Sexta, 15 Novembro 2019
previous arrow
next arrow
Slider

As apresentações serão gratuitas e realizadas em escolas públicas de Barra do Piraí e Vassouras (Foto: Divulgação)

O trânsito oferece uma série de perigos e a imprudência nas vias férreas também pode causar sérios problemas. Com o objetivo de evitar acidentes e mostrar para as crianças os riscos que as ruas e as vias férreas proporcionam, o espetáculo “Trânsito Legal” chega as cidades de Barra do Piraí e Vassouras, na região Sul Fluminense. As apresentações fazem parte do projeto “Diverte Teatro Viajante”, idealizado e promovido pela Ciência Divertida – empresa líder em espetáculos teatrais para crianças, com patrocínio da MRS Logística, com a realização do Ministério da Cidadania.

Serão 42 apresentações entre os dias 1º e 25 de agosto, que devem ser assistidas por um público estimado de 8 mil crianças, em instituições públicas de ensino de Barra do Piraí e Vassouras, no Rio de Janeiro, e nas cidades mineiras de Juiz de Fora, Ewbank da Câmara, Santos Dumont, Congonhas e Brumadinho. O projeto conta com a parceria das Secretarias de Educação dos municípios.

Por meio de um cenário inteiramente interativo, colorido e lúdico e de personagens didáticos e divertidos, o espetáculo ilustra as maiores imprudências cometidas por motoristas e pedestres, as consequências do desrespeito às leis de trânsito, as maneiras corretas de circular pelas vias e a importância do uso do cinto de segurança “De forma leve e descontraída, os atores da Ciência Divertida apresentam aos alunos os possíveis perigos do trânsito e como os sentidos do corpo humano são parte fundamental da percepção de novas ameaças”, conta o diretor do projeto, Julio Martinez. 

"A maior parte dos acidentes envolvendo trens são causados por imprudência, desatenção e pela presença de pedestres em áreas probidas, muitas vezes usadas para cortar caminho. Essa prática é muito arriscada e tem levado a acidentes, muitos deles graves, alguns até fatais. Entendemos que uma mudança cultural em prol da valorização da vida e de um maior cuidado é mais efetiva quando investimos na sensibilização das crianças. Promover uma maior consciência sobre os riscos da imprudência no trânsito e na proximidade da ferrovia é nosso grande objetivo”, completa Verônica Mageste, especialista de Relações Institucionais da MRS Logística.

Participam da peça dois atores, um produtor e um diretor artístico. Durante a encenação, os divertidos agentes de trânsito passam pelas mais diversas situações no trânsito e, através de um enredo cativante, trazem uma reflexão sobre os cuidados necessários para um trânsito realmente mais seguro.

Serviço

Com o objetivo de ampliar a inclusão por meio da experiência artística, a Ciência Divertida realiza espetáculos que contam com acessibilidade para pessoas com deficiência.

Peça: “Trânsito Legal”.

BARRA DO PIRAÍ

Data: 01/08

Horário: 10h30

Local: EM Cortines Cerqueira

Endereço: Rua Santo Ângelo, 587 – Lago Azul

Horário: 13h30

Local: CIEP 428 – Dona Mariana Coelho

Endereço: Rua Barão de Vargem Alegre, 71 – Vargem Alegre

Data: 02/08

Horário: 10h30 e 13h30

Local: EM Prof. Arlindo Rodrigues

Endereço: Rua Pref. Iago Valério, 1646 – Escola Nova

Data: 05/08

Horário: 10h30 e 13h30

Local: Praça Nilo Peçanha

Endereço: Praça Nilo Peçanha - Centro

Data: 06/08

Horário: 8h30

Local: EM Jorge de Freitas Tinoco

Endereço: Rua Luiz Novaes, 127 – Praça Simão Daím – Ipiabas

VASSOURAS

Data: 06/08

Horário: 11h e 13h30

Local: EM Thiago Costa

Endereço: Rua Abreu César, 76 - Centr

Data: 07/08

Horário: 8h30, 10h30 e 13h30

Local: EM Thiago Costa

Endereço: Rua Abreu César, 76 - Centro

Sobre a MRS Logística

Criada e 1996, a MRS é uma operadora logística que administra uma malha ferroviária de 1.643 km nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, região que concentra cerca da metade do PIB brasileiro. Hoje, a companhia está entre as maiores ferrovias de carga do mundo, com produção quase quatro vezes superior àquela registrada nos anos 1990. Quase 20% de tudo o que o Brasil exporta e um terço de toda a carga transportada por trens no país passam pelos trilhos da MRS.

Sobre o Diverte Teatro Viajante

A partir de sua primeira edição em 2014, o projeto consiste em levar o teatro para espaços alternativos como escolas, praças públicas, locais privados de acesso público, entre outros, tornando-os culturalmente aproveitáveis, desenvolvendo programas integrados que permitam o contato, a interação e a participação das crianças com representações ativas através do teatro infantil.

Os assuntos abordados no projeto fazem parte do dia a dia destes jovens, mas muitas vezes não são abordados com frequência. O projeto visa complementar o conteúdo apresentado pelas escolas, fazendo com que os participantes o absorvam de forma lúdica, uma vez que o assunto é apresentado de forma teatral. Conheça mais em www.diverteteatroviajante.com.br

Nesta quinta-feira (25), a diocese de Barra do Piraí e Volta Redonda inicia uma programação especial de comemoração ao dia de Sant’Ana, padroeira da diocese, e de seu esposo São Joaquim. À noite, será realizada uma vigília, e com as comemorações, não haverá expediente administrativo na Cúria Diocesana, em Volta Redonda, e nas 12 paróquias espalhadas pela região Sul Fluminense.

