Segunda, 25 Mai 2020
previous arrow
next arrow
Slider

Samuca descarta volta às aulas na rede pública de Volta Redonda em 2020. E em Barra do Piraí?

Prefeito de Volta Redonda afirma que só com o ‘milagre’ de uma vacina essa decisão seria mudada. Diretora do SEPE Barrense diz que é preciso base científica para tomar uma atitude como essa e prefeito Mario Esteves prefere cautela (Foto: Reprodução)

O prefeito Samuca Silva afirmou, durante transmissão ao vivo por rede social, que as aulas devem permanecer suspensas até o fim do ano na rede pública de Volta Redonda. Segundo ele, “só o milagre” de uma vacina poderia permitir o retorno.

Atualmente, vários países e laboratórios farmacêuticos estão trabalhando para desenvolver uma vacina contra a Covid-19, mas é improvável que os órgãos que administram a liberação de medicamentos, como a Anvisa no Brasil e a FDA nos Estados Unidos, deem o “sinal verde” para a aplicação em massa de um produto como esse nos próximos meses.

O prefeito, assim como outras autoridades, tem afirmado várias vezes que a suspensão das aulas tem como objetivo proteger os professores e os pais dos alunos, já que crianças em geral ficam assintomáticas em uma infecção pelo novo coronavírus. Assim, embora o risco para os alunos seja reduzido, há possibilidade de eles se transformarem em transmissores. As informações são do portal Diário do Vale.

“É preciso ter uma base científica para tomar uma decisão como essa”, afirma coordenadora do SEPE de Barra do Piraí

Nossa reportagem conversou nesta segunda-feira (18) com a coordenadora do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (SEPE) de Barra do Piraí, Clarice Ávila, que acredita ainda ser “muito cedo” para se tomar uma decisão tão importante quanto essa, apesar de não descartar a possibilidade anunciada por Samuca. Porém, ela acredita que essa decisão tem que ter base científica e não pode ser “estritamente política”.

“Creio que seja precipitado, ainda em maio, tomar uma atitude de cancelar o ano letivo de 2020. Não está descartada essa possibilidade, de fato, porém espero que a partir do meio do ano as coisas estejam mais claras para as autoridades tomarem uma atitude. Aliás, essa decisão não pode ser estritamente política. É preciso conversar com especialistas da saúde primeiramente para decidir com base na ciência. Uma coisa é certa, sabemos que as aulas serão os últimos serviços a retornarem”, afirmou a coordenadora.

19clariceavila

Professora Clarice Ávila, coordenadora do SEPE (Foto: Reprodução/Facebook)

Prefeito de Barra do Piraí prega cautela sobre o assunto

Por fim, questionamos Mario Esteves sobre sua atitude em relação a volta ou não das atividades nas escolas municipais. O prefeito de Barra do Piraí preferiu manter a cautela e prometeu falar mais detalhadamente sobre o assunto em sua próxima participação no programa Fatos RBP, na sexta-feira (22), às 16h30, em conexão AM e FM nos estúdios do Grupo RBP de Comunicação.

“Entendo que é uma decisão difícil e prefiro falar melhor sobre o assunto na próxima sexta, pois ele demanda cautela e tranquilidade”, respondeu o prefeito através de seu whatsapp.

19prefeitomarioesteves

Prefeito de Barra do Piraí, Mario Esteves (Foto: Reprodução/Facebook)

Rua Ana Nery, 120 - 9º andar
Centro, Barra do Piraí - RJ
CEP 27123-150
Tel.: (24) 2443-1470 (AM)
(24) 2443-1098 (FM)

Boletim Eletrônico

Cadastre-se e fique sabendo da nossa programação em primeira mão!