Quinta, 02 Abril 2020
previous arrow
next arrow
Slider

Sul Fluminense registra aumento em número de exercício ilegal em Educação Física

A região Sul Fluminense registrou aumento de 35% no número de flagrantes de exercício ilegal na Educação Física em 2019. Foram detectados 23 casos da irregularidade, seis a mais se comparado com o mesmo período de 2018. As constatações foram do Conselho Regional de Educação Física (CREF1), órgão responsável pela fiscalização da atuação profissional, que flagrou em todo o estado 301 falsos profissionais. Durante as diligências, também foram encontradas outras 154 irregularidades. Dos casos de exercício ilegal, a Musculação ficou em primeiro com 14 casos, seguido pelo Treinamento Funcional e Futevôlei com duas ocorrências. Também foram encontradas atuações ilegais em: Fit Dance, Spinning, Futsal, Futebol e Personal Trainer.

Quando tratamos das demais irregularidades fiscalizadas pelo CREF1, foram encontrados: 33 profissionais atuando sem habilitação em Suporte Básico de Vida (SBV), determinada pela Lei estadual 7996/2017, 31 estabelecimentos sem Responsável Técnico nomeado junto ao CREF1, 30 locais não possuíam registro de Pessoa Jurídica, 6 salas estavam desprovidas de profissionais e 8 profissionais atuavam fora de sua área de habilitação. Todos os casos de exercício ilegal foram encaminhados ao Ministério Público e os estabelecimentos irregulares estão com processos em andamento no Departamento Jurídico do CREF1. Em todo o estado, foram flagrados 301 falsos profissionais e mais de 2 mil irregularidades.

Segundo a supervisora de Fiscalização do CREF1, Giovanna Pereira, as ações da fiscalização têm por objetivo defender a sociedade e zelar pela qualidade dos serviços profissionais oferecidos, através da habilitação, regulação e fiscalização do exercício. “Ter a presença do profissional de Educação Física em locais onde se pratica as mais variadas formas de atividade física, como academias, estúdios, clubes, entre outros, além de obrigatória, é fundamental, pois ele irá orientar de forma segura e eficiente a prática de exercícios”.

Rua Ana Nery, 120 - 9º andar
Centro, Barra do Piraí - RJ
CEP 27123-150
Tel.: (24) 2443-1470 (AM)
(24) 2443-1098 (FM)

Boletim Eletrônico

Cadastre-se e fique sabendo da nossa programação em primeira mão!