Sexta, 10 Julho 2020
previous arrow
next arrow
Slider

O governador Luiz Fernando Pezão inaugurou, nesta sexta-feira (28/9), a nova unidade da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) no município de Piraí, no Médio Paraíba. A unidade terá capacidade para formar 1.916 profissionais por ano nos segmentos de Turismo, Hospitalidade e Lazer, Construção Civil, Informática e Produção e Distribuição de Energia. Os alunos serão preparados para atuar nos principais setores da região, alavancando a economia local, com potencial de crescimento. "Estamos retomando os investimentos graças ao Regime de Recuperação Fiscal. A previsão é de que sejam inauguradas novas unidades da Faetec até o fim do ano. Além das unidades de ensino técnico, a expectativa é de que, até dezembro, cerca de 240 escolas de Ensino Médio com horário integral estejam funcionando", disse o governador.

Cerca de R$ 4,5 milhões foram investidos na construção da unidade, que inicia suas atividades já no próximo mês. No espaço de 1.180 m², a escola foi construída em estrutura modular, dividida em salas de aula e laboratórios, como os de informática, hidráulica, elétrica e barman. A unidade conta ainda com sala de reunião, padaria, cozinha, auditório multimídia e praça da ciência. "A unidade de Piraí tem hoje um grande potencial e está pronta para receber e qualificar para o mercado de trabalho os moradores da região", afirmou o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social, Gabriel Neves.

 A Faetec Piraí oferecerá os seguintes cursos de qualificação profissional: Cozinheiro; Auxiliar de Cozinha; Bartender; Padeiro; Confeiteiro; Salgadeiro; Operador de Computador – Ambiente Windows; Operador de Computador – Ambiente Linux; Auxiliar Administrativo; Auxiliar de Recursos Humanos; Assistente de Operações Logísticas; Eletricista Predial; Encanador e Instalador Técnico; Inglês e Espanhol. " A inauguração dessa unidade é muito importante, especialmente nesse momento, de retomada de desenvolvimento econômico no Médio Paraíba. A região está recebendo vários investimentos e vai precisar de mão-de-obra especializada", ressaltou o prefeito de Piraí, Luiz Antônio Neves.

Inscrições abertas

Estão abertas 80 vagas para cursos profissionalizantes gratuitos de Excel Avançado, Informática - Ambiente Windows I e Informática - Ambiente Windows II. As inscrições são feitas pelo site www.faetec.rj.gov.br e a seleção é realizada por meio de sorteio. "Essa unidade foi um desafio para nós da Faetec, é uma resposta à sociedade. A escola será referência para a região", disse o presidente da Faetec, Miguel Badenes. A primeira-dama do Estado e presidente do RioSolidario, Maria Lucia Horta Jardim, e o vice-presidente da Faetec, Gilson Carlos Rodrigues Paulino, também participaram da inauguração.

Sete municípios do Estado do Rio de Janeiro finalizaram seus prazos de transferência do título de eleitor para o sistema de biometria. Os eleitores de Queimados, Trajano de Moraes, São Sebastião do Alto, Rio das Ostras, São João da Barra, Armação de Búzios e Niterói agora contam com biometria obrigatória. Quem não cadastrou a digital perdeu o título de eleitor.

Niterói e Búzios são os dois municípios que já passaram por eleições com a biometria e seus eleitores já puderam se recadastrar normalmente. Em todo o país, são mais de 3 milhões de brasileiros que tiveram seus títulos eleitorais cancelados por não ter cadastrado a biometria e não poderão votar nas eleições de 2018.

Em Barra do Piraí, esse sistema ainda não é obrigatório: nossa equipe de reportagem conversou com funcionários da 93ª Zona Eleitoral que confirmaram que nenhum título de eleitor foi cancelado, no município, for falta de cadastro de biometria. São 72 mil eleitores, aproximadamente, em Barra do Piraí, e pouco mais de 10 mil apenas que já fizeram o cadastramento. De 2016 até 9 de maio desse ano, a 93ª Zona Eleitoral começou essa transferência, que retornará no dia 5 de novembro, após as eleições.

