Quarta, 20 Março 2019
previous arrow
next arrow
Slider

Na última semana, os municípios de Barra Mansa e Itatiaia receberam o representante da Câmara de Comércio da Coreia do Sul, Eduardo Komatsu. Os encontros foram voltados para o estabelecimento de possibilidades de expansão comercial, em áreas como meio ambiente, educação, infraestrutura, tecnologia, mobilidade urbana, investimentos em infraestrutura, vocação turística e oportunidades empresariais. Os encontros ocorreram nodia10 de janeiro em Itatiaia e 11 de janeiro em Barra Mansa.  

Barra Mansa: expectativa de parceria, importações e intercâmbio

De acordo com Rodrigo Drable o novo cenário econômico mundial e as mudanças políticas ocorridas no país apontam para uma nova maneira de fazer negócios. “Tivemos a oportunidade de conhecer um pouco a respeito da inovação tecnológica da Coreia do Sul e, em contrapartida, apresentamos alguns produtos brasileiros passíveis de serem importados para aquele país”, disse o prefeito, ressaltando a construção de uma agenda positiva de trabalho para avançar na cooperação internacional.

O representante da Câmara de Comércio da União das Cidades Brasileiras na Coreia do Sul, o CEO Eduardo Komatsu, disse que a intenção, a partir da visita, é construir parceria que promova o comércio, o intercâmbio de negócios e a colaboração bilateral. “Existem grandes possibilidades de firmamos cooperação internacional em trade e outros tipos de investimentos principalmente nas áreas de meio ambiente, educação, tecnologia e infraestrurura”, destacou.

Eduardo Komatsu disse que viajaria a Coreia ainda neste sábado, onde fará os encaminhamentos das propostas de Barra Mansa e, que sua perspectiva é retornar ao Brasil antes do fim de janeiro para dar continuidade a proposta de parceria entre o município e a Coreia do Sul.

Itatiaia: expectativa de parcerias para o segundo semestre de 2019

Na manhã desta quinta-feira, dia 10, a Prefeitura de Itatiaia recebeu o CEO, Eduardo Komatsu, da Câmara de Comércio da União de Cidades Brasileiras na Coréia do Sul para uma reunião sobre novas possibilidades de expansão comercial na região e parcerias para o segundo semestre de 2019.

O prefeito Eduardo Guedes, acompanhado do vice, Sebastião Montavani, do Chefe de gabinete, Thiago Moreira, e dos secretários: de Planejamento, Carlos Cesar Aires, Meio Ambiente, Valter Lúcio da Silva, e Desenvolvimento, Cristian Carvalho puderam expor o trabalho que vem sendo desenvolvido no Município.

Também estiveram presentes o vereador Vaninho Rodrigues, representando a Câmara Municipal de Itatiaia, o subdiretor geral da TV Alerj, Jackson Emerick, o consultor de tecnologias, Washington da Silva, e demais autoridades.

Após um período de forte recessão no país, a atividade econômica segue em ritmo de recuperação. E no comércio varejista não tem sido diferente. É o que revela o Indicador de Atividade do Varejo, lançado este mês pela Confederação Nacional de Dirigentes (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). A sondagem aponta um crescimento de 2,8% nas consultas para vendas a prazo em 2018, na comparação com 2017. É a maior alta para o mês de dezembro desde 2014, quando houve um aumento de 2,2%.

O Indicador de Atividade do Comércio é construído a partir das consultas de CPFs e é um termômetro da intenção de compras a prazo por parte do consumidor, abrangendo os segmentos de supermercados, lojas de roupas, calçados e acessórios, móveis e eletrodomésticos.

O índice confirma a tendência de retomada do varejo, que segundo dados do IBGE relativos ao terceiro trimestre de 2018 mostram um avanço de 3,3% no PIB do comércio no acumulado de quatro semestres. Muito embora o volume de vendas do varejo não tenha alcançado os patamares anteriores à crise, os números começam a distanciar-se daqueles observados nos piores momentos.

O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Fazenda, vai quitar na próxima terça-feira (15/01) – décimo dia útil, conforme prevê o calendário oficial – os salários de dezembro para 378.771 servidores ativos, inativos e pensionistas. Os 75.929 servidores ativos da Secretaria de Educação (Seeduc) receberam os vencimentos de dezembro no dia 28/12 com recursos do Fundeb. O valor líquido desta folha que será paga no dia 15 é de R$ 1,58 bilhão. A folha total de dezembro totaliza R$ 1,74 bilhão com os servidores ativos da Seeduc. Os pagamentos serão efetuados ao longo do dia, mesmo após o término do expediente bancário.

O Governo do Estado do Rio de Janeiro inicia nesta sexta-feira (11/01) o recenseamento obrigatório para os servidores ativos, aposentados e pensionistas nascidos em janeiro, que terão até o dia 25 deste mês para realizar o procedimento em uma agência do Bradesco. A atualização cadastral começou a ser feita em novembro de 2018. Quem nasceu em fevereiro deverá aguardar o próximo mês e assim por diante.

