Terça, 12 Novembro 2019
previous arrow
next arrow
Slider

Prefeito Samuca Silva cria comissão para tentar anexar o distrito da Califórnia a Volta Redonda

Samuca tenta repetir Edson Albertassi, que em 2015 tentou fazer a mudança através de um projeto de lei na Alerj. Distrito tem grande população e divisão é bem vista por grande parte dos moradores. A um ano das eleições, anexação é vista como mais uma “jogada política” do prefeito de Volta Redonda (Foto: Reprodução)

A aproximadamente um ano das eleições municipais de 2020, o prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, anunciou hoje (01) que vai publicar durante essa semana o Decreto Municipal 15.793, que cria a Comissão de Estudos de Viabilidade de Anexação da Região da Califórnia da Barra, pertencente à Barra do Piraí, ao município de Volta Redonda. A comissão terá 30 dias – a partir da primeira reunião – para publicar seu plano de trabalho.

Segundo o prefeito, esse tema é uma antiga reivindicação dos moradores daquela região que, em sua maioria, utilizam serviços públicos da Cidade do Aço. No decreto, Samuca especifica a região da Califórnia da Barra incluindo os bairros: Boa Vista da Barra; Santa Terezinha; Cerâmica União; Recanto Feliz; Morada do Vale; Califórnia; Bairro de Fátima; Estrela de Fátima; São Luis da Barra; São Francisco e Guadalupe. A extensão territorial 28.474 km².

Vão fazer parte da comissão representantes do IPPU-VR; Secretaria de Fazenda; Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana; Saae-VR; Procuradoria Geral do Município e Secretaria de Planejamento, Transparência e Modernização da Gestão. A Câmara de Vereadores também terá assento. A Comissão será presidida por Marcio Lins, diretor-presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPPU).

Discussão antiga: ex-deputado Edson Albertassi já propôs mudança 

Não é a primeira vez que, próximo à época eleitoral, um político solicita essa transição. Em 2015 (também a um ano das eleições municipais), o então deputado estadual (hoje, preso) Edson Albertassi (MDB), criou o projeto de lei 733/2011, na Alerj, que previa a anexação do distrito da Califórnia, território de Barra do Piraí, a Volta Redonda.

Naquele ano, o deputado declarou que contava com o apoio do então prefeito Deputado Estadual, José Luiz Anchite (PP), ex-prefeito de Barra do Piraí para a mudança. O então prefeito Maércio de Almeida (MDB) também chegou a ser citado por Albertassi, mas negou apoio à mudança. O antigo governador, hoje também presidiário, Luiz Fernando Pezão, (MDB), vetou totalmente o projeto, considerado por ele “inconstitucional”.

O distrito da Califórnia é o segundo mais populoso de Barra do Piraí, com cerca de 30 mil habitantes. O primeiro movimento pedindo a inclusão do território a Volta Redonda aconteceu em 1989. Em 1994, um plebiscito chegou a ser realizado, pedindo a emancipação, que acabou não sendo aprovado pela maior parte dos moradores.

Essa mudança mexeria com as estruturas das duas cidades, incluindo envio de verbas do Governo Federal, até o número de vereadores eleitos. Nos bastidores, essa decisão do prefeito é encarada como uma “jogada política”, para garantir a reeleição de Samuca, que terá uma forte concorrência ano que vem.

Rua Ana Nery, 120 - 9º andar
Centro, Barra do Piraí - RJ
CEP 27123-150
Tel.: (24) 2443-1470 (AM)
(24) 2443-1098 (FM)

Boletim Eletrônico

Cadastre-se e fique sabendo da nossa programação em primeira mão!