Quarta, 24 Abril 2019
previous arrow
next arrow
Slider

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou as inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) até as 23h59, no horário de Brasília, de domingo (27). Desde o primeiro dia de inscrição, estudantes relatam dificuldade de acessar o site e problemas na hora de fazer a inscrição. "O sistema está funcionando de forma estável  e a lentidão eventualmente registrada resulta do volume massivo de acessos simultâneos. O MEC continua realizando todos os procedimentos técnicos para que o sistema continue estável", diz a pasta em nota.

Na quarta-feira, 23, a página chegou a registrar 500 mil acessos simultâneos. O número superou o máximo de acessos ao mesmo tempo no primeiro dia, que foi 350 mil. Ao todo, o Sisu oferece, nesta edição, 235.461 vagas em 129 instituições públicas de todo o país. Podem concorrer às vagas os estudantes que fizeram o Enem 2018 e obtiveram nota acima de zero na prova de redação. Segundo o MEC, 3,5 milhões de estudantes preenchem os requisitos e podem concorrer a essas vagas.

Redirecionamento
Estudantes relataram também nas redes sociais que conseguiram acessar perfis que não são os deles. Monique Rosa, 22 anos, estudante de São Bernardo do Campo (SP), que pretende cursar cinema, contou que acessou o site, usando login e senha, para trocar a segunda opção de curso e foi direcionada para a página de outra candidata. “Tive que deslogar da página dela e logar novamente na minha”, acrescentou, destacando que só conseguiu fazer a troca na madrugada de ontem (23) após várias tentativas.

Tharcio Marques, de 21 anos, passou pela mesma situação de redirecionamento e ainda não conseguiu concluir a inscrição. "O site entrou em manutenção e hoje pela manhã voltou com meus dados. Ainda não consegui colocar a segunda opção, pois a página cai”. Procurado pela reportagem, o MEC solicitou os dados dos estudantes para apurar os ocorridos. A reportagem aguarda manifestação do ministério.

Notas de corte
O MEC também decidiu rever as divulgações de nota de corte. A partir de hoje, as notas serão divulgadas apenas à meia-noite, como era feito nos últimos anos. Nesta edição, a pasta começou a divulgar as notas cinco vezes por dia. "A medida foi adotada para não prejudicar os estudantes que ainda não realizaram sua inscrição e melhorar o acesso devido ao alto tráfego existente", informou. O resultado da seleção está mantido para segunda-feira (28), conforme calendário divulgado anteriormente.

O Estado do Rio de Janeiro se destaca em um dos mais conceituados sites de viagem do mundo. Visconde de Mauá e Arraial do Cabo foram selecionados como dois dos melhores destinos de 2019 no Brasil. A pesquisa foi elaborada por uma agência de viagens online. Otavio Leite, secretário de estado de Turismo, ressalta que o interior fluminense emplacou duas indicações.

"Com grande alegria recebemos essa conquista do Estado do Rio de Janeiro. Quem conhece ambos os destinos sabe que foram escolhas muito justas. Nós prosseguiremos, trabalhando na divulgação desses dois maravilhosos destinos turísticos, obviamente sempre pautados com a questão da sustentabilidade. Neste momento de soerguimento do Rio de janeiro, assim como diz o nosso Governador Witzel, o turismo será o novo petróleo. Tenho certeza de que esses dois valores formidáveis, Mauá e Arraial do Cabo, são duas jazidas sensacionais de grande valor e de grande potencial turístico. O Rio de Janeiro está de braços abertos", explica.

No município de Arraial do Cabo, localizado na região turística da Costa do Sol, foi destacado o clima quente e o sol que predomina em grande parte do ano. Entre os pontos turísticos citados estão a Praia do Farol, o Pontal do Atalaia e a Praia Grande, que têm areias brancas e oferecem vista para o mar de águas esverdeadas. O mergulho e o surfe foram lembrados como modalidades esportivas de destaque por conta das águas límpidas do mar.

Já Visconde de Mauá, distrito do município de Resende, localizado na região turística de Agulhas Negras, é citado como uma das joias da Serra da Mantiqueira. Na descrição, os pesquisadores chamam a atenção para o clima frio, que tornou a cidade um destino romântico e para as belezas naturais da região. Entre eles, destaque para o Pico da Pedra Selada.

Entre os dez destinos listados estão a cidade de Brasília; Barreirinhas, no Maranhão; Campos do Jordão, em São Paulo; Natal, no Rio Grande do Norte; Bonito, Mato Grosso do Sul; Ouro Preto, Minas Gerais; João Pessoa, Paraíba; Governador Celso Ramos, Santa Catarina.

