Terça, 28 Janeiro 2020
previous arrow
next arrow
Slider

Evento é destinado para crianças de 4 a 12 anos e será realizado no dia 22, no Centro. Inscrições com desconto até o próximo dia 08, pelo site da Sympla (Foto: Reprodução Facebook)

No próximo dia 22, será realizada a 1ª Corrida Kids – Aventura na Fazenda, etapa de Barra do Piraí. A previsão é que o evento comece por volta das 8h, com a abertura da arena para confraternização e café da manhã para a criançada, com largada prevista para as 9h, na Praça Nilo Peçanha, Centro.

De acordo com a organização, antes da corrida haverá um aquecimento com um super aulão da Academia Sandro e Alice, mesa com frutas, água para as crianças e com sorteios de brindes de patrocinadores. Serão três tipos de percursos: 200, 400 e 800 metros pelo Centro de Barra do Piraí.

Para se inscrever com desconto, basta seguir o passo a passo no site da Sympla até o próximo dia 08. Para mais informações, entre em contato nos telefones (whatsapp) (24) 99853-0961/99995-5064, pelo instagram @aventuranafazenda ou através do facebook ‘Aventura na Fazenda’. O evento é destinado para crianças de 4 a 12 anos e cada inscrito ganhará um kit com camisa própria para corrida, sacolinha personalizada e medalha.

Encontro gratuito acontecerá no próximo sábado (31), às 9h, na Esquina do Pecado, no Centro (Foto: Vicente Siqueira)

No próximo sábado (31), será realizada em Barra do Piraí uma roda de conversa com o tema “Violência contra a Mulher”. O encontro acontecerá às 9h, na Rua Capitão Mario Novaes (Esquina do Pecado), e contará com a presença da deputada estadual Dani Monteiro (PSOL), que visitará outras cidades da região Sul Fluminense, com o objetivo de trazer debates relevantes, principalmente ao público jovem.

De acordo com sua assessoria, Dani passará por Valença, Piraí e Barra do Piraí com sua proposta de dialogar questões importantes para a população e mapear as demandas da região.

A mais jovem mulher a obter uma vaga na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, Dani Monteiro é presidente da Comissão Especial da Juventude, uma iniciativa inédita na Casa. As viagens ao interior do estado são uma ampliação do espaço aberto aos jovens.

Dossiê Mulher divulga dados de violência contra mulher no sul do estado

Mais de 11 mil casos de violência contra a mulher foram registrados no ano de 2018 no Sul do Estado. As informações são do Dossiê Mulher, divulgado pelo Instituto de Segurança Pública. No último dia 07, a Lei Maria da Penha, criada para proteger mulheres em casos de agressão, completou 13 anos e as estatísticas ainda preocupam.

O caso mais recente na região foi o da moradora de Barra Mansa, morta pelo companheiro no fim de julho. Vanessa Sabino, de 30 anos, foi espancada pelo ex-marido com uma panela de pressão e garrafas quebradas.

O casal estava em processo de separação, mas vivia na mesma casa. Depois de 11 dias internada, ela não resistiu aos ferimentos e morreu, na Santa Casa. O agressor, Moisés Augusto Dias de Oliveira, de 32 anos fio preso e vai responder por feminicídio.

A história da Vanessa foi mais um caso que entrou para estatística. No ano passado foram seis em toda a região. Em Barra do Piraí foram duas mortes, em Resende e Barra Mansa uma, e em Porto Real foram duas mortes por violência contra a mulher.

De janeiro a junho do mesmo período foram registrados 18 casos de tentativa de feminicídio na região. No primeiro semestre deste ano, foram 23 tentativas.

De acordo com o Dossiê Mulher, as mais de 11 mil ocorrências de violência contra a mulher, registradas em 2018, representam um aumento de 8% em comparação com 2017.

A violência é retratada em números a partir dos registros feitos na delegacia e reunidos pelo documento. O estudo traçou também o perfil das vítimas, o tipo de crime e quem são os agressores: Mulheres entre 30 e 59 anos; Mais solteiras do que casadas; Mulheres brancas e com ensino médio completo; As agressões acontecem dentro de casa por pessoas próximas das vítimas; Agressores são companheiros ou ex-companheiros; Agressões verbais são as mais registradas; Violência psicológica é a mais frequente, acompanhada de ameaça.

Para a delegada Ana Carla Nepomuceno, as vítimas devem fazer o registro e procurar proteção. "Qualquer que seja a violência, ela deve procurar imediatamente a delegacia de polícia para realizar o registro de ocorrência. É muito importante que essa mulher solicite as medidas protetivas de não aproximação do agressor e que ela não deixe essa violência se agravar. Que ela não caia no ciclo da violência".

29danimonteiro

Aos 28 anos, Dani Monteiro conquistou o posto de mulher mais jovem a ocupar uma vaga de deputada na Alerj. Ela estará pela primeira vez oficialmente em Barra do Piraí (Foto: Reprodução)

A dupla sertaneja Marcos e Belutti é a grande atração do último dia de exposição, que começa no dia 11 e termina no dia 15 de setembro (Foto: Divulgação)

A produção da Expo 2019 confirmou os shows que serão apresentados dos dias 11 a 15 de setembro, no parque de exposições de Barra do Piraí, no bairro Química.

Mesmo que, ainda não de forma oficial, as apresentações já foram confirmadas por setores da prefeitura municipal. São elas: o cantor gospel Fernandinho, na quarta-feira (11); o grupo de pagode Raça Negra na quinta (12); na sexta (13), o DJ Pokémon chega com seu famoso paredão de som; no sábado (14), muita agitação confirmada com o grupo Bonde do Forró; e no domingão (15), a estourada dupla de sertanejo universitário, Marcus e Belutti, finaliza o último dia de evento.

