Domingo, 17 Janeiro 2021

Através desse canal, informaremos todos os detalhes sobre os casos registrados com relação ao novo coronavírus em Barra do Piraí, atualizados diariamente.

Atualização 10h40 – 14/04/2020: Ao fim da tarde dessa segunda-feira (13), foram confirmados 11 casos do novo coronavírus em Barra do Piraí. Dos 55 casos suspeitos que já foram registrados, 35 foram descartados, nove estão em isolamento, com duas internações, sendo que uma delas é da vizinha da primeira vítima barrense, que faleceu na última sexta-feira (10) e teve seu teste positivo para o Covid-19. Além dela, mais duas mortes são investigadas e colocadas entre as suspeitas pelo novo coronavírus.

14casospref

Atualização 15h35 – 15/04/2020:

Barra do Piraí tem a segunda morte confirmada pelo novo coronavírus

A prefeitura de Barra do Piraí confirmou na tarde desta quarta-feira (15) a segunda morte no município provocada pelo novo coronavírus. Trata-se de um senhor de 89 anos, vizinho da primeira vítima em nossa cidade, que deu entrada na Santa Casa, segundo a direção do hospital, já em estado avançado, com os sintomas mais graves da doença. O Laboratório Central Noel Nutels, do Governo do Estado, enviou agora a tarde o resultado do teste para a secretaria de Saúde de Barra do Piraí.

Atualização 15h20  17/04/2020:

Barra do Piraí tem a terceira morte confirmada pelo novo coronavírus

A prefeitura de Barra do Piraí confirmou na noite desta quinta-feira (16) a terceira morte em Barra do Piraí provocada pelo novo coronavírus. Mais uma vez, uma idosa moradora do bairro Química. Nesta sexta-feira, a prefeitura começou uma higienização e dedetização do bairro (foto), principalmente nos logradouros públicos, como pontos de ônibus, por exemplo. Hoje, às 16h30, o prefeito Mario Esteves estará no Fatos RBP, em nossa conexão AM e FM, para dar mais detalhes sobre o caso.

17dedetizabp

NOTA DE RETRATAÇÃO

A pedido de sua família, que entrou em contato com nossa reportagem na noite desta sexta-feira (17), retiramos a identidade da primeira vítima do Covid-19 registrada em Barra do Piraí. Pedimos desculpas oficiais e essa nota é uma retratação por ter exposto sua identidade, mesmo que já fosse público em outras postagens através das redes sociais.

O Grupo RBP de Comunicação tem o compromisso, neste momento de pandemia, de levar informações relevantes e importantes para seus seguidores. Nosso foco, e o site www.gruporbp.com.br é a prova disso, tem sido informar ao máximo possível as medidas necessárias para prevenção e incentivar a população a respeitar o isolamento social, nossa melhor chance nesse momento, de combater o novo coronavírus.

Portanto, mais uma vez lamentamos profundamente a dor de todos que perderam seus entes querido nessa batalha e pedimos: Fique em casa!

Atualização 18h50 20/04/2020:

Secretario de Saúde de Barra do Piraí testa positivo para o novo coronavírus

A prefeitura de Barra do Piraí confirmou nesta segunda-feira (20) que o secretário de Saúde, Juberto Folena Júnior (foto abaixo), testou positivo para o novo coronavírus. Através de um teste rápido, foi confirmado o diagnóstico do secretário. O prefeito Mario Esteves e o diretor da Santa Casa, Ivan Borges, testaram negativo.

Como protocolo, Juberto está em isolamento domiciliar, sem apresentar sintomas da doença. Os demais integrantes da secretaria de Saúde também passarão por monitoramento, assim como as pessoas que tiveram contato com o secretário nos últimos 14 dias.

20juberto

Atualização 16h05 – 22/04/2020:

Barra do Piraí tem o terceiro óbito confirmado causado pelo novo coronavírus

O Governo do Estado do Rio de Janeiro confirmou hoje, através do LACEN, Laboratório Central Noel Nutels, o terceiro óbito por Covid-19 em Barra do Piraí. Neste momento, nosso município tem 14 casos confirmados da doença, com três óbitos registrados, mais dois suspeitos, 15 pessoas em isolamento domiciliar e nenhuma internação na Santa Casa.

22casospref

Atualização 11h05 – 27/04/2020:

Prefeitura confirma mais dois casos do novo coronavírus

Neste final de semana, a prefeitura confirmou que mais duas pessoas foram contaminadas pela Covid-19 em Barra do Piraí, totalizando 16 casos registrados. Segundo a direção da Santa Casa, não há internações nos leitos reservados para pacientes suspeitos ou confirmados. Todos os contaminados estão em isolamento social. Segundo dados do governo do estado, Barra do Piraí tem três mortes confirmadas pelo novo coronavírus e uma sendo analisada pelo Lacen-RJ. Recentemente, um óbito foi descartado em relação à doença.

22casospref

Atualização 13h52 – 27/04/2020:

No final da manhã desta segunda-feira, a prefeitura de Barra do Piraí divulgou boletim atualizado do Governo do Estado do Rio de Janeiro acerca da situação da cidade em meio ao Coronavírus. De acordo com os dados, há 19 pacientes infectados com o Covid-19, 73 casos suspeitos, 43 descartados, oito recuperados, um internado e quatro óbitos no município. 

Atualização 18h10 – 29/04/2020

Barra do Piraí salta para 29 casos de coronavírus registrados

A prefeitura de Barra do Piraí atualizou os números relacionados ao Covid-19: foram registrados mais nove casos da doença e, ao todo, o município tem 28 infectados e quatro mortes por Covid-19. A prefeitura anunciou ainda que 20 pacientes já são considerados curados, por terem passado do período de transmissão do vírus. Os infectados na cidade foram 19 mulheres e nove homens. Atualmente, quatro pessoas estão em isolamento domiciliar, sendo acompanhados pela Secretaria Municipal de Saúde e o último óbito registrado foi de um idoso, de 85 anos.

29casoscorona

Atualização 22h15 – 03/05/2020

Barra do Piraí salta para 34 casos de coronavírus registrados

A prefeitura de Barra do Piraí atualizou neste final de semana os números relacionados ao novo coronavírus: foram registrados ao todo 34 casos confirmados e quatro mortes por Covid-19. A prefeitura anunciou ainda que 21 pacientes já são considerados curados, por terem passado do período de transmissão do vírus. Atualmente, nove pessoas estão em isolamento domiciliar, sendo acompanhados pela Secretaria Municipal de Saúde.

03casoscorona

Atualização 03h10 – 05/05/2020

Barra do Piraí salta para 37 casos de coronavírus registrados

A prefeitura de Barra do Piraí atualizou no fim da tarde desta segunda-feira (04) os números relacionados ao novo coronavírus: foram registrados mais três casos desde o fim de semana, com ao todo 37 casos confirmados, um paciente internado na Santa Casa e quatro mortes pela Covid-19. A prefeitura anunciou ainda que 21 pacientes já são considerados curados, por terem passado do período de transmissão do vírus. Atualmente, 11 pessoas estão em isolamento domiciliar, sendo acompanhados pela Secretaria Municipal de Saúde.

05casoscorona

Atualização – 06/05/2020

Barra do Piraí registra mais cinco casos do novo coronavírus e salta para 42

A prefeitura de Barra do Piraí atualizou no fim da tarde desta terça-feira (05) os números relacionados ao novo coronavírus: foram registrados mais cinco casos de segunda para terça-feira, com ao todo 42 confirmados; mais três pacientes internados na Santa Casa, totalizando quatro; e o número de mortes segue em quatro. A prefeitura anunciou ainda que 22 pacientes já são considerados curados, por terem passado do período de transmissão do vírus. Atualmente, 12 pessoas estão em isolamento domiciliar, sendo acompanhados pela Secretaria Municipal de Saúde.

06casoscorona

Atualização – 07/05/2020

Barra do Piraí registra 44 casos do novo coronavírus

A prefeitura de Barra do Piraí atualizou no fim da tarde desta quarta-feira (06) os números relacionados ao novo coronavírus: foram registrados mais dois casos de terça para quarta-feira, com ao todo 44 confirmados; três pacientes internados na Santa Casa, diminuindo um em relação ao penúltimo boletim; e o número de mortes segue em quatro. A prefeitura anunciou ainda que 22 pacientes já são considerados curados, por terem passado do período de transmissão do vírus. Atualmente, 15 pessoas estão em isolamento domiciliar, sendo acompanhados pela Secretaria Municipal de Saúde.

