Segunda, 24 Setembro 2018
previous arrow
next arrow
Slider

Inovador sistema híbrido de energia viabiliza água potável para comunidades ribeirinhas  

No coração da Amazônia, cercada de matas e rios que concentram cerca de 12% de toda a água doce do planeta, as comunidades ribeirinhas do Pará sofrem com falta de água potável. Em Suruacá, uma pequena vila localizada à margem do Rio Tapajós, a população carrega as consequências pela falta de recursos básicos necessários ao dia a dia. A fim de beneficiar os habitantes locais, o Projeto Saúde e Alegria inaugura esta semana um novo sistema de tratamento de água com geração de energia solar, que abastecerá 500 pessoas de 127 famílias.

O Projeto Saúde e Alegria Iniciou suas ações em 1987 com foco em saúde, geração de renda e desenvolvimento territorial, já implantou sistemas de abastecimento e tratamento de agua em 37 comunidades com o apoio de diversos parceiros e atualmente atenda a cerca de 30 mil pessoas em 150 comunidades do Pará.

 O sistema com a nova tecnologia é viabilizado pela Aliança Água+ Acesso, coalizão formada com apoio e investimento do Instituto Coca-Cola Brasil que hoje conta com 15 organizações dedicadas a ampliar o acesso à água e saneamento em comunidades rurais em oito estados brasileiros.

 As organizações que integram a Aliança Agua+ têm implementado soluções inovadoras e modelos autossustentáveis para ampliar o acesso e tratamento de água em comunidades rurais de baixa renda no país e já beneficiou mais de 4.200 pessoas em seu primeiro ano de atuação.

 

No Pará, o Projeto Saúde e Alegria cocriou e tem expandido a implantação de uma tecnologia que utiliza de forma híbrida diesel e energia solar para viabilizar o bombeamento de água para os ribeirinhos a menores custos e de forma mais sustentável.

Rua Ana Nery, 120 - 9º andar
Centro, Barra do Piraí - RJ
CEP 27123-150
Tel.: (24) 2443-1470 (AM)
(24) 2443-1098 (FM)

Boletim Eletrônico

Cadastre-se e fique sabendo da nossa programação em primeira mão!