Quarta, 18 Setembro 2019
previous arrow
next arrow
Slider

Nesta quinta-feira (25), a diocese de Barra do Piraí e Volta Redonda inicia uma programação especial de comemoração ao dia de Sant’Ana, padroeira da diocese, e de seu esposo São Joaquim. À noite, será realizada uma vigília, e com as comemorações, não haverá expediente administrativo na Cúria Diocesana, em Volta Redonda, e nas 12 paróquias espalhadas pela região Sul Fluminense.

Desde a última sexta-feira (19), a diocese está festejando o dia da padroeira com uma programação litúrgica e cultural. De acordo com o bispo, dom Luiz Henrique, é importante lembrar a importância de Sant’Ana e São Joaquim, pais da Virgem Maria.

– É um motivo de muita alegria para mim, porque será a primeira Missa Solene da padroeira, em que eu presido como bispo diocesano. A própria imagem de Sant’Ana nos remete a esse zelo da família em orientar todos os membros à vida religiosa. Segundo a tradição, Sant’Ana e São Joaquim foram inserindo Nossa Senhora na vida religiosa – explicou o bispo.

Dia da padroeira

Nesta sexta-feira (26), dia da padroeira, haverá missas durante todo o dia. Às 8h será animada pelo Setor Santa Terezinha. Às 10h será a Missa Solene presidida pelo bispo diocesano dom Luiz Henrique. Ao meio-dia será animada pelo Setor São Benedito e presidida pelo padre Nobuo Sano. Para fechar a programação litúrgica do dia, às 16h será a Missa dos Avós também presidida pelo bispo diocesano dom Luiz Henrique e seguida de procissão pelas ruas da cidade.

O tradicional almoço da padroeira será organizado no Royal Sport Club, a partir do meio-dia. E a partir das 20h terá música ao Vivo no Bispado, complementando a programação cultural, com cantina.

Veja a programação dos próximos dias:

25/07 - Quinta-Feira - Vigília e bênção dos avós e dia de São Cristóvão (bênção dos motoristas e motociclistas), ministrados pelo padre Deivid - 19h. Cultural: Música ao Vivo no Bispado com Márcio e Leonardo - 21h.

26/07 - Sexta-Feira, dia da padroeira Sant’Ana

08h - Missa animada pelo Setor Santa Terezinha

10h - Missa solene presidida pelo bispo diocesano dom Luiz Henrique - seguida de almoço da padroeira - Royal Sport Club - 12h às 14h

12h - Missa animada pelo Setor São Benedito, presidida pelo padre Sano

16h - Missa dos avós presidida pelo bispo diocesano dom Luiz Henrique. Cultural: Música ao Vivo no Bispado, às 20h.

27/07 - Sábado - Celebrando com o povo negro e as pastorais sociais: Fraternidade e Políticas Públicas, presidida pelo Padre Rafael - 19h. Cultural: Música ao Vivo no Bispado, às 21h.

28/07 - Celebrando com os grupos de rua, IAM e as escolas bíblicas: batizados e enviados, Igreja de Cristo em Missão no Mundo presidida por dom João Maria Messi, às 9h.

Missa de Gratidão da Festa, com a participação das Comunidades Irmãs dos Setores Sant'Ana e Sagrada Família presidida pelos Padres Paulo e Vidal - 18h30min. Cultural: Música ao vivo no Bispado, a partir das 21h.

Praça de alimentação, brinquedos infantis e pescaria, bazar e exposição sobre os matrimônios realizados na catedral funcionando até o dia 28.

A 17ª edição do Festival Vale do Café começa nesta quinta-feira (18) com visitação às fazendas históricas, oficinas gratuitas e shows de diversos ritmos em várias cidades do Sul Fluminense. O evento será realizado até 28 de julho, com classificação livre.

A abertura realizada em Vassouras, às 18h, com um concerto de música clássica com os artistas Maria Teresa Madeira (piano) e João Bani (percussão). A apresentação é gratuita e acontece na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, que fica na Praça Barão de Campo Belo, no Centro. Entre as atrações estão canções belíssimas de Tom Jobim, Luiz Gonzaga e Baden Powell.

A programação é extensa e tem opções gratuitas, como os shows de artistas clássicos, choro, MPB. Os cursos são realizados para adultos e crianças dos dias 22 a 26 de julho na Escola Municipal Thiago Costa. Os interessados podem se inscrever através do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Clique aqui e confira a programação.

Foto: Divulgação

Tradicional desde 1999, sob a regência da maestrina Suray Sonen Doyle, orquestra se apresentará em Ipiabas, no sábado (20) e na Igreja São Benedito, no domingo (21) (Foto: Reprodução Facebook)

A orquestra infantil de violinistas ‘Pequenos Mozart’ realizará dois concertos gratuitos em Barra do Piraí nesse final de semana. A primeira apresentação será no próximo sábado (20), às 19h, na igreja de Nossa Senhora da Piedade, no distrito de Ipiabas. O segundo concerto será no domingo (21), às 11h, na Igreja de São Benedito, no Centro.

