banheiros masculino e feminino (incluindo para portadores de deficiência) e área de lazer com brinquedos em madeira. Grande área gourmet, e de camping e pique-nique, também foram criadas.

As obras foram executadas pela equipe contratada pelo Instituto Nacional do Ambiente (Inea) - com mão de obra barrense - e coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras, que montou o projeto executivo de revitalização do horto. Segundo o engenheiro Ambiental da Secretaria Municipal de Ambiente, Humberto Dias Souza, as obras já foram finalizadas. Faltam agora, apenas, os chamados “arremates”, como o piso intertravado em toda a área, que está será licitado e executado pelo Inea.

Humberto acredita, ainda, que, com a revitalização, outro ponto a ser desenvolvido é o acompanhamento da elaboração do Plano de Manejo da APA, obrigação legal, com recursos de compensação ambiental autorizados pelo Ministério Público. Ele relembrou que, agora, nessa segunda parte, os processos burocráticos para a construção das barragens estão sendo executados. O projeto executivo foi desenvolvido por uma empresa privada, vencedora de processo licitatório.

“Em visita ao município, o governador Wilson Witzel esteve aqui e garantiu que o Governo do Estado vai se comprometer em construir as três barragens no Horto Florestal. Além da população poder contar com este espaço para recreação e lazer, o reservatório a ser formado - com a recuperação de uma barragem e construção de mais duas - permitirá o amortecimento de cheias ou enchentes, com benefícios para os bairros”, acredita o engenheiro.

Rua Ana Nery, 120 - 9º andar
Centro, Barra do Piraí - RJ
CEP 27123-150
Tel.: (24) 2443-1470 (AM)
(24) 2443-1098 (FM)

Boletim Eletrônico

Cadastre-se e fique sabendo da nossa programação em primeira mão!