Quarta, 18 Setembro 2019
previous arrow
next arrow
Slider

O resultado do Programa Conhecer, um diagnóstico de desempenho da rede estadual de ensino do estado do Rio de Janeiro, apresentou notas baixas em português e matemática. A avaliação foi aplicada em abril a estudantes em fim de ciclo (no 9º ano do ensino fundamental e no 3º ano do ensino médio). A participação não foi obrigatória, mas, dos 110,5 mil alunos dessas séries, 84 mil fizeram o teste (ou três em cada quatro). 

Barra do Piraí teve o pior resultado em matemática: 1,3 no Colégio Senador Paulo Fernandes, localizado no bairro Areal. Em português, a pior nota também ficou com uma escola da Região Sul-Fluminense: 2,0 registrada na Escola Paulo Soares, na Ilha Grande, em Angra dos Reis. 

As duas melhores avaliações (6,9 pontos em Matemática e 7,6 pontos em Português) foram conquistadas em escolas estaduais de Campos dos Goitacazes, no Norte Fluminense: Leôncio Pereira Gomes e João Borges Barreto, respectivamente.

Foto: Reprodução

As inscrições para o Programa Universidade Para Todos (Prouni) do 2º semestre foram abertas nesta terça-feira,11. Para concorrer a bolsas de estudo parciais ou integrais em instituições de ensino privadas, é necessário entrar em: siteprouni.mec.gov.br e preencher o cadastro até a próxima sexta-feira. No total, vão ser disponibilizadas 169.226 vagas, sendo 68.087 de bolsas de estudo integrais e 101.139 parciais, que cobrem 50% do valor da mensalidade. Os resultados da primeira chamada serão divulgados na próxima terça-feira, 18, no site do Prouni, sendo os da segunda divulgados no dia 2 de julho, no mesmo endereço

O governador Wilson Witzel (PSC) inaugurou ontem (03), os colégios do Corpo de Bombeiros em Volta Redonda e em Miguel Pereira, cidades da Região Sul Fluminense.

As unidades, que atenderão a 120 estudantes e funcionarão em horário integral, são frutos de uma parceria entre as secretarias de Educação e de Defesa Civil. Além das disciplinas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ministradas nas escolas de Ensino Médio Regular, os estudantes aprendem, no contraturno, noções de Defesa Civil; Atendimento Pré-Hospitalar (Primeiros Socorros); Prevenção e Combate a Incêndio; entre outros conteúdos.

Em Volta Redonda, o Primeiro Colégio do Corpo de Bombeiros Militar funciona no Ciep 403 – Maria de Lurdes Giovanetti, que estava desativado e foi doado pela Secretaria de Estado de Educação. Já o Segundo Colégio do Corpo de Bombeiros Militar, em Miguel Pereira, foi instalado no Ciep 494 – Alexandre Carvalho, cedido pela prefeitura da cidade.

Foto: Divulgação

Estudantes de todo o país que fizeram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não tenham zerado a redação têm até a próxima sexta-feira, 07, para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Estão sendo ofertadas 59.028 vagas em 76 instituições públicas de ensino. As informações são da Agência Brasil. No ato da inscrição feita pelo site sisu.mec.gov.br, o candidato pode solicitar até duas opções de vaga especificando, em ordem de preferência, as suas opções em instituição de educação superior participante, com local de oferta, curso e turno, e a modalidade de concorrência.

O resultado da chamada regular será divulgado na segunda-feira, 10, e as matrículas devem ser realizadas entre os dias 12 e 17 de junho. Aqueles que não forem selecionados poderão participar da lista de espera de 11 a 17 de junho. A convocação desses estudantes ocorrerá após o dia 19 deste mês.

Rua Ana Nery, 120 - 9º andar
Centro, Barra do Piraí - RJ
CEP 27123-150
Tel.: (24) 2443-1470 (AM)
(24) 2443-1098 (FM)

Boletim Eletrônico

Cadastre-se e fique sabendo da nossa programação em primeira mão!