Quinta, 28 Mai 2020
previous arrow
next arrow
Slider

Após o incêndio do último domingo, a Defesa Civil interditou o prédio do Museu Nacional. As informações são da Agência Brasil. Pesquisadores e especialistas defendem que parte do trabalho seja acompanhada por eles, pois há peças e obras raras no local que devem ser retiradas de acordo com normas específicas para evitar danos. Ainda não há informações sobre o período em que o edifício ficará sob interdição. Aparentemente duas áreas grandes do prédio foram destruídas pelo fogo, sobraram anexos e dois telhados do edifício principal.

Nesta terça-feira, o presidente Michel Temer se reúne com ministros, secretários, coordenadores e os presidentes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Caixa Econômica e do Banco do Brasil. Autoridades vêm sofrendo pressão da classe artística e intelectual, que cobra explicações, alegando que houve alerta sobre os problemas de infraestrutura e manutenção do local, que colocavam em risco os mais de 20 milhões de itens expostos. Inicialmente, apenas para a reconstrução física do prédio, deverão ser investidos R$ 15 milhões. 

Na sexta-feira, 07, celebra-se a Independência do Brasil; assim, municípios da região Sul Fluminense preparam atividades em memória à Semana da Pátria,com atos cívicos e programação cultural. As informações são das próprias equipes de Comunicação das respectivas prefeituras.

Em Barra do Piraí, a data coincide com a realização da LXX Exposição Agropecuária, em cuja abertura (na próxima quarta-feira, 05) haverá uma concentração cívica e, no próprio 07 de setembro, o hasteamento das bandeiras marcará a data. 

Pinheiral terá a chamada Festa da Independência, que acontece de 06 a 09 de setembro. O evento terá food trucks, encontro de motociclistas e apresentações de música ao vivo, bem como o tradicional desfile, que acontece nos dias 07 e 08 e terá a participação de 5mil alunos da rede municipal de ensino. 

Volta Redonda terá programação cívica no dia 07 de setembro, com desfiles de 5mil alunos da rede municipal pela Avenida Paulo de Frontin, bem como bandas da cidade também vão tocar.   

Piraí abriu o mês com a realização de um desfile de escolas e bandas no bairro Cacaria e durante a semana, terá concentrações cívicas em colégios da cidade. Outro desfile acontece no distrito de Arrozal, no próprio 07 de setembro.

A data terá desfiles cívicos também em Valença, na avenida Nilo Peçanha, a partir das 09 horas, e em Paraíba do Sul. Nesta, a celebração acontece no Jardim Velho, a partir das 08 horas, e no Sardoal, às 14 horas, com presenças dos colégios da rede municipal, bandas, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Guarda Municipal.  

 

O incêndio no Museu Nacional do Rio de Janeiro, ocorrido na noite deste domingo, 02, teve suas chamas controladas apenas às 03 horas da madrugada desta segunda-feira, 03. Entretanto, bombeiros continuavam no local realizando o chamado serviço de rescaldo. As informações são da Agência Brasil. Não foram registrados focos de incêndio na mata próxima ao museu, conforme informações do Corpo de Bombeiros. O trabalho foi acompanhado de perto por funcionários da instituição, que tentavam ajudar. De acordo com a diretora do museu, Cristina Serejo, alguns pesquisadores recuperaram parte de seus acervos e computadores pessoais,. Uma coleção de invertebrados também não foi perdida, pois ficava em um prédio anexo que não foi atingido pelas chamas.

O Museu Nacional do Rio reunia um acervo de mais de 20 milhões de itens dos mais variados temas, coleções de geologia, paleontologia, botânica, zoologia e arqueologia. No local, estava a maior coleção de múmias egípcias das Américas. No local, também estava Luzia, o mais antigo fóssil humano encontrado nas Américas, que remete a 12 mil anos, e representa uma jovem de 20 a 24 anos. No museu, havia ainda o esqueleto do Maxakalisaurus topai, maior dinossauro encontrado no Brasil.

O Estado do Rio de Janeiro deu mais um passo a favor da preservação do meio ambiente. Lei sancionada pelo governador Luiz Fernando Pezão, publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (31), proíbe a fabricação e utilização de microesferas de plástico, empregadas por indústrias de cosméticos, higiene pessoal e limpeza na produção de artigos como xampus, pastas de dente e esfoliantes. Feitas de materiais como polietileno e polipropileno, entre outros, essas pequenas partículas costumam ser lançadas em rios ou canais e demoram até 400 anos para se dissolverem.

 

Segundo o texto da nova legislação, a proibição inclui distribuição, venda e armazenagem das microesferas plásticas. As empresas que fabricam o produto terão um ano e meio para se adequarem. A desobediência à lei será punida com multa, apreensão de produtos, suspensão e até interdição da atividade.

Rua Ana Nery, 120 - 9º andar
Centro, Barra do Piraí - RJ
CEP 27123-150
Tel.: (24) 2443-1470 (AM)
(24) 2443-1098 (FM)

Boletim Eletrônico

Cadastre-se e fique sabendo da nossa programação em primeira mão!