Domingo, 17 Janeiro 2021
previous arrow
next arrow
Slider

A expectativa de vida ao nascer no Brasil em 2019 era de 76,6 anos, segundo dados da Tábua da Mortalidade, divulgados hoje (26) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A estimativa é 0,3 ano superior à de 2018, divulgada na pesquisa do ano passado (76,3 anos). A informação é da Agência Brasil.

A Tábua da Mortalidade é divulgada anualmente pelo IBGE e usa como referência dados de 1º de julho do ano anterior.

O dado, que é uma média da expectativa de vida dos dois sexos, foi publicado na edição de hoje (26) do Diário Oficial da União.

Prefeitura e MRS são responsáveis pela restauração, com fiscalização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Iphan. Ao todo, serão investidos, apenas no prédio, cerca de R$ 3,8 milhões (Foto: PMBP)

A prefeitura de Barra do Piraí divulgou nesta quarta-feira (26), através de seu portal oficial, que foi iniciada, no início de novembro, a restauração do antigo prédio da Central do Brasil, o conhecido Pátio da Estação, no Centro do município.

De acordo com a publicação, as obras estão em andamento e são gerenciadas pela MRS Logística, em parceria com o órgão público. Por se tratar de um prédio histórico, a revitalização conta também com a fiscalização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Ao todo, serão investidos, apenas no prédio, cerca de R$ 3,8 milhões.

Conheça a história do Pátio da Estação

Inaugurado em 1864, o prédio tem características do tempo do Império, onde, inicialmente, funcionou um hotel, que servia de pousada àqueles que tinham como estadia Barra do Piraí, onde era localizado o maior entroncamento ferroviário da América Latina. Anos seguintes, se transformou em uma das sedes da Estrada de Ferro Central do Brasil, de onde partiriam os trens de carga e de passageiros, até que, em 1996, por ocasião da privatização da Rede Ferroviária, foi desativada.

O prédio, mesmo passado 24 anos, ainda conserva as principais características. De acordo com o chefe de escritório do Iphan, em Vassouras, Almir Santos de Oliveira, todos os esforços estão sendo feitos, “no sentido de manter viva a característica deste patrimônio”.

Após ser cedido ao município, pela antiga Rede Ferroviária Federal, as tratativas para a aquisição do Prédio da Estação ficou a cargo do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT), do Governo Federal. Todo o processo foi levantado, em parceria entre a prefeitura de Barra do Piraí, a União, o Instituto de Desenvolvimento Econômico (IDehc) e a MRS. Em 2018, o projeto – elaborado pela MRS – foi aprovado pelo Iphan e lançado pela prefeitura. Por conta da pandemia do novo coronavírus, as obras, que começariam em março deste ano, foram adiadas para este mês.

A prefeitura de Salvador anunciou hoje (23) que a festa de réveillon deste ano na cidade será online. Os shows estão confirmados, mas o público os verá nos canais digitais da prefeitura, em dois canais de TV aberta e em um canal de TV por assinatura. De acordo com o prefeito da capital baiana, ACM Neto, o evento online é para evitar grandes aglomerações, como é de praxe nessa época. A informação é da Agência Brasil.

“Em função da pandemia, esta será uma virada completamente diferente. Não vai ter aquela festa que estamos acostumados a fazer, com milhares de pessoas na rua. O evento vai ser totalmente online. Tudo isso vai permitir que Salvador continue viva no coração das pessoas, que a gente continue mostrando que a virada de ano é um momento muito especial de recomeço e de construção de um 2021 bem melhor que 2020”, disse o ACM Neto.

O tema da festa será Tudo On 2021 e contará com shows de Ivete Sangalo e Gustavo Lima. Os tradicionais cinco dias de festa viraram apenas um, na própria noite da virada. Os artistas estarão no Forte São Marcelo, em meio à Baía de Todos-os-Santos. Os shows começarão às 22h do dia 31 de dezembro.

O evento também terá o um show pirotécnico, realizado no quebra-mar próximo ao Forte São Marcelo e que poderá ser acompanhado durante a transmissão do show. Outros pontos da cidade também terão queima de fogos, mas, para evitar aglomerações, a prefeitura decidiu não informar onde ocorrerá.

A China lançou com êxito a sonda espacial Chang`e-5 para recolher material da superfície lunar, na primeira missão desse gênero desde os anos 70. A informação é da Agência Brasil.

O lançamento da sonda foi feito nessa segunda-feira (23), a bordo do foguete Longa Marcha-5, a partir do Centro de Lançamento de Wenchang, na província de Hainão (sul).

"A sonda entrou com precisão na órbita previamente estabelecida. A missão foi concluída com êxito", afirmou o diretor do Centro de Lançamento e responsável pela missão, Zhang Xueyu.

De acordo com a agência de notícias estatal chinesa Xinhua, esta é uma das "missões espaciais mais complexas e desafiadoras" que a China já realizou.

"A missão vai ajudar a promover o desenvolvimento científico e tecnológico do país e estabelecer uma base importante para futuros pousos tripulados na Lua", disse o vice-diretor do Centro de Exploração Lunar da Administração Espacial da China, Pei Zhaoyu.

A Chang`e-5 deverá colocar vários módulos na superfície lunar para recolher cerca de dois quilos de amostras.

A nave vai levar dois dias para chegar à superfície e a missão vai durar cerca de 23 dias, iinformou Pei. As amostras vão chegar à Terra em meados de dezembro.

Ação chinesa

A missão vai tornar a China o terceiro país capaz de recolher amostras de material lunar, depois dos Estados Unidos e da antiga União Soviética.

A missão, batizada em homenagem à deusa chinesa da Lua Chang`e, está entre as mais ousadas da China desde que o país colocou um homem no espaço, pela primeira vez, em 2003, tornando-se a terceira nação a fazê-lo, depois dos EUA e da Rússia.

A sonda chinesa Chang`e 4 foi a primeira a pousar no lado relativamente inexplorado da Lua, que não é visível a partir da Terra, e fornece medições completas da exposição à radiação da superfície lunar, que são vitais para qualquer país que planeje enviar astronautas à Lua.

Em julho passado, a China tornou-se um dos três países a lançar uma missão a Marte, que vai procurar sinais de água no planeta vermelho. As autoridades chinesas disseram que a nave Tianwen 1 está em curso para chegar a Marte por volta de fevereiro.

Rua Ana Nery, 120 - 9º andar
Centro, Barra do Piraí - RJ
CEP 27123-150
Tel.: (24) 2443-1470 (AM)
(24) 2443-1098 (FM)

Boletim Eletrônico

Cadastre-se e fique sabendo da nossa programação em primeira mão!