Quinta, 02 Abril 2020
previous arrow
next arrow
Slider

Governo do Estado confirmou que morte de paciente do Hospital Municipal Luiz Gonzaga, uma senhora de 63 anos, foi provocada pelo Novo Coronavírus (Foto: Reprodução)

A Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro confirmou que o falecimento de uma mulher de 63 anos, no Hospital Municipal Luiz Gonzaga, em Miguel Pereira, foi provocada pelo Covid-19, o novo Coronavírus. Esse caso é o primeiro óbito pela doença registrado em nossa região Sul Fluminense.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Miguel Pereira, a senhora morreu na terça-feira com os sintomas da doença, após ser internada em estado grave na unidade hospitalar. Autoridades do município informaram que a vítima trabalhava no Rio e teve contato direto com sua empregadora, que testou positivo para o Covid-19 após retornar ao Brasil, recentemente, de uma viagem à Itália.

Segundo fontes, trata-se de uma “brincadeira sem graça” que fizeram através do whatsapp. Prefeitura afirma que há dois casos suspeitos, porém nenhum confirmado (Foto: Whatsapp)

Nesta segunda-feira (16), começou a viralizar através do aplicativo Whatsapp uma mensagem confirmando um suposto caso de pessoa infectada pelo covid-19, o novo coronavírus, em Barra do Piraí. O autor da mensagem afirma que o caso foi confirmado e trata-se de um homem que chegou da Itália há 8 dias.

Fizemos contatos com algumas pessoas, conhecidas do suposto infectado, que confirmaram se tratar de uma “brincadeira sem graça”. Essas fontes confirmam que é mentira o anúncio espalhado pelas redes sociais.

Conversamos também com o secretário de Comunicação de Barra do Piraí, que confirmou a “Fake News”. Segundo Frank Tavares, são dois casos suspeitos em nossa cidade, com o material biológico ainda sendo analisado pelo laboratório.

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro informa que registrou, até esta segunda-feira (16), 31 casos confirmados de coronavírus (Covid-19) e 94 suspeitos no estado do Rio de Janeiro, com os casos confirmados distribuídos da seguinte maneira: Rio de Janeiro (29), Niterói (1) e Barra Mansa (1). Um dos pacientes está internado em estado gravíssimo e os demais estão em isolamento domiciliar, apresentando estado de saúde estável. A secretaria esclarece ainda que registrou os primeiros casos de transmissão comunitária.

Apesar da não confirmação em Barra do Piraí: todo cuidado é pouco! Saiba como se prevenir contra o novo coronavírus CLICANDO AQUI.

16mensagem

Essa é a mensagem que viralizou nessa segunda (16) em Barra do Piraí

Secretaria de Saúde cria equipe para lidar com casos suspeitos, que hoje são três notificados. Ainda não há confirmação da doença na cidade e o foco do programa será a prevenção (Foto: Vicente Siqueira)

Nesta sexta-feira (13), a Secretaria de Saúde de Barra do Piraí convocou representantes dos três hospitais do município (Santa Casa, Maria de Nazaré e Cruz Vermelha) e uma equipe dos departamentos de Atenção Básica e da Vigilância em Saúde, com o objetivo de montar um Gabinete Municipal de combate ao Covid-19, o novo coronavírus.

Segundo nota oficial, a intenção é montar um protocolo assistencial perante o risco iminente de epidemia, direcionar a população quanto ao contágio e as medidas. Hoje, a cidade possuiu três casos suspeitos, enquanto dois já foram descartados.

De acordo com o secretário de Saúde, Juberto Júnior, o primeiro e principal passo para o combate será a prevenção. Posteriormente, a definição de fluxogramas para assistência de acordo com especificidades das "portas de entrada". O secretário confirmou que não há casos confirmados ainda na cidade e que, a prioridade agora, será montar as informações primárias de prevenção, criando um protocolo entre os hospitais. Na nota, o secretário indica que, em caso de sintomas do coronavírus, que a população procure o posto de saúde mais próximo de sua casa, e não se acumule nos principais hospitais.

A secretaria de Saúde esclareceu também que, além dos hospitais e postos de saúde, o município contará com o apoio da Secretaria de Comunicação Social, que oferecerá, através de suas redes sociais (Facebook e Instagram) e serviços de mensagem (WhatsApp), informações oficiais sobre casos suspeitos e prevenção.

(Atualizado em 10h12 - 13/03/2020)

Na última semana, foi confirmado um caso suspeito de um paciente internado no Hospital da Unimed. Segundo diretor da Santa Casa, laboratório ainda não enviou resultado de exame (Foto: Reprodução)

Segue sem definição sobre o caso suspeito de covid-19, o novo Coronavírus, registrado no Hospital da Unimed, em Barra do Piraí, no último dia 05. Oficialmente, apenas este caso foi registrado como suspeito no município, porém, de acordo com uma fonte da Saúde barrense, mais dois casos se enquadrariam nesta relação, contabilizando no total, três.

Segundo o diretor da Santa Casa de Barra do Piraí, Ivan Borges, apenas um caso foi  notificado como suspeito e seu material biológico segue no Laboratório Central Noel Nutens (LACEN-RJ). “Uma equipe da Vigilância em Saúde de Barra do Piraí está em contato diário com o laboratório, esperando o resultado do exame”, explicou.

Nossa reportagem entrou em contato também com a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Irineia Santana, através de seu whatsapp, que confirmou dois casos suspeitos da doença, com o material biológico no LACEN. Segundo a diretora, o resultado dos exames fica a cargo do laboratório e da Fiocruz e eles estão em atraso. Ela pediu também para ressaltar que não é preciso ter pânico. Medidas de proteção como a lavagem das mãos com água e sabão e bastante espuma, o uso de álcool em gel quando estiver na rua e, se tiver alguém gripado em casa, a higienização das superfícies  como pia de banheiro, maçaneta e chão com água sanitária, são importantes para a prevenção da doença.

Rua Ana Nery, 120 - 9º andar
Centro, Barra do Piraí - RJ
CEP 27123-150
Tel.: (24) 2443-1470 (AM)
(24) 2443-1098 (FM)

Boletim Eletrônico

Cadastre-se e fique sabendo da nossa programação em primeira mão!