Quinta, 02 Abril 2020
previous arrow
next arrow
Slider

Evento tem como objetivo aproximar a população à recém-inaugurada casa de passagem São Francisco de Assis e receber doações de remédios antipulgas e carrapatos (Foto: Divulgação)

O Departamento de Bem Estar Animal, promove neste sábado (14) o “Sabadão do Banho”, a partir das 9h, no Lar São Francisco de Assis, o abrigo de cães e gatos, situado na Vila Helena.

De acordo com a organização, o evento tem como objetivo aproximar a população à recém-inaugurada casa de passagem São Francisco de Assis e receber doações de remédios antipulgas e carrapatos. A promessa é que, em janeiro, o abrigo terá o “Espaço de Adoção”, mais uma iniciativa do departamento.

O Lar São Francisco de Assis está situado à Avenida Vereador Chequer Elias, na altura da antiga Belprato, no bairro da Vila Helena.

A ação será realizada no próximo dia 02, no Posto de Saúde Albert Sabin, no bairro Santana, das 7 às 12 horas, com o objetivo de informar a população sobre a prevenção da doença (Foto: Reprodução)

A Secretaria de Saúde de Barra do Piraí, através do Programa Municipal de Infecções Sexualmente Transmissíveis, anuncia que, em memória ao Dia Mundial de Luta contra a Aids, realiza mobilização para esclarecimentos e informações aos usuários sobre a prevenção da doença. A ação acontecerá na próxima segunda (2), no Posto de Saúde Albert Sabin, no bairro Santana, das 7 às 12 horas. As informações são da equipe de imprensa da prefeitura de Barra do Piraí.

A Aids é uma doença contagiosa e que não existe cura. Ela é causada pelo vírus HIV, que mata células de proteção, responsáveis por coordenar a resposta imunológica. E, sem essa defesa, o corpo humano fica vulnerável a várias infecções. “Sabemos da alta gravidade infectocontagiosa que a Aids possui; por isso realizaremos, no dia da mobilização, exames de testagem do HIV, pelo laboratório municipal”, declara o diretor do Departamento de Saúde Coletiva, Wagner Pinto Teixeira.

Vale lembrar que, para poder efetuar o teste do HIV, é preciso apresentar o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

O instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgou hoje os dados da expectativa de vida no país referentes ao ano de 2018. Segundo a estimativa, o brasileiro vive em média 76,3 anos, dado que eleva em três meses a estatísticas de 2017. 

As informações são da Agência Brasil.

Campanha começou segunda (18) e se estenderá até o dia 30 de novembro. Adultos entre 20 e 29 anos serão vacinados das 08 às 16 horas (Foto: Reprodução)

O Departamento de Vigilância em Saúde de Barra do Piraí informou detalhes sobre a segunda etapa de intensificação da “Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo”. A ação, que teve início na segunda-feira (18), se estenderá até o próximo dia 30.

O sarampo é uma doença que possui alta gravidade de infecção e contágio. Mesmo após o Brasil ganhar certificado da erradicação da doença em 2016, ela voltou a ter registros no país no ano passado.

“O sarampo é transmitido de maneira direta, com o vírus que é expelido pelo doente ao tossir, espirrar ou falar. E, infelizmente, não existe tratamento próprio para a doença, sendo a vacina o único meio de prevenção”, declara a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Irinéia Sant’Anna.

Nessa nova etapa da campanha, os adultos entre 20 a 29 anos de idade serão vacinados. De acordo com o secretário de Saúde de Barra do Piraí, Juberto Folena Júnior, a vacinação está aberta entre 08 e 16 horas, nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros Santana (Posto Albert Sabin); Califórnia; Vargem Alegre; Belvedere; Oficina Velha; Lago Azul; Ponte Vermelha; Parque Santana; Areal e Coimbra.

No dia 30 de novembro será o “Dia D da Vacinação Contra o Sarampo”, quando a imunização será ofertada em toda a Rede Municipal de Saúde e também na Praça Nilo Peçanha, das 8 às 13 horas.

Rua Ana Nery, 120 - 9º andar
Centro, Barra do Piraí - RJ
CEP 27123-150
Tel.: (24) 2443-1470 (AM)
(24) 2443-1098 (FM)

Boletim Eletrônico

Cadastre-se e fique sabendo da nossa programação em primeira mão!