07casoscorona

Atualização – 08/05/2020

Barra do Piraí tem a quinta morte confirmada pelo novo coronavírus

A prefeitura de Barra do Piraí confirmou na noite desta quinta-feira (07) a quinta morte no município causada pelo novo coronavírus. A vítima, um homem de 42 anos, estava internada no terceiro andar da Santa Casa, destinado para pacientes com suspeita ou casos confirmados da doença. O número total de infectados está em 46 confirmados na cidade, com 15 pacientes em isolamento domiciliar aguardando a confirmação de exames e 22 curados. Segundo o boletim divulgado pela prefeitura, um barrense está internado no Hospital Regional Zilda Arns, em Volta Redonda; dois pacientes na Santa Casa e um no Hospital da Unimed. 

Atualização – 08/04/2020

Barra do Piraí chega a 54 casos confirmados do novo coronavírus

Balanço do fim de semana com os registros dos casos de novo coronavírus, divulgado pela prefeitura de Barra do Piraí: 54 casos confirmados, o último de um homem de 52 anos, já considerado curado, que estava em tratamento em Volta Redonda; 33 pessoas recuperadas; 11 em isolamento domiciliar com casos confirmados ou a espera de resultado do teste; 04 internações, sendo uma no Hospital Regional Zilda Arns de Volta Redonda, duas na Santa Casa de Barra do Piraí e uma no Hospital da Unimed; e 06 óbitos, o último de um homem de 58 anos, portador de doença renal crônica e que estava internado no Hospital Regional em Volta Redonda.

10casoscorona

Atualização – 11/05/2020

Mais 06 novos casos são registrados em Barra do Piraí e o total chega a 60

De domingo (10) para segunda (11), mais seis novos casos foram registrados em Barra do Piraí, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura: agora são 60 casos confirmados, sendo dos últimos 06 confirmados, 03 de profissionais da saúde; 35 pessoas recuperadas; 18 em isolamento domiciliar com casos confirmados ou a espera de resultado do teste; 01 internação apenas, uma paciente com caso confirmado no Hospital Regional Zilda Arns de Volta Redonda; e 06 óbitos, o último de um homem de 58 anos, portador de doença renal crônica e que estava internado também no Hospital Regional em Volta Redonda.

12casoscorona

Atualização – 12/05/2020

Barra do Piraí chega a 62 casos do novo coronavírus

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura no fim da tarde desta terça-feira (12), mais dois novos casos da Covid-19 foram registrados em Barra do Piraí nas últimas 24 horas. Agora são 62 casos confirmados, com nove em isolamento domiciliar, e três internações, sendo um paciente no Hospital Regional Zilda Arns de Volta Redonda, um na Santa Casa de Barra Mansa e outro em São Paulo. Segue o número de seis óbitos confirmados, o último de um homem de 58 anos, portador de doença renal crônica e que estava internado no Hospital Regional em Volta Redonda.

13casoscorona

Atualização – 13/05/2020

Barra do Piraí não registra caso da Covid-19 nas últimas 24 horas e segue em 62

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura no fim da tarde desta quarta-feira (13), nenhum novo caso da Covid-19 foi registrado em Barra do Piraí nas últimas 24 horas. Os números se estabilizaram em 62 casos confirmados, com diminuição nos contaminados em isolamento domiciliar, agora são cinco; duas internações, uma a menos que segunda; e seis óbitos confirmados, número que permanece desde a semana passada.

14casoscorona

Atualização – 14/05/2020

Barra do Piraí registra mais três casos nas últimas 24 horas e chega a 65 confirmados

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura no fim da tarde desta quinta-feira (14), mais três casos do novo coronavírus foram registrados em Barra do Piraí nas últimas 24 horas: um homem de 43 anos, profissional de saúde; um bebê de um mês e uma mulher de 38 anos, também profissional de saúde. Agora são 65 casos confirmados, com 49 pessoas recuperadas, oito em isolamento domiciliar, duas internações e seis óbitos confirmados.

15casoscorona

Atualização – 17/05/2020

Barra do Piraí chega a 10 óbitos nesse fim de semana e 74 casos confirmados

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura com os números desse fim de semana, Barra do Piraí chegou a 10 óbitos confirmados pela Covid-19, sendo dois no domingo (17) de um homem de 59 anos, que faleceu na Santa Casa no último dia 11; e uma mulher de 83 anos que faleceu no Hospital Regional de Volta Redonda no dia 14. No sábado (16), o teste de um senhor de 74 anos, que faleceu na Santa Casa no dia 08, também deu positivo. Todos os resultados foram enviados pelo Laboratório Central do Governo do Estado – LACEN RJ.

Ao todo, além dos 10 óbitos, agora são 74 casos confirmados do novo coronavírus (oito a mais em relação à última sexta), com 50 pessoas recuperadas, nove em isolamento domiciliar e cinco internações (uma na Santa Casa de Barra Mansa e quatro no Hospital Regional de Volta Redonda) em Barra do Piraí.

17casoscorona

Atualização – 18/05/2020

Barra do Piraí chega a 11 óbitos e 76 casos confirmados no boletim desta segunda-feira

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura nessa segunda-feira (18), Barra do Piraí chegou a 11 óbitos confirmados pela Covid-19, o último de uma mulher de 66 anos, moradora do bairro Caieira São Pedro, que estava internada na Santa Casa de Barra Mansa. Ao todo, além dos 11 óbitos, agora são 76 casos confirmados do novo coronavírus em Barra do Piraí (dois a mais que o boletim do fim de semana), com 54 pessoas recuperadas, seis em isolamento domiciliar e cinco internações (uma na Santa Casa de Barra Mansa e quatro no Hospital Regional de Volta Redonda).

18casoscorona

Atualização – 19/05/2020

Barra do Piraí registra mais dois óbitos nessa terça-feira

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura nessa terça-feira (18), Barra do Piraí chegou a 13 óbitos confirmados pela Covid-19, os dois últimos registrados nesse boletim, de uma senhora de 63 anos e um senhor de 79 anos. Ao todo, além dos 13 óbitos, agora são 80 casos confirmados do novo coronavírus em Barra do Piraí, quatro a mais que o boletim de segunda-feira; com 54 pessoas recuperadas, oito em isolamento domiciliar e cinco internações: uma no IntensiBarra de Barra Mansa, três no Hospital Regional de Volta Redonda e a última na Santa Casa de Barra do Piraí. Os resultados dos exames são liberados exclusivamente pelo Laboratório Central (LACEN) da Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro.

19casoscorona

Atualização – 20/05/2020

Barra do Piraí registra apenas um caso nas últimas 24 horas

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura no começo da noite dessa quarta-feira (20), Barra do Piraí registrou apenas um caso nas últimas 24 horas, com diminuição de pessoas em isolamento domiciliar e um aumento no número de recuperados. Ao todo, além dos 13 óbitos já confirmados, agora são 81 casos confirmados do novo coronavírus em Barra do Piraí, um a mais que no boletim de terça; com 57 pessoas recuperadas, três a mais que ontem; seis em isolamento domiciliar e cinco internações: uma no IntensiBarra de Barra Mansa, três no Hospital Regional de Volta Redonda e a última na Santa Casa de Barra do Piraí.

20casoscorona

Atualização – 21/05/2020

Barra do Piraí registra mais dois óbitos e seis novos casos nas últimas 24 horas

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura de Barra do Piraí no começo da noite dessa quinta-feira (21), Barra do Piraí registrou mais dois óbitos, um homem de 62 anos e mulher de 75 anos, e seis novos casos confirmados do novo coronavírus nas últimas 24 horas, com aumento de pessoas em isolamento domiciliar, recuperados e internações. Agora são 15 óbitos confirmados, com 87 casos registrados, 58 pessoas recuperadas, sete em isolamento domiciliar e sete internações: quatro no Hospital Regional de Volta Redonda; uma na Casa de Saúde Santa Maria em Barra Mansa; uma na Santa Casa de Barra do Piraí e a última no Hospital da Unimed 24 horas, também em Barra do Piraí.

21casoscorona

Atualização – 24/05/2020

Barra do Piraí registra 109 casos confirmados do novo coronavírus

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura no começo da noite deste domingo (24), Barra do Piraí registrou 109 casos confirmados do novo coronavírus. Neste final de semana, foram registrados mais 10 casos da doença, com aumento também em internações e pessoas em isolamento domiciliar. Além dos 109 casos confirmados, agora são 59 pessoas recuperadas, 27 em isolamento domiciliar, oito internações e 15 óbitos. Sobre as internações: quatro estão no Hospital Regional Zilda Arns em Volta Redonda, uma na Casa de Saúde Santa Maria em Barra Mansa, duas na Santa Casa de Barra do Piraí e uma no Hospital da Unimed 24h, também em Barra do Piraí.

