Sexta, 27 Novembro 2020
previous arrow
next arrow
Slider

A expectativa de vida ao nascer no Brasil em 2019 era de 76,6 anos, segundo dados da Tábua da Mortalidade, divulgados hoje (26) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A estimativa é 0,3 ano superior à de 2018, divulgada na pesquisa do ano passado (76,3 anos). A informação é da Agência Brasil.

A Tábua da Mortalidade é divulgada anualmente pelo IBGE e usa como referência dados de 1º de julho do ano anterior.

O dado, que é uma média da expectativa de vida dos dois sexos, foi publicado na edição de hoje (26) do Diário Oficial da União.

A prefeitura de Salvador anunciou hoje (23) que a festa de réveillon deste ano na cidade será online. Os shows estão confirmados, mas o público os verá nos canais digitais da prefeitura, em dois canais de TV aberta e em um canal de TV por assinatura. De acordo com o prefeito da capital baiana, ACM Neto, o evento online é para evitar grandes aglomerações, como é de praxe nessa época. A informação é da Agência Brasil.

“Em função da pandemia, esta será uma virada completamente diferente. Não vai ter aquela festa que estamos acostumados a fazer, com milhares de pessoas na rua. O evento vai ser totalmente online. Tudo isso vai permitir que Salvador continue viva no coração das pessoas, que a gente continue mostrando que a virada de ano é um momento muito especial de recomeço e de construção de um 2021 bem melhor que 2020”, disse o ACM Neto.

O tema da festa será Tudo On 2021 e contará com shows de Ivete Sangalo e Gustavo Lima. Os tradicionais cinco dias de festa viraram apenas um, na própria noite da virada. Os artistas estarão no Forte São Marcelo, em meio à Baía de Todos-os-Santos. Os shows começarão às 22h do dia 31 de dezembro.

O evento também terá o um show pirotécnico, realizado no quebra-mar próximo ao Forte São Marcelo e que poderá ser acompanhado durante a transmissão do show. Outros pontos da cidade também terão queima de fogos, mas, para evitar aglomerações, a prefeitura decidiu não informar onde ocorrerá.

A China lançou com êxito a sonda espacial Chang`e-5 para recolher material da superfície lunar, na primeira missão desse gênero desde os anos 70. A informação é da Agência Brasil.

O lançamento da sonda foi feito nessa segunda-feira (23), a bordo do foguete Longa Marcha-5, a partir do Centro de Lançamento de Wenchang, na província de Hainão (sul).

"A sonda entrou com precisão na órbita previamente estabelecida. A missão foi concluída com êxito", afirmou o diretor do Centro de Lançamento e responsável pela missão, Zhang Xueyu.

De acordo com a agência de notícias estatal chinesa Xinhua, esta é uma das "missões espaciais mais complexas e desafiadoras" que a China já realizou.

"A missão vai ajudar a promover o desenvolvimento científico e tecnológico do país e estabelecer uma base importante para futuros pousos tripulados na Lua", disse o vice-diretor do Centro de Exploração Lunar da Administração Espacial da China, Pei Zhaoyu.

A Chang`e-5 deverá colocar vários módulos na superfície lunar para recolher cerca de dois quilos de amostras.

A nave vai levar dois dias para chegar à superfície e a missão vai durar cerca de 23 dias, iinformou Pei. As amostras vão chegar à Terra em meados de dezembro.

Ação chinesa

A missão vai tornar a China o terceiro país capaz de recolher amostras de material lunar, depois dos Estados Unidos e da antiga União Soviética.

A missão, batizada em homenagem à deusa chinesa da Lua Chang`e, está entre as mais ousadas da China desde que o país colocou um homem no espaço, pela primeira vez, em 2003, tornando-se a terceira nação a fazê-lo, depois dos EUA e da Rússia.

A sonda chinesa Chang`e 4 foi a primeira a pousar no lado relativamente inexplorado da Lua, que não é visível a partir da Terra, e fornece medições completas da exposição à radiação da superfície lunar, que são vitais para qualquer país que planeje enviar astronautas à Lua.

