Segunda, 21 Outubro 2019
previous arrow
next arrow
Slider

Na última semana, a prefeitura de Piraí, por meio da subprefeitura de Arrozal realizou trabalhos de roçada e limpeza na estrada entre o distrito e localidade conhecida como Fazenda da Grama. Segundo o administrador local, Alexsandro Sena, a via, entregue pelo governo do estado em 2012, vai receber este serviço periodicamente, já que, em seis anos, nunca houve manutenção. 

"O mato estava muito alto podemdo provocar acidentes e deveremos levar, ainda, mais uma semana para concluir o serviço”, projeta ele. 

Diversos pontos dacidade de Volta Redonda foram alvo de uma força-tarefa de manutenção durante este final de semana. O mutirão teve o objetivo de manter a cidade limpa, como destaca o secretário municipal de Infraestrutura, Toninho Oreste. "Temos um cronograma de trabalho e atendemos a todos os bairros da cidade”, diz Toninho, lembrando que a atuação da pasta ocorre todos os dias. 

Entre outras ações neste final de semana, estavam: a capina da Radial Leste e na rua 330 no bairro Monte Castelo, roçada no trevo da Nova Primavera, na Rodovia do Contorno, pintura de bancos da Beira-Rio, na altura da entrada da Usina Presidente Vargas, a instalação de uma rampa de acessibilidade no Trevo de Três Poços, continuidade da reforma na Praça de Skate, no bairro Tiradentes, e a conclusão da manutenção do meio fio da Rua B, no bairro Rio das Flores. 

 

 

Hoje à tarde (20), um trem ficou parado na passagem de nível próximo à rodoviária, na Praça Nilo Peçanha, Centro de Barra do Piraí, deixando o trânsito congestionado no local.

A informação é de que foram aproximadamente 25 minutos com o trem bloqueando a linha.

Tentamos contato com a MRS Logística, responsável pelo trem e pela linha, porém não tivemos retorno até o momento.

Hoje (20), por volta das 11h, um caminhão do Corpo de Bombeiros se dirigiu até o Morro do Gama, em Barra do Piraí, por conta de uma denúncia de queimada. De acordo com a chamada de alguns moradores do bairro, o fogo se alastrou de forma rápida, preocupando a todos na localidade.

Impactos causados pelas queimadas

As queimadas provocam diversos danos e até mesmo os gases liberados pelos incêndios causam diversos impactos ambientais. A área que foi destruída pelo incêndio pode provocar deslizamentos de terras ou cheias. Com a destruição da camada de vegetação, a permeabilidade é reduzida, ocasionando a erosão das águas pluviais. Outros fatores que podem ocorrer por meio dos incêndios são: morte e ferimentos de animais, pessoas e vegetações; destruição de casas, bens e eletricidade; e alteração do equilíbrio natural.

Alguns locais, dependendo da organização da plantação, são mais propícios a incêndios do que outros, por isso, se atentar a alguns fatores é primordial para que não existam maiores perigos.

Confira agora algumas dicas de como evitar incêndios:

Mantenha as áreas de vegetação separadas por uma faixa limpa de terreno com cerca de 50 metros em volta de habitações.

Áreas mais populosas, como parques, aglomerados populacionais, indústrias ou aterros sanitários precisam estar a 100 metros de distância de áreas com vegetação.

Caso possua uma plantação, invista em brigadista de plantão caso exista algum início de incêndio.

Invista também em ferramentas de monitoramento contra incêndios em plantações e florestas para uma ação mais rápida e eficaz durante situações de risco.

Em um incêndio é necessário estar informado de como se prevenir e combater as queimadas da melhor maneira, sem correr riscos. Não realize atitudes que possam elevar os riscos de incêndios e busque sempre denunciar atividades suspeitas. Incêndios florestais trazem muitos danos, evite e denuncie.

Foto: Vicente Siqueira

Rua Ana Nery, 120 - 9º andar
Centro, Barra do Piraí - RJ
CEP 27123-150
Tel.: (24) 2443-1470 (AM)
(24) 2443-1098 (FM)

Boletim Eletrônico

Cadastre-se e fique sabendo da nossa programação em primeira mão!