Quarta, 24 Abril 2019
previous arrow
next arrow
Slider

Nesta sexta-feira (18), mais de 4,1 milhões de estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano passado terão acesso às notas das provas. Página do Participante, e no aplicativo oficial do Enem. Os participantes terão acesso a quanto obtiveram em cada uma das provas: linguagens, ciências humanas, ciências da natureza, matemática e redação. O valor varia conforme o percentual de acertos e erros dos estudantes naquele item. O resultado será divulgado na internet, na Página do Participante (enem.inep.gov.br/participante), e no aplicativo oficial do Enem. As informações são da Agência Brasil.

Nesse domingo, será realizada a 8ª Parada da Diversidade do Sul Fluminense, em Barra do Piraí. O evento, organizado pela ativista LGBT Alexandra Oliveira, em parceria com o DJ Felipe Oli, contará com a presença de várias atrações, como DJs, dançarinos e figuras públicas. A concentração será feita na Praça Pedro Cunha, no Centro, a partir das 15 horas.

O movimento que hoje é conhecido pela sigla LGBT – lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros – e que já foi GLS – gays, lésbicas e simpatizantes – é composto por diversos eventos, como o que será realizado nesse fim de semana, promovendo e mostrando o trabalho de seus colaboradores e organizadores ativistas, sempre em busca dos direitos de sua comunidade, direitos estes negados ou desrespeitados por algumas parcelas da sociedade. O governo municipal e a iniciativa privada estão apoiando, mais uma vez, a Parada Gay, a oitava realizada em nossa região. 

Os organizadores pedem para que 1 kg de alimento não perecível seja doado no local do evento, para ajudar as famílias carentes de Barra do Piraí.

Foto: Site Papagoiaba

O governador Wilson Witzel e o secretário de Estado de Turismo, Otávio Leite, se reuniram, na tarde desta quarta-feira (09/01), no Palácio Guanabara, com o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, em sua primeira visita oficial a uma Unidade da Federação desde que assumiu o cargo. O encontro teve como objetivo iniciar o desenvolvimento de uma estratégia conjunta entre o governo do Estado, o Ministério do Turismo e a Embratur para a divulgação do Rio no exterior.

O turismo é uma das áreas com iniciativas prioritárias de curto e médio prazo estabelecidas pelo governador para os primeiros 100 e 180 dias de governo, com o objetivo de aumentar o número de visitantes brasileiros e estrangeiros no estado. O governador destacou o grande potencial do Rio de receber mais visitantes. "O turismo do Rio é o nosso novo petróleo, o estado tem potencial para receber um milhão de visitantes por mês. Temos o desafio de fomentar essa atividade e mostrar ao Brasil e ao mundo que o Rio não é só samba e Carnaval, que são grandes atrativos, mas há também muitos locais no estado de grande interesse para os viajantes", afirmou.

Segundo o ministro, a conversa também abordou melhorias na área de segurança pública. Marcelo Álvaro manifestou otimismo quanto à promoção internacional do estado e do Brasil. "Foi uma primeira visita, conversando com o governador e o secretário, para falar sobre turismo em geral, não só no Rio como no Brasil. E, obviamente, tratamos de um tema fundamental e que impacta diretamente o setor, que é a segurança pública. O carro-chefe do governador é a segurança e, consequentemente, a redução da criminalidade, o que será fundamental nessa estratégia de promoção", declarou.

O pesquisador do Núcleo de Planejamento Estratégico de Transportes e Turismo da Coppe/UFRJ (Planett), Luiz Saldanha, fará palestra no Sebrae Rio neste sábado, 12/1, às 9h30, para falar sobre mobilidade, destacando o cicloturismo e a importância desta atividade para o desenvolvimento local e regional. Ele participa da reunião do grupo Lider do Eixo Turismo, que coordena o Projeto Cicloturismo Regional. A reunião também contará com a presença de integrantes do Lider e terá palestra do secretário Municipal de Desenvolvimento e Turismo de Volta Redonda, Joselito Magalhães.

Neste encontro, o coordenador do Eixo Turismo, Marcelo Carrasco, vai fazer uma apresentação do Projeto Lider e o Coordenador Núcleo Cicloturismo, Evandro Queiroz Glória, vai apresentar o Projeto Cicloturismo Regional, que já promoveu dois, de cinco Pedais de Reconhecimento previstos com o objetivo de mapear a rota ciclística (cicloturística) da região e criar um circuito oficial para moradores e turistas. A previsão é que o circuito completo tenha cerca de 450 Km passando pelas cidade de Valença, Vassouras, Barra do Piraí, Piraí, Rio Claro, Pinheiral, Volta Redonda, Barra Mansa, Quatis, Porto Real, Resende e Itatiaia.

“A ideia é que o ciclista possa começar e finalizar o passeio a partir de qualquer ponto que desejar dentro do circuito, com a indicação dos serviços disponíveis no trajeto. Estamos calculando que, em média, os ciclistas deverão pedalar no mínimo 50 Km por dia conhecendo as belezas naturais e atrativos da região”, explicou Evandro.

O Lider

O Liderança para o Desenvolvimento Regional (Lider) é uma iniciativa do Sebrae que já vem sendo desenvolvida em 17 regiões de 12 estados brasileiros. A região do Médio Paraíba é a primeira do estado do Rio de Janeiro a iniciar o programa, reunindo líderes regionais com a missão de pensar o desenvolvimento regional de forma mais sustentável, do ponto de vista econômico e social. Os líderes regionais representam as 12 cidades da região que aderiram ao Programa iniciado em outubro de 2017. No final de 2018 , foi realizado o 1º Fórum de Desenvolvimento Lider, que marcou o lançamento doPlano de Ação para a região do Médio Paraíba.

A metodologia do Lider surgiu em 2008 e foi concebida pelo Sebrae Nacional para mobilizar e apoiar as lideranças para a otimização dos recursos locais, com ênfase nos pequenos negócios. O objetivo é unir as lideranças de um determinado território para discutir e planejar a região a longo prazo, promovendo a qualificação dessas lideranças para a criação, formulação e implantação de um programa de desenvolvimento regional, e seus mecanismos de sustentação.

 

Rua Ana Nery, 120 - 9º andar
Centro, Barra do Piraí - RJ
CEP 27123-150
Tel.: (24) 2443-1470 (AM)
(24) 2443-1098 (FM)

Boletim Eletrônico

Cadastre-se e fique sabendo da nossa programação em primeira mão!