24casoscorona

Atualização – 25/05/2020

Barra do Piraí registra aumento no número de recuperados e nenhum caso confirmado nas últimas 24 horas

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura no começo da noite desta segunda-feira (25), Barra do Piraí registrou um aumento no número de recuperados e nenhum caso confirmado do novo coronavírus. Segue o número de 109 casos confirmados, agora com 70 pessoas recuperadas (11 a mais em relação ao boletim de domingo), 18 em isolamento domiciliar, seis internações e 15 óbitos. Sobre as internações: quatro estão no Hospital Regional Zilda Arns em Volta Redonda, uma na Casa de Saúde Santa Maria em Barra Mansa e mais uma na Santa Casa de Barra do Piraí.

25casoscorona

Atualização – 26/05/2020

Barra do Piraí registra 127 casos confirmados do novo coronavírus

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura no fim da tarde desta terça-feira (26), Barra do Piraí registrou um aumento significativo no número de casos confirmados de contaminados pelo novo coronavírus, muitos por conta dos resultados das testagens nos bairros, que começaram a chegar nesta terça. Agora são 127 casos confirmados (18 a mais em relação ao boletim de segunda), com 85 pessoas recuperadas (15 a mais em relação ao boletim de segunda), 20 em isolamento domiciliar, sete internações e 15 óbitos. Sobre as internações: cinco estão no Hospital Regional Zilda Arns em Volta Redonda, uma na Casa de Saúde Santa Maria em Barra Mansa e mais uma na Santa Casa de Barra do Piraí.

26casoscorona

Atualização – 27/05/2020

Barra do Piraí registra o 16º óbito causado pelo novo coronavírus

O Boletim Municipal Epidemiológico desta quarta-feira (27), divulgado pela prefeitura, traz um aumento significativo nos casos confirmados e mais um óbito registrado em Barra do Piraí, nas últimas 24 horas. De acordo com a secretaria de Saúde, o aumento no número de casos confirmados se dá pelo fato de os resultados dos testes em massa estarem em divulgação.

Sobre as internações: cinco estão no Hospital Regional Zilda Arns em Volta Redonda, uma na Casa de Saúde Santa Maria em Barra Mansa e uma na Santa Casa em Barra do Piraí.

Sobre os novos casos: adolescente de 13 anos, homem de 42 anos, mulher de 20 anos, mulher de 22 anos, mulher de 40 anos e mulher de 29 anos (profissional de saúde).

Sobre o novo óbito: homem de 59 anos.

Números Oficiais: 134 casos confirmados, 91 recuperados, 20 em isolamento domiciliar, 07 internações e 16 óbitos.

27casoscorona

Barra do Piraí segue com 134 casos confirmados da covid-19

O Boletim Municipal Epidemiológico desta quinta-feira (28), divulgado pela prefeitura, mostra estagnação nos casos confirmados da covid-19, queda no isolamento domiciliar e mais uma internação registrada em Barra do Piraí, nas últimas 24 horas.

Sobre as internações: cinco estão no Hospital Regional Zilda Arns em Volta Redonda, uma na Casa de Saúde Santa Maria em Barra Mansa, uma na Santa Casa em Barra do Piraí e a última no Hospital da Unimed 24h, também em Barra do Piraí.

Números Oficiais: 134 casos confirmados, 93 recuperados, 17 em isolamento domiciliar, 08 internações e 16 óbitos.

28casoscorona

Atualização – 01/06/2020

Oficialmente, Barra do Piraí não registra casos de coronavírus nesse fim de semana

De acordo com o Boletim Municipal Epidemiológico deste domingo (31), divulgado pela prefeitura, Barra do Piraí não registrou casos oficiais do novo coronavírus nesse final de semana. Nossa cidade fechou o mês de maio com 139 casos confirmados, um aumento no número de internados e em isolamento domiciliar

Sobre as internações: cinco estão no Hospital Regional Zilda Arns em Volta Redonda, três na Casa de Saúde Santa Maria em Barra Mansa, duas na Santa Casa em Barra do Piraí e uma no Hospital da Unimed 24h, também em Barra do Piraí.

Números Oficiais: 139 casos confirmados, 93 recuperados, 19 em isolamento domiciliar, 11 internações e 16 óbitos.

01casoscorona

Atualização – 02/06/2020

Prefeitura não registra casos oficiais do novo coronavírus pelo segundo dia consecutivo, porém prefeito divulga resultado de testagem com 150 pessoas infectadas

De acordo com o Boletim Municipal Epidemiológico desta segunda-feira (1º), divulgado pela prefeitura, pelo segundo dia consecutivo Barra do Piraí não teve registros de casos do novo coronavírus. Segundo a secretaria de Saúde, destaque para o número de recuperados que aumentou e de isolados que diminuiu.

Porém, também nessa segunda, o prefeito Mario Esteves divulgou os resultados dos 1.100 testes realizados por uma empresa contratada pela prefeitura, com o objetivo de mapear melhor o nível de contaminação na cidade. Dos 1.100 testes, 110 deram positivos (contaminados), 40 já haviam sido contaminados e recuperados (assintomáticos), e os outros 950 deram negativos. Os 110 positivados estão sendo notificados, para ficarem em isolamento social, e o resultado da testagem entrará em breve no boletim oficial da prefeitura, de acordo com o prefeito.

Números Oficiais: 139 casos confirmados, 97 recuperados, 15 em isolamento domiciliar, 11 internações e 16 óbitos.

02testagem02testagem

Atualização – 03/06/2020

Barra do Piraí soma 254 casos confirmados do novo coronavírus

De acordo com o Boletim Municipal Epidemiológico desta terça-feira (1º), divulgado pela prefeitura, a secretaria de Saúde incluiu os resultados dos testes em massa em seus números oficiais. Ao todo, contabilizando com os já divulgados anteriormente, a cidade conta com 254 pessoas que contraíram o Covid-19.

De acordo com a diretora do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Irineia Santana, de todos os casos registrados, 208 já podem ser considerados recuperados e todos os contaminados foram mantidos em anonimato. Ainda segundo a diretora, os testes não representam a totalidade sobre os índices municipais de contaminação, mas é um caminho que o órgão público terá sobre os bairros e incidências, ainda mais porque a maioria desses contaminados eram assintomáticos. A diretora explicou também que, após os resultados quantitativos, serão analisados, de forma qualitativa, como serão adotados os novos protocolos sobre possíveis ações na cidade, como barreiras sanitárias e estudos técnicos e imunológicos, porém sem relação com a abertura do comércio.

Números Oficiais: 254 casos confirmados, 208 recuperados, 18 em isolamento domiciliar, 12 internações e 16 óbitos.

03casoscorona

Atualização – 04/06/2020

Barra do Piraí tem mais dois óbitos causados pela Covid-19 confirmados

De acordo com o Boletim Municipal Epidemiológico desta quarta (03), divulgado pela prefeitura, mais dois óbitos pelo novo coronavírus foram confirmados em Barra do Piraí, com o total chegando a 18. Ao todo, a cidade registrou 256 casos da Covid-19.

Sobre as internações: cinco internados no Hospital Regional de Volta Redonda, dois no Hospital Santa Maria em Barra Mansa, três na Santa Casa em Barra do Piraí e um internado na Unimed 24 horas, também em Barra do Piraí.

Sobre os óbitos: Homem de 43 anos, que estava internado no Hospital Santa Maria em Barra Mansa, e mulher de 28 anos, portadora de doença renal crônica e que fazia hemodiálise.

Números Oficiais: 256 casos confirmados, 213 recuperados, 14 em isolamento domiciliar, 11 internações e 18 óbitos.

04casoscorona

Atualização – 08/06/2020

Barra do Piraí chega ao 19º óbito confirmado nesse final de semana

De acordo com os boletins epidemiológicos divulgados pela prefeitura nesse final de semana, Barra do Piraí chegou ao 19º óbito e a 262 casos confirmados do novo coronavírus.

Sobre as internações: cinco no Hospital Regional de Volta Redonda, dois no Hospital Santa Maria em Barra Mansa, duas na Santa Casa em Barra do Piraí e um internado na Unimed 24 horas, também em Barra do Piraí.

Sobre o óbito: um homem de 59 anos, sem maiores detalhes sobre ele.

Números Oficiais: 262 casos confirmados, 228 recuperados, 07 em isolamento domiciliar, 08 internações e 19 óbitos.

08casoscorona

Boletim Epidemiológico de Barra do Piraí: 10/06/2020

Sobre os novos casos: uma mulher de 56 anos (em isolamento domiciliar) e três homens; um de 42 anos; 43 anos (hospitalizado); e um senhor de 62 anos  (também hospitalizado).

Sobre as internações: cinco no Hospital Regional de Volta Redonda, quatro na Santa Casa de Barra do Piraí e uma no Hospital da Unimed, também em Barra do Piraí.

Números Oficiais: 273 casos confirmados, 231 recuperados, 11 em isolamento domiciliar, 10 internações e 21 óbitos.

