Terça, 26 Março 2019
previous arrow
next arrow
Slider

A campanha nacional de vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite foi prorrogada até o próximo dia 15 de setembro. Todas as crianças com idade entre um ano e menores de cinco anos devem receber as doses, independentemente de sua situação vacinal. Dados do Ministério da Saúde mostram que mais de quatro milhões de crianças em todo país ainda precisam ser imunizadas.

Em Barra do Piraí, a cobertura ainda é baixa: pouco mais de 52% da meta foi atingida, tanto na vacinação de pólio, quanto na de sarampo. O objetivo é chegar, pelo menos, aos 95%. As vacinas continuam disponíveis em todos os postos de saúde do centro e de todos os bairros, das 8h às 16h, apenas para crianças dentro da meta indicada. No último dia da campanha, sábado dia 15, todas as unidades de saúde estarão abertas entre 8h e 14h, informa Rosi de Assis, funcionária do Posto Albert Sabin.

A campanha nacional de vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite termina nesta sexta-feira, dia 31 de agosto. Todas as crianças com idade entre um ano e menores de cinco anos devem receber as doses, independentemente de sua situação vacinal. Dados do Ministério da Saúde mostram que mais de quatro milhões de crianças em todo país ainda precisam ser imunizadas.

De acordo com estimativas do Ministério da Saúde, 62% do público-alvo foi imunizado até a última sexta-feira, 24. A meta do governo é vacinar 95% das 11,2 milhões de crianças na faixa etária preconizada nesta campanha.

Em Barra do Piraí, a cobertura ainda é baixa: pouco mais de 50% da meta foi atingida, tanto na vacinação de pólio, quanto na de sarampo. O objetivo é chegar, pelo menos, aos 95% o que provavelmente não irá acontecer até o fim da campanha, que provavelmente será estendida pelo Ministério da Saúde. As vacinas ainda estão disponíveis em todos os postos de saúde de todos os bairros, das 8h às 14h, apenas para crianças dentro da meta indicada. Já no posto Albert Sabin, no Centro, a vacina é aplicada das 8 às 16h.

Atualmente, o país enfrenta dois surtos de sarampo, em Roraima e no Amazonas. Até o último dia 21, foram confirmados 1.087 casos no Amazonas, enquanto 6.693 permanecem em investigação. Já Roraima confirmou 300 casos da doença e 67 continuam em investigação.

Há ainda, de acordo com o ministério, casos isolados e relacionados à importação nos seguintes estados: São Paulo (2), Rio de Janeiro (18), Rio Grande do Sul (16), Rondônia (1), Pernambuco (2) e Pará (2).

Foi publicada nesta terça-feira, 28, no Diário Oficial da União a portaria dpo Ministério da Saúde que libera o repasse de R$ 3 milhões para iniciativas de combate ao surto de Sarampo no Amazonas. As informações são da Agência Brasil. O repasse será alocado no Grupo de Vigilância em Saúde para a implementação de ações de vigilância epidemiológica, laboratorial, imunizações e educação em saúde. Atualmente, o país enfrenta dois surtos de sarampo, em Roraima e no Amazonas. Até o último dia 21, foram confirmados 1.087 casos no Amazonas, enquanto 6.693 permanecem em investigação. Já Roraima confirmou 300 casos da doença e 67 continuam em investigação. Há ainda o registro de casos isolados em São Paulo (2), Rio de Janeiro (18), Rio Grande do Sul (16), Rondônia (1), Pernambuco (2) e Pará (2).

O prefeito de Barra do Piraí, Mário Esteves, através de uma coletiva de imprensa realizada no último sábado (18), anunciou oficialmente a entrega da Santa Casa de Caridade de volta para a sua irmandade. Desde fevereiro do ano passado que o hospital estava sob intervenção da prefeitura.

A cerimônia, convocada pelo próprio prefeito e organizada pela prefeitura, foi realizada no auditório da própria Santa Casa, com a presença de funcionários, médicos imprensa e autoridades políticas, dentre elas, vereadores e secretários.

A mesa da coletiva foi composta, além do prefeito Mário Esteves (PRB), do presidente da câmara de vereadores Luiz Roberto Tostão (PR); do vice-prefeito João Camerano; do secretário de saúde Juberto Folena Jr; e de um membro da Comissão Municipal de Saúde.

Cerca de 80 pessoas acompanharam a coletiva que celebrou, oficialmente, a entrega da Santa Casa à irmandade, que a partir de agora comandará o hospital, contando com um repasse mensal da prefeitura, de aproximadamente R$1,7 milhão.

ronaldo 2

Fotos: Ronaldo da Silva

Rua Ana Nery, 120 - 9º andar
Centro, Barra do Piraí - RJ
CEP 27123-150
Tel.: (24) 2443-1470 (AM)
(24) 2443-1098 (FM)

Boletim Eletrônico

Cadastre-se e fique sabendo da nossa programação em primeira mão!