Domingo, 24 Mai 2020

Através desse canal, informaremos todos os detalhes sobre os casos registrados com relação ao novo coronavírus em Barra do Piraí, atualizados diariamente.

Atualização 10h40 – 14/04/2020: Ao fim da tarde dessa segunda-feira (13), foram confirmados 11 casos do novo coronavírus em Barra do Piraí. Dos 55 casos suspeitos que já foram registrados, 35 foram descartados, nove estão em isolamento, com duas internações, sendo que uma delas é da vizinha da primeira vítima barrense, que faleceu na última sexta-feira (10) e teve seu teste positivo para o Covid-19. Além dela, mais duas mortes são investigadas e colocadas entre as suspeitas pelo novo coronavírus.

14casospref

Atualização 15h35 – 15/04/2020:

Barra do Piraí tem a segunda morte confirmada pelo novo coronavírus

A prefeitura de Barra do Piraí confirmou na tarde desta quarta-feira (15) a segunda morte no município provocada pelo novo coronavírus. Trata-se de um senhor de 89 anos, vizinho da primeira vítima em nossa cidade, que deu entrada na Santa Casa, segundo a direção do hospital, já em estado avançado, com os sintomas mais graves da doença. O Laboratório Central Noel Nutels, do Governo do Estado, enviou agora a tarde o resultado do teste para a secretaria de Saúde de Barra do Piraí.

Atualização 15h20  17/04/2020:

Barra do Piraí tem a terceira morte confirmada pelo novo coronavírus

A prefeitura de Barra do Piraí confirmou na noite desta quinta-feira (16) a terceira morte em Barra do Piraí provocada pelo novo coronavírus. Mais uma vez, uma idosa moradora do bairro Química. Nesta sexta-feira, a prefeitura começou uma higienização e dedetização do bairro (foto), principalmente nos logradouros públicos, como pontos de ônibus, por exemplo. Hoje, às 16h30, o prefeito Mario Esteves estará no Fatos RBP, em nossa conexão AM e FM, para dar mais detalhes sobre o caso.

17dedetizabp

NOTA DE RETRATAÇÃO

A pedido de sua família, que entrou em contato com nossa reportagem na noite desta sexta-feira (17), retiramos a identidade da primeira vítima do Covid-19 registrada em Barra do Piraí. Pedimos desculpas oficiais e essa nota é uma retratação por ter exposto sua identidade, mesmo que já fosse público em outras postagens através das redes sociais.

O Grupo RBP de Comunicação tem o compromisso, neste momento de pandemia, de levar informações relevantes e importantes para seus seguidores. Nosso foco, e o site www.gruporbp.com.br é a prova disso, tem sido informar ao máximo possível as medidas necessárias para prevenção e incentivar a população a respeitar o isolamento social, nossa melhor chance nesse momento, de combater o novo coronavírus.

Portanto, mais uma vez lamentamos profundamente a dor de todos que perderam seus entes querido nessa batalha e pedimos: Fique em casa!

Atualização 18h50 20/04/2020:

Secretario de Saúde de Barra do Piraí testa positivo para o novo coronavírus

A prefeitura de Barra do Piraí confirmou nesta segunda-feira (20) que o secretário de Saúde, Juberto Folena Júnior (foto abaixo), testou positivo para o novo coronavírus. Através de um teste rápido, foi confirmado o diagnóstico do secretário. O prefeito Mario Esteves e o diretor da Santa Casa, Ivan Borges, testaram negativo.

Como protocolo, Juberto está em isolamento domiciliar, sem apresentar sintomas da doença. Os demais integrantes da secretaria de Saúde também passarão por monitoramento, assim como as pessoas que tiveram contato com o secretário nos últimos 14 dias.

20juberto

Atualização 16h05 – 22/04/2020:

Barra do Piraí tem o terceiro óbito confirmado causado pelo novo coronavírus

O Governo do Estado do Rio de Janeiro confirmou hoje, através do LACEN, Laboratório Central Noel Nutels, o terceiro óbito por Covid-19 em Barra do Piraí. Neste momento, nosso município tem 14 casos confirmados da doença, com três óbitos registrados, mais dois suspeitos, 15 pessoas em isolamento domiciliar e nenhuma internação na Santa Casa.

22casospref

Atualização 11h05 – 27/04/2020:

Prefeitura confirma mais dois casos do novo coronavírus

Neste final de semana, a prefeitura confirmou que mais duas pessoas foram contaminadas pela Covid-19 em Barra do Piraí, totalizando 16 casos registrados. Segundo a direção da Santa Casa, não há internações nos leitos reservados para pacientes suspeitos ou confirmados. Todos os contaminados estão em isolamento social. Segundo dados do governo do estado, Barra do Piraí tem três mortes confirmadas pelo novo coronavírus e uma sendo analisada pelo Lacen-RJ. Recentemente, um óbito foi descartado em relação à doença.

