Segunda, 28 Setembro 2020
previous arrow
next arrow
Slider

A Defesa Civil de Volta Redonda realizou a entrega dos certificados e insígnias da capacitação básica de proteção e defesa civil destinada para os escoteiros (grupo 14 - Combatentes Eternos). A cerimônia ocorreu neste fim de semana na Ilha São João. Essa insígnia de nível 1 e 2, é destinada apenas para os jovens capacitados pela defesa civil. Além disso, os bombeiros e guardas municipais que se cadastraram como voluntários da Rede Salvar, da defesa civil estadual do Rio de Janeiro, foram agraciados com o distintivo.

Através das redes sociais e ligações para o Grupo RBP de Comunicação, moradores do bairro Oficina Velha, em Barra do Piraí, reclamam da interrupção no abastecimento de água no bairro. Segundo os relatos, desde sábado (27) que não cai água da prefeitura nas caixas d’águas das residências da localidade.

Uma moradora disse que fez contato com a Secretaria de Água e Esgoto, da Prefeitura Municipal de Barra do Piraí, que declarou que o abastecimento está comprometido por conta de uma bomba que queimou. Segundo a moradora, os funcionários do SAE explicaram que, apenas na quinta-feira (01), a nova peça chegará para o reparo do equipamento. A preocupação dos moradores é grande, devido ao prazo longo dado pela secretaria. Caso se confirme, serão exatos 6 dias sem água no bairro.

Tentamos contato com a Secretaria de Água e Esgoto, até o momento, sem sucesso.

ATUALIZAÇÃO 30 de Outubro - 10h

Tentamos contato novamente hoje pela manhã com a Secretaria de Água e Esgoto de Barra do Piraí, que mais uma vez, não atendeu às nossas ligações. Através da Secretaria de Comunicação, recebemos novamente a informação de que "está em colapso" o abastecimento de água na cidade, por conta do abandono estrutural das Estações de Tratamento D'água, desde as gestões anteriores. O Prefeito Mario Esteves já havia reconhecido esse problema em nosso quadro 'Sabatina RBP', e prometeu que, no ano que vem, sua gestão irá resolver essa questão terceirizando o serviço, com um investimento milionário, o maior já feito na história da cidade.

ATUALIZAÇÃO 30 de Outubro - 16h10

O Secretário de Água e Esgoto de Barra do Piraí, Wanderson Luís, se manifestou diretamente aos moradores do bairro através de seu facebook. Ele disse que logo mais, ao fim da tarde, será terminado o reparo da bomba, normalizando pela madrugada, o abastecimento no bairro.

ATUALIZAÇÃO 31 de Outubro – 10h 

Ontem à tarde (30), o secretário de Água e Esgoto, da Prefeitura de Barra do Piraí, Wanderson Barbosa, informou que o abastecimento de água no bairro Oficina Velha deveria ser normalizado hoje, tudo porque parte da bomba d’água, que queimou no sábado, dia 27, só foi reparada ontem, no fim da noite.

O problema de abastecimento na Oficina Velha se deu após parte dessa bomba queimar e, por conta disso, provocar o estouro do eixo do mecanismo. De acordo com o secretário, por serem antigas, elas não têm como ser compradas, precisando procurar um torneiro mecânico para que sejam refeitas.

A promessa era de que, hoje, o abastecimento de água no bairro voltaria ao normal, porém, de acordo com relatos de alguns moradores, ouvintes que ligaram para o Grupo RBP de Comunicação, ainda não foi normalizado. Segundo uma ouvinte, funcionários do SAE disseram que, provavelmente no fim dessa tarde, a água voltará a cair nas caixas das residências da localidade.  

Foto: Vicente Siqueira

Nessa manhã (29), um acidente envolvendo uma carreta deixou o trânsito lento no km 229 da Via Dutra, em Piraí, na pista sentido Rio de Janeiro.

De acordo com as primeiras informações da concessionária que administra a rodovia, o motorista perdeu a direção e o veículo derrapou na pista, ficando em “L”. Ninguém se feriu. A faixa da direita e o acostamento chegaram a ficar interditados, e o congestionamento chegou a 2 km até as 9h10, quando o trânsito passou a fluir normalmente no trecho.

Foto: Reprodução/Paulo Albino Alves Júnior

Os recursos provenientes da aplicação de multas administrativas pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA) à Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) deverão ser investidos na região de Volta Redonda, no Médio Paraíba, onde está localizada a empresa. É o que determina o projeto de lei 2.123/13, do ex-deputado Nelson Gonçalves, que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou nesta quinta-feira (25/10), em redação final. A proposta seguirá para o governador Luiz Fernando Pezão, que tem até 15 dias úteis para sancionar ou vetar.

O projeto só vale para multas aplicadas à CSN relacionadas a doações de terrenos da companhia que sejam contaminados por substâncias cancerígenas. Segundo o texto, a CSN também deverá arcar com estudos e com a recuperação ambiental dos terrenos afetados, incluindo a descontaminação dos solos e dos rios. Um dos objetivos da proposta é a despoluição do Rio Paraíba do Sul, que atravessa o município de Volta Redonda.

Ainda de acordo com a proposta, os relatórios das arrecadações das multas e das aplicações dos recursos deverão ser enviados à Alerj e ao Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ). O Poder Executivo poderá regulamentar a norma por meio de decretos.

“A população da área afetada pela contaminação de responsabilidade da Companhia Siderúrgica Nacional sofre e ainda sofrerá incontáveis danos causados pela exposição, por tanto tempo, a substancias cancerígenas. Portanto é justo que os recursos das multas aplicadas à CSN sejam revertidos para suavizar os problemas sofridos pela população local”, justifica Nelson Gonçalves.

Rua Ana Nery, 120 - 9º andar
Centro, Barra do Piraí - RJ
CEP 27123-150
Tel.: (24) 2443-1470 (AM)
(24) 2443-1098 (FM)

Boletim Eletrônico

Cadastre-se e fique sabendo da nossa programação em primeira mão!