Terça, 28 Janeiro 2020
previous arrow
next arrow
Slider

Após um forte estrondo, uma fumaça preta foi vista em vários pontos da cidade. Segundo a CSN, ninguém ficou ferido (Foto: Redes Sociais)

Na manhã desta quinta-feira (28), foi registrada uma forte explosão na Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), em Volta Redonda. Segundo relatos de moradores do bairro Conforto, após o estrondo, por volta das 6h30, algumas casas chegaram a tremer e uma fumaça escura foi vista em diferentes pontos da cidade.

O Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense informou que o motivo da explosão foi uma reação química no setor da aciaria — onde o ferro-gusa é transformado em aço —, ocorrência comum neste área. Houve somente muita poeira, que é algo comum quando ocorre deslocamento de ar. A chuva do início da manhã ajudou para que a reação acontecesse.

Ainda de acordo com o sindicato, dois funcionários foram levados para um hospital particular após ficarem abalados com o barulho. Eles foram atendidos e voltaram a trabalhar. Ninguém ficou ferido. Segundo testemunhas, na verdade foram três pessoas encaminhadas a um hospital com sintomas de intoxicação.

Em nota, a CSN informou que por volta das 6h35, ocorreu uma reação no Forno Panela, gerando emissões pelo lanternim na unidade de Aciaria de Aços Planos. Os órgãos ambientais foram comunicados. Disse ainda que as equipes técnicas da companhia estão analisando as possíveis causas dessa ocorrência.

A Usina Presidente Vargas acumula acidentes desde 2015, por conta da redução no quadro de funcionários causada pela crise no setor de aço.

Determinação do TRF-2 passa a valer a partir de dezembro e afetará aproximadamente 700 moradores (Foto: Reprodução)

Os moradores dos distritos de Dorândia, Califórnia, Vargem Alegre e São José do Turvo, em Barra do Piraí, vão voltar a pagar pedágio na BR-393 (Rodovia Lúcio Meira), em Dorândia, de acordo com a Justiça.

A cobrança foi determinada pelo Tribunal Regional Federal, da 2ª Região, do Rio de Janeiro, e passa a valer a partir do próximo dia 10 de dezembro, de acordo com informações da concessionária que administra a BR-393. A medida afeta pelo menos 700 moradores que vivem naquela localidade e estão cadastrados na concessionária para não pagarem o pedágio localizado no km 265.

Na decisão, o desembargador federal, José Antônio Lisboa Neiva, aponta que a suspensão da isenção não se configura uma violação do direito de ir e vir dos moradores de Barra do Piraí, pois existe via alternativa para uso. De acordo com o próprio desembargador, a Estrada Governador Raimundo Padilha serve de ligação entre a sede do município e os distritos envolvidos. Segundo o representante do TRF-2, a K-Infra Rodovia do Aço, concessionária que administra a BR-393, não tem culpa pela má conservação da estrada, que passava pela antiga Thyssen Fundições, que seria opção para os motoristas destas localidades.

Procedimento de limpeza e higienização foi realizado nesta segunda (25), comprometendo o abastecimento nos bairros Matadouro, Belvedere, Dr. Mesquita, Nossa Senhora Santana, Santo Antônio e ruas adjacentes (Foto: Reprodução)

Nesta segunda feira (25), a Secretaria de Água e Esgoto realizou limpeza e higienização dos tanques e filtros da Estação de Tratamento no bairro Matadouro, em Barra do Piraí. Segundo o secretário, Wanderson Barbosa, o procedimento foi necessário para otimizar o processo de tratamento e manter o padrão de potabilidade da água, conforme recomenda o Ministério da saúde.

A ETA que passou pela manutenção é responsável pelo abastecimento dos bairros Matadouro, Belvedere, Dr. Mesquita, Nossa Senhora Santana, Santo Antônio e ruas adjacentes.

Por conta do procedimento, nas partes mais altas de alguns desses bairros, o abastecimento demorará aproximadamente 24 horas para retornar a normalidade, já que a distribuição de água foi interrompida temporariamente.

A Avenida Vera Cruz, sentido bairro Maracanã, está interditada por conta de um bueiro danificado. Até o momento, não se sabe quando o problema será solucionado (Fotos: Ouvinte Cesar Luís)

Nesta sexta-feira (22), o ouvinte Cesar Luís, morador do bairro Maracanã, em Barra do Piraí, enviou para o whatsapp da Rádio Barra do Piraí AM, no número (24) 99284-6244, fotos da Avenida Vera Cruz, no bairro.

No local, segundo o morador, um bueiro está quebrado causando transtornos no trânsito há aproximadamente um mês e meio. César faz um apelo para que a prefeitura de Barra do Piraí envie uma equipe para solucionar esse problema, que tem prejudicado bastante a passagem de veículos no trecho.

O ouvinte explicou também que a fiscalização pública esteve no local e interditou o trânsito, porém, até o momento não resolveu a questão.

Até a publicação dessa reportagem, a prefeitura não havia respondido aos nossos questionamentos em relação ao problema.

22bueiroum

 

Rua Ana Nery, 120 - 9º andar
Centro, Barra do Piraí - RJ
CEP 27123-150
Tel.: (24) 2443-1470 (AM)
(24) 2443-1098 (FM)

Boletim Eletrônico

Cadastre-se e fique sabendo da nossa programação em primeira mão!