10casoscorona

Boletim Epidemiológico de Barra do Piraí: divulgado na noite do dia 11/06/2020

Sobre os novos casos: duas mulheres, uma de 34 e outra de 32 anos, sem mais detalhes divulgados.

Sobre as internações: quatro no Hospital Regional de Volta Redonda, uma na Santa Casa de Barra do Piraí e duas no Hospital da Unimed, também em Barra do Piraí.

Números Oficiais: 276 casos confirmados, 235 recuperados, 13 em isolamento domiciliar, 07 internações e 21 óbitos.

12casoscorona

Boletim Epidemiológico de Barra do Piraí: 15/06/2020

Sobre o novo caso: um homem de 67 anos. A prefeitura segue sem divulgar os bairros dos contaminados

Sobre as internações: cinco no Hospital Regional de Volta Redonda e uma na Santa Casa de Barra do Piraí.

Números Oficiais: 290 casos confirmados, 252 recuperados, 11 em isolamento domiciliar, 06 internações e 21 óbitos.

15casoscorona

Boletim Epidemiológico de Barra do Piraí: 16/06/2020

De acordo com a prefeitura, os números desta terça-feira (16) não mudaram em relação ao último boletim de segunda (15).

Sobre as internações: cinco no Hospital Regional de Volta Redonda e uma na Santa Casa de Barra do Piraí.

Números Oficiais: 290 casos confirmados, 252 recuperados, 11 em isolamento domiciliar, 06 internações e 21 óbitos.

16casoscorona

Boletim Epidemiológico de Barra do Piraí: 17/06/2020

O Ministério Público recomendou à prefeitura de Barra do Piraí a inclusão de informações sobre os leitos de retaguarda e CTI ocupados e disponíveis para a população. Nesta quarta (17), houve um aumento considerável no número de casos confirmados, 12 registros em relação à terça (16), segundo a prefeitura por conta do atraso na divulgação dos resultados por parte do governo estadual.

Sobre as internações: quatro no Hospital Regional de Volta Redonda e uma na Santa Casa de Barra do Piraí. Todas as cinco com quadros clínicos, nenhuma em CTI.

Leitos de retaguarda: Atualmente são 32 leitos clínicos e 10 de CTI disponíveis na Santa Casa de Barra do Piraí, com apenas uma ocupação em um leito clínico.

Números Oficiais: 302 casos confirmados, 263 recuperados, 13 em isolamento domiciliar, 05 internações e 21 óbitos.

17casoscorona

Boletim Epidemiológico de Barra do Piraí: 18/06/2020

De acordo com a prefeitura de Barra do Piraí, mais dois óbitos foram registrados nesta quinta-feira (18).

Sobre os novos óbitos: Uma mulher de 50 anos e um senhor de 74 anos, sem mais detalhes.

Sobre os novos casos: Uma mulher de 28 anos e um homem de 46 anos.

Sobre a internação: Um senhor de 80 anos, internado na Santa Casa, no CTI.

Leitos de retaguarda: Os 33 leitos clínicos estão desocupados e, dos 10 leitos de CTI, um está ocupado.

18casoscorona

Boletim Epidemiológico de Barra do Piraí: 22/06/2020

De acordo com a prefeitura de Barra do Piraí, nesse final de semana um bebê de apenas 11 meses foi diagnosticado com novo coronavírus, sem mais detalhes sobre ele, e a 24ª morte foi confirmada no município, de um homem de 56 anos. Nesta segunda (22), a prefeitura divulgou o novo boletim epidemiológico, com os números das últimas 24 horas.

Sobre os novos casos: seis nas últimas 24 horas: Homens de 25, 36, 47, 53 e 59 anos; e uma senhora de 84 anos.

Sobre a internação: Um senhor de 80 anos, internado na Santa Casa, no CTI.

Leitos de retaguarda: Os 23 leitos clínicos estão desocupados e, dos 10 leitos de CTI, um está ocupado.

22casoscorona

Boletim Epidemiológico de Barra do Piraí: 24/06/2020

De acordo com a prefeitura de Barra do Piraí, foi confirmada a 25ª morte provocada pelo novo coronavírus, uma senhora de 65 anos. O governo municipal não informou se ela tinha doenças pré-existentes. Ela estava internada, mas ainda era tratada como um caso suspeito. O resultado do exame confirmou nesta quarta-feira (24) a causa da morte como provocada pela Covid-19.

Sobre os novos casos: 11 nas últimas 24 horas

Sobre as internações: Um senhor de 80 anos, internado na UTI da Santa Casa de Barra do Piraí; um senhor de 84 anos, internado em um leito clínico também da Santa Casa; e um senhor de 63 anos, internado no Hospital Santa Maria, em Barra Mansa.

Leitos de retaguarda: dois leitos de UTI ocupados, sendo um caso confirmado e outro suspeito (aguardando resultado dos testes); e quatro leitos da clínica médica ocupados, sendo um caso confirmado, um descartado e dois suspeitos (aguardando resultado dos testes).

25casoscorona

Boletim Epidemiológico de Barra do Piraí: 25/06/2020

De acordo com a prefeitura de Barra do Piraí, foi confirmado o 26º óbito por decorrência do novo coronavírus, um senhor de 80 anos que estava internado na Santa Casa.

Sobre os novos casos: um nas últimas 24 horas

Sobre as internações: Um senhor de 84 anos, internado em um leito clínico também da Santa Casa; e um senhor de 63 anos, internado no Hospital Santa Maria, em Barra Mansa.

Leitos de retaguarda: dos 23 leitos clínicos, cinco estão ocupados por pacientes com casos suspeitos, ainda em análise, além do paciente com caso confirmado; e dos leitos de UTI, um ocupado, também por um paciente com caso suspeito.

26casoscorona

Boletim Epidemiológico de Barra do Piraí: 28/06/2020

De acordo com a prefeitura de Barra do Piraí, 11 casos do novo coronavírus foram confirmados neste final de semana em Barra do Piraí

Sobre os novos casos: 11 casos confirmados, todos no sábado.

Sobre as internações: Um senhor de 84 anos, internado em um leito clínico também da Santa Casa; e um senhor de 63 anos, internado no Hospital Santa Maria, em Barra Mansa.

Leitos de retaguarda: dos 23 leitos clínicos, quatro estão ocupados, sendo três por pacientes com casos suspeitos, ainda em análise, além de um paciente com caso confirmado; e dos leitos de UTI, um ocupado, também por um paciente com caso suspeito.

28casoscorona

Boletim Epidemiológico de Barra do Piraí: 06/07/2020

Após seis dias consecutivos sem registrar óbitos por conta do novo coronavírus, neste final de semana a prefeitura de Barra do Piraí contabilizou mais duas mortes em decorrência da Covid-19. Além disso, foram contabilizados desde sexta-feira (03), mais dois casos confirmados e os 66 testes positivos realizados na Praça Nilo Peçanha, no fim de semana passado.

Sobre os novos casos: 66 dos testes + 02 novos casos nesse final de semana

Sobre as internações: Dois senhores, de 84 e 88 anos, internados na Santa Casa; e um senhor de 63 anos, internado no Hospital da Unimed, também em Barra do Piraí

Leitos de retaguarda: dos 23 leitos clínicos, oito estão ocupados, sendo seis por pacientes com casos suspeitos, ainda em análise, e dois por pacientes com casos confirmados; e dos dez leitos de UTI, três estão ocupados por pacientes com casos suspeitos.

06casoscorona

(Atualização - 23/07/2020) Barra do Piraí registra 31ª vítima do novo coronavírus

Município chegou a 586 casos confirmados de Covid-19, sendo que 539 já são considerados recuperados da doença

A prefeitura de Barra do Piraí confirmou a 31ª morte causada pela Covid-19. As informações foram divulgadas nesta quarta-feira (22) pela Secretaria Municipal de Saúde.

Segundo o governo municipal, a vítima é uma senhora de 69 anos. A prefeitura não informou se ela tinha alguma doença pré-existente e se estava internada. Desde o último boletim epidemiológico divulgado, a cidade registrou ainda seis novos infectados: além da senhora que morreu, mais três mulheres, de 33, 36 e 56 anos, e dois homens, de 41 e 56 anos.

Com isso, Barra do Piraí chegou a 586 casos confirmados da doença. Destes, 539 já são considerados curados, pois passaram os dias necessários em observação e não apresentam mais sintomas da doença.

De acordo com o último boletim epidemiológico, a cidade tem treze pessoas internadas entre confirmados com a doença e casos suspeitos, sendo oito na Santa Casa e cinco em hospitais particulares. A taxa de ocupação de leitos clínicos é de 10,8%, enquanto a ocupação de leitos de UTI é de 40%.