Em julho passado, a China tornou-se um dos três países a lançar uma missão a Marte, que vai procurar sinais de água no planeta vermelho. As autoridades chinesas disseram que a nave Tianwen 1 está em curso para chegar a Marte por volta de fevereiro.

O Bondinho Pão de Açúcar voltará a receber visitantes todos os dias da semana e por mais tempo: das 9h às 21h. O retorno do horário de funcionamento padrão passa a valer a partir de 1º de dezembro, oferecendo ainda mais flexibilidade e tempo para que cariocas e turistas possam aproveitar a experiência completa que o parque oferece. A expectativa de público para os próximos meses, principalmente para o período de alta temporada no turismo, também estimulou a retomada da operação todos os dias. Em outubro, o parque já havia aumentado o horário de funcionamento, mas ainda sem abertura ao público às terças e quartas-feiras.

Os visitantes que são do Rio de Janeiro ainda serão presenteados com a prorrogação da promoção Carioca Maravilha para toda a alta temporada. A campanha é um tradicional presente do Bondinho Pão de Açúcar para moradores e nascidos no Rio e Grande Rio, que poderão aproveitar os 50% de desconto no ingresso também durante todo o período. A iniciativa tem como objetivo oferecer a oportunidade aos visitantes locais de desfrutar por completo das inúmeras atrações do parque, sendo a vista privilegiada da Cidade Maravilhosa uma delas.

O CEO do Bondinho Pão de Açúcar, Sandro Fernandes, ressalta a importância das novidades. "Retomar a operação sete dias por semana é um passo muito importante para nós. Somos o parque com o primeiro teleférico do mundo a funcionar 365 dias por ano. Estamos felizes em voltar a inspirar felicidade em nossos visitantes diariamente", comemora.

Sandro Fernandes destaca ainda a relevância do aumento do período da promoção Carioca Maravilha. "É um projeto muito especial. Por meio desta iniciativa, procuramos incentivar nascidos e moradores do Rio e Grande Rio a desfrutarem do que é nosso. O Bondinho Pão de Açúcar é carioca e quer receber, cada vez mais, cariocas para terem momentos incríveis", complementa.

O benefício da promoção Carioca Maravilha é válido para o passeio completo, que inicia na estação da Praia Vermelha e vai até o Pão de Açúcar. Em compras antecipadas realizadas pelo site, há mais 5% de desconto. Os valores promocionais não são cumulativos com outras opções de descontos já existentes. Para ter direito, adultos precisam apresentar um comprovante de residência e documento oficial com foto, enquanto crianças de 6 a 12 anos devem levar certidão de nascimento, ou documento oficial com foto, ou comprovante de filiação a residente ou nascido no Rio de Janeiro. Crianças de até cinco anos não pagam ingresso.

O Bondinho Pão de Açúcar está funcionando com um rígido protocolo de segurança sanitária de combate e prevenção à Covid-19, que segue todas as medidas de higienização e saúde das Regras de Ouro da Prefeitura e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Serviço: Avenida Pasteur, 520 - Urca Novo horário de funcionamento a partir de 1º de dezembro: todos os dias, das 9h às 21h.

Valor do Ingresso Carioca Maravilha: R$60,00 (adulto) e R$30,00 (para crianças de 6 a 12 anos). Em compras online, ainda há mais 5% de desconto.

Para visita ao Bondinho Pão de Açúcar, a orientação é adquirir o bilhete antecipadamente no site oficial (www.bondinho.com.br), no qual também está disponível o regulamento completo da promoção Carioca Maravilha e o rigoroso protocolo de segurança sanitária adotado pelo parque. As medidas de higienização e saúde ainda podem ser conferidas nas redes sociais (@bondinhopaodeacucar).

Rua Ana Nery, 120 - 9º andar
Centro, Barra do Piraí - RJ
CEP 27123-150
Tel.: (24) 2443-1470 (AM)
(24) 2443-1098 (FM)

Boletim Eletrônico

Cadastre-se e fique sabendo da nossa programação em primeira mão!