Desde a última sexta-feira (19), a diocese está festejando o dia da padroeira com uma programação litúrgica e cultural. De acordo com o bispo, dom Luiz Henrique, é importante lembrar a importância de Sant’Ana e São Joaquim, pais da Virgem Maria.

– É um motivo de muita alegria para mim, porque será a primeira Missa Solene da padroeira, em que eu presido como bispo diocesano. A própria imagem de Sant’Ana nos remete a esse zelo da família em orientar todos os membros à vida religiosa. Segundo a tradição, Sant’Ana e São Joaquim foram inserindo Nossa Senhora na vida religiosa – explicou o bispo.

Dia da padroeira

Nesta sexta-feira (26), dia da padroeira, haverá missas durante todo o dia. Às 8h será animada pelo Setor Santa Terezinha. Às 10h será a Missa Solene presidida pelo bispo diocesano dom Luiz Henrique. Ao meio-dia será animada pelo Setor São Benedito e presidida pelo padre Nobuo Sano. Para fechar a programação litúrgica do dia, às 16h será a Missa dos Avós também presidida pelo bispo diocesano dom Luiz Henrique e seguida de procissão pelas ruas da cidade.

O tradicional almoço da padroeira será organizado no Royal Sport Club, a partir do meio-dia. E a partir das 20h terá música ao Vivo no Bispado, complementando a programação cultural, com cantina.

Veja a programação dos próximos dias:

25/07 - Quinta-Feira - Vigília e bênção dos avós e dia de São Cristóvão (bênção dos motoristas e motociclistas), ministrados pelo padre Deivid - 19h. Cultural: Música ao Vivo no Bispado com Márcio e Leonardo - 21h.

26/07 - Sexta-Feira, dia da padroeira Sant’Ana

08h - Missa animada pelo Setor Santa Terezinha

10h - Missa solene presidida pelo bispo diocesano dom Luiz Henrique - seguida de almoço da padroeira - Royal Sport Club - 12h às 14h

12h - Missa animada pelo Setor São Benedito, presidida pelo padre Sano

16h - Missa dos avós presidida pelo bispo diocesano dom Luiz Henrique. Cultural: Música ao Vivo no Bispado, às 20h.

27/07 - Sábado - Celebrando com o povo negro e as pastorais sociais: Fraternidade e Políticas Públicas, presidida pelo Padre Rafael - 19h. Cultural: Música ao Vivo no Bispado, às 21h.

28/07 - Celebrando com os grupos de rua, IAM e as escolas bíblicas: batizados e enviados, Igreja de Cristo em Missão no Mundo presidida por dom João Maria Messi, às 9h.

Missa de Gratidão da Festa, com a participação das Comunidades Irmãs dos Setores Sant'Ana e Sagrada Família presidida pelos Padres Paulo e Vidal - 18h30min. Cultural: Música ao vivo no Bispado, a partir das 21h.

Praça de alimentação, brinquedos infantis e pescaria, bazar e exposição sobre os matrimônios realizados na catedral funcionando até o dia 28.

A 17ª edição do Festival Vale do Café começa nesta quinta-feira (18) com visitação às fazendas históricas, oficinas gratuitas e shows de diversos ritmos em várias cidades do Sul Fluminense. O evento será realizado até 28 de julho, com classificação livre.

A abertura realizada em Vassouras, às 18h, com um concerto de música clássica com os artistas Maria Teresa Madeira (piano) e João Bani (percussão). A apresentação é gratuita e acontece na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, que fica na Praça Barão de Campo Belo, no Centro. Entre as atrações estão canções belíssimas de Tom Jobim, Luiz Gonzaga e Baden Powell.

A programação é extensa e tem opções gratuitas, como os shows de artistas clássicos, choro, MPB. Os cursos são realizados para adultos e crianças dos dias 22 a 26 de julho na Escola Municipal Thiago Costa. Os interessados podem se inscrever através do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Clique aqui e confira a programação.

Foto: Divulgação

Tradicional desde 1999, sob a regência da maestrina Suray Sonen Doyle, orquestra se apresentará em Ipiabas, no sábado (20) e na Igreja São Benedito, no domingo (21) (Foto: Reprodução Facebook)

A orquestra infantil de violinistas ‘Pequenos Mozart’ realizará dois concertos gratuitos em Barra do Piraí nesse final de semana. A primeira apresentação será no próximo sábado (20), às 19h, na igreja de Nossa Senhora da Piedade, no distrito de Ipiabas. O segundo concerto será no domingo (21), às 11h, na Igreja de São Benedito, no Centro.

De acordo com a organização, a orquestra é formada apenas por crianças, todas elas caracterizadas de Mozart. A maestrina é a renomada Suray Sonen Doyle, do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

Desde 1999, Os Pequenos Mozart encantam o Rio de Janeiro

O grupo de crianças violinistas foi criado em 1999, com a direção artística da maestrina Suray, que permanece desde sua fundação.

Naquele ano, crianças de dois a doze anos, estudantes da Casa de Cultura Rio de Janeiro, foram convidadas pelo maestro Yeruhmam Scharovski, diretor artístico da Orquestra Sinfônica Brasileira, a participar da série De Bach a Mozart, na Sala Cecília Meireles, tocando e usando roupas de época. Este evento originou um CD gravado em dezembro do mesmo ano. A partir daí, a Casa de Cultura do Rio de Janeiro, que ensina pelo revolucionário método Suzuki, vem se apresentando com o grupo em vários concertos e gravações.

ipiabasconcerto

Rua Ana Nery, 120 - 9º andar
Centro, Barra do Piraí - RJ
CEP 27123-150
Tel.: (24) 2443-1470 (AM)
(24) 2443-1098 (FM)

Boletim Eletrônico

Cadastre-se e fique sabendo da nossa programação em primeira mão!