De acordo com a organização, a orquestra é formada apenas por crianças, todas elas caracterizadas de Mozart. A maestrina é a renomada Suray Sonen Doyle, do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

Desde 1999, Os Pequenos Mozart encantam o Rio de Janeiro

O grupo de crianças violinistas foi criado em 1999, com a direção artística da maestrina Suray, que permanece desde sua fundação.

Naquele ano, crianças de dois a doze anos, estudantes da Casa de Cultura Rio de Janeiro, foram convidadas pelo maestro Yeruhmam Scharovski, diretor artístico da Orquestra Sinfônica Brasileira, a participar da série De Bach a Mozart, na Sala Cecília Meireles, tocando e usando roupas de época. Este evento originou um CD gravado em dezembro do mesmo ano. A partir daí, a Casa de Cultura do Rio de Janeiro, que ensina pelo revolucionário método Suzuki, vem se apresentando com o grupo em vários concertos e gravações.

ipiabasconcerto

Os alunos do curso de Introdução à Robótica da Faetec de Barra do Piraí realizaram o projeto de um semáforo que facilita a vida das pessoas com deficiência visual, locomotiva e motora. Durante um mês, 12 alunos se dividiram em três grupos para a criação do projeto de conclusão do curso.

A orientadora do projeto, professora Olga Maria de Almeida, disse que após pesquisas e levantamentos de dados, os alunos partiram para a prática, desenharam todo o projeto e iniciaram a realização das maquetes.

“Eu me surpreendi muito com o engajamento deles. Ver o aluno criar em cima do conteúdo ministrado em sala de aula é muito gratificante. O projeto fez com que o aluno una o conceito à realidade. Pude avaliar que eles aprenderam todos os dispositivos trabalhados durante o curso” ressaltou a professora.

Os alunos se dividiram entre programação e montagem da maquete. Cada grupo criou um semáforo com acessibilidade utilizando a placa de programação arduino, que é um dispositivo eletrônico de hardware livre. Além disso, foram utilizados botões nas laterais que acionam um toque indicando o sinal livre para o deficiente visual. O objetivo é diminuir o tempo do sinal vermelho para o verde. A proposta visa facilitar a locomoção da pessoa com deficiência e cruzar a faixa de pedestres com segurança.

Um dos alunos mais motivados foi Leandro Calixto Ayrton, de 28 anos, que estuda na Rede Faetec há mais de dez anos. Ele começou pelos cursos básicos de Informática I e II até chegar ao curso de Introdução à Robótica. Leandro destacou que a área de tecnologia é um grande mercado e saber programar elementos simples fará a diferença em seu perfil profissional. O aluno garantiu que a prática do projeto lhe assegurou uma nova oportunidade de conhecimento.

“Foi um privilégio participar ativamente de um projeto voltado à inclusão e facilitação da vida de pessoas com deficiência no trânsito, especificamente voltado para pedestres nos sinais, porque muitas pessoas com deficiência evitam sair de casa por não se sentirem seguras nas ruas. E com esse projeto trazemos segurança a elas”, afirmou Ayrton.

Para a criação do projeto, foram utilizados: placa arduino, protoboard, cabos, leds, resistores, botões e a buzina para a parte elétrica e de programação. Para a realização da maquete foram utilizados materiais recicláveis como caixa de sapato, canaletas, papelão, papel, fita isolante, cola quente, fita crepe e palitos de picolé.

O presidente da Faetec, Romulo Massacesi, destacou a importância do fomento a criatividade e por em prática tudo que se aprende em sala de aula. “O projeto do curso de Introdução à Robótica só nos mostra a quantidade de talentos que temos na Rede Faetec. Quero parabenizar todos os alunos e professores que lutam por um ensino de qualidade, com esses casos de sucesso que engrandecem a instituição”, disse.

Segundo a professora Olga, após a conclusão do curso, a proposta da unidade é oferecer uma nova turma de Robótica Avançada para que os alunos possam continuar os estudos aprofundados com a resolução de projetos mais avançados.

Interessados pelo assunto e em entender mais sobre a construção e utilização de robôs, a Faetec de Barra do Piraí está com as inscrições abertas para o curso gratuito de Introdução à Robótica. São 20 vagas e a modalidade tem duração de dez semanas. As inscrições podem ser feitas no site da Rede, através do link (clique aqui), até o dia 11 de julho.

Foto: Reprodução/Faetec

Rua Ana Nery, 120 - 9º andar
Centro, Barra do Piraí - RJ
CEP 27123-150
Tel.: (24) 2443-1470 (AM)
(24) 2443-1098 (FM)

Boletim Eletrônico

Cadastre-se e fique sabendo da nossa programação em primeira mão!