Terça, 21 Mai 2019
previous arrow
next arrow
Slider

Pesquisas do instituto Ipsos indicam que o Brasil é, em um universo de 27 países, o sétimo que mais pratica intolerância. Os brasileiros aparecem neste ranking ao lado de EUA, Polônia e Espanha; em primeiro, aparece a Sérvia, seguida de Argentina, Chile e Peru. Entre os pontos de discórdia, são citados: visões conflitantes sobre a política (44%); polarização entre ricos e pobres (36%); tensão entre imigrantes e pessoas que nasceram no país (30%); divisão entre grupos religiosos (27%); diferenças entre etnias (25%); entre idosos e jovens/homens e mulheres (11%). 10% dos entrevistados vê o Brasil mais polarizado do que dez anos atrás. 

Além disso, o Brasil é também, de acordo com esta pesquisa, o segundo em ranking de cyberbullying. A cada 10 pais entrevistados, três disseram que os filhos já sofreram violência na internet; 53% dos pais brasileiros afirmaram que o ataque partiu de colegas de classe do filho, que cometeram o ataque em redes sociais. O país que ficou em primeiro lugar neste ranking foi a Índia.  

O Ministério da Educação divulga nesta segunda-feira, 02 de julho, o resultado do Programa Universidade para Todos (ProUni). A lista dos pré-selecionados vai estar na página do programa: siteprouni.mec.gov.br. O candidato deverá,quando da aprovação, verificar os documentos necessários e levá-los à respectiva instituição; o prazo para que isso seja feito vai até o dia 10 de julho   

Entre os dias 03 e 08 de julho, alunos de unidades do Sesi e do Senai do Sul Fluminense vão participar da Olimpíada do Conhecimento, que ocorre no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília. Resende e Barra Mansa são as cidades representadas no evento.

  O Sesi e o Senai de Resende serão representados pelo projeto da luva tradutora de Libras e um sistema automatizado que reaproveita a água da chuva para irrigação. O primeiro dispositivo, que decodifica e traduz a linguagem de sinais, acoplado a componentes eletrônicos e sensores, foi desenvolvido pelos cursos de mecânica e mecatrônica.

  O segundo, desenvolvido por alunos do curso de Mecatrônica com os do Ensino Médio Articulado do Sesi, trata-se de um sistema autônomo que reduz o consumo de água e também o esforço físico humano, sendo programado para captar a água da chuva e irrigara horta diariamente.

  Enquanto isso, o Seside Barra Mansa vai levar a balança de medição de gás, projeto que já foi apresentado na Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace) em 2017. A iniciativa, conforme informações dos alunos, é útil tanto para consumidores tanto para empresas, servindo para que, no uso doméstico, informe sobre a quantidade de gás que ainda está dentro dos botijões, ou auxiliando empresas distribuidoras do produto no processo de certificação e controle de fraudes.

Mapa de qualidade de vida indica que, para 65% dos brasileiros ouvidos por pesquisa do instituto VivaReal, o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional está na média de sete a dez. Oestudo contemplou brasileiros de 12 capitais, que representam 28% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.

Em relação ao modelo atual de trabalho, menos de 20% dos respondentes apontaram fazer uso de home office (trabalhar em casa) e coworking, modelo de trabalho que se baseia no compartilhamento de espaço e recursos de escritório, reunindo pessoas que trabalham não necessariamente para a mesma empresa.

Os modelos tradicionais de trabalho (com horário fixo e flexível) ainda são os mais praticados em todas as cidades: 53% das pessoas trabalham em horário padrão, 34% em horário flexível, 15% em home office e 2% coworking.

Rua Ana Nery, 120 - 9º andar
Centro, Barra do Piraí - RJ
CEP 27123-150
Tel.: (24) 2443-1470 (AM)
(24) 2443-1098 (FM)

Boletim Eletrônico

Cadastre-se e fique sabendo da nossa programação em primeira mão!