Domingo, 15 Dezembro 2019
previous arrow
next arrow
Slider

Indústria automotiva no Sul Fluminense crescerá em 2020

Federação das Indústrias do Rio apresentou uma conjuntura econômica para o ano que vem durante seminário realizado em fábrica no município de Resende. Entidade aponta o setor privado como protagonista na recuperação (Foto: Reprodução)

A Firjan apresentou ontem uma conjuntura econômica no “Seminário Perspectivas 2020” realizado pelo Cluster Automotivo Sul Fluminense em parceria com a entidade na fábrica da Volkswagen Caminhões e Ônibus, em Resende. Para uma plateia formada por cerca de 200 representantes da indústria local, foram reveladas as principais projeções para o comportamento da economia no ano que vem. A expectativa de crescimento para o PIB do Brasil, assim como para o estado do Rio, em 2020, é estimada em torno de 2% ante 1,1% neste ano.

Para o setor automotivo local, a retomada do crescimento também é esperada. Segundo o gerente de Estudos Econômicos da Firjan, Jonathas Goulart, a indústria automotiva Sul Fluminense, apresentará duas vertentes no ano que vem. “A primeira são as exportações de carros de passeio, que devem ter uma expectativa de recuperação muito fraca principalmente em razão da situação do mercado argentino. Mas quando a gente olha para a produção de caminhões para o agronegócio já podemos esperar um resultado mais forte”, observa. O PIB previsto para indústria fluminense este ano é de 1,6% e para o ano que vem a estimativa é de 2,5%.

Para o especialista, para que o estado e país como um todo voltem a crescer a iniciativa deve ser do setor privado. “Se esperarmos os investimentos do setor público, em infraestrutura, para a retomada do crescimento isto não vai acontecer nos próximos anos. Então, a retomada depende, sobretudo, do setor privado”, completa.

Rua Ana Nery, 120 - 9º andar
Centro, Barra do Piraí - RJ
CEP 27123-150
Tel.: (24) 2443-1470 (AM)
(24) 2443-1098 (FM)

Boletim Eletrônico

Cadastre-se e fique sabendo da nossa programação em primeira mão!