Domingo, 15 Dezembro 2019
previous arrow
next arrow
Slider

Mensagem afirma que há surto de sarna em locais públicos de Barra do Piraí, por conta da má higiene de andarilhos. Secretário de saúde esclarece ações com essa pessoas e diz que locais serão higienizados (Foto: Reprodução Whatsapp)

Uma mensagem afirmando que há um surto de sarna nas Praças dos Expedicionários e Nilo Peçanha viralizou nesta quinta-feira (24) através das redes sociais. A publicação explica que por conta da má higiene das pessoas em situação de rua, em Barra do Piraí, os bancos dessas duas praças estariam contaminados.

Nossa reportagem entrou em contato com o secretário de Saúde de Barra do Piraí, Dr. Juberto Júnior, que não confirmou e nem desmentiu essa situação. Ele disse que, a partir do momento que recebeu essa mensagem, entrou em contato com a Secretaria de Assistência Social solicitando mais uma abordagem social com essas pessoas. “A sarna é altamente contagiosa e as pessoas em situação de rua, por serem andarilhos, possuem uma higiene bem precária. Realizaremos de segunda a sexta atos de saúde pública na Praça Nilo Peçanha com essas pessoas. A gente sabe que eles não gostam de serem abordados, mas é de nossa responsabilidade essas ações. Vamos providenciar atendimentos e higiene pessoal para eles. Solicitei também que a secretaria de Serviços Públicos limpem todos os bancos de praça com cloro, para evitar qualquer proliferação desse tipo de ácaro.” Disse o secretário.

Nesta semana, o Grupo RBP de Comunicação publicou uma matéria completa com questionamentos e esclarecimentos sobre esse tema polêmico e que precisa ser encarado por todas as esferas da sociedade: Vamos falar dos moradores de Rua em Barra do Piraí com humanidade?

Evento foi realizado nesse domingo (20) e ofereceu, além de atendimentos gratuitos, ações de conscientização sobre a importância de prevenção ao câncer de mama (Foto: Raoni Carmo) 

Foi realizada neste domingo (20), a 2ª Caminhada do Outubro Rosa em Barra do Piraí, com o objetivo de alertar, principalmente as mulheres sobre a importância da prevenção ao câncer de mama. O evento começou às 7h30, com uma concentração na Praça Pedro Cunha (Largo da Feira), local onde também aconteceu a largada, às 8h, com trajeto feito pela Ponte Metálica, Rua Barão do Rio Bonito, Ponte do Royal, Avenida Governador Portela, com fim na Praça Nilo Peçanha.

De acordo com o perfil da prefeitura de Barra do Piraí, organizadora do evento, foram realizados na Praça Nilo Peçanha atendimentos e palestras de conscientização, além de stands que ofereciam gratuitamente cortes de cabelo, aula de dança, maquiagem e sorteio de brindes.

As ações de conscientização e atendimentos serão ofertadas também, ao longo do mês de outubro, nas unidades básicas de saúde de Barra do Piraí.

Além da infestação, funcionário, que preferiu manter identidade em sigilo, denunciou outros problemas internos, como falta de remédios e ausência no tratamento de esgoto. Direção da Santa Casa admite problema isolado, mas rebate críticas (Foto: Jornal Nossa Região)

O site de notícias JBP Papagoiaba publicou na manhã desta quinta-feira (17) denúncias graves que envolvem as condições de funcionamento do hospital de campanha, instalado provisoriamente no pátio da Santa Casa de Barra do Piraí, até que as obras da UPA 24h, realizadas em parceria com o Governo do Estado, fiquem prontas.

Segundo um funcionário do hospital, não identificado pelo site, a unidade provisória sofre com infestações de ratos, ausência de tratamento de esgoto, falta de medicamentos básicos, não tem reposição de óleo diesel para os geradores e a qualidade da água está bem abaixo do mínimo aceitável para atender os pacientes.

Além disso, o jornal online acusou a secretaria de Saúde de não dar transparência às obras civis executadas no local, entre outras medidas internas. “"Recentemente a ambulância foi retirada de circulação por falta de pagamento pela locação. A ambulância do Hospital Maria de Nazaré agora é dividida com a Santa Casa”, argumentou.

Através de outro veículo de comunicação, direção da Santa Casa rebate críticas 

Na manhã desta sexta-feira (18), o diretor da Santa Casa de Barra do Piraí, Ivan Borges, em entrevista ao Jornal Nossa Região, rebateu as críticas publicadas sobre o hospital de campanha. Segundo ele, não há falta de medicamentos no local, pois sua equipe se esforça diariamente para manter a unidade abastecida.

Em relação à infestação de ratos, Ivan admitiu que existiu um caso isolado, porém, negou que o hospital esteja ainda com esse problema. O diretor disse que, logo que a proliferação foi detectada, foram feitas a dedetização e desratização da unidade. Além disso, o diretor afirmou que esse processo é feito com regularidade e é chancelado pela Vigilância Sanitária do município.

Para finalizar, Ivan Borges explicou que as finanças do hospital estão controladas. “Após as intervenções realizadas pela prefeitura na Santa Casa, o que era um caos se tornou algo controlado. Ainda sofremos com os efeitos das gestões dos últimos 20 anos, porém, hoje não temos nenhum débito em aberto”, finalizou.

Segundo o Departamento de Vigilância em Saúde, todas as unidades de saúde disponibilizarão vacinas até o próximo dia 25 para crianças até cinco anos (Foto: Vicente Siqueira)

Começou nesta segunda-feira (08) a intensificação da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, em Barra do Piraí. De acordo com o do Departamento de Vigilância em Saúde, vinculado a Secretaria de Saúde municipal, a ação seguirá até o dia 25 deste mês.

Segundo a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Irineia Santana, o público alvo será crianças entre seis meses e cinco anos, que ainda não tenham tomado duas doses da vacina. Todas as Unidades de Saúde da Família e Unidades Básicas de Saúde, incluindo o Posto de Saúde Albert Sabin, no Centro, disponibilizarão as doses em seus respectivos horários de funcionamento.

Vale ressaltar que no próximo dia 19, será realizado o Dia D da campanha, com imunização em toda rede municipal de saúde e orientação sobre a importância da prevenção.

Rua Ana Nery, 120 - 9º andar
Centro, Barra do Piraí - RJ
CEP 27123-150
Tel.: (24) 2443-1470 (AM)
(24) 2443-1098 (FM)

Boletim Eletrônico

Cadastre-se e fique sabendo da nossa programação em primeira mão!