Terça, 22 Outubro 2019
previous arrow
next arrow
Slider

Estado/Barra do Piraí - No domingo, 28 de julho, aconteceu na arena Deodoro, no Rio de Janeiro, o Campeonato Internacional de Masters de Jiu-Jitsu. Em grandeza, este torneio está atrás apenas do mundial da categoria. Barra do Piraí foi representada no posto mais alto do pódio, por meio do atleta Emerson de Paula.

Ele disputou e venceu o campeonato pela categoria Master Pesadíssimo, em uma chave de sete atletas, e lutou também em nível geral, em uma chave de nove atletas. Cada nível envolveu três lutas; para Emerson, a conquista tratou-se não só de um importante feito para o esporte barrense, mas também de uma superação pessoal.

“Este campeonato é algo que venho a um bom tempo buscando, mas sempre batendo na trave. Neste, graças a Deus, deu tudo certo. Meu primeiro adversário foi o mesmo que me desclassificou ano passado, o mesmo da primeira luta do ano passado”, relaciona o atleta, que enfatiza ainda a importância deste resultado para o avanço no ranking da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ).

Até o fechamento desta reportagem, Emerson de Paula havia alcançado o segundo lugar (foto abaixo) e já projeta o próximo torneio. “A próxima etapa será em Florianópolis, no dia 11, e estou tentando buscar recursos para participar e continuar mais próximo de liderar o ranking”, conclui.

Esporte Enerson ranking

Comandados pelo técnico barrense, Max Silva, os Garotos de Aço fizeram bonito: além do título, teve o melhor goleiro e o artilheiro da competição (Foto: Arquivo Pessoal)

A base do Volta Redonda conquistou mais um título neste sábado, dia 20. Comandados pelo técnico barrense, Max Silva, os Garotos de Aço do sub-15 foram campeões da 7ª Copa Asvale Nacional de Futebol Infantil, disputada em Carangola-MG. Na decisão, o Esquadrão de Aço venceu o Porto-MG por 2 a 0. Marcos Vinicios e Vitinho marcaram os gols da vitória tricolor.

Apesar do título, nem tudo foi comemoração durante o campeonato. O treinador barrense, Max Silva, usou suas redes sociais para desabafar sobre um fato lamentável ocorrido na cidade de Carangola-MG, local da competição. “Nós, comissão técnica e atletas, do Volta Redonda, em disputa da Copa Asvale Nacional de Futebol Infantil, sub-15, fomos surpreendidos por uma invasão no alojamento, resultando na perda de inúmeros pertences. Lamentamos o ocorrido, pois é inacreditável a falta de respeito ainda existente. Infelizmente os mesmos problemas encontrados nas grandes cidades, como furto, homicídio entre outros, também são notados nas cidades pequenas. Agradecemos as autoridades, equipes participantes e a cidade pela solidariedade e apoio. Mesmo com o psicológico abalado, seguimos fortes e com a bênção de Deus, o Tri Campeonato veio”, escreveu.

Além do título, o terceiro da equipe sub-15 na competição, o Voltaço irá voltar de Carangola com mais três prêmios individuais. O Marcos Vinicios foi o artilheiro do torneio e o Matheus Caramel foi o goleiro menos vazado e eleito o melhor da competição.

Disputada entre os dias 15 e 20 de julho, a 7ª Copa Asvale reuniu dez equipes, de três estados diferentes: Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

maxsilva

Treinador Barrense lamentou o susto sofrido por seu elenco no alojamento, com invasão e furtos, mas comemorou o título conquistado na raça (Foto: Arquivo Pessoal)

O site NetVasco, especializado em notícias sobre o cruzmaltino, publicou uma entrevista com o jovem Ryan, de 12 anos, nascido e criado em Barra do Piraí. No começo desse ano, ele ganhou a oportunidade de integrar a equipe sub-12 do Vasco da Gama.

Desde cedo, Ryan mostra versatilidade em campo, atuando como volante e zagueiro. Posições que exigem um amadurecimento tático mais rápido do que o habitual. Consciência que se reflete nas escolhas de Ryan quando o assunto são seus ídolos nos gramados.

— Gosto muito do Casemiro, pela luta. Um jogador que veio do Real Madrid B para jogar no time principal e na seleção. E o Thiago Silva, do PSG, pelo futebol refinado e técnico assim como, me acho técnico rápido, e um grande marcador – disse o menino sobre os dois jogadores, que foram convocados para defender o Brasil na Copa América.

Antes de se transferir para o cruz-maltino, Ryan jogava no Voltaço, de Volta Redonda. No final de 2018, olheiros do Vasco viram o menino disputando um campeonato pelo Volta Redonda, gostaram do futebol e o convidaram para integrar.

— Ele chegou ao Vasco no ano de 2019 depois que o técnico viu ele jogando o campeonato pelo Volta Redonda e o convidou para fazer parte da categoria de base. Foi um começo de muita alegria. Nesse mesmo ano sagrou-se campeão da Taça Rio, numa final épica contra o Flamengo. Também sem perder nenhum jogo, foi campeão da Taça Guanabara e campeão estadual invicto – relembrou Anderson Urbano, pai da jovem promessa e diretor de esportes da prefeitura de Barra do Piraí.

Era mais uma etapa vencida num longo caminho em busca do sonho de se tornar profissional. Etapa que começou com o pé direito com a conquista de um título. E, se antes a vida de Ryan e da família já era corrida, agora seguia no ritmo dos clássicos mais disputados, lá e cá. Relógio desperta às 6h, vai para a escola, sai meio dia e meia, almoça e, sem perder tempo, vai direto para o treino no Rio. Depois desse trabalho todo, o pai conta que eles costumam chegar em casa só à noite, por volta das 19h. E a rotina se repete no dia seguinte, de segunda a sexta-feira com jogos aos sábados e domingos.

— Um sacrifício muito grande, mas feito com muita paixão. Agradeço muito meus pais, que não medem esforços para que eu realize esse sonho. No futuro quero representar bem o meu país, chegando à Seleção e fazer com que a minha cidade seja reconhecida por mim através do futebol - finalizou Ryan.

O Palmeiras chegou nesta quinta-feira (13) a um acordo para a contratação de Ramires, volante de 32 anos, nascido em Barra do Piraí, com duas copas do mundo no currículo pela seleção brasileira e que estava livre no mercado. O jogador assinará um contrato de quatro anos.

Ramires estava sem clube há pouco mais de um mês, desde que rescindiu com o Jiangsu Suning, da China, time pelo qual disputou poucos jogos desde a temporada passada. No Palmeiras, ele voltará a trabalhar com Luiz Felipe Scolari, por quem foi convocado para a Copa do Mundo de 2014. Ele agrada ao treinador por se tratar de um jogador versátil, que pode atuar em diferentes posições do meio-campo.

Com passagens pela base dos clubes barrenses Royal e América da Muqueca, Ramires se destacou no futebol brasileiro pelo Cruzeiro e foi vendido ao Benfica, onde conquistou o título português. Pelo Chelsea, foi campeão inglês, da Liga Europa e da Uefa Champions League.

Foto: Divulgação SEP

Rua Ana Nery, 120 - 9º andar
Centro, Barra do Piraí - RJ
CEP 27123-150
Tel.: (24) 2443-1470 (AM)
(24) 2443-1098 (FM)

Boletim Eletrônico

Cadastre-se e fique sabendo da nossa programação em primeira mão!