Sábado, 25 Janeiro 2020
previous arrow
next arrow
Slider

Neste domingo, 12, a partir das 15 horas, acontece a Parada da Diversidade de Barra do Piraí, com concentração na Praça Nilo Peçanha. O evento está em sua nona edição e já faz parte do calendário anual da cidade, sendo uma organização da ativista Alexandra Oliveira. A Parada da Diversidade tem o apoio da prefeitura de Barra do Piraí e terá suporte da Polícia Militar e da Guarda Municipal tem o objetivo de chamar atenção à causa LGBTQIA+, jogando luz em pautas como a tipificação do crime de homofobia, equiparando-se ao de racismo. São esperadas cerca de 10 mil pessoas e diversas partes da região. A parada terá trios elétricos e diversas atrações musicais, sendo a principal delas a presença da cantora Valesca Popozuda.   

Estudantes de escolas municipais de Vassouras, participantes do projeto, criaram um financiamento coletivo para poderem participar de Festival de Harpas na França (Foto: Humberto Moraes)

Através de um convênio entre a prefeitura de Vassouras e o PIM – Programa Integração pela Música, foi criado uma escola de música totalmente gratuita, com alunos de escolas municipais de Vassouras, com aprendizagem de diversos instrumentos e objetivo, em 2020, de organizar uma orquestra, com banda e coral, formada completamente por esses alunos.

Após 39 anos de fundação, a Sociedade Musical Nossa Senhora da Conceição realizará um sonho antigo, assim anuncia a sua direção, em relação ao projeto. Dos dias 14 a 17 de maio de 2020, alunos e professores estarão em Ancenis, na França, para um Festival Internacional de Harpas, com várias apresentações em teatros e salas de concertos. O festival tem como objetivo unir culturas e estilos diferentes, músicos amadores e profissionais, jovens ou não, em uma celebração no berço de uma das maiores fábricas de harpas do mundo.

No próximo dia 21, às 14h, na Igreja Matriz, será realizado um concerto natalino com a presença da orquestra da PIM, juntamente com a banda e coral da Faetec de Marechal Hermes. Serão ao todo 200 músicos, interpretando músicas natalinas.

Para a participação dos alunos, o projeto vassourense criou uma campanha de financiamento coletivo para custear a viagem, hospedagem e alimentação dos seus integrantes. Para saber mais sobre o projeto, clique aqui para acessar o link da campanha.

A programação será gratuita e realizada no CRAS do distrito neste sábado (07), das 9 às 12h (Foto: Divulgação PMBP)

O Centro de Referência de Assistência Social de Vargem Alegre (CRAS), localizado na Rua Elias Antônio nº 26, bairro Santa Rosa, realizará no sábado (07), das 9 às 12h, uma ação comunitária com o objetivo de promover atividades de cultura, lazer e recreação na localidade.

A programação será gratuita e pretende alcançar o público com apresentações protagonizadas por profissionais e usuários dos serviços locais, que possam promover oficinas e oferecer orientações à comunidade a respeito dos serviços socioassistenciais e setoriais disponibilizados por todos os CRAS de Barra do Piraí.

A ação foi organizada em parceria com as secretarias de Saúde e Assistência Social, o Sistema Nacional de Emprego (Sine), Ordem dos Advogados do Brasil em Barra do Piraí (OAB), Leão XIII, entre outros parceiros do distrito.

Obra será realizada em parceria com a prefeitura e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), através de licitação, com valor de R$ 306 mil (Foto: Divulgação Cúria Diocesana)

Com 138 anos de fundação, um dos maiores ícones religiosos de Barra do Piraí, a Catedral de Sant’Ana passou a categoria de Catedral em 04 de dezembro de 1922. Nesta quarta-feira (04), a prefeitura municipal anunciou uma parceria com a Cúria Diocesana e com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para a restauração do telhado da catedral barrense. Segundo a secretaria de Comunicação da prefeitura, a licitação das obras já está em processe final, com verba na ordem de R$ 306 mil, obtida através de emenda parlamentar.

A Diocese de Barra do Piraí foi criada nas décadas de 1920 e 1930, onde a Igreja do Brasil buscou uma maior presença na sociedade. São doze cidades que fazem parte dessa diocese (Barra do Piraí, Barra Mansa, Itatiaia, Mendes, Paulo de Frontin, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende, Rio Claro e Volta Redonda). Esse território abrange cerca de um milhão de pessoas, nas mais diversas realidades sociais, com cidades industrializadas e rurais.

Em 04 de dezembro deste ano, a Diocese de Barra do Piraí inicia a contagem regressiva para o seu centenário, em 2022. O triênio será marcado por ações e atividades de valorização da Igreja Diocesana e de gratidão a todos que ajudaram a construí-la. Para celebrar a data, o bispo diocesano, dom Luiz Henrique, presidirá a Santa Missa na Catedral de Sant’Ana, em Barra do Piraí, às 19h30, no dia em que a diocese completa 97 anos.

Após mais de um século sem nenhum tipo de restauração, algo que era um desejo de membros da igreja Católica e, ao mesmo tempo, necessidade de preservação de um patrimônio, a promessa é que, com a parceria entre prefeitura, Iphan e Cúria Diocesana, a revitalização seja realizada em 2020.

Rua Ana Nery, 120 - 9º andar
Centro, Barra do Piraí - RJ
CEP 27123-150
Tel.: (24) 2443-1470 (AM)
(24) 2443-1098 (FM)

Boletim Eletrônico

Cadastre-se e fique sabendo da nossa programação em primeira mão!