Sexta, 15 Novembro 2019
previous arrow
next arrow
Slider

Os alunos do curso de Introdução à Robótica da Faetec de Barra do Piraí realizaram o projeto de um semáforo que facilita a vida das pessoas com deficiência visual, locomotiva e motora. Durante um mês, 12 alunos se dividiram em três grupos para a criação do projeto de conclusão do curso.

A orientadora do projeto, professora Olga Maria de Almeida, disse que após pesquisas e levantamentos de dados, os alunos partiram para a prática, desenharam todo o projeto e iniciaram a realização das maquetes.

“Eu me surpreendi muito com o engajamento deles. Ver o aluno criar em cima do conteúdo ministrado em sala de aula é muito gratificante. O projeto fez com que o aluno una o conceito à realidade. Pude avaliar que eles aprenderam todos os dispositivos trabalhados durante o curso” ressaltou a professora.

Os alunos se dividiram entre programação e montagem da maquete. Cada grupo criou um semáforo com acessibilidade utilizando a placa de programação arduino, que é um dispositivo eletrônico de hardware livre. Além disso, foram utilizados botões nas laterais que acionam um toque indicando o sinal livre para o deficiente visual. O objetivo é diminuir o tempo do sinal vermelho para o verde. A proposta visa facilitar a locomoção da pessoa com deficiência e cruzar a faixa de pedestres com segurança.

Um dos alunos mais motivados foi Leandro Calixto Ayrton, de 28 anos, que estuda na Rede Faetec há mais de dez anos. Ele começou pelos cursos básicos de Informática I e II até chegar ao curso de Introdução à Robótica. Leandro destacou que a área de tecnologia é um grande mercado e saber programar elementos simples fará a diferença em seu perfil profissional. O aluno garantiu que a prática do projeto lhe assegurou uma nova oportunidade de conhecimento.

“Foi um privilégio participar ativamente de um projeto voltado à inclusão e facilitação da vida de pessoas com deficiência no trânsito, especificamente voltado para pedestres nos sinais, porque muitas pessoas com deficiência evitam sair de casa por não se sentirem seguras nas ruas. E com esse projeto trazemos segurança a elas”, afirmou Ayrton.

Para a criação do projeto, foram utilizados: placa arduino, protoboard, cabos, leds, resistores, botões e a buzina para a parte elétrica e de programação. Para a realização da maquete foram utilizados materiais recicláveis como caixa de sapato, canaletas, papelão, papel, fita isolante, cola quente, fita crepe e palitos de picolé.

O presidente da Faetec, Romulo Massacesi, destacou a importância do fomento a criatividade e por em prática tudo que se aprende em sala de aula. “O projeto do curso de Introdução à Robótica só nos mostra a quantidade de talentos que temos na Rede Faetec. Quero parabenizar todos os alunos e professores que lutam por um ensino de qualidade, com esses casos de sucesso que engrandecem a instituição”, disse.

Segundo a professora Olga, após a conclusão do curso, a proposta da unidade é oferecer uma nova turma de Robótica Avançada para que os alunos possam continuar os estudos aprofundados com a resolução de projetos mais avançados.

Interessados pelo assunto e em entender mais sobre a construção e utilização de robôs, a Faetec de Barra do Piraí está com as inscrições abertas para o curso gratuito de Introdução à Robótica. São 20 vagas e a modalidade tem duração de dez semanas. As inscrições podem ser feitas no site da Rede, através do link (clique aqui), até o dia 11 de julho.

Foto: Reprodução/Faetec

Mais uma edição do ‘Cosplay em Ação’ será realizada em Barra do Piraí. O evento ocorrerá no sábado (13), na Praça Nilo Peçanha, às 8h30, com arrecadação de alimentos não perecíveis que serão doados para a APAE de Barra do Piraí.

Segundo a organização, a prefeitura municipal apoiará o evento, que contará com cosplayers de toda a região. Para quem não sabe: Cosplay é um termo em inglês, formado pela junção das palavras costume (fantasia) e roleplay (brincadeira ou interpretação). É considerado um hobby onde os participantes se fantasiam de personagens fictícios da cultura pop japonesa.

Um cosplay pode estar relacionado com personagens de games, animes e mangás, porém podem também englobar qualquer outro tipo de caracterização que pertença à cultura pop ocidental.

