Quarta, 24 Abril 2019
previous arrow
next arrow
Slider

Durante a última reunião do ano do Conselho Estadual de Turismo, realizada nesta terça-feira (11), o secretário de estado do Turismo e Presidente do CET, Nilo Sergio Felix, foi homenageado pelo Diretor da Fecomércio, Nilton Pereira. Na ocasião, ele recebeu uma placa de agradecimento pelas 5 décadas de dedicação ao turismo brasileiro, durante as quais o setor obteve crescimento e conquistas comemoradas por todo o trade turístico.

Em seguida, os representantes das entidades públicas e privadas que compõem o Conselho, discutiram ações para o desenvolvimento da atividade turística nos próximos anos e assistiram palestras sobre projetos e equipamentos direcionados para o segmento. O Secretário Nilo Sergio fez uma prestação de contas do trabalho realizado durante a sua gestão à frente da Setur-RJ. Projetos, ações, parcerias, eventos, novo material promocional e premiações fizeram parte da palestra.

Foram quatro anos de trabalho árduo para promover o turismo fluminense. Apesar da dificuldade de recursos conseguimos, através de parcerias, realizar inúmeras ações e projetos. Entre eles destaco os Fóruns Regionais de Fortalecimento do Turismo, realizados em vinte e seis cidades; a edição do Manual de Apoio Técnico aos Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo; e o Estágio de Familiarização, que atendeu 46 municípios. Essas três ações nos garantiram uma premiação pelo Ministério do Turismo, na categoria “Qualificação e Formalização no Turismo”, do Prêmio Nacional do Turismo 2018.

Em seguida, os conselheiros ouviram palestras de Beatriz Lima, assessora de imprensa da Concessionária Novo Rio sobre as obras realizadas na Rodoviária e de Antonio Pastori da ABOTTC - Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos e Culturais. Ao final da reunião foi feita uma homenagem à Delegada Valéria Aragão, titular da Deat – Delegacia Especial de Apoio ao Turismo, que passará, em 2019, a atuar na 12ª DP, localizada em Copacabana.

Alunos da rede estadual de ensino receberam medalhas conquistadas na última edição da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP). No total, 14 estudantes ganharam 20 medalhas de ouro, prata e bronze. O Colégio Estadual Arnor Silvestre Vieira, do município de Valença, Região Centro-Sul, também recebeu, pela segunda vez consecutiva, uma placa pelo bom desempenho na competição. Das 20 medalhas, 13 foram obtidas por alunos desta escola.

Do total de medalhas, dez são de ouro, oito de prata e duas de bronze. Seis delas foram conquistadas na etapa nacional e 14 na estadual. "Incentivamos a participação das escolas e percebemos o aumento do engajamento dos professores e alunos. O trabalho integrado nas unidades de ensino é importante para estimular o interesse pelas Ciências Exatas e abrir caminho para revelar novos talentos nesta área", destacou o secretário de Educação, Wagner Victer.

Participando pela primeira vez da OBFEP, a aluna Maria Eduarda Dias Monteiro, de 15 anos, do Colégio Estadual Arnor Silvestre Vieira, exibiu com orgulho a medalha de ouro que ganhou na etapa estadual e a de prata da fase estadual. Segundo ela, o incentivo a participar da competição partiu dos professores.

Empenho

Da mesma turma de escola e iniciante na competição, José Vilmar Belo de Almeida Junior também destacou que o envolvimento e incentivo dos professores foram fundamentais para seu bom resultado. Ganhador de uma medalha de ouro e uma de bronze, o jovem também revelou que esse incentivo é essencial para se dedicar aos estudos e continuar a disputa das próximas edições da OBFEP.

O aluno Caio Diniz Galvão, de 17 anos, do Colégio Estadual Mauá, em Magé, na Baixada Fluminense, também se destacou na competição. O estudante recebeu duas medalhas de ouro nas etapas nacional e estadual. Ao lado da mãe e do professor que o incentivou, o aluno já foi premiado em outras olimpíadas do conhecimento.

Professores vencem premiação

Quatro professores da Secretaria de Educação das áreas de Ciências e Matemática venceram a 5º edição do Prêmio de Educação Científica. Os docentes ganharam uma viagem educativa à Inglaterra, que será realizada em 2019, onde participarão de atividades, palestras e visitas a museus e instituições educacionais. As escolas dos profissionais também serão premiadas.

No Ensino Médio, os três vencedores são da rede estadual. O 1º lugar ficou com Tobias de Assis Ricardo, professor de Física no Colégio Estadual Francisco Portella, em Natividade, na Região Noroeste, com o projeto Fonte de luz natural e artificial e sua relação com a vida humana. O projeto avaliou o uso de lâmpadas, telas LED, além de películas e de diferentes tipos de vidros para o aproveitamento mais adequado e eficiente da luz solar.

A 2ª colocação foi para a professora Luciana Mattos, do Centro Interescolar Estadual Miécimo da Silva, em Campo Grande, na Zona Oeste da capital. O projeto Floresta, Manguezal e restinga: Miécimo sem muros levou alunos da 3ª série do Ensino Médio no Manguezal de Barra de Guaratiba e no Parque Estadual da Pedra Branca, em Pedra de Guaratiba.