23casoscorona

(Atualização: 24/07/2020) Barra do Piraí registra mais três vítimas do novo coronavírus nas últimas 24 horas

Pacientes tinham 59, 72 e 84 anos. Município tem 34 óbitos e 587 casos confirmados da doença

Três novas mortes por coronavírus foram registradas no boletim epidemiológico dessa quinta-feira (23) de Barra do Piraí. De acordo com a secretaria de Saúde, os pacientes eram três homens de 59, 72 e 84 anos. Com isso, o número de óbitos pela doença chegou a 34.

Foram registrados 587 casos confirmados da doença no município. Desses, 539 são considerados curados. Neste momento são 12 pacientes internados, sendo oito na Santa Casa, entre confirmados e suspeitos, com quatro na UTI e quatro na enfermaria.

24casoscorona

(27/07/2020) Barra do Piraí registra mais dez óbitos em três dias

De quinta até sábado, o governo municipal registrou 10 óbitos em três boletins epidemiológicos. Prefeitura rechaça descontrole da situação

De acordo com os boletins epidemiológicos da prefeitura de Barra do Piraí, de quinta-feira (23) a sábado (25) foram registrado 10 óbitos causados pelo novo coronavírus na cidade. Apesar do susto para a população, segundo o prefeito Mário Esteves, em participação ao programa Fatos RBP, na Rádio Barra do Piraí, o governo municipal não perdeu o controle da situação e o aumento do número exagerado de óbitos aconteceu também por conta de resultados de testes acumulados liberados pelo governo estadual.

De acordo com o chefe do executivo, Barra do Piraí segue em “bandeira amarela”, que significa estágio de atenção por conta do contágio, mas “a caminho”, segundo o prefeito, de se tornar bandeira verde e ter acesso a uma flexibilização maior do comércio. Apesar disso, Mario ressalta que o momento não é “normal” e é preciso seguir intensificando ainda mais as medidas restritivas e a população continuar a cumprir com o isolamento social, para quem é do grupo de risco.

27casoscorona

(11/08/2020) Barra do Piraí chega a 45 mortos pelo novo coronavírus

Município chegou a 747 casos confirmados da doença, porém, com leitos de UTI livres na Santa Casa (Foto: Reprodução)

Nesta segunda-feira (10), a prefeitura de Barra do Piraí confirmou o 45º óbito em decorrência do novo coronavírus no município, um homem de 46 anos. Não foi informado se ele tinha alguma comorbidade. De acordo com o boletim epidemiológico da secretaria de Saúde, mais sete novos casos da Covid-19 foram confirmados, com um total de 747.

Deste total de casos, 669 pessoas já estão recuperadas. Dos pacientes que ainda estão infectados, 26 seguem em isolamento domiciliar e onze estão internados, sendo sete com casos confirmados e quatro com casos suspeitos.

11casoscorona

(27/08/2020) Após mais de uma semana, Barra do Piraí volta a registrar óbito por consequência da Covid-19

De acordo com a secretaria de Saúde, um homem de 55 anos, que estava internado no Hospital Escola de Valença, é a 46ª vítima da doença na cidade

Nesta quarta-feira (26), a secretaria de Saúde de Barra do Piraí confirmou a 46ª morte  por Covid-19 no município, de um homem de 55 anos, de acordo com o último boletim epidemiológico.

Segundo a prefeitura, a vítima morreu no dia 16 de agosto e estava internada em Valença, no Hospital Escola. A causa da morte foi confirmada e o resultado foi divulgado através de sua página oficial no facebook. O óbito foi contabilizado em Barra do Piraí porque o homem era morador da cidade. Com a nova morte, o município chega a 46 óbitos confirmados, com 857 casos confirmados da doença. Desse número, 753 já são considerados recuperados.

27casoscorona

(31/08/2020) Após duas mortes confirmadas na sexta-feira, Barra do Piraí chega a 48 óbitos por Covid-19

Ao todo, cidade tem 882 casos confirmados, seis internações de casos confirmados em hospitais da região e cinco de casos suspeitos na Santa Casa

Na última sexta-feira (28), o boletim epidemiológico divulgado pela secretaria de Saúde de Barra do Piraí confirmou mais duas mortes por Covid-19 na cidade: dois homens, de 43 e 45 anos. Não foi informado se eles possuíam doenças crônicas que pudessem agravar seus quadros.

De acordo com a prefeitura, o novo coronavírus já causou 48 mortes na cidade. No domingo (30), número de casos confirmados da Covid-19 em Barra do Piraí era de 882, com 782 pessoas recuperadas da doença, com cinco internações na Santa Casa, todos de casos suspeitos, sendo três nos leitos clínicos e duas na UTI, e seis internações de casos confirmados em hospitais da região.

31casoscorona

(02/09/2020) Senhor de 75 anos é a 49ª morte por Covid-19 confirmada em Barra do Piraí

Município tem agora 888 casos confirmados e 788 pessoas recuperadas da doença

A secretaria de Saúde de Barra do Piraí, através do boletim epidemiológico desta terça-feira (01), confirmou a 49ª morte por Covid-19 no município. Trata-se de senhor de 75 anos, única informação divulgada pela pasta em relação à vítima.

Segundo o boletim, o número de pessoas que foram confirmadas com a doença chegou a 888 na cidade. Deste total, 788 já são considerados curados. Foi confirmado também que Barra do Piraí tem oito pacientes internados, seis com casos confirmados e internados em hospitais particulares e dois, com casos suspeitos, na Santa Casa da cidade.

02casoscorona

(10/09/2020) Barra do Piraí tem a 53ª morte por Covid-19 confirmada

A vítima é um senhor de 77 anos. Cidade chega a 947 casos da doença, com 856 pessoas recuperadas

De acordo com a secretaria de Saúde municipal, Barra do Piraí chegou a 53 óbitos por novo coronavírus registrados oficialmente. Os dados foram divulgados no boletim epidemiológico desta quarta-feira (09).

O governo municipal informou que a vítima é um senhor de 77 anos, sem mais detalhes. Este novo óbito ainda não foi contabilizado pela Secretaria Estadual de Saúde. Barra do Piraí chegou agora a 947 casos da doença, com 856 pessoas já recuperadas.

10casoscorona

(14/09/2020) Barra do Piraí tem mais dois óbitos por coronavírus confirmados neste domingo

Um senhor de 64 anos e uma senhora de 71 anos foram as últimas vítimas confirmadas no município, que chegou a 56 óbitos registrados

No boletim epidemiológico divulgado neste domingo (13) pela secretaria de Saúde de Barra do Piraí foram confirmados mais dois óbitos por novo coronavírus no município. Um senhor de 64 anos e uma senhora de 71 anos foram a 55ª e a 56ª mortes registradas pela prefeitura, além de 985 casos confirmados da doença, com 860 pessoas já recuperadas.

No hospital Santa Casa, em Barra do Piraí, de acordo com o boletim são oito pessoas internadas em leitos clínicos com casos suspeitos da doença. São quatro internações com casos confirmados de barrenses, três no Hospital Regional Zilda Arns de Volta Redonda, e uma no Hospital Santa Maria, em Barra Mansa.

14casoscorona

(23/09/2020) Barra do Piraí tem mais dois óbitos por Covid-19 registrados

Município chega a 59 mortes confirmadas e 1030 casos registrados

A secretaria de Saúde de Barra do Piraí, através do boletim epidemiológico municipal, com dados apurados pela Vigilância Epidemiológica, confirmou nesta terça-feira (22) mais dois óbitos por Covid-19 na cidade. Duas idosas, de 77 e 90 anos, não resistiram as fortes complicações da doença.

Agora com 59 mortes registradas, Barra do Piraí chegou também a 1030 casos confirmados, com 926 pessoas já recuperadas entre esses números. Neste momento, a Santa Casa municipal está com 30% de ocupação nos leitos de UTI, com um total de três pessoas internadas, todas com casos em análise, entre os dez leitos disponíveis com respiradores.

23casoscorona

(19/11(2020) Prefeitura de Barra do Piraí confirma quatro óbitos por Covid-19 no mesmo boletim

Três idosos e uma mulher de 46 anos morreram em decorrência dos agravamentos dos sintomas do coronavírus. Veja os números completos (Foto: PMBP)

Na noite desta quarta-feira (18), a prefeitura de Barra do Piraí confirmou através do boletim epidemiológico diário quatro óbitos na cidade por consequência da Covid-19. Uma mulher de 46 anos e três homens, de 79, 71 e 75 anos, foram as vítimas confirmadas pela secretaria de Saúde municipal.

Além de voltar a registrar um número elevado de óbitos, a Santa Casa voltou a ter ocupação de 30% nos leitos de UTI, com três pessoas internadas com casos ainda em análise, e mais três internações em leitos clínicos, também de casos suspeitos que precisam de observação. Além dessas internações, quatro barrenses estão internados no Hospital Regional Zilda Arns, de Volta Redonda, e mais seis em hospitais particulares, incluindo o advogado e ex-prefeito de Barra do Piraí, Dr. Heitor Favieri Filho.