Em breve, mais detalhes sobre a Expo 2019 através da comunicação da prefeitura municipal de Barra do Piraí.

As apresentações serão gratuitas e realizadas em escolas públicas de Barra do Piraí e Vassouras (Foto: Divulgação)

O trânsito oferece uma série de perigos e a imprudência nas vias férreas também pode causar sérios problemas. Com o objetivo de evitar acidentes e mostrar para as crianças os riscos que as ruas e as vias férreas proporcionam, o espetáculo “Trânsito Legal” chega as cidades de Barra do Piraí e Vassouras, na região Sul Fluminense. As apresentações fazem parte do projeto “Diverte Teatro Viajante”, idealizado e promovido pela Ciência Divertida – empresa líder em espetáculos teatrais para crianças, com patrocínio da MRS Logística, com a realização do Ministério da Cidadania.

Serão 42 apresentações entre os dias 1º e 25 de agosto, que devem ser assistidas por um público estimado de 8 mil crianças, em instituições públicas de ensino de Barra do Piraí e Vassouras, no Rio de Janeiro, e nas cidades mineiras de Juiz de Fora, Ewbank da Câmara, Santos Dumont, Congonhas e Brumadinho. O projeto conta com a parceria das Secretarias de Educação dos municípios.

Por meio de um cenário inteiramente interativo, colorido e lúdico e de personagens didáticos e divertidos, o espetáculo ilustra as maiores imprudências cometidas por motoristas e pedestres, as consequências do desrespeito às leis de trânsito, as maneiras corretas de circular pelas vias e a importância do uso do cinto de segurança “De forma leve e descontraída, os atores da Ciência Divertida apresentam aos alunos os possíveis perigos do trânsito e como os sentidos do corpo humano são parte fundamental da percepção de novas ameaças”, conta o diretor do projeto, Julio Martinez. 

"A maior parte dos acidentes envolvendo trens são causados por imprudência, desatenção e pela presença de pedestres em áreas probidas, muitas vezes usadas para cortar caminho. Essa prática é muito arriscada e tem levado a acidentes, muitos deles graves, alguns até fatais. Entendemos que uma mudança cultural em prol da valorização da vida e de um maior cuidado é mais efetiva quando investimos na sensibilização das crianças. Promover uma maior consciência sobre os riscos da imprudência no trânsito e na proximidade da ferrovia é nosso grande objetivo”, completa Verônica Mageste, especialista de Relações Institucionais da MRS Logística.

Participam da peça dois atores, um produtor e um diretor artístico. Durante a encenação, os divertidos agentes de trânsito passam pelas mais diversas situações no trânsito e, através de um enredo cativante, trazem uma reflexão sobre os cuidados necessários para um trânsito realmente mais seguro.

Serviço

Com o objetivo de ampliar a inclusão por meio da experiência artística, a Ciência Divertida realiza espetáculos que contam com acessibilidade para pessoas com deficiência.

Peça: “Trânsito Legal”.

BARRA DO PIRAÍ

Data: 01/08

Horário: 10h30

Local: EM Cortines Cerqueira

Endereço: Rua Santo Ângelo, 587 – Lago Azul

Horário: 13h30

Local: CIEP 428 – Dona Mariana Coelho

Endereço: Rua Barão de Vargem Alegre, 71 – Vargem Alegre

Data: 02/08

Horário: 10h30 e 13h30

Local: EM Prof. Arlindo Rodrigues

Endereço: Rua Pref. Iago Valério, 1646 – Escola Nova

Data: 05/08

Horário: 10h30 e 13h30

Local: Praça Nilo Peçanha

Endereço: Praça Nilo Peçanha - Centro

Data: 06/08

Horário: 8h30

Local: EM Jorge de Freitas Tinoco

Endereço: Rua Luiz Novaes, 127 – Praça Simão Daím – Ipiabas

VASSOURAS

Data: 06/08

Horário: 11h e 13h30

Local: EM Thiago Costa

Endereço: Rua Abreu César, 76 - Centr

Data: 07/08

Horário: 8h30, 10h30 e 13h30

Local: EM Thiago Costa

Endereço: Rua Abreu César, 76 - Centro

Sobre a MRS Logística

Criada e 1996, a MRS é uma operadora logística que administra uma malha ferroviária de 1.643 km nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, região que concentra cerca da metade do PIB brasileiro. Hoje, a companhia está entre as maiores ferrovias de carga do mundo, com produção quase quatro vezes superior àquela registrada nos anos 1990. Quase 20% de tudo o que o Brasil exporta e um terço de toda a carga transportada por trens no país passam pelos trilhos da MRS.

Sobre o Diverte Teatro Viajante

A partir de sua primeira edição em 2014, o projeto consiste em levar o teatro para espaços alternativos como escolas, praças públicas, locais privados de acesso público, entre outros, tornando-os culturalmente aproveitáveis, desenvolvendo programas integrados que permitam o contato, a interação e a participação das crianças com representações ativas através do teatro infantil.

Os assuntos abordados no projeto fazem parte do dia a dia destes jovens, mas muitas vezes não são abordados com frequência. O projeto visa complementar o conteúdo apresentado pelas escolas, fazendo com que os participantes o absorvam de forma lúdica, uma vez que o assunto é apresentado de forma teatral. Conheça mais em www.diverteteatroviajante.com.br

Rua Ana Nery, 120 - 9º andar
Centro, Barra do Piraí - RJ
CEP 27123-150
Tel.: (24) 2443-1470 (AM)
(24) 2443-1098 (FM)

Boletim Eletrônico

Cadastre-se e fique sabendo da nossa programação em primeira mão!