Começam hoje (22) as inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que vão até sexta-feira (25) na internet, no site sisu.mec.gov.br. Ao todo, serão ofertadas 235.461 vagas em 129 instituições públicas de todo o país. Podem concorrer às vagas os estudantes que fizeram o Enem 2018 e obtiveram nota acima de zero na prova de redação. Os candidatos poderão se inscrever no processo seletivo em até duas opções de vaga, especificando, em ordem de preferência, as suas opções em instituição de educação superior participante, com local de oferta, curso e turno, e a modalidade de concorrência. As informações são da Agência Brasil.

O resultado será divulgado no dia 28 de janeiro. A matrícula dos selecionados deve ser feita de 30 de janeiro a 4 de fevereiro. Do dia 28 de janeiro ao dia 4 de fevereiro, os estudantes que não foram selecionados na chamada regular, em nenhuma das opções, podem manifestar o interesse em participar da lista de espera. Esses alunos serão convocados pelas próprias instituições de ensino a partir do dia 7 de fevereiro. A principal novidade deste ano é que os estudantes que forem selecionados em qualquer uma das duas opções não poderão participar da lista de espera. Até o ano passado, aqueles que eram selecionados na segunda opção podiam ainda participar da lista e ter a chance de ser escolhido na primeira opção.

Nota de corte

Uma vez por dia, o sistema do Sisu divulga as notas de corte de cada um dos cursos disponíveis. Trata-se de uma estimativa com base nos candidatos inscritos até o momento. Embora não seja uma garantia da vaga, é possível usar a informação para orientar a escolha. Durante o período de inscrição no Sisu, o candidato pode consultar, em seu boletim, a classificação parcial na opção de curso escolhido. A classificação parcial é calculada a partir das notas dos candidatos inscritos na mesma opção. Trata-se, assim como a nota de corte, de uma referência e não de um garantia de vaga. Durante o período de inscrição, o candidato pode modificar a opção de curso quantas vezes quiser. Será considerada no processo seletivo a última opção confirmada pelo estudante.

Aplicativo

Os candidatos podem acompanhar a inscrição pela internet, no site do Sisu, ou pelo aplicativo do sistema de seleção. Pelo app, é possível ter acesso às classificações parciais e notas de corte, ver o resultado final e a lista de aprovados. Para ter acesso a resultados de edições passadas do Sisu e comparar a própria nota com as notas de corte anteriores, os estudantes podem acessar, gratuitamente, um simulador, desenvolvido pelo Ministério da Educação.

Ao entrar na página do simulador, o estudante coloca suas notas das disciplinas de ciências da natureza, ciências humanas, linguagem, matemática e redação de qualquer das edições do Enem que tenha participado. Depois, marca a alternativa “ampla concorrência” ou “lei de cotas” e, se desejar, usa os filtros disponíveis.

Com o objetivo de ampliar o turismo sustentável na Costa Verde representantes de três municípios da região se encontraram para discutir novas ideias sobre o tema. Os prefeitos de Mangaratiba, Alan Costa; de Angra dos Reis, Fernando Jordão; e de Paraty, Carlos José Gama Miranda, se reuniram na última semana para tratar de assuntos como a duplicação da Rodovia Rio Santos e a despoluição das praias.

Durante o encontro, que foi na sede da prefeitura de Angra, os prefeitos assinaram um “Protocolo de Intenções”. O objetivo do documento é estabelecer entre os municípios uma parceria para viabilizar a constituição do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Costa Verde. Para Otavio Leite, Secretário de Estado de Turismo do Rio, essa integração entre os municípios é essencial para um bom resultado da atividade turística da região.

"O turismo é uma das atividades econômicas que mais depende da prática da sustentabilidade e a Costa Verde é reconhecida internacionalmente como uma região rica nesses recursos. Ao unir forças para trabalhar a região será possível gerar resultados econômicos ainda mais positivos do que os alcançados atualmente", diz Otávio.

O prefeito de Mangaratiba, Alan Costa, comemorou a iniciativa. "Hoje estamos aqui não para falar de política e sim do desenvolvimento da nossa região. Essa união vai trazer muitos benefícios para os moradores dos municípios da região da Baía da Ilha Grande", celebra.

O próximo passo será a reunião dos técnicos de Turismo e Meio Ambiente das cidades envolvidas para apontar as demandas necessárias para a evolução do turismo sustentável na região. O material pronto será encaminhado aos governos estadual e federal.

Rua Ana Nery, 120 - 9º andar
Centro, Barra do Piraí - RJ
CEP 27123-150
Tel.: (24) 2443-1470 (AM)
(24) 2443-1098 (FM)

Boletim Eletrônico

Cadastre-se e fique sabendo da nossa programação em primeira mão!