Sábado, 20 Julho 2019
previous arrow
next arrow
Slider

Após conseguir atingir meta, Secretaria de Saúde libera o que sobrou do estoque para a vacinação de todos os públicos, em todas as unidades de saúde municipais (Foto: Vicente Siqueira)

Após conseguir atingir mais de 80% da meta ao grupo prioritário, desde o último dia 15 a vacinação contra o vírus influenza, causador da gripe H1N1, também conhecida como gripe suína, foi liberada para todos os públicos no Estado do RJ.

Em Barra do Piraí, de acordo com a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Irineia Santana, nossa cidade se aproximou bastante da meta de vacinação estipulada pelo Ministério da Saúde, após vários mutirões realizados pela equipe da Secretaria de Saúde nos bairros, principalmente entre a população mais carente. Desde então, todos os grupos estão liberados para se vacinarem, em todos os postos de saúde do município.

No principal posto da cidade, Albert Sabin, a vacinação está aberta das 8 às 16h, de segunda a sexta-feira. Segundo Irineia, é importante ressaltar que a Secretaria Estadual de Saúde disponibilizou um número de vacinas visando à imunização do grupo prioritário. Foram poucas as vacinas que sobraram e a campanha continuará para toda a população até o término do estoque, que já está no fim. Não haverá mais reposição.

Para mais informações sobre a quantidade de vacinas e horários nas outras unidades, o telefone do posto Albert Sabin é (24) 2443-6553.

Atualização 15h45 – 26 de junho de 2019 

A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Irineia Santana, informou nesta manhã (26) para a reportagem do Grupo RBP de Comunicação, que mais duzentas doses da vacina contra o vírus influenza, causador da gripe H1N1, também conhecida como gripe suína, foi enviada pelo Governo do Estado, especificamente para o Posto Albert Sabin, localizado na Rua Angélica, Centro de Barra do Piraí.

Segundo a diretora, ainda restam vacinas em outros postos da cidade e essa remessa enviada pelo governo estadual será a última para a cidade. Após o término do estoque será declarado o fim da campanha de vacinação contra o H1N1 para todos os públicos  no município.

A prefeitura de Barra do Piraí informou em suas redes sociais que todo o estado do Rio de Janeiro continuará com a campanha de vacinação contra o vírus H1N1 apenas para o grupo prioritário de risco, pelo menos até o próximo dia 15.

O Ministério da Saúde liberou nesta segunda-feira (03) a imunização contra a gripe para toda a população, porém, em virtude da baixa adesão à vacina, todo o estado continuará atendendo somente os grupos prioritários, que são: crianças de 6 meses até menores de 6 anos; gestantes; idosos com 60 anos ou mais; mulheres com até 45 dias pós-parto; doentes crônicos, trabalhadores da saúde, adolescentes e jovens sob medida socioeducativa, população carcerária e funcionários do sistema prisional; professores de escolas públicas e particulares; e profissionais das forças de segurança e salvamento (policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas).

Em Barra do Piraí, apenas 51% da meta foi atingida. A Secretaria de Saúde informou que, mesmo disponibilizando as doses da vacina em 100% do território, o objetivo não foi alcançado, como na maior parte das cidades fluminenses.

A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde de Barra do Piraí, Irineia Santana, disse que a força tarefa segue no município, inclusive, com a imunização de pessoas que estão acamadas, nas residências, de acordo com os nomes e endereços que os familiares entregam nos postos.

Posto Albert Sabin continua vacinando grupo prioritário (Foto: Vicente Siqueira)

O Ministério da Saúde informou, que após o encerramento da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe H1N1 nesta sexta-feira (31), será iniciada, na segunda-feira, (03), a vacinação da população não incluída no grupo prioritário da campanha, que é recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e formado em parte por idosos, crianças, gestantes, profissionais de saúde, professores e detentos.

Segundo informações oficiais, até esta quarta-feira, 75% da população-alvo, cerca de 44 milhões de pessoas tinham sido vacinadas contra o vírus Influenza, causador da gripe H1N1, conhecida como gripe suína.

Barra do Piraí registrou morte esse ano por H1N1 

Informado primeiramente pelo site Papagoiaba, a Secretaria de Saúde de Barra do Piraí confirmou o resultado positivo para gripe H1N1 no exame realizado em uma senhora de 65 anos, que faleceu no dia 30 de abril, após permanecer 6 dias internada, na Santa Casa de Barra do Piraí (Unimed-BP) e no hospital de Resende, no Sul Fluminense.

Dia 31 de maio é o Dia Mundial Sem Tabaco. A campanha, criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), com o apoio dos países filiados, tem como o objetivo de destacar os riscos à saúde ligados ao consumo de tabaco e promover a aplicabilidade de políticas públicas eficazes para reduzir o consumo. Por meio de sua assessoria de imprensa, a prefeitura de Barra do Piraí informou que nesta sexta-feira (31), Dia Mundial sem Tabaco, realizará a caminhada de conscientização sobre os malefícios do Tabagismo, com ênfase nos danos que o cigarro pode causar à saúde pulmonar, como bronquite e asma, entre outras doenças crônicas.

A caminhada parte do posto de saúde Albert Sabin, localizado na Rua Angélica, número 38, a partir das 10 horas da manhã, seguindo rumo à Praça Nilo Peçanha, no Centro.

O tema escolhido para a campanha deste ano é um alerta ao tantos danos que o uso do cigarro pode causar à saúde pulmonar, como: bronquite, asma, câncer e doenças respiratórias crônicas.

Rua Ana Nery, 120 - 9º andar
Centro, Barra do Piraí - RJ
CEP 27123-150
Tel.: (24) 2443-1470 (AM)
(24) 2443-1098 (FM)

Boletim Eletrônico

Cadastre-se e fique sabendo da nossa programação em primeira mão!