Para as eleições desse ano, basta para o eleitor levar um documento com foto original para votar. Não há um prazo definitivo para a finalização do cadastramento biométrico para os eleitores barrenses. De acordo com os funcionários, é provável que demore, pelo menos, mais uns três anos para a finalização da transição.

Para agendar o cadastramento de biometria basta entrar no site do Tribunal Regional Eleitoral (www.tre-rj.jus.br) e comparecer no dia determinado a 93ª Zona Eleitoral, na Rua José Alves Pimenta, no bairro Matadouro, em Barra do Piraí, com documentos de identidade, CPF, título de eleitor e comprovante de residência.

Foto: Felipe Castro

Por decisão do governador Luiz Fernando Pezão, a Operação Centro Presente, que reduziu em cerca de 70% os índices criminais na região do Centro do Rio continuará funcionando até o fim do ano com recursos próprios do estado. "A Operação Segurança Presente é importantíssima para reduzir a criminalidade. E o Centro Presente é o principal exemplo desse trabalho. A atuação diária dos policiais e agentes civis devolveu tranquilidade a quem circula pelo Centro do Rio" destaca o governador. Segundo dados com base nos registros feitos na 4ª DP (Central), no primeiro semestre de 2016, período anterior ao início da Operação, foram registrados na área de atuação do Centro Presente, 1.053 roubos de rua (celular, transeunte e coletivo) e 107 roubos de veículos.

No mesmo período de 2017, com um ano de operação, os roubos de rua caíram 52% e, na comparação do primeiro semestre deste ano de 2018 com o mesmo período no ano de 2016, quando não havia o Centro Presente, a queda foi de aproximadamente 70%. Já os registros de roubos de veículos, no primeiro semestre de 2016, foram de 107 casos, e no mesmo período, em 2018, foram 54 roubos de veículos registrados, ou seja, houve queda de pouco mais de 50%. Desde que foi iniciada, há pouco mais de dois anos, a Operação Centro Presente realizou 3.564 prisões (até o dia 27 de setembro). Além dos flagrantes, foram cumpridos 915 mandados de prisão, ou seja, pelo menos um foragido da justiça capturado por dia. A maioria dos mandados foi expedido pelos crimes de roubo, furto, tráfico de drogas e homicídio.

 Patrulhamento diário

O patrulhamento no Centro do Rio é feito diariamente por 522 agentes, entre policiais militares da ativa, da reserva e agentes civis egressos das Forças Armadas. A área de atuação da Operação Centro Presente vai da Praça Mauá até a Candelária, passando pela Praça XV, Largo da Carioca, Rua Uruguaiana, Sete de Setembro e Avenida Presidente Vargas até a Praça Onze. Além do trabalho ostensivo, a Operação Centro Presente conta também com assistentes sociais de plantão nas bases. Elas realizam o trabalho de encaminhamento para o acolhimento de moradores de rua e, ainda, cuidam de pessoas perdidas e sem documentações. Em pouco mais de dois anos, foram realizados mais de 15 mil ações de acolhimento.

Um motociclista ficou gravemente ferido após bater em um carro nessa manhã (28) em Volta Redonda. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu no km 282 da BR-393 (Rodovia Lúcuio Meira), na altura do bairro Brasilândia.

Carlos Silvestre, de 29 anos, foi socorrido e levado para o Hospital São João Batista. Até a publicação desta reportagem não havia informação sobre o estado de saúde dele.

Foto: Divulgação/Polícia Rodoviária Federal

Rua Ana Nery, 120 - 9º andar
Centro, Barra do Piraí - RJ
CEP 27123-150
Tel.: (24) 2443-1470 (AM)
(24) 2443-1098 (FM)

Boletim Eletrônico

Cadastre-se e fique sabendo da nossa programação em primeira mão!