O recenseamento deverá ser feito por todos os 455.570 servidores ativos, inativos e pensionistas, incluindo cargos comissionados, contratos temporários, funcionários de empresas, de autarquias e órgãos da Administração Indireta, e poderá ser realizado em qualquer agência Bradesco do país, sempre nos dias úteis de 11 a 25 do mês de aniversário. O procedimento é uma medida do Plano de Recuperação Fiscal do Estado do Rio e tem como objetivo promover a melhoria da base de dados da folha de pagamento do funcionalismo.

A atualização cadastral obrigatória será destinada aos servidores do Poder Executivo e abrangerá os órgãos que fazem parte da folha de pagamento do Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH-RJ).

Resolução conjunta traz os procedimentos caso a caso
A Resolução Conjunta Nº 55/18 apresenta a lista de todos os documentos exigidos para os servidores ativos, inativos e pensionistas e, também, para os estrangeiros e representantes legais. A resolução também trata em detalhes os procedimentos que deverão ser adotados pelos agentes públicos, beneficiários de pensão especial, pensionistas previdenciários e aposentados que não se encontrarem em território nacional. Também são tratados os casos de agentes e pensionistas impossibilitados de locomoção ou de comparecimento ao recenseamento, além dos que estiverem de licença ou qualquer outro tipo de afastamento.

Documentação necessária:
No recenseamento obrigatório, os servidores ativos, inativos e pensionistas deverão apresentar os seguintes documentos listados – original ou cópia autenticada – em qualquer agência do Bradesco no país:

Servidores ativos (original ou cópia autenticada):

- Registro Geral / RG (ou documento de identificação oficial com foto, inclusive digital, contendo a informação);

- Cadastro de Pessoa Física (CPF), ou documento de identificação oficial com foto contendo a informação;

- Comprovante de residência em nome próprio recente nos três últimos meses (Ex.: contas de luz, água, telefone, etc) ou, na ausência deste, declaração de residência conforme anexo da resolução, preenchida antecipadamente ao ato do recenseamento;

- PIS/PASEP (NIS) ou documento contendo a informação;

- Título de Eleitor ou e-Título ou Comprovante de votação de 2018 ou Comprovante de quitação eleitoral;

- Carteira de Trabalho e Previdência Social, obrigatória para os empregados públicos.

Servidores aposentados (original ou cópia autenticada):

- Registro Geral / RG (ou documento de identificação oficial com foto, inclusive digital, contendo a informação);

- Cadastro de Pessoa Física (CPF), ou documento de identificação oficial com foto contendo a informação;

- Comprovante de residência em nome próprio recente nos três últimos meses (Ex.: contas de luz, água, telefone, etc) ou, na ausência deste, declaração de residência conforme anexo da resolução, preenchida antecipadamente ao ato do recenseamento;

- PIS/PASEP (NIS) ou documento contendo a informação;

- Título de Eleitor ou e-Título ou Comprovante de votação de 2018 ou Comprovante de quitação eleitoral.

Pensionistas (original ou cópia autenticada):

- Registro Geral / RG (ou documento de identificação oficial com foto, inclusive digital, contendo a informação);

- Cadastro de Pessoa Física (CPF), ou documento de identificação oficial com foto contendo a informação;

- Comprovante de residência em nome próprio recente nos três últimos meses (Ex.: contas de luz, água, telefone, etc) ou, na ausência deste, declaração de residência conforme anexo da resolução, preenchida antecipadamente ao ato do recenseamento. Os adolescentes que não possuírem comprovante de residência em seu nome deverão apresentar declaração assinada pelo titular do endereço onde residem;

- Título de Eleitor ou e-Título ou Comprovante de votação de 2018 ou Comprovante de quitação eleitoral;

- Certidão de Nascimento para os menores que não possuírem RG ou documento oficial equivalente.

Os documentos que deverão ser apresentados pelos demais casos estão especificados na Resolução nº 55/18. Os servidores ativos, inativos e pensionistas que optaram pela portabilidade bancária deverão comparecer às agências do Bradesco.

Informações completas

Informações completas também estarão disponíveis nos sites da Secretaria de Estado de Fazenda e Planejamento (www.fazenda.rj.gov.br), do Rioprevidência (www.rioprevidencia.rj.gov.br) e no Portal do Servidor (www.servidor.rj.gov.br).

Rua Ana Nery, 120 - 9º andar
Centro, Barra do Piraí - RJ
CEP 27123-150
Tel.: (24) 2443-1470 (AM)
(24) 2443-1098 (FM)

Boletim Eletrônico

Cadastre-se e fique sabendo da nossa programação em primeira mão!