Quinta, 27 Junho 2019
previous arrow
next arrow
Slider

O governador Wilson Witzel se reuniu, nesta terça-feira, 11, em Brasília, com o ministro de Infraestrutura, Tarcísio Freitas, para pedir a retomada de obras importantes na malha viária do estado. O governador aproveitou ainda para tratar sobre a possibilidade de privatização do Porto do Rio.

“Esses investimentos na infraestrutura do estado são fundamentais para que o Rio de Janeiro gere mais emprego e mais oportunidades. O apoio do governo federal nesse processo é de suma importância”, afirma o governador. O ministro Tarcísio detalhou as intervenções rodoviárias que devem acontecer já no próximo ano e vão impulsionar a logística e infraestrutura no estado do Rio de Janeiro.

“Vamos fazer a concessão da RJ-116, terminando a obra de duplicação do trecho Manilha-Santa Guilhermina do Arco Metropolitano, trazendo mais tecnologia de monitoramento e segurança para a via. A BR-040 também será concessionada no trecho Juiz de Fora-Rio, com o túnel e subida da serra. No ano que vem, faremos o leilão da Nova Dutra, com investimento na duplicação da descida da Serra das Araras. Vamos investir ainda no trecho Rio-Ubatuba da BR-101. É muito investimento na malha viária do Rio de Janeiro”, disse o ministro.

Reforma da previdência em pauta

Mais cedo, Witzel participou do V Fórum de Governadores, que teve como pauta principal a Reforma da Previdência. Os chefes dos executivos estaduais apresentaram seus pleitos ao relator do texto na Câmara, deputado Samuel Moreira, entre eles, a permanência dos estados e municípios na proposta. Também participaram do encontro o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e a líder do governo no Congresso, deputada Joice Hasselmann.

Dois veículos de passeio se colidiram na tarde desta terça-feira (11) na BR-393, na altura do km 255, bairro Belvedere, em Barra do Piraí.

Segundo relatos, um Onix branco que atravessava a pista, sentido Barra do Piraí, bateu na lateral de um Corsa preto, que seguia pela rodovia sentido Vassouras. Não houve feridos.

Por volta das 14h, o trânsito seguia lento, em meia pista e no sistema “siga e pare”, até a retirada dos carros.

Foto: Everaldo Moreira

Foto: Reprodução

Segundo o site Diário do Vale, a Light, empresa responsável pelo fornecimento de energia elétrica em Barra do Piraí, anunciou nesta segunda-feira (10) que vai suspender o serviço na Casa de Caridade Santa Rita (Santa Casa) por dívidas no pagamento da conta de luz.

Foi divulgada nesta manhã uma nota oficial da empresa que revela um débito do hospital, entre contas mensais e parcelamentos, de R$ 3 milhões, com a dívida ativa em aproximadamente R$ 1 milhão. A Light informou ainda que o parcelamento não é pago há oito meses, desde outubro do ano passado.

Ainda de acordo com nota publicada pela Light, foram emitidas diversas notificações legais à unidade hospitalar e a suspensão dos serviços ocorre após incessantes tentativas de negociação.

Por se tratar de serviços essenciais, a Light disponibilizará para a Casa de Caridade Santa Rita um gerador, por dois dias, para suprimento aos setores de CTI e UTI.

Grupo RBP entra em contato com a prefeitura em busca de explicações

A equipe de reportagem do Grupo RBP de Comunicação entrou em contato com a secretaria de Comunicação Social da prefeitura de Barra do Piraí, que através de uma nota, declarou que a Santa Casa já não está mais sob intervenção da Prefeitura. Segundo a nota, a direção atual da Santa Casa, na pessoa do gestor Ivan Borges, é que deve informar o que será feito em relação ao hospital.

Nossa equipe conseguiu contato com o gestor, que pediu um tempo para “se informar mais sobre a questão” para poder se pronunciar. A previsão é que, ainda hoje, a mantenedora do hospital divulgue uma nota com o seu posicionamento sobre o caso.

Atualização 11h – 10 de junho de 2019 

Segundo informações divulgadas pelo jornalista Ronaldo Silva, neste momento a equipe jurídica da Santa Casa está reunida com representantes da Light com o objetivo de negociar a dívida e solucionar o problema sem prejuízos para o hospital.

