Domingo, 17 Janeiro 2021
previous arrow
next arrow
Slider

Dando prosseguimento aos ajustes nas operações dos transportes, a partir desta terça-feira (20/10), o Bonde de Santa Teresa passará a circular com oferta ampliada e intervalos de meia hora. A operação é realizada entre Largo da Carioca - Dois Irmãos, a partir das 8h (segunda a sexta) e a partir das 10h (sábados, domingos e feriados).

Apenas no horário das 11h às 13h será mantido o intervalo de uma hora. O último embarque na estação Carioca ocorre às 15h e o encerramento da circulação, às 16h.

Por conta da pandemia, a Central Logística, empresa responsável pela operação do sistema, afastou os funcionários que se enquadram no grupo de risco, incluindo os motorneiros, de suas funções. Com a melhora dos índices de contaminação no estado e o retorno dos profissionais às atividades, o objetivo é retomar, de forma gradual, a grade operacional anterior à pandemia.

Vale ressaltar que os protocolos de segurança elaborados pela Secretaria de Saúde são seguidos rigorosamente. Além da higienização diária dos Bondes, há álcool em gel 70% nas dependências do sistema. A lotação máxima permitida em cada bonde é de 16 passageiros (50% da capacidade), e o uso de máscara de proteção é obrigatório.

O governo chinês vai proibir peregrinações individuais a Meca, a partir de dezembro, data em que todas as atividades relacionadas passam a ser organizadas pela Associação Islâmica da China, um órgão estatal. A informação é da Agência Brasil.

Quem quiser cumprir a peregrinação deve ser "patriota e cumprir a lei, com boa conduta" e "não ter participado anteriormente", segundo o novo regulamento publicado este mês pela Autoridade Estatal para Assuntos Religiosos da China.

Os candidatos devem registrar-se num portal e ficam sujeitos a seleção. As vagas, oferecidas anualmente, serão limitadas.

As autoridades chinesas asseguram que o novo regulamento visa "a proteger a liberdade de culto religioso dos cidadãos" chineses.

Na China, as autoridades religiosas de cada denominação precisam ser aprovadas por Pequim - e muitas vezes são supervisionadas por órgãos do Estado ou diretamente integradas a essas órgãos.

A China mantém mais de 1 milhão de membros da minoria étnica muçulmana uigur em campos de doutrinação na região de Xinjiang, no extremo noroeste do país, onde são forçados a abdicar da sua fé, língua e cultura, segundo organizações de defesa dos direitos humanos.

Segundo as autoridades de Pequim, são "centros vocacionais" que servem para ensinar uma profissão aos uigures, enquanto os afastam do alegado extremismo religioso.

O Círio de Nazaré, tradicional celebração religiosa do estado do Pará, começa hoje (9) em Belém com muitas mudanças em razão das restrições de saúde trazidas pela pandemia do novo coronavírus. Os eventos, que mobilizam multidões, tiveram de ser ou restritos a poucas pessoas, organizados em trajetos sem o acompanhamento direto de fiéis, ou realizados de forma virtual. As festividades seguem até o dia 25 deste mês. A informação é da Agência Brasil.

O evento celebra Nossa Senhora de Nazaré. Há diversas explicações sobre quando teria sido encontrada a imagem de Maria, tanto originalmente quanto no que é chamado de “milagre do retorno” da imagem. No local da primeira descoberta foi construída a Basílica Santuário. O primeiro Círio teria ocorrido ainda no fim do século 18, em 1793.

Cercando essa história ganharam visibilidade diversos símbolos, como as imagens de Nossa Senhora, os mantos, a berlinda, a corda, carros de anjos e promessas e hinos de celebração, além de orações.

O evento é composto por diversas missas, iniciando pela da Basílica, marcada para esta sexta-feira. Neste ano ela ocorrerá a portas fechadas, embora haja previsão da presença de diversos devotos do lado de fora da igreja. Ainda nesta sexta-feira, será apresentado o manto de Nossa Senhora deste ano.

Um dos grandes momentos, a peregrinação que reúne fiéis para acompanhar o deslocamento da imagem de Nossa Senhora, não ocorrerá como tradicionalmente. Normalmente, a procissão leva cerca de 2 milhões de pessoas às ruas de Belém. O trajeto da santa será feito de helicóptero, em um sobrevoo pelos hospitais da cidade que atuaram no tratamento de pessoas com covid-19.

Eventos paralelos

Paralelamente ao Círio, ocorrem diversos eventos. Um deles é o Auto do Círio, organizado pela Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará (UFPA). O espetáculo-cortejo será realizado de forma virtual neste ano. O evento é patrimônio imaterial do povo do Pará, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e ocorre desde 1993. A cada ano, participam cerca de 400 artistas, atraindo um público de mais de 60 mil pessoas.

“A principal mudança foi a realização da edição virtual do Auto do Círio, no qual recebemos os vídeos dos participantes por meio das redes sociais e assim pudemos realizar a edição do Auto do Círio 2020 Virtual, com o tema ´Mãe, Livrai-nos do Mal, Amém!´, que será exibido hoje, às 20h30, no canal do Youtube do Auto do Círio”, explica o coordenador do Programa de Extensão Universitária Auto do Círio, da UFPA, professor Tarik Coelho.

O Programa Mundial de Alimentos (PMA) da Organização das Nações Unidas (ONU) conquistou o Prêmio Nobel da Paz nesta sexta-feira (9) por seus esforços para combater a fome e melhorar as condições para a paz em áreas atingidas por conflitos. A informação é da Agência Brasil

A entidade, sediada em Roma, afirma que ajuda 97 milhões de pessoas em cerca de 88 países todos os anos, e que uma em cada nove pessoas no mundo ainda não tem o suficiente para comer.

"A necessidade de solidariedade internacional e cooperação multilateral é mais notável do que nunca", disse a presidente do Comitê Norueguês do Nobel, Berit Reiss-Andersen, em entrevista coletiva.

O prêmio é de 10 milhões de coroas suecas, ou cerca de US$ 1,1 milhão, e será entregue em Oslo no dia 10 de dezembro.

PMA O diretor executivo do Programa Mundial de Alimentos, David Beasley, disse que a entidade está "profundamente honrada" com a conquista do prêmio deste ano.

"Este é um reconhecimento incrível da dedicação da família do PMA, trabalhando todos os dias para acabar com a fome em mais de 80 países", escreveu Beasley no Twitter.

Rua Ana Nery, 120 - 9º andar
Centro, Barra do Piraí - RJ
CEP 27123-150
Tel.: (24) 2443-1470 (AM)
(24) 2443-1098 (FM)

Boletim Eletrônico

Cadastre-se e fique sabendo da nossa programação em primeira mão!