Quarta, 21 Novembro 2018
previous arrow
next arrow
Slider

Governador Pezão visita estaleiro cearense e conhece a embarcação Angra dos Reis

O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, acompanhado do secretário de Estado de Transportes, Rodrigo Vieira, visitou, nesta quarta-feira (07/11), o estaleiro Inace, no Ceará, responsável pela produção da embarcação Angra dos Reis. Pezão e Rodrigo Vieira acompanharam os preparativos para os testes que estão sendo realizados na barca, atracada no cais do estaleiro.

"É um prazer estar aqui em Fortaleza levando mais uma barca para o Rio de Janeiro. Uma barca que vai trazer conforto, tranquilidade, que vai dar qualidade de vida a todo usuário do nosso estado, em Angra dos Reis, em Paquetá, lugares onde já temos uma barca como essa instalada", afirmou o governador.

A realização da prova de mar está prevista para a segunda quinzena deste mês. Logo depois, será iniciada a viagem em direção ao Estado do Rio de Janeiro. A entrega da embarcação deverá ser feita na primeira quinzena de dezembro. Todas as etapas estão sendo acompanhadas pela Secretaria de Estado de Transportes.

"Essa barca é essencial para a população do Rio de Janeiro e vai compor a frota da concessionária para oferta do serviço aquaviário. Nós, que temos o quarto maior serviço aquaviário do mundo, temos que continuar investindo para garantir a qualidade", disse o secretário estadual de Transportes, Rodrigo Vieira.

A barca Angra dos Reis tem capacidade para transportar 500 passageiros e conta com acessibilidade plena, sistema de ar-condicionado, poltronas acolchoadas, bicicletário e maior espaço interno. Além disso, por ser uma embarcação mais rápida e moderna, proporcionará a redução do tempo de viagem em relação às barcas tradicionais.

Durante a visita, o governador Pezão ressaltou ainda que outras entregas serão feitas pelo Estado até dezembro. "Quero tentar ao máximo entregar o governo com as contas em dia. Estou conversando permanentemente com o meu sucessor, mostrando a importância de se seguir com o Plano de Recuperação Fiscal. Temos muita obra para entregar até dezembro. Então, tem uma série de conquistas, e, torcer para dar tudo certo, torcer muito para que o Brasil cresça e se desenvolva", concluiu.

Renovação da frota
Essa é a quinta embarcação adquirida pelo Governo do Estado. A meta é a renovação da frota do sistema aquaviário, representando investimento total de cerca de R$ 147 milhões. Em 2016, foi entregue a barca Itacoatiara, que opera na Linha Praça XV – Arariboia. Em 2015, entraram em operação as embarcações Pão de Açúcar e Corcovado, reforçando a linha Rio – Niterói; e Ilha Grande, que faz o trajeto Praça XV – Paquetá.

Cada uma das barcas cearenses (Angra dos Reis e Ilha Grande) tem capacidade para transportar 500 pessoas e ambas contam com acessibilidade plena, sistema de ar-condicionado, poltronas acolchoadas, janelas panorâmicas, bicicletário e fraldário. Já as embarcações chinesas (Itacoatiara, Pão de Açúcar e Corcovado) têm oferta de 2 mil lugares cada e contam ainda com dupla proa, o que elimina a necessidade de manobras para atracação, otimizando o tempo de viagem.

Passageiros transportados
O transporte aquaviário recebe cerca de 73 mil passageiros por dia. Por ano, a Concessionária CCR Barcas transporta, aproximadamente, 20 milhões de usuários, em mais de 80 mil viagens – navegando cerca de 402,3 mil milhas náuticas (745 mil quilômetros).

Estaleiro Inace
A Indústria Naval do Ceará (Inace) é uma empresa privada, 100% brasileira. Líder nacional na construção de iates de luxo e navios patrulha, é considerada uma das maiores fornecedoras de embarcações offshore. São cerca de 900 embarcações entregues em mais de quatro décadas.

Rua Ana Nery, 120 - 9º andar
Centro, Barra do Piraí - RJ
CEP 27123-150
Tel.: (24) 2443-1470 (AM)
(24) 2443-1098 (FM)

Boletim Eletrônico

Cadastre-se e fique sabendo da nossa programação em primeira mão!