A seguir, os números oficiais divulgados pela Vigilância Epidemiológica de Barra do Piraí:

19boletimcovid

A reportagem do Grupo RBP de Comunicação entrou em contato com a equipe de campanha dos seis candidatos a prefeito e trouxe informações sobre eles, com propostas sobre esses três temas importantíssimos e campeões de reclamações na Rádio Barra do Piraí (Foto: Reprodução)

No dia 15 de novembro deste ano, os eleitores de Barra do Piraí decidirão nas urnas os 11 vereadores que comporão a câmara municipal e o prefeito de nossa cidade de 2021 a 2024.

Diante de uma escolha importante, nossa reportagem decidiu publicar perfis dos seis candidatos à cadeira do executivo em nossa cidade, com informações de campanha, rede social oficial e propostas para três temas importantes, que são campeões de reclamações na Rádio Barra do Piraí – Saúde, Transporte Público e Água e Esgoto. Por conta da complexidade e inúmeros assuntos pertinentes em todos os planos de governos, decidimos resumir as propostas nesses três temas.

Pedimos para cada equipe de campanha que enviasse as informações “de forma mais objetiva possível”, para facilitar o entendimento dos leitores, porém, não colocamos limites de linhas ou caracteres para as propostas. Ficou a cargo de cada candidato a melhor forma de expor suas ideias e cabe aos leitores decidir qual se encaixa melhor a sua ideologia.

Deixamos claro que todas as opiniões expostas em cada perfil não tem relação com a opinião dos proprietários e equipe do Grupo RBP de Comunicação, e que os planos tiveram edições básicas apenas para a facilitação da leitura, sem mudança ou distorção nas propostas.

Para conhecimento maior dos candidatos, disponibilizamos um link com cada perfil ou página oficial deles no Facebook, onde você, eleitor, terá acesso a mais propostas, informações pessoais e de campanha do candidato preferido. Cada perfil está disponibilizado em ordem alfabética, usando como base seus nomes de campanha.

Cada candidato enviou seu plano dentro do prazo estipulado. Se cada equipe de campanha entender que algo deva ser alterado ou acrescentado, é só entrar em contato com nosso jornalista Felipe Castro, pelo whatsapp (24 99925-1740). A alteração solicitada será atualizada no perfil, com hora e dia de atualização e grifada no local da mudança para alertar os leitores.

Essa reportagem ficará em destaque em nosso site www.gruporbp.com.br e fixada no topo do nosso facebook ‘Grupo RBP de Comunicação”, até o dia da eleição.

Tenham uma boa leitura e espero que gostem do trabalho realizado. Objetivo é trazer informação de qualidade, verdadeira e combater às “fake news”.

PERFIL CANDIDATOS

Candidato a prefeito: Bruno Alvarenga

13brunoalvarenga

Partido: Democracia Cristã (DC)

Vice: Maria José Caramez (DC)

Número na urna: 27

Coligação: Independente para Governar - DC

Perfil no Facebook: https://www.facebook.com/brunoalvarenga11

1 – Propostas para a SAÚDE de Barra do Piraí

Infelizmente é um dos setores mais críticos do nosso sistema. Eu fui o candidato que rodou todos os 22 postinhos de saúde,  nos bairros e distritos  para entender  a real deficiência lá na ponta, onde é feito o primeiro atendimento, porque o poder executivo tem obrigação de executar, como também de  fiscalizar. Pude constatar a falta presencial de médicos. Não que exista falta de médicos, porque na folha de pagamento da prefeitura tem 69 profissionais dessa área, o que daria para colocar dois médicos para cada posto de saúde e ainda sobraria 20 e poucos médicos para remanejar entre outros lugares da saúde. O que falta é fiscalização. Isso é gestão!

Primeiramente, iremos implantar a tecnologia digital para informatizar todas as informações da saúde, com acesso simples e direto por qualquer cidadão. Todos irão tomar conta das atividades da saúde; Reajuste Salarial dos servidores da área com incentivos de produtividade e benefícios trabalhistas; Os exames serão marcados com hora, data e numeração de protocolo, informados diretamente e imediatamente ao sistema geral de informações da saúde, obedecendo às classificações, grau de urgência, prioridade de atendimento entre outros de acordo com a legislação.

O estoque de medicamentos será atualizado diariamente juntamente com relatórios para o sistema de informações gerais da saúde. Isso irá facilitar o acesso de todos os servidores e da população objetivando que esses medicamentos não faltem no estoque municipal; Criação da ouvidoria municipal da área da saúde via whatsapp e número fixo. Isso irá facilitar a identificação de irregularidades e problemas para uma ação mais rápida do executivo. Serve tanto para servidores quanto para a população; Fortalecimento e enrijecimento das coordenações e subcoordenações, favorecendo uma maior efetividade dos funcionários de carreira.

Postos de Saúde e UBS: Funcionamento 24h com a composição da guarda municipal, agentes comunitários, médico geral e médicos especialistas, dentista, auxiliar de consultório, auxiliar de serviços gerais, agente administrativo, ginecologia e pediatria.

UPA: Pavimento para as salas vermelha e amarela, oportunizando uma melhor estrutura para estabilização. Oxigenação, medicação e procedimentos gerais. Plano com equipe especializada de Manutenção nos equipamentos da unidade; Sala de Raio-X funcionando 24h; Revisão dos contratos municipais com os laboratórios e previsão para efetivar o laboratório municipal tendo em vista a análise orçamentária para o mesmo.

Hospital: Revisão de todos os contratos, abertura de diálogo direto entre diretores e executivo e identificação de problemas no SUS para um auxilio na resolução dos próprios.

Samu: Revisão da Central de regulação e abertura de diálogo direto com o executivo para a resolução de problemas e necessidades.

2 - Propostas para o TRANSPORTE PÚBLICO em Barra do Piraí

Implementar e solucionar os problemas relativos ao transporte estabelecendo mais horários de ônibus e revendo o trajeto dos próprios. Existe uma máfia do transporte em nossa cidade que tem a concessão das linhas. São os mesmo donos com CNPJ diferente, a mais de 60 anos. Precisamos de um prefeito com coragem e independência para governar e chegar duro na empresa para fornecer um serviço de qualidade, e que esteja do lado do povo para governar com o povo! Essa independência e coragem eu tenho. Senão, serão mais quatro anos mais do mesmo.

3 - Propostas para a ÁGUA E ESGOTO em Barra do Piraí

Difícil de acreditar que Barra do Pirai abastece 90% da água da capital, Rio de Janeiro, tem dificuldade para abastecer os bairros ou quase todos os bairros da cidade. Eu rodei todos os bairros e constatei que Barra do Pirai cresceu, porém o sistema de água e as estações de tratamento não acompanharam o crescimento da cidade. Com isso, vamos dar uma atenção especial no desenvolvimento tecnológico  e a modernização de nosso sistema de tratamento de água e esgoto. Nós fizemos ou melhor temos, um vídeo que aborda melhor este assundo, o qual se encontra disponibilizado em nossas redes sociais, que de forma detalhada, explana nossas ideias e plano de governo.

Candidato a prefeito: Cezinha do Mercado

13cezinhadomercado

Partido: Patriota

Vice: Pastor Georgenes (PRTB)

Número na urna: 51

Coligação: Transformação com União e Honestidade - PRTB, PODE, PMB e Patriota

Perfil no Facebook: https://www.facebook.com/cezinhadomercado/

1 – Propostas para a SAÚDE de Barra do Piraí

Cezinha do Mercado e Pastor Georgenes assinam um Plano de Governo voltado para a prevenção no setor de Saúde. Reorganizar a Atenção Básica com foco nos postos de saúde em bairros e distritos; valorizar as equipes multiprofissionais e obedecer a transparência necessária para garantir eficiência e austeridade nos gastos do setor, serão bases para a implantação de uma nova filosofia ancorada na realidade municipal, sem fantasias.

Cezinha do Mercado defende a criação da Policlínica Municipal, que prestará serviços de laboratório, exames, consultas especializadas e reabilitação em fisioterapia.

2 - Propostas para o TRANSPORTE PÚBLICO em Barra do Piraí

Procurar meios jurídicos para anular a licitação do transporte público realizada pelo atual governo municipal, que está sendo investigada pelos órgãos fiscalizadores; elaborar um edital capaz de proporcionar uma licitação com lisura e inquestionável, que tenha como base a melhor prestação de serviço possível aos usuários; são as primeiras medidas do governo Cezinha do Mercado, que serão seguidas de auditorias e total transparência no importante setor.