22casospref

Atualização 13h52 – 27/04/2020:

No final da manhã desta segunda-feira, a prefeitura de Barra do Piraí divulgou boletim atualizado do Governo do Estado do Rio de Janeiro acerca da situação da cidade em meio ao Coronavírus. De acordo com os dados, há 19 pacientes infectados com o Covid-19, 73 casos suspeitos, 43 descartados, oito recuperados, um internado e quatro óbitos no município. 

Atualização 18h10 – 29/04/2020

Barra do Piraí salta para 29 casos de coronavírus registrados

A prefeitura de Barra do Piraí atualizou os números relacionados ao Covid-19: foram registrados mais nove casos da doença e, ao todo, o município tem 28 infectados e quatro mortes por Covid-19. A prefeitura anunciou ainda que 20 pacientes já são considerados curados, por terem passado do período de transmissão do vírus. Os infectados na cidade foram 19 mulheres e nove homens. Atualmente, quatro pessoas estão em isolamento domiciliar, sendo acompanhados pela Secretaria Municipal de Saúde e o último óbito registrado foi de um idoso, de 85 anos.

29casoscorona

Atualização 22h15 – 03/05/2020

Barra do Piraí salta para 34 casos de coronavírus registrados

A prefeitura de Barra do Piraí atualizou neste final de semana os números relacionados ao novo coronavírus: foram registrados ao todo 34 casos confirmados e quatro mortes por Covid-19. A prefeitura anunciou ainda que 21 pacientes já são considerados curados, por terem passado do período de transmissão do vírus. Atualmente, nove pessoas estão em isolamento domiciliar, sendo acompanhados pela Secretaria Municipal de Saúde.

03casoscorona

Atualização 03h10 – 05/05/2020

Barra do Piraí salta para 37 casos de coronavírus registrados

A prefeitura de Barra do Piraí atualizou no fim da tarde desta segunda-feira (04) os números relacionados ao novo coronavírus: foram registrados mais três casos desde o fim de semana, com ao todo 37 casos confirmados, um paciente internado na Santa Casa e quatro mortes pela Covid-19. A prefeitura anunciou ainda que 21 pacientes já são considerados curados, por terem passado do período de transmissão do vírus. Atualmente, 11 pessoas estão em isolamento domiciliar, sendo acompanhados pela Secretaria Municipal de Saúde.

05casoscorona

Atualização – 06/05/2020

Barra do Piraí registra mais cinco casos do novo coronavírus e salta para 42

A prefeitura de Barra do Piraí atualizou no fim da tarde desta terça-feira (05) os números relacionados ao novo coronavírus: foram registrados mais cinco casos de segunda para terça-feira, com ao todo 42 confirmados; mais três pacientes internados na Santa Casa, totalizando quatro; e o número de mortes segue em quatro. A prefeitura anunciou ainda que 22 pacientes já são considerados curados, por terem passado do período de transmissão do vírus. Atualmente, 12 pessoas estão em isolamento domiciliar, sendo acompanhados pela Secretaria Municipal de Saúde.

06casoscorona

Atualização – 07/05/2020

Barra do Piraí registra 44 casos do novo coronavírus

A prefeitura de Barra do Piraí atualizou no fim da tarde desta quarta-feira (06) os números relacionados ao novo coronavírus: foram registrados mais dois casos de terça para quarta-feira, com ao todo 44 confirmados; três pacientes internados na Santa Casa, diminuindo um em relação ao penúltimo boletim; e o número de mortes segue em quatro. A prefeitura anunciou ainda que 22 pacientes já são considerados curados, por terem passado do período de transmissão do vírus. Atualmente, 15 pessoas estão em isolamento domiciliar, sendo acompanhados pela Secretaria Municipal de Saúde.

07casoscorona

Atualização – 08/05/2020

Barra do Piraí tem a quinta morte confirmada pelo novo coronavírus

A prefeitura de Barra do Piraí confirmou na noite desta quinta-feira (07) a quinta morte no município causada pelo novo coronavírus. A vítima, um homem de 42 anos, estava internada no terceiro andar da Santa Casa, destinado para pacientes com suspeita ou casos confirmados da doença. O número total de infectados está em 46 confirmados na cidade, com 15 pacientes em isolamento domiciliar aguardando a confirmação de exames e 22 curados. Segundo o boletim divulgado pela prefeitura, um barrense está internado no Hospital Regional Zilda Arns, em Volta Redonda; dois pacientes na Santa Casa e um no Hospital da Unimed. 