O 3º lugar no Ensino Médio foi para o professor Rogério Tostas, do Ciep 355 – Roquete Pinto, em Queimados, na Baixada Fluminense, com o projeto Física em ação: Associação de polias ou roldanas. Já na categoria Ensino Fundamental, o 1º lugar ficou com o projeto Brincando com balanças e equações, desenvolvido pelo professor Alexandre Paes Peixoto, do Ciep 351 – Ministro Salgado Filho, em Nova Iguaçu.

O Programa de Integração com os municípios, da Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro/TurisRio, foi um dos vencedores do Prêmio Nacional do Turismo 2018, na categoria “Qualificação e Formalização no Turismo”. Realizado pelo Ministério do Turismo e pelo Conselho Nacional de Turismo, o prêmio tem por objetivo identificar, reconhecer e premiar iniciativas e casos de sucesso do turismo e profissionais que inovam ou trabalham de forma proativa para o desenvolvimento do turismo no país.

Nilo Sergio Felix, secretário de Estado de Turismo, recebeu o prêmio em cerimônia realizada na noite de ontem, na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca. Na ocasião, ele ressaltou a importância do projeto da Setur-RJ/TurisRio, para promover e fortalecer a interação e parceria com os gestores e técnicos municipais de turismo.

- Nossa preocupação à frente da Secretaria de Turismo do Estado sempre foi fortalecer o intercâmbio com os dirigentes da atividade no interior. O Programa de Integração, hoje premiado, foi baseado em três ações. A realização dos Fóruns Regionais de Fortalecimento do Turismo, a entrega do Manual de Apoio Técnico aos Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo e o oferecimento de Estágios de Familiarização. Desta forma, conseguimos, de uma forma consistente e abrangente, prestar apoio e assessoria técnica aos representantes do segmento em todas as regiões turísticas do Estado.

Nilo Sergio explicou que os Fóruns envolvem o setor público e privado, o trade turístico e a sociedade civil, a fim de promover e fortalecer a interação entre eles para o desenvolvimento de projetos e ações direcionadas para a potencialização do turismo no interior. Durante o evento é distribuído o Manual que contém informações sobre a estrutura, projetos e ações realizadas pela Setur–RJ/TurisRio, e norteadores para o desenvolvimento da atividade turística. Já o Estágio de Familiarização recepciona, na sede da Secretaria Estadual, representantes das secretarias municipais de turismo para intercâmbio de informações, assessoria técnica, orientações e atualizações.

Paulo Senise, Presidente da TurisRio - Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, empresa vinculada à Setur-RJ, disse ser gratificante ter o trabalho de quatro anos reconhecido.

- A iniciativa foi criada a partir de uma dificuldade de recursos e, na sua simplicidade, conseguiu encurtar as distâncias, promover a interação e fortalecer a parceria entre as gestões municipais e o órgão estadual. Destaco, principalmente, a importante troca de conhecimento que o Estágio de Familiarização ofereceu, através da participação direta dos diretores e técnicos da TurisRio.

Entre os inúmeros resultados alcançados pelo Programa de Integração destacam-se o crescimento do número de municípios participantes do Mapa do Turismo Brasileiro, que passou de 71 para 89, totalizando a adesão de 96,74% dos municípios fluminenses; o aumento de solicitações à Setur/TurisRio para atualizações e orientações técnicas; e a resolução de diversos entraves ao desenvolvimento do segmento. É importante lembrar que, com o Programa de Integração, os representantes municipais se sentem prestigiados e o intercâmbio entre as esferas estadual e municipal dos 91 municípios do interior fluminense fica fortalecido, facilitando o incremento da atividade turística no Estado.

No dia 28 de novembro, o grupo de dança Impacto, de Barra do Piraí, marcou presença no evento Tons de Dança, que aconteceu no Parque da Cidade, em Barra Mansa. O evento foi uma celebração ao movimento da dança urbana, que reuniu diversos grupos da região do Vale do Paraíba, e a apresentação do time barrense rendeu o primeiro lugar e também a conquista de três vagas para apresentação no Festival Carioca de Dança.

Os integrantes do grupo destacam a intensa preparação e foco para participação em mais este evento, bem como a importância e emoção diante desta conquista. "Nos preparamos durante um mês para participarmos deste evento, com vários ensaios. Nosso objetivo era não só ganhar alguma colocação e sim subir no palco e ser feliz. Foi o que fizemos: subimos no palco e dançamos como se fosse a última vez, e no final, veio o tão esperado primeiro lugar", celebra o dançarino Maicon da Silva, responsável pelo grupo Impacto.

Ele, que agora se dedica, com os integrantes da companhia, à preparação para o Festival Carioca de Dança, projeta que as conquistas e altos voos alçados possam incentivar o apoio e também a participação dos barrenses na cultura da dança urbana.

Foto: Divulgação

Rua Ana Nery, 120 - 9º andar
Centro, Barra do Piraí - RJ
CEP 27123-150
Tel.: (24) 2443-1470 (AM)
(24) 2443-1098 (FM)

Boletim Eletrônico

Cadastre-se e fique sabendo da nossa programação em primeira mão!