3 - Propostas para a ÁGUA E ESGOTO em Barra do Piraí

Com a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico, o município de Barra do Piraí buscará recursos que serão direcionados aos setores essenciais a qualidade de vida.

Sabedor da manutenção emergencial nos sistemas de tratamento e de abastecimento de água, Cezinha do Mercado pensa na valorização dos servidores, que são incansáveis e incompreendidos enfrentando os graves problemas nos setores.

Eliminar o esgoto a céu aberto nas comunidades; cuidar da despoluição de córregos e rios; tratar com eficiência as ações voltadas aos resíduos sólidos, fazem parte, também, do Plano de Governo dos candidatos a prefeito e vice-prefeito, Cezinha do Mercado e Pastor Georgenes.

Candidato a prefeito: Cristiano Almeida

13cristianoalmeida

Partido: Progressistas

Vice: Matheus Pedroza (Progressistas)

Número na Urna: 11

Coligação: Pra Barra Ser Feliz de Novo – Progressistas

Página no Facebook: https://www.facebook.com/cristianoalmeidabp

1 – Propostas para a SAÚDE de Barra do Piraí

A Saúde é a área que precisa de muita atenção e irei ao lado do meu vice, cuidar de perto desta área. Todas as unidades hospitalares, bem como a secretaria municipal de Saúde, passarão pelo procedimento de auditoria ao assumirmos a pasta. Houve muita maquiagem nos hospitais nesta administração pública. Ou seja, as estruturas foram reformadas, mas o atendimento e os exames não acontecem como deveriam. São filas e mais filas de espera para pacientes entre a vida e a morte. As mulheres grávidas também precisam de atendimento especializado. Por isso, quero implementar o “Pré-Natal Para Todas”. Além disso, pretendo criar a “Casa de Saúde da Mulher Barrense”, que será o centro de cuidado e acolhimento das munícipes para prevenção e tratamento de patologias ginecológicas.

E o principal aspecto a ser tratado é a rede básica de Saúde. É preciso investir nas Estratégias de Saúde da Família e nas Unidades Básicas de Saúde – A saúde vai ser tratada dentro dos bairros. Os hospitais devem ser a última alternativa e destinados a tratamentos específicos, emergências e cirurgias.

Finalizando, no próximo ano, medidas deverão ser adotadas com eficiência e responsabilidade para conter a pandemia do corona vírus. Nós iremos propor a reversão dos danos causados e melhora no setor de infectologia e biomédica no hospital público.

2 - Propostas para o TRANSPORTE PÚBLICO em Barra do Piraí

Os trabalhadores do comércio em Barra do Piraí, têm como principal meio de deslocamento na jornada de trabalho os ônibus. Por isso, é muito injusto que eles sofram com calor, superlotação e atrasos dos carros em Barra do Piraí. Hoje, andar no transporte público de Barra é um risco para a população. Bairros mais afastados do centro da cidade, como: Chalet, Parque Santana, Roseira, Cantão, Areal, Santo Antônio e os distritos são os que mais sofrem com o problema de ônibus na cidade. É preciso criar alternativas que solucionem este problema, como a criação de novas linhas que liguem os bairros mais distantes entre si, no sistema circular e também é hora de se pensar na legalização e regulamentação do transporte através de vans, democratizando o transporte público. Fiscalização será nossa principal tarefa neste setor! Os usuários do transporte coletivo precisam saber que tem alguém ao lado deles. Acredite, eu e Matheus Pedroza iremos mudar essa situação.

3 - Propostas para a ÁGUA E ESGOTO em Barra do Piraí

Muitos bairros de Barra do Piraí ainda não tem o mínimo de saneamento básico. Em meu governo, quero solucionar o problema de esgoto a céu aberto, canalização de águas pluviais e tratamento específico no lixo doméstico para evitar contaminação no Rio Paraíba. Iremos estabelecer diálogo com a população e técnicos para definir a melhor forma de resolver a questão da Cedae, uma vez que o município optou por não assinar termo com a companhia e não aderiu ao Programa de concessão da empresa, em marcha pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro através do BNDES, que daria recursos financeiros ao município. Após este diagnóstico, desenvolveremos estudo de viabilidade de criação de autarquia própria para gerir o abastecimento de água tratada e o tratamento de esgoto, conforme se verifica em diversos municípios. Caso não seja possível e opte-se por concessão à iniciativa privada, este processo se dará com total moralidade e transparência. Estabeleceremos a discussão técnica democrática qualificada, através de Concurso convocado por Chamamento Público nos termos da lei federal n. 8.666/95 e definiremos, conjuntamente da população, o modelo de gestão mais adequado para os serviços de saneamento básico de Barra do Piraí, com total observância da capacidade de pagamento da nossa população; Além de resolver, em definitivo, as questões relativas ao abastecimento de água e esgotamento sanitário, nosso compromisso também se dá quanto a sustentabilidade de questões afetas aos resíduos sólidos, com a correta destinação destes resíduos e priorizando os serviços de drenagem e manejo das águas pluviais, presentes no cotidiano municipal como um todo, restabelecendo, de modo continuado, com profissionalismo e visão de longo prazo, os serviços a coleta seletiva e reciclagem dos resíduos urbanos.

Voltando para a água e os esgoto, traçaremos diagnóstico e prognóstico dos serviços de abastecimento de água, esgoto sanitário, resíduos sólidos e de drenagem, através do Plano Municipal de Saneamento Básico, inclusive, com definição dos investimentos a serem realizados e metas, estabelecendo, assim, um projeto de cidade saneada para Barra do Piraí e para os distritos de São José do Turvo, Dorândia, Vargem Alegre e Ipiabas.

Finalizado este processo inicial, é preciso definir uma Estrutura Tarifária e Valores de Tarifas ajustados a real capacidade de pagamento da população e à de Barra do Piraí. O povo não pode pagar toda a conta da falta de investimento do setor durante a atual administração.

Candidato a prefeito: Dr. Flávio Henrique

13flaviohenrique

Partido: Partido dos Trabalhadores (PT)

Vice: Professora Fátima Mendes (PT)

Número na urna: 13

Coligação: Barra do Piraí, o caminho é a esperança e a luta - PT e PSOL

Perfil no facebook: https://www.facebook.com/flavio.henrique.773

1 – Propostas para a SAÚDE de Barra do Piraí

Modelo institucional de gestão e controle social; Reorganizar a gestão da saúde municipal, promovendo a efetiva descentralização, com transferência de recursos e poder para unidades regionais da Secretaria Municipal de Saúde – BP, de modo a criar unidades ágeis, executivas e com poder de ação; Garantir efetiva participação dos trabalhadores e da população na sua gestão, fortalecendo o controle social exercido pela Conferência Municipal de Saúde, pelos Conselhos Gestores e Conselho Municipal de Saúde; Construir uma UPA 24 horas em Vargem Alegre e em os outros distritos distantes do município; Combater o Novo Coronavírus e outras doenças contagiosas; Incentivar que os estabelecimentos comerciais coloquem proteções em todo o balcão de atendimento, tais como as existentes nos caixas, visando impedir contaminações, protegendo funcionários, clientes e os cidadãos em geral. Projeto que deve ser implantado em todos os setores municipais de atendimento ao público; Manter médico nos postos de saúde em todos os bairros; Dar atenção e gestão ao Programa médico da família; Implementar gradualmente na UBS a saúde bucal com atenção modular multiprofissional e as ações de promoção da saúde bucal nas escolas e na comunidade.

Implantar o CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial voltado para a recuperação de dependentes de álcool e outras drogas), bem como fortalecer a reinserção social dos recuperados; Fazer um estudo sobre a realização de concurso público para a contratação de Psicólogos, visando ampliar o acesso dos munícipes a estes profissionais, que são de extrema importância, considerando os altos índices de pessoas que passam por processo de depressão e outros problemas psicológicos; Ampliar e efetivar o atendimento às pessoas com autismo, Síndrome de Down e doenças raras; Priorizar atendimento especial à adolescência, com informações preventivas sobre DST. AIDS, gravidez precoce, sexualidade e atendimento à saúde mental; Implantar o Programa “Agentes do Idoso”, de capacitação de profissionais para trabalhar no cuidado integral aos idosos.

2 - Propostas para o TRANSPORTE PÚBLICO em Barra do Piraí

Criar linha de ônibus circular que rode a cidade toda; Implantação de uma tarifa popular no preço das passagens de ônibus; Melhorar a frota e criar legislação que determine o ano de fabricação dos ônibus que comporão a frota. Estabelecer critérios obrigatórios de higiene, limpeza e conservação; Criar legislação que defina a obrigatoriedade do cumprimento dos horários, previamente estabelecidos.