Atualização 11h45 – 10 de junho de 2019 

O secretário de Saúde de Barra do Piraí, Juberto Folena Jr, disse em primeira mão para a equipe do Grupo RBP de Comunicação que foi negociada agora pela manhã (10) a dívida da Santa Casa com a Light, após uma reunião com representantes de todas as partes envolvidas, incluindo representantes da prefeitura. Segundo o secretário, a situação está “regularizada” e a energia não será cortada. Ele declarou que a dívida está sendo paga e que ela é resultado de más gestões passadas. Juberto também criticou o que ele chama de “oportunistas”, que segundo ele, estão tentando fazer política com a atual situação do hospital.

O secretário deixou claro que a prefeitura não tem mais participação na gestão do hospital, porém fiscaliza e dá todo o apoio para a atual irmandade, responsável pela manutenção da Santa Casa.

Juberto finalizou seu depoimento anunciando que haverá uma reforma no setor de emergência do hospital que, segundo ele, dará mais dignidade ao atendimento para a população.

Atualização 15h30 – 10 de junho de 2019 

Mais uma reviravolta no caso Santa Casa x Light: segundo o jornalista Fernando Pedroza, do site Foco Regional, por volta das 15h a assessoria de imprensa da concessionária confirmou que está mantida a decisão de interromper o fornecimento de energia elétrica do hospital, por conta do atraso no pagamento das dívidas.

Segundo a empresa, o corte só será realizado após a colocação de geradores para atender o CTI e a UTI do hospital, o que está previsto para ser executado em, no máximo, dois dias.

Atualização 9h30 – 11 de junho de 2019 

Em nota oficial, divulgada no fim da tarde desta segunda-feira (10) o diretor da Santa Casa de Barra do Piraí, Ivan Borges, afirmou que a instituição chegou a um acordo com a Light, portanto, o fornecimento de energia elétrica no hospital está garantido. O depoimento do gestor confronta a informação do jornalista Fernando Pedrosa, do site Foco Regional, que afirmou contato com a assessoria da Light, que teria confirmado a interrupção após a instalação de geradores na UTI e CTI da Santa Casa.

Ivan reforçou a fala do secretário de Saúde, Juberto Júnior, sobre o débito em aberto, que seria fruto de más gestões antigas, e que o hospital não está mais sob a intervenção da prefeitura, porém continua contando com apoio do governo municipal.

Atualização 9h45 – 11 de junho de 2019

Segundo o jornalista barrense Jeff Castro, a Santa Casa passou aproximadamente uma hora sem luz na manhã desta terça-feira (11) por falha no gerador instalado, retornando a energia por volta das 9h30. Nossa equipe fez contato com o gestor Ivan Borges, que negou a interrupção. Segundo Ivan, trata-se de uma “fake news” (notícia falsa) e que os geradores trazidos pela Light já estão sendo retirados do hospital. (Foto: Ivan Borges)

geradores

O governador Wilson Witzel autorizou na última semana a realização de novos concursos para a Secretaria de Polícia Civil. As oportunidades são de mil vagas para sete cargos: inspetor (500 vagas); delegado (100); perito legista (100); investigador (100); perito criminal (60); técnico de necropsia (80); e auxiliar de necropsia (60). Os cargos terão exigência para os níveis superior, médio e fundamental. Os editais já estão sendo elaborados.

“Estamos contratando mais policiais e esse é só o começo. Vamos realizar novos concursos para melhorar a capacidade de investigação. É responsabilidade do Estado do Rio de Janeiro modernizar a segurança pública e a polícia judiciária”, diz o governador.  

Regime de Recuperação Fiscal

A realização dos concursos da Polícia Civil é autorizada pelo Conselho de Supervisão do Regime de Recuperação Fiscal (RRF), já que há necessidade de reposição de vagas e orçamento disponível.

Papiloscopistas em formação na Acadepol

Já estão em formação na Academia Estadual de Polícia Sylvio Terra (Acadepol) os 200 papiloscopistas convocados pelo Governo do Estado em abril deste ano. Os novos policiais, responsáveis pela identificação humana, civil e criminal de vivos e mortos, vão quase dobrar o quadro atual de 294 peritos papiloscópicos da Polícia Civil do Estado. A formação soma 840 horas de cursos e testes, antes da nomeação.

Rua Ana Nery, 120 - 9º andar
Centro, Barra do Piraí - RJ
CEP 27123-150
Tel.: (24) 2443-1470 (AM)
(24) 2443-1098 (FM)

Boletim Eletrônico

Cadastre-se e fique sabendo da nossa programação em primeira mão!