Domingo, 16 Dezembro 2018
previous arrow
next arrow
Slider

Tribunais de todo o País estão mobilizados para mais uma Semana Nacional da Conciliação, que começa nesta segunda-feira (05). A 13ª edição do evento busca chamar atenção para esse instrumento que pode resolver conflitos de maneira rápida. Ao longo do ano passado, mais de 3,7 milhões de processos foram solucionados por meio de acordo. A semana nacional vai do dia 05 ao dia 09 de novembro, com audiências agendadas em diversas cortes do país. Vários tipos de conflitos podem ser resolvidos por meio da conciliação.

As informações são do portal UOL.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) teve o menor percentual de faltantes desde 2009, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 24,9%, o que representa cerca de 1,4 milhão de estudantes do total de 5,5 milhões de inscritos. Até então a menor porcentagem de ausentes foi registrada em 2011, quando 26,4% não fizeram as provas. De acordo com o ministro da Educação, Rossieli Soares, o número final de faltantes será divulgado no segundo dia do exame, 11 de novembro. Aqueles que comparecerem no segundo dia de prova serão considerados presentes.

Para Soares, a redução das faltas se deve, entre outros motivos, pela mudança nas regras do exame. Os estudantes isentos que faltarem perderão a isenção no próximo Enem caso não justifiquem a ausência. Além disso, contribuiu o fato das provas serem realizadas em dois domingos e não mais em um sábado e um domingo. “Importante termos esse resultado. Avançarmos na questão dos ausentes", diz Soares. Na avaliação dele, a logística “funcionou e está funcionando maravilhosamente bem".

Do total de inscritos, 10,55% até hoje (4), no primeiro dia do Enem não acessaram o cartão de confirmação, que contém o local de prova, o que equivale a 581.892 participantes. Na avaliação do Inep, o acesso foi grande.

O governador Luiz Fernando Pezão participará, nesta segunda-feira (5/11), às 18h30, da abertura da exposição "Cartografia da Africanidade Fluminense", na Casa França-Brasil. Durante o evento, será assinado o tombamento do Cais do Valongo, patrimônio histórico e cultural do Estado do Rio de Janeiro e principal porto de entrada de escravos africanos no Brasil.

O Sítio Arqueológico Cais do Valongo, na Região Portuária do Rio, se tornou patrimônio histórico e cultural do Estado do Rio de Janeiro em outubro de 2017, após lei sancionada pelo governador e publicada no Diário Oficial do Estado.

O Cais foi o principal porto de entrada de escravos no Brasil na primeira metade do século XIX. Estima-se que desembarcaram ali mais de 500 mil africanos. Em 1843, o lugar foi remodelado para receber a noiva do imperador, Teresa Cristina de Bourbon, e passou a se chamar Cais da Imperatriz. Com as reformas urbanísticas da cidade do início do século passado, a área foi aterrada, sendo descoberta durante as escavações das obras de revitalização da Região Portuária. Em junho, o local foi declarado pela Unesco patrimônio histórico da Humanidade.

Durante a mostra, o público poderá conferir um lote de 500 raridades, feitas entre os séculos XVI e XIX. Entre elas, estão as litogravuras de Victor Frond, Debret, cerâmicas e gravuras de Rugendas, alguns dos destaques da exposição

O Sindicato do Comércio Varejista de Barra do Piraí (Sicomércio) estará dos dias 06 a 08 de novembro, das 9h às 16h, com uma tenda montada na Esquina do Pecado, na Praça Júlio Braga, Centro de Barra do Piraí, recebendo e encaminhando currículos às empresas com a possibilidade de contratação nesse final de ano.

Para se cadastrar não é necessário ter experiência anterior, basta apenas ter segundo grau completo e uma foto no currículo. De acordo com o novo presidente do Sicormécio, Jorge Aiex, essa é uma excelente chance para a iniciação no mercado de trabalho.

O 1° Feirão de Emprego é uma iniciativa do Sicomércio de Barra do Piraí, com os apoios do Grupo RBP de Comunicação e da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Econômico.

Foto: Vicente Siqueira

Rua Ana Nery, 120 - 9º andar
Centro, Barra do Piraí - RJ
CEP 27123-150
Tel.: (24) 2443-1470 (AM)
(24) 2443-1098 (FM)

Boletim Eletrônico

Cadastre-se e fique sabendo da nossa programação em primeira mão!