Terça, 12 Novembro 2019
previous arrow
next arrow
Slider

Volta Redonda recebe evento de fomento à inovação para médias e grandes empresas para expandir a capacidade de produção de soluções tecnológicas no Médio Paraíba

Com objetivo de apresentar projetos e programas que tenham como premissa o aumento da competitividade empresarial, com foco em inovação, o Sebrae, em parceria com o Projeto Liderança para Desenvolvimento Regional (Lider), realizará o evento gratuito Programas de Fomento à Inovação, no dia 28 de março, às 15h, no Sebrae Volta Redonda (Av. Paulo de Frontim, 463 – Aterrado).  O evento é destinado a gestores e responsáveis pela área de inovação de médias e grandes empresas (MGEs) da região Médio Paraíba.

Durante o encontro, haverá a apresentação dos programas Nexos e de Encadeamento Tecnológico - Corporate Startup, além das estratégias de atuação para a geração de negócios e desenvolvimento de novas tecnologias, com dedução de impostos em inovação, com as participações dos analistas do Sebrae, Krishna Aum de Faria e Renato Perlingeiro.

Em linhas gerais, o Nexos funciona a partir do aporte financeiro da grande empresa, por meio de instrumentos fiscais de apoio à inovação, com a finalidade de viabilizar a realização de projeto de pesquisa, desenvolvimento e inovação para aprimoramento de novos produtos tecnológicos pelos pequenos negócios.  O Sebrae e a Anprotec (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores) serão responsáveis por coordenar e monitorar as atividades desenvolvidas.  Já o processo de conexão entre startups e MGEs, durante o programa de Encadeamento Tecnológico - Startup Corporate, poderá ocorrer em vários formatos, por exemplo: desafios tecnológicos, hackathon e ideathon. Os ciclos do Startup Corporate acontecerão de maneira periódica com duração, aproximada, de 10 meses.

De acordo com a analista do Sebrae Rio, Nathália Corrêa este evento é uma ação de acesso a mercado e a investimento. “O segundo passo será conectar pequenos negócios inovadores ofertantes de soluções tecnológicas com as médias e grandes empresas demandantes, para geração de negócios e/ou investimentos, fortalecendo assim as cadeias de valor.”

Lider

O Lider é uma iniciativa do Sebrae que já vem sendo desenvolvida em 17 regiões de 12 estados brasileiros. A região do Médio Paraíba é a primeira do estado do Rio de Janeiro a iniciar o programa, reunindo líderes regionais com a missão de pensar o desenvolvimento regional de forma mais sustentável, do ponto de vista econômico e social. Os líderes regionais representam as 12 cidades da região que aderiram ao Programa, que foi iniciado em outubro de 2017.

A metodologia do Lider surgiu em 2008 e foi concebida pelo Sebrae Nacional para mobilizar e apoiar as lideranças para a otimização dos recursos locais, com ênfase nos pequenos negócios. O objetivo é unir as lideranças de um determinado território para discutir e planejar a região a longo prazo, promovendo a qualificação dessas lideranças para a criação, formulação e implantação de um programa de desenvolvimento regional, e seus mecanismos de sustentação.

Em 2018, o Lider lançou um Plano de Ação para a região do Médio Paraíba, e seus 12 municípios, com ações previstas a serem implementadas até 2030. Construído a partir dos quatro eixos: Turismo, Educação, Mobilidade e Tecnologia, o trabalho é um planejamento para o desenvolvimento região, que contou com a participação de quase 50 lideranças de diferentes segmentos, incluindo empreendedores, empresários, gestores municipais e gestores do terceiro setor, todas engajadas e comprometidas para a concretização das metas propostas. Os municípios abrangidos no Plano são: Barra do Piraí, Barra Mansa, Itatiaia, Pinheiral, Pirai, Porto Real, Quatis, Resende, Rio Claro, Valença, Vassouras e Volta Redonda.

Especificamente no eixo Tecnologia, o objetivo estratégico é expandir a capacidade de produção de soluções tecnológicas no Médio Paraíba e entre as ações propostas está a implantação, em 2019, de um Polo Virtual de Tecnologia, que será um ambiente virtual onde empresas, universidades, governos municipais e outras instituições realizem negócios dentro da área de tecnologia. O grupo responsável por este eixo prevê a adesão de seis universidades e 20 empresas por município. Outra ação prevista é fomentar projetos de cooperação para soluções de problemas das empresas, entidades e prefeituras por meio de parcerias com academias locais e internacionais.

Rua Ana Nery, 120 - 9º andar
Centro, Barra do Piraí - RJ
CEP 27123-150
Tel.: (24) 2443-1470 (AM)
(24) 2443-1098 (FM)

Boletim Eletrônico

Cadastre-se e fique sabendo da nossa programação em primeira mão!