Sexta, 27 Novembro 2020
previous arrow
next arrow
Slider

As aulas presenciais da rede estadual de educação foram suspensas em três municípios do norte fluminense a partir de hoje (20), um dia depois da retomada das atividades presenciais para alunos do 3º ano do ensino médio e do 4º módulo de Educação de Jovens e Adultos (EJA). A informação é da Agência Brasil.

A decisão de suspender as aulas presenciais nos municípios de Macaé, São Francisco de Itabapoana e Carapebus foi tomada depois que os municípios passaram para a bandeira laranja (risco moderado para contágio de covid-19). As atividades continuam de forma remota.

Com isso, as aulas são mantidas em 13 municípios, que estão em bandeira amarela (risco baixo): Casimiro de Abreu; Duque de Caxias; Italva; Itatiaia; Mesquita; Miracema; Natividade; Nilópolis; Niterói; Piraí; Rio de Janeiro; São Pedro da Aldeia e Seropédica.

Ao todo, são 397 escolas estaduais, que atendem a 60,8 mil alunos de 3º ano de ensino médio e quarto módulo de EJA.

Segundo o governo do RJ, Região Sul-Fluminense fica de fora do retorno por estar em “Bandeira Laranja” em relação aos casos de Covid-19 (Foto: Reprodução)

Nesta segunda-feira (19), 18 municípios, incluindo a capital fluminense, retornarão às aulas presenciais para as turmas da 3ª série do Ensino Médio, nas modalidades regular, técnico e de Educação de Jovens e Adultos (EJA - Fase IV), nas escolas estaduais.

No restante do estado, as atividades pedagógicas serão exclusivamente remotas, por decisão das prefeituras ou por conta da classificação laranja de contágio, como é o caso da Região Sul-Fluminense, incluindo Barra do Piraí. Mesmo sem aulas presenciais, todas as escolas da rede ficarão abertas para que os estudantes retirem o material didático, além do kit alimentação.

O retorno deve acontecer em 420 escolas estaduais. Juntas, essas unidades somam 63 mil alunos que poderão optar por voltar às aulas presenciais na segunda-feira. Os municípios que aderiram à flexibilização são: Carapebus; Casimiro de Abreu; Duque de Caxias; Italva; Itatiaia; Macaé; Macuco; Mesquita; Miracema; Natividade; Nilópolis; Niterói; Piraí; Rio de Janeiro; São Francisco de Itabapoana; São Pedro da Aldeia; Seropédica e Trajano de Morais.

Dentro dos municípios que vão retornar, 27 escolas não iniciarão suas aulas presenciais com as demais, uma vez que suas equipes de direção declararam fazer parte do grupo de risco da Covid-19. Ao longo da semana, a Secretaria de Educação providenciará uma solução administrativa para a retomada das atividades.

Mesmo se fosse autorizado o retorno, é provável que Barra do Piraí não aderisse às aulas presenciais, como declarou o prefeito Mario Esteves em uma participação no programa Fatos RBP, da Rádio Barra do Piraí. Segundo o chefe do executivo, ele iria usar sua boa relação com o então governador do RJ, Wilson Witzel, para solicitar a manutenção do ensino a distância nas escolas estaduais de Barra do Piraí.

Veículo bateu forte em um poste e só parou ao também colidir com entrada de supermercado. Motorista ficou desacordado, mas não teve ferimentos mais graves. Moradores da localidade estão sem luz (Foto: Redes Sociais)

Na madrugada dessa segunda-feira (19), um acidente foi registrado na Rua João Pessoa, no Centro de Barra do Piraí. De acordo com a página Barra Alerta, um carro, que estava em alta velocidade, perdeu a direção e bateu em um poste.

Ainda segundo a página, a colisão foi tão forte que o veículo só parou ao também colidir com a entrada do supermercado Casa do Arroz. O motorista foi encaminhado desacordado para o Hospital Santa Casa de Barra do Piraí, mas sem ferimentos mais graves. De acordo com o diretor do hospital, Ivan Borges, o motorista segue internado em observação por conta da pancada e, após 48 horas, se não apresentar sintomas mais graves, será liberado.

Por conta da queda do poste onde o carro bateu, os moradores da localidade estão sem luz e o supermercado não pode abrir nessa segunda-feira. Não foi informada a causa do acidente e se o motorista estava em estado de embriaguez.

Segundo o comandante da Guarda Municipal, Enoch Mello, ainda durante esta manhã o carro será retirado do local, porém, para a retirada do poste terá que ser realizado um trabalho mais complexo, que deve durar pelo menos até o fim da tarde. O trânsito segue interrompido no trecho, sendo desviado por agentes da GM para a Rua Amaral Peixoto.

Matéria Atualizada às 10h47 de 19/10/2020.

Acidente ocorreu na tarde desta quinta, 15, sem feridos, mas com vazamento de óleo na pista. Trânsito segue no sistema Siga e Pare (Foto: GMBP)

Foi registrado no fim da tarde desta quinta-feira (15) um tombamento de um veículo na Ponte Irmãos di Biase, popular Ponte do Royal, no Centro de Barra do Piraí.

Segundo informações do comandante da Guarda Municipal, Enoch Mello, o motorista entrou na via em alta velocidade, ocasionando o tombamento do carro e vazamento de óleo na pista. O Corpo de Bombeiros foi acionado para a retirada do veículo e, com o auxilio da Guarda Municipal, o excesso de óleo na pista foi retirado. Ninguém se feriu no acidente e o motorista não estava embriagado.

Durante o fim da tarde, até a publicação desta reportagem, o trânsito seguia com lentidão no sistema Siga e Pare, com orientação dos agentes da Guarda Municipal.

Rua Ana Nery, 120 - 9º andar
Centro, Barra do Piraí - RJ
CEP 27123-150
Tel.: (24) 2443-1470 (AM)
(24) 2443-1098 (FM)

Boletim Eletrônico

Cadastre-se e fique sabendo da nossa programação em primeira mão!