Quinta, 18 Julho 2019
previous arrow
next arrow
Slider

Witzel se reúne com governadores e equipe econômica em Brasília

O governador Wilson Witzel participou, nesta quarta-feira (20/02), da terceira reunião do Fórum de Governadores, em Brasília. Witzel e os outros 26 chefes dos executivos estaduais se reuniram com o ministro da Economia, Paulo Guedes, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, para debater a Reforma da Previdência. Durante o encontro, foi apresentado aos governadores pelo ministro Paulo Guedes, a proposta entregue nesta manhã pelo Governo Federal ao Congresso Nacional.

"A solução dessa questão previdenciária passa pelo governo ter condições de aprovar a reforma no Congresso Nacional. É preciso um esforço muito grande do governo para conseguir os votos e convencer os deputados do conteúdo dessa proposta. Se não conseguirmos a aprovação em seis meses, acho difícil termos uma reforma", afirmou o governador.

Witzel disse ainda que foi constituído um grupo de trabalho de governadores para analisar a proposta previdenciária do governo federal e sugerir ajustes no texto. "Esse grupo vai fazer estudos, vai fazer uma proposta e talvez até, através das nossas bancadas, fazer um substitutivo. O que interessa aos estados é a implicação imediata da reforma do regime próprio", ressaltou.

Outros temas econômicos de interesse comum entre os estados serão debatidos no próximo encontro, marcado para o dia 19 de março, que também contará com a presença do ministro Paulo Guedes. De acordo com o governador do Rio, não há como discutir a reforma da previdência sem discutir o problema fiscal dos estados.

"Temos que aproveitar esse momento e fazer também modificações importantes para a recuperação financeira dos estados. Nós não podemos mais adiar soluções para resolver a crise fiscal dos estados. É um problema emergencial. Nós vamos levar propostas de alteração do modelo de recuperação fiscal para que a gente possa ter condições de adimplir essas obrigações dos estados nesse momento difícil", disse.

Rua Ana Nery, 120 - 9º andar
Centro, Barra do Piraí - RJ
CEP 27123-150
Tel.: (24) 2443-1470 (AM)
(24) 2443-1098 (FM)

Boletim Eletrônico

Cadastre-se e fique sabendo da nossa programação em primeira mão!