Sexta, 15 Novembro 2019
previous arrow
next arrow
Slider

Neste sábado, 21, a partir das 09 horas da manhã, na praça Nilo Peçanha, acontece mais uma edição do evento Cosplay em Ação. Com o apoio da prefeitura de Barra do Piraí, desta vez, a iniciativa ocorre em prol da Associação Barrense Amigos dos Animais (Abaa). Haverá sorteio de brindes, estandes de artigos ligados ao universo geek/nerd, presença de cosplayers (praticantes do cosplay, ou seja: aqueles que se trajam como personagens da cultura pop, seja do universo dos games, personagens de quadrinhos ou animes, entre outros), palestra sobre a campanha Setembro Amarelo, entre outras atrações.

Para participar, basta levar ração para ser doada à Abaa. Além de ajudar à causa animal, o doador também participa de um desafio: quem levar mais ração, ganha um ensaio com seu animal de estimação. 

Evento é destinado para crianças de 4 a 12 anos e será realizado no dia 22, no Centro. Inscrições com desconto até o próximo dia 08, pelo site da Sympla (Foto: Reprodução Facebook)

No próximo dia 22, será realizada a 1ª Corrida Kids – Aventura na Fazenda, etapa de Barra do Piraí. A previsão é que o evento comece por volta das 8h, com a abertura da arena para confraternização e café da manhã para a criançada, com largada prevista para as 9h, na Praça Nilo Peçanha, Centro.

De acordo com a organização, antes da corrida haverá um aquecimento com um super aulão da Academia Sandro e Alice, mesa com frutas, água para as crianças e com sorteios de brindes de patrocinadores. Serão três tipos de percursos: 200, 400 e 800 metros pelo Centro de Barra do Piraí.

Para se inscrever com desconto, basta seguir o passo a passo no site da Sympla até o próximo dia 08. Para mais informações, entre em contato nos telefones (whatsapp) (24) 99853-0961/99995-5064, pelo instagram @aventuranafazenda ou através do facebook ‘Aventura na Fazenda’. O evento é destinado para crianças de 4 a 12 anos e cada inscrito ganhará um kit com camisa própria para corrida, sacolinha personalizada e medalha.

Encontro gratuito acontecerá no próximo sábado (31), às 9h, na Esquina do Pecado, no Centro (Foto: Vicente Siqueira)

No próximo sábado (31), será realizada em Barra do Piraí uma roda de conversa com o tema “Violência contra a Mulher”. O encontro acontecerá às 9h, na Rua Capitão Mario Novaes (Esquina do Pecado), e contará com a presença da deputada estadual Dani Monteiro (PSOL), que visitará outras cidades da região Sul Fluminense, com o objetivo de trazer debates relevantes, principalmente ao público jovem.

De acordo com sua assessoria, Dani passará por Valença, Piraí e Barra do Piraí com sua proposta de dialogar questões importantes para a população e mapear as demandas da região.

A mais jovem mulher a obter uma vaga na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, Dani Monteiro é presidente da Comissão Especial da Juventude, uma iniciativa inédita na Casa. As viagens ao interior do estado são uma ampliação do espaço aberto aos jovens.

Dossiê Mulher divulga dados de violência contra mulher no sul do estado

Mais de 11 mil casos de violência contra a mulher foram registrados no ano de 2018 no Sul do Estado. As informações são do Dossiê Mulher, divulgado pelo Instituto de Segurança Pública. No último dia 07, a Lei Maria da Penha, criada para proteger mulheres em casos de agressão, completou 13 anos e as estatísticas ainda preocupam.

O caso mais recente na região foi o da moradora de Barra Mansa, morta pelo companheiro no fim de julho. Vanessa Sabino, de 30 anos, foi espancada pelo ex-marido com uma panela de pressão e garrafas quebradas.

O casal estava em processo de separação, mas vivia na mesma casa. Depois de 11 dias internada, ela não resistiu aos ferimentos e morreu, na Santa Casa. O agressor, Moisés Augusto Dias de Oliveira, de 32 anos fio preso e vai responder por feminicídio.

A história da Vanessa foi mais um caso que entrou para estatística. No ano passado foram seis em toda a região. Em Barra do Piraí foram duas mortes, em Resende e Barra Mansa uma, e em Porto Real foram duas mortes por violência contra a mulher.

De janeiro a junho do mesmo período foram registrados 18 casos de tentativa de feminicídio na região. No primeiro semestre deste ano, foram 23 tentativas.

De acordo com o Dossiê Mulher, as mais de 11 mil ocorrências de violência contra a mulher, registradas em 2018, representam um aumento de 8% em comparação com 2017.

A violência é retratada em números a partir dos registros feitos na delegacia e reunidos pelo documento. O estudo traçou também o perfil das vítimas, o tipo de crime e quem são os agressores: Mulheres entre 30 e 59 anos; Mais solteiras do que casadas; Mulheres brancas e com ensino médio completo; As agressões acontecem dentro de casa por pessoas próximas das vítimas; Agressores são companheiros ou ex-companheiros; Agressões verbais são as mais registradas; Violência psicológica é a mais frequente, acompanhada de ameaça.

Para a delegada Ana Carla Nepomuceno, as vítimas devem fazer o registro e procurar proteção. "Qualquer que seja a violência, ela deve procurar imediatamente a delegacia de polícia para realizar o registro de ocorrência. É muito importante que essa mulher solicite as medidas protetivas de não aproximação do agressor e que ela não deixe essa violência se agravar. Que ela não caia no ciclo da violência".

29danimonteiro

Aos 28 anos, Dani Monteiro conquistou o posto de mulher mais jovem a ocupar uma vaga de deputada na Alerj. Ela estará pela primeira vez oficialmente em Barra do Piraí (Foto: Reprodução)

A dupla sertaneja Marcos e Belutti é a grande atração do último dia de exposição, que começa no dia 11 e termina no dia 15 de setembro (Foto: Divulgação)

A produção da Expo 2019 confirmou os shows que serão apresentados dos dias 11 a 15 de setembro, no parque de exposições de Barra do Piraí, no bairro Química.

Mesmo que, ainda não de forma oficial, as apresentações já foram confirmadas por setores da prefeitura municipal. São elas: o cantor gospel Fernandinho, na quarta-feira (11); o grupo de pagode Raça Negra na quinta (12); na sexta (13), o DJ Pokémon chega com seu famoso paredão de som; no sábado (14), muita agitação confirmada com o grupo Bonde do Forró; e no domingão (15), a estourada dupla de sertanejo universitário, Marcus e Belutti, finaliza o último dia de evento.

Em breve, mais detalhes sobre a Expo 2019 através da comunicação da prefeitura municipal de Barra do Piraí.

Rua Ana Nery, 120 - 9º andar
Centro, Barra do Piraí - RJ
CEP 27123-150
Tel.: (24) 2443-1470 (AM)
(24) 2443-1098 (FM)

Boletim Eletrônico

Cadastre-se e fique sabendo da nossa programação em primeira mão!