Atualização – 08/04/2020

Barra do Piraí chega a 54 casos confirmados do novo coronavírus

Balanço do fim de semana com os registros dos casos de novo coronavírus, divulgado pela prefeitura de Barra do Piraí: 54 casos confirmados, o último de um homem de 52 anos, já considerado curado, que estava em tratamento em Volta Redonda; 33 pessoas recuperadas; 11 em isolamento domiciliar com casos confirmados ou a espera de resultado do teste; 04 internações, sendo uma no Hospital Regional Zilda Arns de Volta Redonda, duas na Santa Casa de Barra do Piraí e uma no Hospital da Unimed; e 06 óbitos, o último de um homem de 58 anos, portador de doença renal crônica e que estava internado no Hospital Regional em Volta Redonda.

10casoscorona

Atualização – 11/05/2020

Mais 06 novos casos são registrados em Barra do Piraí e o total chega a 60

De domingo (10) para segunda (11), mais seis novos casos foram registrados em Barra do Piraí, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura: agora são 60 casos confirmados, sendo dos últimos 06 confirmados, 03 de profissionais da saúde; 35 pessoas recuperadas; 18 em isolamento domiciliar com casos confirmados ou a espera de resultado do teste; 01 internação apenas, uma paciente com caso confirmado no Hospital Regional Zilda Arns de Volta Redonda; e 06 óbitos, o último de um homem de 58 anos, portador de doença renal crônica e que estava internado também no Hospital Regional em Volta Redonda.

12casoscorona

Atualização – 12/05/2020

Barra do Piraí chega a 62 casos do novo coronavírus

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura no fim da tarde desta terça-feira (12), mais dois novos casos da Covid-19 foram registrados em Barra do Piraí nas últimas 24 horas. Agora são 62 casos confirmados, com nove em isolamento domiciliar, e três internações, sendo um paciente no Hospital Regional Zilda Arns de Volta Redonda, um na Santa Casa de Barra Mansa e outro em São Paulo. Segue o número de seis óbitos confirmados, o último de um homem de 58 anos, portador de doença renal crônica e que estava internado no Hospital Regional em Volta Redonda.

13casoscorona

Atualização – 13/05/2020

Barra do Piraí não registra caso da Covid-19 nas últimas 24 horas e segue em 62

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura no fim da tarde desta quarta-feira (13), nenhum novo caso da Covid-19 foi registrado em Barra do Piraí nas últimas 24 horas. Os números se estabilizaram em 62 casos confirmados, com diminuição nos contaminados em isolamento domiciliar, agora são cinco; duas internações, uma a menos que segunda; e seis óbitos confirmados, número que permanece desde a semana passada.

14casoscorona

Atualização – 14/05/2020

Barra do Piraí registra mais três casos nas últimas 24 horas e chega a 65 confirmados

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura no fim da tarde desta quinta-feira (14), mais três casos do novo coronavírus foram registrados em Barra do Piraí nas últimas 24 horas: um homem de 43 anos, profissional de saúde; um bebê de um mês e uma mulher de 38 anos, também profissional de saúde. Agora são 65 casos confirmados, com 49 pessoas recuperadas, oito em isolamento domiciliar, duas internações e seis óbitos confirmados.

15casoscorona

Atualização – 17/05/2020

Barra do Piraí chega a 10 óbitos nesse fim de semana e 74 casos confirmados

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura com os números desse fim de semana, Barra do Piraí chegou a 10 óbitos confirmados pela Covid-19, sendo dois no domingo (17) de um homem de 59 anos, que faleceu na Santa Casa no último dia 11; e uma mulher de 83 anos que faleceu no Hospital Regional de Volta Redonda no dia 14. No sábado (16), o teste de um senhor de 74 anos, que faleceu na Santa Casa no dia 08, também deu positivo. Todos os resultados foram enviados pelo Laboratório Central do Governo do Estado – LACEN RJ.

Ao todo, além dos 10 óbitos, agora são 74 casos confirmados do novo coronavírus (oito a mais em relação à última sexta), com 50 pessoas recuperadas, nove em isolamento domiciliar e cinco internações (uma na Santa Casa de Barra Mansa e quatro no Hospital Regional de Volta Redonda) em Barra do Piraí.

