Quarta, 18 Setembro 2019
previous arrow
next arrow
Slider

A Firjan SESI está com 310 oportunidades gratuitas para o curso Pré-Enem na região Sul Fluminense. Os interessados devem estar matriculados em uma turma do 2º ou 3º ano do Ensino Médio (da Educação Regular ou da Educação de Jovens e Adultos) em qualquer escola da rede pública ou já terem concluído o Ensino Médio, com idade mínima de 15 anos. Em todo o Estado do Rio de Janeiro são ofertadas 1.740 vagas.

As inscrições vão até o dia 07 de junho e precisam ser realizadas presencialmente em uma das Escolas Firjan SESI em Volta Redonda, Barra Mansa e Barra do Piraí, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Menores de 18 anos devem estar acompanhados do responsável.

As turmas poderão ter início em datas diferentes, respeitando o cronograma previsto para o período do curso e o prazo para o cumprimento da carga horária total. As aulas terão início a partir da abertura das turmas, dentro do período do curso (13/05/19 a 09/11/19), que somente serão abertas mediante uma quantidade mínima de 20 alunos.

Para as turmas iniciadas no mês de maio, o curso terá carga horária total de 300 horas, e no mês de junho, o curso terá carga horária de 240 horas, divididas nas áreas de Linguagens (Português, Produção Textual e Língua Estrangeira), Matemática, Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia) e Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia), buscando oferecer ao candidato normas, instruções, informações e orientações relativas à prova.

A Firjan SESI visa contribuir com a formação dos alunos, com base nos objetivos centrais do Enem, expressos em competências fundamentais para ampliação da visão crítica e social necessárias ao exercício pleno da cidadania. O edital completo está disponível no site https://www.firjan.com.br/preenem. Mais informações também podem ser obtidas através do telefone 0800 0231 231.

Onde encontrar uma Escola Firjan SESI

Barra do Piraí (Avenida Major Mário Salgueiro, 1065 – Belvedere) – 70 vagas;

Barra Mansa (Avenida Argemiro de Paula Coutinho, 2.000) - 210 vagas;

Volta Redonda (Avenida Lucas Evangelista, 595, Aterrado) – 30 vagas;

Matrícula

No momento da matrícula, o candidato deve apresentar os seguintes documentos (original e cópia): identidade e CPF do candidato e do responsável (para menores de 18 anos) e comprovante de escolaridade, comprovante de residência, autodeclaração de baixa renda feita de próprio punho pelo candidato maior de 18 anos ou pelo responsável do candidato menor e duas fotos 3x4.

A unidade Firjan SENAI Barra do Piraí realiza no dia 11 de junho a palestra Competências e Habilidades para um Profissional de Eletrotécnica. O encontro tem como objetivo mostrar as formas de atuação do profissional técnico e a importância da formação para o desenvolvimento da carreira na área. O encontro será ministrado pelo engenheiro elétrico, Mauro Nobrega Chaves. Ele também vai falar sobre a rotina de trabalho na companhia e as competências exigidas do técnico nos desafios da função.

Coordenador de educação profissional do SENAI Barra do Piraí, José Orlando Pinto Gomes explica que os cursos técnicos têm sido muito valorizados pelo mercado de trabalho, pois desafiam os alunos a colocar a mão na massa: “A formação eletrotécnica atende a realidade das indústrias, mas também prepara o aluno para ser um profissional autônomo, caso seja a sua vontade”.

A palestra ainda vai tratar sobre a metodologia do curso de eletrotécnica que ocorre nos laboratórios do SENAI e apresenta módulos voltados para automação e eletricidade industrial. O evento ocorre a partir das 19 horas na unidade SENAI, Rua Alan Kardec, Bairro Muqueca. Interessados em participar devem realizar as inscrições até as 16 horas do dia 11 no link https://firjansenai.com.br/cursorio/o-senai-rio/palestras.

A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) está com vagas abertas para cursos técnicos e superiores e também com bolsas para o instituto internacional de gastronomia Le Cordon Bleu. Todos os cursos oferecidos pela Faetec em todo o estado são gratuitos e as inscrições vão até o dia 12 de junho pelo site faetec.rj.gov.br.

Há cerca de 4 mil vagas para as regiões Metropolitana (incluindo Niterói, Itaboraí e Petrópolis), Baixada Fluminense (Duque de Caxias, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Paracambi), Região dos Lagos, Norte Fluminense, Médio Paraíba e em nossa região Sul Fluminense.

Nossa equipe de jornalismo conversou com a coordenadora da Faetec de Barra do Piraí, Juliane, que declarou que em Barra do Piraí, pelo menos por enquanto, ainda não haverá turmas para os cursos divulgados. Em breve, uma nova unidade da Fundação será inaugurada no bairro Oficina Velha.

Entre os cursos técnicos, os candidatos podem escolher:

Administração

Análises Clínicas

Automação Industrial

Construção Naval

Cozinha

Edificações

Eletrônica

Eletrotécnica

Enfermagem

Estética

Gerência em Saúde

Informática

Informática para internet

Logística

Meio Ambiente

Modelagem do Vestuário

Produção de Moda e Teatro

Prótese Dentária

Química

Já nos cursos de nível superior destacam-se:

Licenciatura em Pedagogia

Tecnologia da Informação e da Comunicação

Tecnologia em Análise de Sistemas Informatizados

Tecnologia em Gestão Ambiental

Tecnologia em Logística

Tecnologia em Processos Gerenciais

Tecnologia em Sistemas para Internet com foco em Empreendedorismo Digital

Le Cordon Bleu

A Faetec está com edital aberto também para quem tem interesse em ser bolsista no instituto internacional de gastronomia Le Cordon Bleu, em Botafogo. São cinco bolsas para o Cordon Tec. O prazo vai até o dia 31.

No último dia 18, foi o dia nacional do combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Ontem (21), a Secretaria Municipal de Assistência Social realizou um evento de conscientização sobre o tema com o objetivo de convocar a população a se mobilizar pelo combate aos abusos em seus bairros e distritos.

Funcionários do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) orientaram os barrenses durante toda a terça-feira, na Praça Nilo Peçanha, com o propósito de potencializar as ações de vigilância e prevenção nos bairros.

- É fundamental que os gestores da Assistência Social fortaleçam sua rede, potencializem as ações de vigilância dos bairros e distritos, elaborem diagnósticos das violações de direitos, planejem e assegurem a oferta de serviços, programas e projetos de proteção voltados às crianças, aos adolescentes e suas respectivas famílias – declarou em nota a equipe do CREAS.

Rua Ana Nery, 120 - 9º andar
Centro, Barra do Piraí - RJ
CEP 27123-150
Tel.: (24) 2443-1470 (AM)
(24) 2443-1098 (FM)

Boletim Eletrônico

Cadastre-se e fique sabendo da nossa programação em primeira mão!