Segunda, 21 Outubro 2019
previous arrow
next arrow
Slider

Caravana da Ciência está instalada na Praça Nilo Peçanha

Projeto do Cecierj em parceria com a Secretaria de Educação funciona de 9 às 17 horas nesta quinta-feira (03) e até meio dia na sexta (04) (Foto: Divulgação)

Com o auxílio da Secretaria Municipal de Educação de Barra do Piraí, a “Caravana da Ciência”, uma iniciativa da Fundação Cecierj, está aberta para visitação na Praça Nilo Peçanha nesta quinta-feira (03) das 9 às 17 horas e sexta-feira (04) das 9 às 12 horas.

O projeto é um centro de ciência itinerante e tem como objetivo divulgar os trabalhos nos municípios do interior do estado do Rio de Janeiro. A ideia da caravana é possibilitar à população acesso a experiências interativas e aproximar o conhecimento científico de forma lúdica.

 A “Caravana da Ciência” possui três espaços de divulgação de experimentos científicos. O primeiro é a carreta, e algumas das experiências oferecidas é a casa que simula o consumo de energia, um teste de nervo, um cone soprador e muito mais. O segundo espaço, que é a tenda, possui caleidoscópios, exposição de animais peçonhentos, cadeira bailarina, a bicicleta que simula a produção de energia, cadeira de pregos e jogos matemáticos. E o terceiro espaço é o planetário inflável, no qual ocorre uma pequena aula sobre as constelações.

“Os experimentos que estão em apresentação são feitos pelos nossos mediadores, e todos possuem uma alta qualificação em diversas especialidades. E com isso, nossa ideia em si é despertar o gosto para a ciência, no público de todas as idades. E, também, que os professores possam aplicar o conhecimento adquirido aqui ou nas salas de aula”, esclarece a coordenadora da Caravana da Ciência, Glauce Luiza Santos.

De acordo com a coordenadora da caravana, dois espaços são de visitação livre: a tenda e a carreta. Já no planetário inflável, só é permitida a entrada de escolas que tiveram o cadastro feito na Secretaria Municipal de Educação. Mas, se caso houver uma desistência de alguma turma, ou a classe possuir menos de 40 alunos, é permitida entrada livre da população, mas, primeiramente, é preciso procurar os responsáveis pelo projeto.

“É muito gratificante ver que crianças ficam fascinadas com os experimentos e que elas possam ter essa dimensão do que é ser cientista. Sabemos que é muito difícil, aqui no interior do estado, o acesso à ciência, mas estamos, a cada dia, nos esforçando para levar o conhecimento científico a todos os barrenses”, destacou a secretária de Educação, Glória Guimarães.

Rua Ana Nery, 120 - 9º andar
Centro, Barra do Piraí - RJ
CEP 27123-150
Tel.: (24) 2443-1470 (AM)
(24) 2443-1098 (FM)

Boletim Eletrônico

Cadastre-se e fique sabendo da nossa programação em primeira mão!