Para participar: basta levar um kg de alimento não perecível.

Foto: Divulgação

O governador Wilson Witzel participou, nesta terça-feira, 09, no Rio Scenarium, do anúncio da redução da base de cálculo de ICMS para refeições e bebidas manipuladas em restaurantes, bares e bufês no estado. De acordo com o decreto nº 46680/2019, o percentual do imposto que incidirá sobre a receita tributável dos produtos passa a ser de 4%. O texto foi publicado no Diário Oficial do dia 19 de junho. A redução do ICMS atende à reivindicação do setor gastronômico e tem o intuito de trazer mais segurança jurídica para a retomada de investimentos. Para o governador, a medida também vai ajudar na atração de mais turistas para o estado.

“A experiência turística do Rio só fica completa com a inclusão dos bares cariocas, que são cheios de histórias e fazem parte da nossa cultura popular. Esse decreto foi fruto de muito trabalho do nosso governo e também do auxílio de empresários comprometidos com o desenvolvimento do nosso estado”, disse o governador.

O secretário de Fazenda, Luiz Claudio Rodrigues, afirmou que o Brasil estava em uma marcha de aumento da carga tributária e que isso fez com que os empresários perdessem a capacidade de investimento. “A riqueza da cultura fluminense é o grande ativo do Rio de Janeiro e pautou o desenvolvimento cultural do país. Esse decreto traz duas soluções: ele não só reduz a carga de impostos, como simplifica a vida do contribuinte”, explicou.

O secretário de Turismo, Otavio Leite, lembrou que o setor gastronômico é um dos mais importantes da política de turismo. “Temos nesse evento a fina flor do empresariado, capaz de gerar desenvolvimento para o estado. Tributos justos aumentam a nossa capacidade de explorarmos todo o nosso potencial”, afirmou.

De acordo com o presidente do SindRio, Fernando Blower, os 11 mil estabelecimentos do setor gastronômico no Estado do Rio de Janeiro geram cerca de 170 mil empregos diretos, além dos indiretos.

“Esse decreto nos coloca em nível de competitividade maior com os demais estados da Região Sudeste. Com essa alíquota, vamos gerar mais empregos. Somos uma das principais portas de entrada de muitos jovens de 18 a 24 anos no mercado de trabalho. Estamos caminhando bem e acreditamos que esse é o primeiro passo para a volta do crescimento do setor gastronômico no nosso estado”, disse.

Com o decreto, bares, restaurantes e empresas preparadoras de refeições coletivas e similares poderão optar, em substituição ao regime normal de apuração e recolhimento do imposto, pela redução da base de cálculo do ICMS, sendo vedado o aproveitamento de quaisquer créditos do imposto.

Mario Esteves indica parceria com MRS e Governo Federal, com liberação R$ 3,8 milhões para a obra (Foto: Divulgação PMBP)

O prefeito de Barra do Piraí, Mario Esteves, anunciou nesta quinta-feira (04) que a antiga estação ferroviária, localizada no Centro, será adaptada para se tornar uma Casa de Cultura.

Através de suas redes sociais, o prefeito confirmou a liberação de R$ 3,8 milhões através do Governo Federal, fruto, segundo Mario, de sua aproximação com parlamentares em suas viagens para Brasília.

O objetivo é restaurar o prédio para construir salas com acústica adequada e uma série de atividades relacionadas à cultura, como, por exemplo, o Museu da Ferrovia. Segundo o comunicado, a obra será realizada em parceria com a MRS, detentora da concessão das vias férreas, e o Governo Federal.

“Quero agradecer, de coração, ao secretário de Turismo e Cultura, Orlando Pimentel, à MRS, ao governo federal e ao Instituto de Desenvolvimento Econômico, Histórico e Cultural, que se mostrou um grande parceiro do município e será, inclusive, um dos grupos a atuarem dentro da Casa de Cultura”, escreveu em seu facebook, o prefeito Mario Esteves.

Rua Ana Nery, 120 - 9º andar
Centro, Barra do Piraí - RJ
CEP 27123-150
Tel.: (24) 2443-1470 (AM)
(24) 2443-1098 (FM)

Boletim Eletrônico

Cadastre-se e fique sabendo da nossa programação em primeira mão!