Quinta, 27 Junho 2019
previous arrow
next arrow
Slider

Nesta terça-feira, o Ministério da Educação abriu inscrições para o Fundo de Financimento Estudantil (Fies), que concede financiamento a cursos superiores não gratuitos, cobrindo de 50 a 99% do valor da mensalidade, conforme a renda familiar informada no cadastro. Para se inscrever, o candidato precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) sem ter zerado a redação. As inscrições vão até o dia 1º de julho, e quem for selecionado fará o contrato entre os dia 10 e 12 de julho. As inscrições são feitas pelo site: fies.mec.gov.br   

A direção do Colégio Senador Paulo Fernandes, localizado no bairro Areal, em Barra do Piraí, divulgou através de suas redes sociais uma nota oficial repudiando as reportagens feitas em relação ao Programa Conhecer, um diagnóstico de desempenho da rede estadual de ensino do estado do Rio de Janeiro, que apontou no geral notas baixas de média em português e matemática para as escolas estaduais.

Segundo o programa, a escola barrense foi apontada como a pior média em matemática no Estado, com 1,3. A repercussão negativa do resultado fez com o que representantes da diretoria do colégio fizessem contato com a nossa reportagem com o objetivo de repudiar, o que eles afirmam de “descontextualização” do resultado.

Segundo um dos representantes do colégio, Paulinho Cardoso, é importante destacar que esse resultado diz respeito apenas a uma avaliação, nas disciplinas de matemática e língua portuguesa e, os números revelam tão somente a necessidade de intensificar as estratégias para melhorar a aprendizagem dos seus alunos, algo que a direção afirma buscar com “afinco e determinação”.

A direção critica as condições com que o governo estadual disponibiliza recursos para a unidade escolar, principalmente, com a falta de professores em matérias básicas, como português e matemática. Apesar disso, Paulinho afirma que, dentro das possibilidades, todos os seus funcionários estão tentando transformar a realidade recente do ambiente escolar, lembrando que o Colégio Senador Paulo Fernandes fica localizado em um dos bairros considerados mais violentos de Barra do Piraí.

Por fim, Paulinho convida a todos os barrenses para visitarem o colégio para presenciarem as mudanças feitas na unidade. Veja abaixo na íntegra a nota oficial do Colégio Paulo Fernandes, publicada em seu facebook:

Na última segunda-feira, 17/06, fomos surpreendidos com uma matéria veiculada no RJTV e em outras mídias digitais e impressas, sobre o resultado do Programa Conhecer. Tal avaliação, realizada nos dia 15/04 e 16/04 nas escolas da Rede teve como objetivo "traçar um diagnóstico de como vai a rede estadual de ensino do RJ" e apresentou notas baixas em português e matemática. 

Há na reportagem, a divulgação do mau resultado, de modo geral, em TODA rede estadual do Rio de Janeiro. Algumas escolas apresentando melhores índices, outras com índices abaixo do esperado. Até aí nenhuma novidade, face ao estado de precariedade em vários aspectos na educação pública no RJ e no país.

Cabe destacar, porém, que esse resultado diz respeito a UMA (1) avaliação, nas disciplinas de matemática e língua portuguesa e, os números revelam tão SOMENTE a necessidade de intensificarmos as estratégias para melhorar a aprendizagem de noss@s alun@s, algo que temos buscado com afinco e determinação. Não por acaso temos avançado em MUITOS aspectos gerais que têm TRANSFORMADO a realidade recente de nossa ESCOLA. Quem quiser testemunhar, é só chegar para CONHECER!!!

O que a reportagem não mostrou porém, foi o real CONTEXTO e as CONDIÇÕES que produzem tais números e resultados.

1 - Isso a Globo não mostra:Ao longo dos últimos anos temos convivido nas escolas com situações absurdas de carências de professores em várias disciplinas.(principalmente MATEMÁTICA)

Obs: a avaliação apontada na reportagem (Conhecer) foi no dia 15/04, uma das turmas que fez a avaliação estava sem professor de matemática até o dia 15/03 (apenas um mês antes da prova);

2 - Nossa escola tem ao longo do último ano buscado a construção de uma Gestão Democrática, aberta ao diálogo e à participação dos alunos, professores, responsáveis e comunidade local. Consideramos que somente na união da escola, família e comunidade alcançaremos, de fato, os resultados que tanto almejamos;

3 - Por trás da apresentação e divulgação deliberada de resultados, números e rankings educacionais, há uma série de fatores outros que devem ser considerados para evitar o apagamento e a invizibilização de histórias de luta, de trabalho, de vidas, de relações e de aspectos POSITIVOS que apontam as reais dimensões de toda uma Comunidade Escolar e de seus atores e atrizes.

Enfim, seguimos e seguiremos altiv@s e convict@s de que somos muito mais do que apenas "mostram" a reportagem e os números, que divorciados do contexto e de nossas REALIDADES, nas suas múltiplas dimensões, NÃO representam a dimensão de nossas lutas e de nossas conquistas!

#CESPF #ORGULHO #RESISTÊNCIA #EDUCAÇÃO

C.E. Senador Paulo Fernandes

O resultado do Programa Conhecer, um diagnóstico de desempenho da rede estadual de ensino do estado do Rio de Janeiro, apresentou notas baixas em português e matemática. A avaliação foi aplicada em abril a estudantes em fim de ciclo (no 9º ano do ensino fundamental e no 3º ano do ensino médio). A participação não foi obrigatória, mas, dos 110,5 mil alunos dessas séries, 84 mil fizeram o teste (ou três em cada quatro). 

Barra do Piraí teve o pior resultado em matemática: 1,3 no Colégio Senador Paulo Fernandes, localizado no bairro Areal. Em português, a pior nota também ficou com uma escola da Região Sul-Fluminense: 2,0 registrada na Escola Paulo Soares, na Ilha Grande, em Angra dos Reis. 

As duas melhores avaliações (6,9 pontos em Matemática e 7,6 pontos em Português) foram conquistadas em escolas estaduais de Campos dos Goitacazes, no Norte Fluminense: Leôncio Pereira Gomes e João Borges Barreto, respectivamente.

Foto: Reprodução

As inscrições para o Programa Universidade Para Todos (Prouni) do 2º semestre foram abertas nesta terça-feira,11. Para concorrer a bolsas de estudo parciais ou integrais em instituições de ensino privadas, é necessário entrar em: siteprouni.mec.gov.br e preencher o cadastro até a próxima sexta-feira. No total, vão ser disponibilizadas 169.226 vagas, sendo 68.087 de bolsas de estudo integrais e 101.139 parciais, que cobrem 50% do valor da mensalidade. Os resultados da primeira chamada serão divulgados na próxima terça-feira, 18, no site do Prouni, sendo os da segunda divulgados no dia 2 de julho, no mesmo endereço

Rua Ana Nery, 120 - 9º andar
Centro, Barra do Piraí - RJ
CEP 27123-150
Tel.: (24) 2443-1470 (AM)
(24) 2443-1098 (FM)

Boletim Eletrônico

Cadastre-se e fique sabendo da nossa programação em primeira mão!