Quarta, 18 Setembro 2019
previous arrow
next arrow
Slider

Mercado de franquias cresce acima da média nacional no Estado do Rio de Janeiro

O mercado de franquias cresceu bem acima da média nacional no Estado do Rio de Janeiro. Segundo estudo da Associação Brasileira de Franchising (ABF), houve um crescimento de 13% em número de marcas que operam no Rio no segundo trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Já em relação ao faturamento, o relatório da ABF mostra uma expansão de 5,1% no país e de 13,8% no Rio, no comparativo entre o primeiro e o segundo trimestres deste ano. Entre abril e junho deste ano, o segmento faturou R$ 3,9 bilhões.

"A expectativa é de que o setor de franchising cresça mais ainda no Estado do Rio, ao aproveitar o novo ciclo de recuperação econômica que o estado já vive, baseado na renovação da sua indústria de óleo e gás, devido aos novos leilões de campos de exploração que têm sido realizados. Além disso, temos melhorado o ambiente de negócios para o setor, com ganho de eficiência na abertura de novos negócios e na modernização de processos da Jucerja (Junta Comercial do Rio de Janeiro). Outra forma de apoio ao setor parte da AgeRio, que oferece linhas de financiamento, orientação financeira e acompanhamento do crédito, para investimentos em franquias", afirmou o subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo Renato Marques.

Para Eliane Bernardino, presidente da Associação Brasileira de Franchising no Rio de Janeiro, os bons resultados se devem a um movimento de recuperação gradual na economia do estado. Ela explica que o número de redes de franquia que operam no Brasil está estável, chegando a 2,8 mil, mas houve um crescimento no número de redes que operam no mercado fluminense.

"Este crescimento não é de redes de franquia com sede no Rio de Janeiro. Trata-se de um crescimento no número de marcas de todo o país que começaram a operar no Rio", explicou Bernardino.

O índice de abertura de lojas no segundo trimestre foi de 3,1%, contra o fechamento de 1,3% de unidades, gerando um saldo de 1,8%. O resultado é melhor do que o do primeiro trimestre, quando o saldo fechou em 1%.

Marcas

Segundo a ABF, atuam no Brasil 2.845 marcas de franquias, sendo que destas, entre as associadas e ex-associadas, 716 operam em território fluminense. Os segmentos com a maior concentração de marcas no Rio são: alimentação (169); Saúde, Beleza e Bem Estar (136); Moda (119); Serviços Educacionais (81); e Casa e Construção (59). Já em relação a unidades franqueadas, são 150.131 no Brasil lojas e 10.083 no Rio.

 

Rua Ana Nery, 120 - 9º andar
Centro, Barra do Piraí - RJ
CEP 27123-150
Tel.: (24) 2443-1470 (AM)
(24) 2443-1098 (FM)

Boletim Eletrônico

Cadastre-se e fique sabendo da nossa programação em primeira mão!