Sábado, 21 Julho 2018
previous arrow
next arrow
Slider

As matrículas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas escolas da rede pública estadual de ensino começaram nesta segunda-feira, 16. As inscrições podem ser realizadas diretamente nas unidades de ensino. A lista de escolas com vagas disponíveis está no site Matrícula Fácil (www.matriculafacil.rj.gov.br) e no portal da Secretaria de Estado de Educação (www.rj.gov.br/web/seeduc).

A matrícula deverá ser feita pelo próprio interessado, se maior de 18 anos, ou responsável, em caso de menor de idade. Os candidatos devem apresentar os seguintes documentos: certidão de nascimento ou casamento original; carteira de identidade e CPF do aluno, se possuir; histórico escolar ou declaração da última unidade de ensino em que estudou, constando a série na qual o aluno está habilitado. Para os alunos menores de 18 anos, os responsáveis devem apresentar carteira de identidade, CPF e comprovante de residência.

Na próxima sexta-feira (20), a partir das 20 horas, a banda União dos Artistas fará um show gratuito na popular Esquina do Pecado, em Barra do Piraí. Com sede no bairro Santo Cristo, a banda foi fundada em 10 de janeiro de 1901, hoje conta com 22 componentes e o repertório é bem variado, indo do clássico ao popular.

De acordo com a maestrina Rubia Joras, a União dos Artistas é uma instituição sem fins lucrativos, com todos os músicos voluntários e amadores. Em um convênio com a Unimed Centro-Sul Fluminense, a instituição oferece aulas de música gratuitamente para aqueles que querem fazer parte do grupo.

Todas as apresentações da banda são gratuitas e realizadas em praças públicas ou eventos em que são convidados.

Lista de músicas da apresentação do próximo dia 20

O Patriota (que é de um compositor de nossa cidade Jotalugal)

Fogo e Paixão (Wando)

Adoro Amar Você

Brasil ( Custódio Mesquita)

Gosto que me Enrosco

Trem das Onze

Coletânea popular Quatomuska

Dobrado Batista de Melo

Amor Perfeito

Coletânea  Marcha Joberix

Amor Perfeito

Coletânea  Marcha Joberix

Quase quatro meses após a morte da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, a Anistia Internacional pronunciou-se sobre a condução das investigações do caso, que segue sem solução. Entre os pontos questionados, são citados, em nota,  que a munição utilizada pertenceria a um lote que teria sido vendido à Polícia Federal; que a arma empregada seria uma submetralhadora de uso restrito das forças de segurança; que submetralhadoras do mesmo modelo da utilizada teriam desaparecido do arsenal da Polícia Civil; que câmeras de vídeo que cobrem o local exato onde aconteceu o assassinato teriam sido desligadas na véspera do crime, bem como a dinâmica com que a execução aconteceu.

De acordo com a diretora da Anistia Internacional, Jurema Werneck, são questões que põem a Justiça Criminal em xeque. "Após quatro meses, a não resolução do assassinato de Marielle Franco demonstra ineficácia, incompetência e falta de vontade das instituições do Sistema de Justiça Criminal brasileiro em resolver o caso. É urgente o estabelecimento de um mecanismo externo e independente para monitorar essa investigação. O sigilo e a confidencialidade, que tem como objetivo garantir a eficácia da investigação, não pode ser confundido com o silêncio das autoridades diante da obrigação de esclarecer corretamente a execução de Marielle. É fundamental não apenas identificar e responsabilizar os autores dos disparos, mas também os autores intelectuais dos homicídios, bem como a motivação do crime", avalia.

Para Jurema, este modus operandi coloca em risco a vida de outros ativistas, já que Marielle militou na defesa dos direitos humanos. "A não solução do caso demonstra de forma inconteste a falta de compromisso do Estado brasileiro com seus defensores e defensoras de direitos humanos. Em vida, Marielle sempre se mobilizou por justiça e contra a violência do Estado. Pressionar pela resolução deste crime é manter viva sua luta por direitos, seu legado e sua memória", pensa. 

Termina nesta terça-feira, 10, o prazo para que o candidato confirme as informações prestadas nas inscrições do Programa Universidade para Todos (Prouni). Esta etapa é feita na instituição para a qual o aluno foi pré-selecionado, com a apresentação dos documentos. A lista com a documentação pode ser conferida no site do programa: siteprouni.mec.gov.br 

Rua Ana Nery, 120 - 9º andar
Centro, Barra do Piraí - RJ
CEP 27123-150
Tel.: (24) 2443-1470 (AM)
(24) 2443-1098 (FM)

Boletim Eletrônico

Cadastre-se e fique sabendo da nossa programação em primeira mão!