17casoscorona

Atualização – 18/05/2020

Barra do Piraí chega a 11 óbitos e 76 casos confirmados no boletim desta segunda-feira

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura nessa segunda-feira (18), Barra do Piraí chegou a 11 óbitos confirmados pela Covid-19, o último de uma mulher de 66 anos, moradora do bairro Caieira São Pedro, que estava internada na Santa Casa de Barra Mansa. Ao todo, além dos 11 óbitos, agora são 76 casos confirmados do novo coronavírus em Barra do Piraí (dois a mais que o boletim do fim de semana), com 54 pessoas recuperadas, seis em isolamento domiciliar e cinco internações (uma na Santa Casa de Barra Mansa e quatro no Hospital Regional de Volta Redonda).

18casoscorona

Atualização – 19/05/2020

Barra do Piraí registra mais dois óbitos nessa terça-feira

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura nessa terça-feira (18), Barra do Piraí chegou a 13 óbitos confirmados pela Covid-19, os dois últimos registrados nesse boletim, de uma senhora de 63 anos e um senhor de 79 anos. Ao todo, além dos 13 óbitos, agora são 80 casos confirmados do novo coronavírus em Barra do Piraí, quatro a mais que o boletim de segunda-feira; com 54 pessoas recuperadas, oito em isolamento domiciliar e cinco internações: uma no IntensiBarra de Barra Mansa, três no Hospital Regional de Volta Redonda e a última na Santa Casa de Barra do Piraí. Os resultados dos exames são liberados exclusivamente pelo Laboratório Central (LACEN) da Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro.

19casoscorona

Atualização – 20/05/2020

Barra do Piraí registra apenas um caso nas últimas 24 horas

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura no começo da noite dessa quarta-feira (20), Barra do Piraí registrou apenas um caso nas últimas 24 horas, com diminuição de pessoas em isolamento domiciliar e um aumento no número de recuperados. Ao todo, além dos 13 óbitos já confirmados, agora são 81 casos confirmados do novo coronavírus em Barra do Piraí, um a mais que no boletim de terça; com 57 pessoas recuperadas, três a mais que ontem; seis em isolamento domiciliar e cinco internações: uma no IntensiBarra de Barra Mansa, três no Hospital Regional de Volta Redonda e a última na Santa Casa de Barra do Piraí.

20casoscorona

Atualização – 21/05/2020

Barra do Piraí registra mais dois óbitos e seis novos casos nas últimas 24 horas

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura de Barra do Piraí no começo da noite dessa quinta-feira (21), Barra do Piraí registrou mais dois óbitos, um homem de 62 anos e mulher de 75 anos, e seis novos casos confirmados do novo coronavírus nas últimas 24 horas, com aumento de pessoas em isolamento domiciliar, recuperados e internações. Agora são 15 óbitos confirmados, com 87 casos registrados, 58 pessoas recuperadas, sete em isolamento domiciliar e sete internações: quatro no Hospital Regional de Volta Redonda; uma na Casa de Saúde Santa Maria em Barra Mansa; uma na Santa Casa de Barra do Piraí e a última no Hospital da Unimed 24 horas, também em Barra do Piraí.

21casoscorona

Atualização – 24/05/2020

Barra do Piraí registra 109 casos confirmados do novo coronavírus

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura no começo da noite deste domingo (24), Barra do Piraí registrou 109 casos confirmados do novo coronavírus. Neste final de semana, foram registrados mais 10 casos da doença, com aumento também em internações e pessoas em isolamento domiciliar. Além dos 109 casos confirmados, agora são 59 pessoas recuperadas, 27 em isolamento domiciliar, oito internações e 15 óbitos. Sobre as internações: quatro estão no Hospital Regional Zilda Arns em Volta Redonda, uma na Casa de Saúde Santa Maria em Barra Mansa, duas na Santa Casa de Barra do Piraí e uma no Hospital da Unimed 24h, também em Barra do Piraí.

24casoscorona

Informe-se sobre os procedimentos básicos para evitar o contágio com o Covid-19. Ainda não há vacina contra o vírus e a prevenção é a melhor maneira de combater a doença (Foto: Saúde do RJ)

Descoberto no dia 31 de dezembro de 2019 após casos registrados na China, o coronavírus (Covid-19) chegou ao Brasil e a Organização Mundial de Saúde (OMS) estabeleceu métodos de prevenção para evitar a transmissão do novo vírus. O novo Covid-19 faz parte de uma grande família viral que ataca seres humanos e animais. Os primeiros tipos foram detectados na década de 1960.

As infecções por coronavírus causam doenças respiratórias leves a moderadas, porém, alguns coronavírus podem causar doenças graves como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars), identificada em 2002 e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers), identificada em 2012. Conheça as dicas que visam a sua proteção.

