Segunda, 21 Outubro 2019
previous arrow
next arrow
Slider

São oferecidas vagas para ensino fundamental, médio e técnico. Interessados devem se inscrever através do site da Ibam, banca responsável pela aplicação da prova (Foto: Reprodução site Ibam) 

Foram abertas nessa quarta-feira (16) as inscrições para o concurso público da prefeitura de Piraí. Os cadastros devem ser feitos pelo site da Ibam, banca responsável pela aplicação da prova, até o dia 7 de novembro. A taxa para cargos de nível superior é R$ 80, e a dos níveis médio técnico e fundamental R$ 60.

As vagas disponíveis são para ensino fundamental, médio e técnico, e cada cargo exige um tipo de escolaridade. São oferecidas vagas para Inspetor de Alunos; Auxiliar de Creche; Secretário Escolar Técnico de Suporte Local; Técnico de Laboratório; Docente

Procurador Jurídico; Psicólogo; Odontologista (Denturista); Médico (Pediatra); Médico (Pneumologista); Médico (Plantonista); Médico (Psiquiatra); Médico Veterinário

Odontologista (Bucomaxilofacial); Farmacêutico; Especialista de Educação; Especialista de Educação; Enfermeiro; e Engenheiro.

A prova será aplicada no dia 8 de dezembro, o gabarito será disponibilizado no dia seguinte e o resultado final do concurso será divulgado no dia 10 de fevereiro de 2020.

Clique aqui para conferir o edital.

O Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube) realizou uma pesquisa com 35.760 jovens, entre 15 e 28 anos, para saber: “quando você lê ou recebe fake news, o que faz?”. O resultado revelou a busca pela verdade. Realizado entre 2 e 13 de setembro de 2019, o estudo feito a nível nacional teve quatro principais respostas. Dentre elas, “sempre checo as informações antes de comentar ou compartilhar” foi apontada pela maioria, 77,76% ou 27.807 votantes, como o hábito adotado no dia a dia. Ainda nessa linha, a opção: “nunca acredito nessas notícias ou espalho para outros indivíduos” foi mencionada por 19,78% (7.075).

A afirmação vai ao encontro da terceira alternativa mais citada. Assim, com 1,76%, 631 participantes enfatizaram: “eu já fui vítima, enviei para meus amigos e passei vergonha depois”. Para esses, é sempre válido fazer uma retratação no mesmo canal utilizado para a divulgação indevida, esclarecendo o ocorrido. Por fim, há quem diga: “eu acho importante compartilhar para ver o "circo pegar fogo"”. Essa foi a visão de 0,69% (247 pesquisados). 

Projeto do Cecierj em parceria com a Secretaria de Educação funciona de 9 às 17 horas nesta quinta-feira (03) e até meio dia na sexta (04) (Foto: Divulgação)

Com o auxílio da Secretaria Municipal de Educação de Barra do Piraí, a “Caravana da Ciência”, uma iniciativa da Fundação Cecierj, está aberta para visitação na Praça Nilo Peçanha nesta quinta-feira (03) das 9 às 17 horas e sexta-feira (04) das 9 às 12 horas.

O projeto é um centro de ciência itinerante e tem como objetivo divulgar os trabalhos nos municípios do interior do estado do Rio de Janeiro. A ideia da caravana é possibilitar à população acesso a experiências interativas e aproximar o conhecimento científico de forma lúdica.

 A “Caravana da Ciência” possui três espaços de divulgação de experimentos científicos. O primeiro é a carreta, e algumas das experiências oferecidas é a casa que simula o consumo de energia, um teste de nervo, um cone soprador e muito mais. O segundo espaço, que é a tenda, possui caleidoscópios, exposição de animais peçonhentos, cadeira bailarina, a bicicleta que simula a produção de energia, cadeira de pregos e jogos matemáticos. E o terceiro espaço é o planetário inflável, no qual ocorre uma pequena aula sobre as constelações.

“Os experimentos que estão em apresentação são feitos pelos nossos mediadores, e todos possuem uma alta qualificação em diversas especialidades. E com isso, nossa ideia em si é despertar o gosto para a ciência, no público de todas as idades. E, também, que os professores possam aplicar o conhecimento adquirido aqui ou nas salas de aula”, esclarece a coordenadora da Caravana da Ciência, Glauce Luiza Santos.

De acordo com a coordenadora da caravana, dois espaços são de visitação livre: a tenda e a carreta. Já no planetário inflável, só é permitida a entrada de escolas que tiveram o cadastro feito na Secretaria Municipal de Educação. Mas, se caso houver uma desistência de alguma turma, ou a classe possuir menos de 40 alunos, é permitida entrada livre da população, mas, primeiramente, é preciso procurar os responsáveis pelo projeto.

“É muito gratificante ver que crianças ficam fascinadas com os experimentos e que elas possam ter essa dimensão do que é ser cientista. Sabemos que é muito difícil, aqui no interior do estado, o acesso à ciência, mas estamos, a cada dia, nos esforçando para levar o conhecimento científico a todos os barrenses”, destacou a secretária de Educação, Glória Guimarães.

Vereador substitui Orlando Pimentel como chefe da pasta de Cultura (Foto: Reprodução)

Na tarde desta segunda-feira (30) o repórter Felipe Castro confirmou em primeira mão no Programa Jairo Santos, na Rádio Barra do Piraí AM, que o vereador Joel Tinoco (PV) aceitou o convite feito pelo prefeito Mario Esteves (PRB) para ser o novo secretário de Cultura de Barra do Piraí.

Juntamente com outro vereador, Paulinho do Royal (DEM), Joel estava cotado para assumir a pasta que antes era comandada por Orlando Pimentel, que estava à frente da secretaria desde o início da gestão do atual prefeito. Por ter que interromper sua profissão como professor, Paulinho preferiu recusar o convite feito por Mario, que prontamente acionou Joel.

No dia 19 de setembro, Tinoco, também com exclusividade, já havia confirmado uma sondagem do prefeito e revelou também que aceitaria o desafio de liderar a secretaria de Cultura, caso fosse convidado oficialmente.

Nesta terça-feira (1º) será publicado no Diário Oficial da prefeitura de Barra do Piraí a nomeação do novo secretário de Cultura, ao mesmo tempo em que Cacá Muniz, do Democratas (DEM), suplente de Joel, assumirá uma cadeira na Câmara de Vereadores. Inclusive, através das redes sociais, o próprio prefeito já o parabenizou e desejou sorte ao novo vereador, assim como Cacá publicou um convite para sua posse neste dia 1º, em sua página no facebook.

Rua Ana Nery, 120 - 9º andar
Centro, Barra do Piraí - RJ
CEP 27123-150
Tel.: (24) 2443-1470 (AM)
(24) 2443-1098 (FM)

Boletim Eletrônico

Cadastre-se e fique sabendo da nossa programação em primeira mão!