Quarta, 13 Novembro 2019
previous arrow
next arrow
Slider

Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio: tirar a própria vida é a segunda maior causa de morte de jovens em todo o mundo

10 de setembro é lembrado como Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Relatório divulgado pela Organização Mundial de Saúde indica que tirar a própria vida é a segunda maior causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos, atrás apenas de acidentes de trânsito. Segundo o panorama traçado pela entidade por gênero, entre as mulheres, o suicídio perde apenas para complicações relacionadas ao parto; entre os homens, está atrás de acidentes de trânsito e violência interpessoal. Ainda conforme o relatório, a cada 40 segundos, uma pessoa tira a própria vida no mundo e, todos os anos, 800 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos, superando homicídios, câncer de mama ou malária.

Setembro é o mês de conscientização e prevenção ao suicídio, por meio da campanha Setembro Amarelo. A cor foi escolhida por conta de uma tragédia: em 8 de setembro de 1994, um jovem chamado Mike Emme se matou dentro de um Ford Mustang amarelo, com um tiro na própria cabeça. O rapaz, apaixonado pelo veículo, que comprou para restaurar, tinha apenas 17 anos e, em seu funeral, foram distribuídos cartões com fitas amarelas e mensagens de apoio, por iniciativa de seus pais, que encontraram o filho sem vida minutos após o suicídio. Mike deixara um bilhete, dizendo para que os pais não se culpassem pelo ocorrido.

O garoto era descrito como um jovem de "bom coração, generoso e bem-humorado", além de querido no bairro em que vivia com a família. Amarelo também é a cor do girassol, flor escolhida como símbolo da edição 2019 campanha no Brasil, que tem o nome "Na Direção da Vida - Sem Tabu", devido ao seu comportamento de buscar sempre a luz solar, ainda que encoberta por nuvens. A iniciativa, uma parceria entre a Upjohn, divisão de um laboratório francês voltada a doenças crônias não transmissíveis e a Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos (Abrata), com participação do Centro de Valorização à Vida (CVV), tem o objetivo de desmistificar o tabu em torno da depressão, incentivando a busca por ajuda.

Se você tem pensamentos suicidas ou apresenta sintomas como tristeza constante sem motivo aparente ou sensação de vazio, procure ajuda profissional. O CVV disponibiliza de uma linha gratuita de atendimento voluntário 24 horas por dia em todo o território nacional, por telefone (188), chat ou email. Mais informações no site: cvv.org.br

Rua Ana Nery, 120 - 9º andar
Centro, Barra do Piraí - RJ
CEP 27123-150
Tel.: (24) 2443-1470 (AM)
(24) 2443-1098 (FM)

Boletim Eletrônico

Cadastre-se e fique sabendo da nossa programação em primeira mão!