*Lavar as mãos até a metade do pulso, esfregando também as partes internas das unhas

*Usar álcool 70% para limpar as mãos antes de encostar em áreas como olhos, nariz e boca

*Tossir ou espirrar levando ao rosto à parte interna do cotovelo

*Evitar multidões

*Usar máscara caso apresente sintomas

*Evitar tocar nariz, olhos e boca antes de limpar as mãos

*Manter a distância de um metro de pessoas espirrando ou tossindo

*Limpar com álcool objetos tocados frequentemente

*Evitar cumprimentar com beijos no rosto, apertando as mãos ou abraçando

*Evitar sair de casa, caso apresente algum sintoma da gripe

*Utilizar lenço descartável quando estiver com nariz escorrendo

*Se informar sobre os métodos de prevenção e passar informações corretas

Além dessas recomendações, confira os métodos de prevenção para os locais públicos e de aglomerações, como usuários da academia e outra áreas com uso compartilhado de equipamentos:

*Limpe os equipamentos e os colchonetes com álcool 70%

*Evite exercícios com muito contato entre os alunos

*Evite os horários de mais aglomeração

*Não vá para locais públicos se estiver com os sintomas

Como ele é transmitido?

A transmissão do novo coronavírus pode ocorrer de pessoa para pessoa, de forma continuada. O contágio costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como saliva, espirro, tosse, catarro. Também pode ocorrer por contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão ou contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguidos de contato com a boca, nariz ou olhos.

O grau de transmissão do novo coronavírus é menor do que o vírus da gripe e por isso apresenta menor risco de circulação e disseminação. Pode ficar incubado por duas semanas, período em que aparecem os primeiros sintomas desde a infecção.

Como é o diagnóstico?

O diagnóstico do novo coronavírus é feito a partir da indicação de caso suspeito nos serviços de saúde, quando é coletada uma amostra de materiais respiratórios (aspiração de vias aéreas ou indução de escarro). As análises ocorrem no Laboratório Central de Saúde Pública do Estado, (Lacen/RS) e na Fiocruz (RJ).

Quais são os sintomas?

Os sinais e sintomas clínicos do novo coronavírus são semelhantes aos da gripe ou resfriado. Em casos mais graves, podem ser iguais à pneumonia, com infecção do trato respiratório inferior. Geralmente o paciente apresenta febre, tosse e dificuldade para respirar.

Como é o tratamento?

Basicamente, o tratamento é repouso e consumo de bastante água. Também é indicado o uso de medicamento para dor e febre, como antitérmicos e analgésicos.

É aconselhável o uso de umidificador no quarto ou tomar banho quente para auxiliar no alívio da dor de garanta e tosse. Assim que os primeiros sintomas surgirem, é fundamental procurar ajuda médica imediata para confirmar diagnóstico e iniciar o tratamento.

Os casos graves devem ser encaminhados a um Hospital de Referência para isolamento e tratamento. Os casos leves devem ser acompanhados pela Atenção Primária em Saúde (APS) e instituídas medidas de precaução domiciliar.

Como é definido um caso suspeito?

Pessoas que tenham retornado nos últimos 14 dias, dos países apontados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com circulação do vírus e que tenham apresentado febre, tosse e dificuldade respiratória.

A relação atual dos países com transmissão pode ser conferido no Informe Epidemiológico que é atualizado periodicamente com dados obtidos pelo Ministério da Saúde.

Situação 1 - VIAJANTE:

Pessoa que apresente febre e pelo menos um dos sinais ou sintomas respiratórios (tosse, dificuldade para respirar, escarro, congestão nasal, entre outros) E com histórico de viagem para país com transmissão sustentada OU área com transmissão local nos últimos 14 dias;

Situação 2 - CONTATO PRÓXIMO:

Pessoa que apresente febre OU pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, escarro, congestão nasal, entre outros) E histórico de contato com caso suspeito ou confirmado para COVID-19, nos últimos 14 dias.

Situação 3 - CONTATO DOMICILIAR:

Pessoa que manteve contato domiciliar com caso confirmado por COVID-19 nos últimos 14 dias E que apresente febre OU pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, escarro, congestão nasal, entre outros).

Rua Ana Nery, 120 - 9º andar
Centro, Barra do Piraí - RJ
CEP 27123-150
Tel.: (24) 2443-1470 (AM)
(24) 2443-1098 (FM)

Boletim Eletrônico

Cadastre-se e fique sabendo da nossa programação em primeira mão!