Quarta, 13 Novembro 2019
previous arrow
next arrow
Slider

Ação será realizada na próxima segunda (28) e, segundo coordenadora do SEPE, tem por objetivo cobrar o prefeito Mario Esteves por plano de cargos e salários, que ainda não foi implantado em Barra do Piraí (Foto: Divulgação SEPE)

O Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (SEPE) organiza para a próxima segunda-feira (28) uma meia paralisação com ato municipal, com concentração na Praça Pedro Cunha (Largo da Feira), em Barra do Piraí.

Segundo o comunicado oficial do sindicato, os professores trabalham pela manhã até às 9h30. Das 10 às 14h será realizado o encontro dos profissionais, com músicas de luta, apresentação de panorama nacional sobre a situação das escolas e profissionais da educação para a população e caminhada até a prefeitura com manifestos. No cartaz divulgado através das redes sociais, o SEPE afirma que o prefeito Mario Esteves não cumpriu com seu compromisso em relação aos direitos dos profissionais da educação municipal. A partir das 14h30, os professores retornam as salas de aula.

Segundo a coordenadora do SEPE, Clarice Ávila, a paralisação foi oficializada na assembleia da categoria da última terça-feira (22) e tem como principal reivindicação o plano de cargos e salários, que é discutido desde o inicio da atual gestão, mas ainda não foi implantado. De acordo com a coordenadora, o prefeito agendou para o último dia 14 uma reunião com o sindicato para esclarecer o projeto, porém, o encontro foi cancelado sem justificativa. Com isso, os profissionais decidiram por realizar essa meia paralisação, para chamar a atenção do governo para a importância de agilizar esse plano. Caso o órgão público não se manifeste, eles pensam em organizar uma greve geral da categoria em breve.

Nossa equipe de reportagem tentou contato com a secretaria de Educação de Barra do Piraí, através do telefone (24) 2442-1302, porém, sem sucesso. Deixamos também uma mensagem no whatsapp pessoa do prefeito Mario Esteves e estamos no aguardo de seu posicionamento sobre o ato. Assim que uma nota oficial for divulgada, atualizaremos essa matéria.

Atualização 17h: 24 de outubro de 2019 

Através do whatsapp, prefeito Mario Esteves se posicionou sobre a meia paralisação dos professores. “O plano de cargos e salários foi licitado e eu recebi os professores na prefeitura por, pelo menos 4 vezes. A pauta deles é justa, porém, acredito que esse ato seja exagerado, uma forçação de barra. Existem os trâmites legais para a implantação, já tem uma empresa contratada para fazer o serviço e o plano sairá do papel. Deixei isso claro nas outras reuniões que tivemos, porém, essa última teve que ser desmarcada.” Disse o prefeito.

São oferecidas vagas para ensino fundamental, médio e técnico. Interessados devem se inscrever através do site da Ibam, banca responsável pela aplicação da prova (Foto: Reprodução site Ibam) 

Foram abertas nessa quarta-feira (16) as inscrições para o concurso público da prefeitura de Piraí. Os cadastros devem ser feitos pelo site da Ibam, banca responsável pela aplicação da prova, até o dia 7 de novembro. A taxa para cargos de nível superior é R$ 80, e a dos níveis médio técnico e fundamental R$ 60.

As vagas disponíveis são para ensino fundamental, médio e técnico, e cada cargo exige um tipo de escolaridade. São oferecidas vagas para Inspetor de Alunos; Auxiliar de Creche; Secretário Escolar Técnico de Suporte Local; Técnico de Laboratório; Docente

Procurador Jurídico; Psicólogo; Odontologista (Denturista); Médico (Pediatra); Médico (Pneumologista); Médico (Plantonista); Médico (Psiquiatra); Médico Veterinário

Odontologista (Bucomaxilofacial); Farmacêutico; Especialista de Educação; Especialista de Educação; Enfermeiro; e Engenheiro.

A prova será aplicada no dia 8 de dezembro, o gabarito será disponibilizado no dia seguinte e o resultado final do concurso será divulgado no dia 10 de fevereiro de 2020.

