Terça, 26 Março 2019
previous arrow
next arrow
Slider

O ouvinte Marcos Camargo Antunes, morador do bairro Oficinas Velhas, em Barra do Piraí, fez contato com a redação do Grupo RBP de Comunicação para expor um problema que teve em relação ao agendamento de um exame na Secretaria de Saúde de Barra do Piraí.

Há um ano e três meses, o ouvinte vem tentando se recuperar de uma trombose venosa profunda. Até hoje, nenhum resultado positivo quanto à cura foi encontrado, mesmo com o atendimento de vários médicos. Um deles, o indicou fazer um exame chamado angiotomografia, com urgência, já que seu problema é grave, com risco de vida inclusive.

Segundo Marcos, o exame particular custa R$ 950 e ele não tem condições de arcar com essa despesa. Logo, ele tentou através da Secretaria de Saúde de Barra do Piraí, agendar esse exame, porém, recebeu a resposta de que ela não pode realiza-lo e nem custeá-lo em outra clínica.

Segundo o Prefeito Mário Esteves, que participou na manhã de hoje (04), do Programa Show da Manhã, sob o comando do radialista Nilton Luís, a saúde de Barra do Piraí sofreu durante muitos anos com a crise, as inúmeras dívidas que só aumentaram e que, hoje, a sua equipe vem tentando restabelecer um serviço de qualidade que possa suprir a necessidade de toda a população barrense. Ele reconhece que há críticas, porém, segundo ele o resultado é positivo. Mesmo com a dificuldade financeira, a sua expectativa é que em breve melhore o atendimento, incluindo a área de exames.

De acordo com o Prefeito, ele conseguiu através de emendas em Brasília, mais R$ 5 mi de reais apenas para poder realizar exames complexos a partir de 2019. Inclusive, ele solicitou ao ouvinte, ao vivo durante a programação da Rádio Barra do Piraí AM, para que ele entrasse em contato através de sua página no facebook, para que pessoalmente ele pudesse saber os motivos do não agendamento de sua angiotomografia.

A Prefeitura Municipal de Barra do Piraí começa a disponibilizar hoje (23) durante todo o dia no distrito de Dorândia o programa “IntegrAção em Saúde”, com um veículo itinerante para atendimentos gratuitos nas áreas de pediatria, ginecologia, odontologia e clínica geral.

A unidade funcionará das 9 às 17h, estacionada próxima à Escola Municipal Marieta Vasconcelos Coutinho Coelho, na Rua das Hortências e permanecerá atendendo a população da área até o dia 30 de novembro.

De acordo com uma postagem em sua página oficial no facebook, a prefeitura explicou que para ser atendido, o morador deve levar um documento de identificação e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os barrenses que são beneficiários do Bolsa Família precisam fazer a pesagem dos cadastrados na Secretaria de Saúde, na Rua Moreira dos Santos, Centro de Barra do Piraí. Esse procedimento tem prazo até a primeira quinzena de dezembro e quem não fizer, pode ter seu benefício cancelado.

De acordo com funcionários, para quem tem mais dúvidas sobre essa atualização, feita a cada 6 meses, é só procurar a Sílvia, responsável pelo Bolsa Família no município, na própria sede da Secretaria de Saúde, das 9h às 17h.

O Hemorio, órgão da Secretaria de Saúde, alerta para a atual situação dos estoques de sangue. A frequência no salão de doadores foi baixa no fim de semana prolongado do Dia de Finados, e a preocupação aumenta com a proximidade dos feriados da Proclamação da República, no dia 15, e do Dia de Zumbi, em 20 de novembro. Para manter os estoques em níveis confortáveis, são necessárias 250 bolsas por dia, de todos os tipos sanguíneos. Nos últimos dias, a média tem ficado abaixo de 200 bolsas diárias.

Hemocentro coordenador do Estado do Rio de Janeiro, o Hemorio abastece as principais emergências, maternidades e unidades de saúde da capital, além de enviar sangue, quando necessário, para hospitais em todo o estado.

Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. Devem portar ainda um documento de identidade do responsável. A autorização pode ser obtida no site do Hemorio (www.hemorio.rj.gov.br/html/pdf/menor_idade.pdf).

Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes. O Hemorio funciona todos os dias, das 7h às 18h, inclusive sábados, domingos e feriados, na Rua Frei Caneca, n° 8, no Centro do Rio.

Disque sangue

O Disque Sangue (0800 282 0708) está disponível para tirar dúvidas e informar o endereço das outras 26 unidades de coleta de sangue no Estado do Rio. O atendimento pelo telefone funciona de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 7h às 17h.

Rua Ana Nery, 120 - 9º andar
Centro, Barra do Piraí - RJ
CEP 27123-150
Tel.: (24) 2443-1470 (AM)
(24) 2443-1098 (FM)

Boletim Eletrônico

Cadastre-se e fique sabendo da nossa programação em primeira mão!