Tubulação rompida compromete abastecimento de água em diversos bairros de Barra do Piraí; Execução do reparo depende de entendimento da prefeitura com a Light e MRS Logística
- Cidade
- Publicado

Órgãos tentam entendimento para resolver mais um problema de falta d´água na cidade. Bairros e ruas estão sem abastecimento (Foto: Divulgação PMBP)
A Secretaria de Água e Esgoto de Barra do Piraí, através de uma nota oficial divulgada no fim da tarde desta segunda-feira (24), informou que os bairros Areal, Asilo, Boa Sorte, Cantão, Asa Branca, Maracanã, Grota do Neném, Rua Assis Ribeiro e áreas próximas, estão sem água por conta do rompimento de uma tubulação que abastece a Estação de Tratamento de Água Nelson Carneiro, na madrugada desse sábado (22), nas proximidades da elevatória de Santa Cecília próximo da linha ferroviária.
O secretário de Água e Esgoto, Wanderson Barbosa, declarou que a água utilizada para tratamento e distribuição passa por este duto rompido, portanto, não é possível operar o sistema. Ele acrescentou que a manutenção na tubulação rompida é uma atribuição de responsabilidade da concessionária de energia elétrica Light, não podendo a Secretaria de Água e Esgoto tomar por iniciativa a execução dos serviços de sua recuperação. Segundo o secretário, o sistema de captação da ETA Nelson Carneiro é totalmente dependente da água do retorno da refrigeração das bobinas da Light.
Outro impasse para a resolução do problema, de acordo com a nota divulgada pelo SAE, é um acordo com a MRS logística. Isto porque a tubulação rompida passa por sua faixa de domínio e por isso deve se respeitar a burocracia da empresa, para a autorização e execução dos serviços naquela área.
O secretário revelou que esteve reunido nessa manhã (24) com a superintendência da Light com o objetivo de buscar soluções imediatas para o reestabelecimento da distribuição de água potável para os bairros afetados. Ficou acertado que nesta terça-feira (25), as equipes do serviço de saneamento básico e da concessionária atuarão em conjunto para início da execução dos serviços que darão solução a falta d’agua nessas localidades.
Atualização 11h – 25 de junho de 2019
Através de uma nota oficial enviada nesta manhã (25) para a equipe de reportagem do Grupo RBP de Comunicação, a Light se posicionou em relação às suas responsabilidades no reparo da tubulação rompida que abastece a Estação de Tratamento de Água, Nelson Carneiro, que neste momento está inoperante e causando falta d’água em diversos bairros de Barra do Piraí.
A concessionária negou que seja sua responsabilidade o abastecimento de água no município. Segundo a nota, a Usina Elevatória de Santa Cecília, da Light, a pedido da prefeitura, vem sendo utilizada como recurso para o fornecimento de água para a região, após ocorrência no sistema de captação do órgão público, na Estação Nelson Carneiro.
A concessionária de energia confirmou que começou hoje com os reparos necessários e espera recompor a tubulação o mais rapidamente possível. A Light declarou também apoio a prefeitura nas atividades que visam o restabelecimento do sistema de captação regular, que é o meio oficial de abastecimento da estação de tratamento.
Atualização 16h30 – 25 de junho de 2019
O secretário de Água e Esgoto de Barra do Piraí, Wanderson Barbosa, informou nesta tarde (25) que está previsto para as 17h o término do reparo em uma tubulação, próximo à elevatória de Santa Cecília.
As equipes da prefeitura e Light trabalham nas obras de recuperação da adutora rompida desde essa manhã. Segundo o secretário, apenas após a conclusão do serviço que a Estação de Tratamento de Água, Nelson Carneiro, voltará a receber água e, com isso, o abastecimento começará a se normalizar nos bairros afetados.
Foto: Jornal Nossa Região