Terça, 12 Novembro 2019
previous arrow
next arrow
Slider

Professores da rede municipal realizam manifesto em Barra do Piraí

Centenas de pessoas participam do ato em favor dos professores que exigem a implantação do plano de cargos e salários pelo poder público municipal (Foto: João Carlos Paiva)

É realizada neste momento a meia paralisação dos professores da rede municipal de ensino, que começou com concentração na Praça Pedro Cunha (Largo da Feira), em Barra do Piraí, passou agora pela prefeitura, com manifestação, e retorna para o ponto inicial. Centenas de pessoas participam do ato, entre profissionais da educação e população que apoia a causa.

Na semana passada, a coordenadora do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (SEPE), Clarice Ávila, declarou em uma entrevista exclusiva para a nossa reportagem, que a paralisação foi oficializada na assembleia da categoria da última terça-feira (22) e tem como principal reivindicação o plano de cargos e salários, que é discutido desde o inicio da atual gestão, mas ainda não foi implantado.

Também exclusivamente para a nossa reportagem, o prefeito Mario Esteves se posicionou sobre a meia paralisação dos professores. “O plano de cargos e salários foi licitado e eu recebi os professores na prefeitura por, pelo menos quatro vezes. A pauta deles é justa, porém, acredito que esse ato seja exagerado, uma forçação de barra. Existem os trâmites legais para a implantação, já tem uma empresa contratada para fazer o serviço e o plano sairá do papel. Deixei isso claro nas outras reuniões que tivemos, porém, essa última teve que ser desmarcada.” Disse.

A previsão é que a manifestação se encerre por volta das 14h, quando os profissionais retornam para seus postos de trabalho, cumprindo assim a meia paralisação.

ATUALIZAÇÃO 12h: Ao todo, entre 100 e 200 pessoas aderiram ao movimento, ao contrário do número publicado anteriormente (70 pessoas). O número oficial ainda não foi divulgado.

ATUALIZAÇÃO 17h20: Assim que terminou a manifestação, a prefeitura lançou uma nota oficial através de suas redes sociais confirmando uma reunião com os representantes do SEPE, na próxima quarta-feira (30), às 10h, no gabinete do prefeito Mario Esteves. Segue abaixo a nota na íntegra.

NOTA OFICIAL 

A Prefeitura de Barra do Piraí informa que já realizou reuniões, por mais de uma vez, com representantes do Sepe. Apenas uma reunião foi desmarcada, em virtude de agenda do prefeito Mario Esteves em Brasília. O Executivo propôs aos manifestantes uma próxima reunião nesta quarta-feira, 30, o que foi aceita pelos representantes da categoria, às 10 horas, no Gabinete Municipal. A prefeitura reitera a sua postura de total transparência e disposição para o diálogo, bem como reafirma o compromisso com a Educação, principalmente através das reformas de mais de 20 escolas municipais, em andamento, e a convocação de mais de 180 professores para suprir o déficit da rede.

28protestoprofessores228protestoprofessores2

Fotos: João Carlos Paiva

Rua Ana Nery, 120 - 9º andar
Centro, Barra do Piraí - RJ
CEP 27123-150
Tel.: (24) 2443-1470 (AM)
(24) 2443-1098 (FM)

Boletim Eletrônico

Cadastre-se e fique sabendo da nossa programação em primeira mão!