Clique aqui para conferir o edital.

O Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube) realizou uma pesquisa com 35.760 jovens, entre 15 e 28 anos, para saber: “quando você lê ou recebe fake news, o que faz?”. O resultado revelou a busca pela verdade. Realizado entre 2 e 13 de setembro de 2019, o estudo feito a nível nacional teve quatro principais respostas. Dentre elas, “sempre checo as informações antes de comentar ou compartilhar” foi apontada pela maioria, 77,76% ou 27.807 votantes, como o hábito adotado no dia a dia. Ainda nessa linha, a opção: “nunca acredito nessas notícias ou espalho para outros indivíduos” foi mencionada por 19,78% (7.075).

A afirmação vai ao encontro da terceira alternativa mais citada. Assim, com 1,76%, 631 participantes enfatizaram: “eu já fui vítima, enviei para meus amigos e passei vergonha depois”. Para esses, é sempre válido fazer uma retratação no mesmo canal utilizado para a divulgação indevida, esclarecendo o ocorrido. Por fim, há quem diga: “eu acho importante compartilhar para ver o "circo pegar fogo"”. Essa foi a visão de 0,69% (247 pesquisados). 

Projeto do Cecierj em parceria com a Secretaria de Educação funciona de 9 às 17 horas nesta quinta-feira (03) e até meio dia na sexta (04) (Foto: Divulgação)

Com o auxílio da Secretaria Municipal de Educação de Barra do Piraí, a “Caravana da Ciência”, uma iniciativa da Fundação Cecierj, está aberta para visitação na Praça Nilo Peçanha nesta quinta-feira (03) das 9 às 17 horas e sexta-feira (04) das 9 às 12 horas.

O projeto é um centro de ciência itinerante e tem como objetivo divulgar os trabalhos nos municípios do interior do estado do Rio de Janeiro. A ideia da caravana é possibilitar à população acesso a experiências interativas e aproximar o conhecimento científico de forma lúdica.

 A “Caravana da Ciência” possui três espaços de divulgação de experimentos científicos. O primeiro é a carreta, e algumas das experiências oferecidas é a casa que simula o consumo de energia, um teste de nervo, um cone soprador e muito mais. O segundo espaço, que é a tenda, possui caleidoscópios, exposição de animais peçonhentos, cadeira bailarina, a bicicleta que simula a produção de energia, cadeira de pregos e jogos matemáticos. E o terceiro espaço é o planetário inflável, no qual ocorre uma pequena aula sobre as constelações.

“Os experimentos que estão em apresentação são feitos pelos nossos mediadores, e todos possuem uma alta qualificação em diversas especialidades. E com isso, nossa ideia em si é despertar o gosto para a ciência, no público de todas as idades. E, também, que os professores possam aplicar o conhecimento adquirido aqui ou nas salas de aula”, esclarece a coordenadora da Caravana da Ciência, Glauce Luiza Santos.

De acordo com a coordenadora da caravana, dois espaços são de visitação livre: a tenda e a carreta. Já no planetário inflável, só é permitida a entrada de escolas que tiveram o cadastro feito na Secretaria Municipal de Educação. Mas, se caso houver uma desistência de alguma turma, ou a classe possuir menos de 40 alunos, é permitida entrada livre da população, mas, primeiramente, é preciso procurar os responsáveis pelo projeto.

“É muito gratificante ver que crianças ficam fascinadas com os experimentos e que elas possam ter essa dimensão do que é ser cientista. Sabemos que é muito difícil, aqui no interior do estado, o acesso à ciência, mas estamos, a cada dia, nos esforçando para levar o conhecimento científico a todos os barrenses”, destacou a secretária de Educação, Glória Guimarães.

Rua Ana Nery, 120 - 9º andar
Centro, Barra do Piraí - RJ
CEP 27123-150
Tel.: (24) 2443-1470 (AM)
(24) 2443-1098 (FM)

Boletim Eletrônico

Cadastre-se e fique sabendo da nossa programação em primeira mão!