3 - Propostas para a ÁGUA E ESGOTO em Barra do Piraí

Implantar/expandir rede de abastecimento de água, com boa qualidade, utilizar de mecanismos de controle de abastecimento de água, com campanhas de hidrometração, para a população ter formas de controlar seu gasto doméstico; Estabelecer o aproveitamento das nascentes, conjugado ao trabalho de reflorestamento da cobertura que mantém os rios. Aproveitamento de toda água do Horto Florestal, através de construção de reservatório com manutenção constante para evitar transbordamento e rompimento em épocas de chuvas; Promover a abertura de poços artesianos e seu tratamento adequado, assim como sua distribuição; Construir cisternas nas casas dos moradores dos bairros mais altos, que captem a água da chuva, visando diminuir o problema do abastecimento de água. (Projeto do Governo Lula, já conhecido e feito no semiárido da Região Nordeste); Cobrar Royalties pela água retirada do Rio Paraíba, para abastecimento da capital uma vez que 90% da água do Rio Guandú  é retirada do nosso Rio aqui em Barra do Piraí, através da transposição; Criar um Programa de Reflorestamento Sustentável, que vise gerar emprego e renda para os jovens, por meio da criação de Cursos profissionalizantes sobre reflorestar áreas degradadas e recuperar nascentes, bem como outros aspectos relacionados à possibilidade, por meio da recuperação e preservação da Mata Atlântica, obter a geração de emprego e renda para os jovens barrenses (Projeto a ser desenvolvido, há necessidade de mais informação técnica e pode ser utilizada a PPP – Parceria Público/Privado); Garantir ações e programas específicos de políticas públicas, que contribuam com o empoderamento da população local, por meio do conhecimento sobre a importância da preservação da natureza e investir no fortalecimento institucional das organizações barrenses de movimento de preservação da fauna, flora e mananciais do município; Construir Estação de Tratamento de Água - ETA.

Candidato a prefeito: Mario Esteves

13marioesteves

Partido: Republicanos

Vice: João Camerano (PSC)

Número na urna: 10

Coligação: Barra no caminho certo - Republicanos, DEM, MDB, PSC, PL, PTB, PSDB, PSL e PSD.

Perfil no Facebook: https://www.facebook.com/marioestevesprefeito

1 – Propostas para a SAÚDE de Barra do Piraí

Ao longo desses anos à frente do Executivo Municipal, Mario Esteves priorizou a Saúde. Em Barra do Piraí, são investidos neste setor cerca de 31% do orçamento. Tal feito, inédito na cidade, pode trazer melhorias para os hospitais Santa Casa, Maria de Nazaré (que ainda se encontra sob intervenção municipal) e Cruz Vermelha. Estes hospitais somente conseguiram melhorias por conta de repasses municipais e verbas de Emendas Parlamentares. Para um próximo mandato - e isto já começou - seguem os investimentos na Atenção Básica (os postinhos de Saúde), que estão torcendo um aporte de 10 milhões de reais em novas estruturas, como foram as escolas do município. Todos eles serão padronizados.

2 - Propostas para o TRANSPORTE PÚBLICO em Barra do Piraí

Com o problema iminente, e detectado há décadas, chegou-se a conclusão, em 2018, que não deveria renovar a concessão pública para a exploração do transporte público de passageiros. Assim, também houve estudo técnico para este fim. Além de uma nova empresa, novas rotas de ônibus, terminais nos bairros e ônibus circulares estarão neste novo sistema, bem como acessibilidade e climatização estão no bojo do estudo para estes veículos e estão no edital público, com mais de 500 páginas e aberto à população. Uma nova rodoviária será construída no Belvedere, desafogando o trânsito e facilitando, também, a locomoção da população. Dentro do escopo municipal, o Processo licitatório ocorreu e está em vias de ser aprovado pelo Ministério Público e pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, ambos que foram inseridos no contexto para ampliar a legalidade do certame.

3 - Propostas para a ÁGUA E ESGOTO em Barra do Piraí

Desde 2017, quando assumiu a gestão, o Mario Esteves decretou Estado de Calamidade Pública no sistema de abastecimento de água. Assim sendo, iniciou o processo de estudo técnico para detectar os possíveis problemas nesta área. Estudo apontou que a concessão pública para a exploração deste setor seria mais viável, uma vez que o sistema é precário e nunca passou por uma manutenção macro. Duas Audiências Públicas foram feitas, antes da abertura do edital de licitação para a escolha da empresa, que teria que investir cerca de 200 milhões de reais nesta estrutura, universalizando o sistema e proporcionando que a água chegue a todas as casas, bem como tenha 100% do esgoto tratado. E esse ainda é o compromisso para uma eventual segunda gestão, acabando, de vez, com este problema. No mês passado aconteceu a Terceira Audiência Pública, via remota, e, brevemente, o edital estará nas ruas, com amparo do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro.

Candidato a prefeito: Mauro Arêdes

13mauroaredes

Partido: Partido Comunista do Brasil (PCdoB)

Vice: Reginaldo César Rocha de Souza (PCdoB)

Número na urna: 65

Coligação: Promovendo igualdade mudar é possível – PCdoB

Perfil no Facebook: https://www.facebook.com/mauro.aredestheodoro

1 – Propostas para a SAÚDE de Barra do Piraí

Gestão democrática, qualidade no atendimento e valorização profissional.

O Sistema Único de Saúde (SUS) surge a partir do processo chamado Reforma Sanitária Brasileira que teve como resultados mais significativos o Relatório da VIII Conferência Nacional de Saúde em 1986 e sua aprovação na Constituição de 1988 que deu o arcabouço legal para a construção do SUS. Desde o nascedouro esse processo tem sido alvo de ataques tanto dos setores mais atrasados do patrimonialismo brasileiro quanto dos defensores do neoliberalismo.

Democratizar a gestão das políticas públicas de saúde, incentivando a criação de conselhos gestores, com eleições diretas realizadas entre os trabalhadores de cada unidade, e a criação de colegiados de gestão, garantindo a participação dos trabalhadores e usuários; Fortalecer o Conselho Municipal de Saúde, dando-lhes estrutura e capacidade de avaliação, consulta e deliberação sobre as políticas públicas de saúde; Estabelecer metas, em acordo com a estrutura orçamentária do município, para ampliar os recursos destinados à saúde, observando critérios semelhante a sétima diretriz da Resolução 322 do Conselho Nacional de Saúde que descaracteriza alguns outros investimentos como ações deste financiamento; Desenvolver estratégias de articulação técnica e planejamento territorial com outras secretarias, como Cultura, Habitação, Trabalho, Educação, Esporte, etc.; Unificar as ações das secretarias municipais de Saúde e de Educação no sentido de reforçar os setores de documentação, informação, comunicação, informática (com uso intensivo de softwares livres) e educação em saúde em toda a rede de ensino e nas unidades de saúde, com base na Política Nacional de Promoção da Saúde, inclusive incluindo o direito à saúde, as formas de participação e de controle social do SUS na grade curricular do ensino fundamental e médio; Implementar um plano de transição do sistema atual, que prioriza a gestão privada, para um sistema de gestão pública, evitando a desorganização do serviço e a desassistência, garantindo, em acordo com estrutura orçamentaria do município.

Estabelecer metas, em acordo com a estrutura orçamentária do município, para garantir a recomposição salarial gradual dos servidores da saúde de todas as áreas, como elemento de impacto na qualidade dos diagnósticos; Estabelecer metas, em acordo com a estrutura orçamentária do município, para realizar concursos públicos para a recomposição do quadro de servidores, especialmente na rede básica e nos hospitais, em gradual substituição dos trabalhadores terceirizados; Estabelecer metas, em acordo com a estrutura orçamentária do município, para criar um Plano de Cargos, Carreiras e Salários para as diferentes categorias da saúde assegurando a isonomia salarial; Promover a revisão e auditoria de todos os contratos de terceirização de serviços e privatização da gestão celebrados pelo governo Barra do Piraí: Empresas Públicas de Direito Privado e Parcerias Público-Privadas; Estabelecer metas, em acordo com a estrutura orçamentária do município, para o progressivo encerramento dos contratos de aluguel de equipamentos e dos contratos sem licitação; Fortalecer uma nova cultura de atenção ao cidadão e de condições dignas de trabalho nas unidades de saúde, valorizando estes trabalhadores através da criação de instrumentos de educação permanente, democratizando os mecanismos de produção, acesso e circulação de informações em saúde para a redução das desigualdades sociais.

2 - Propostas para o TRANSPORTE PÚBLICO em Barra do Piraí

Como é de conhecimento de todos, o Brasil tem uns dos piores e mais corruptos transportes do mundo e aqui não somos exceção. Dessa forma, vamos auditar a dívida pública do município para analisar a legalidade dos empréstimos contraídos e examinar o impacto de médio e longo prazo dos contratos e convênios estipulados para sua consolidação, bem como a evolução dos desembolsos para o serviço da dívida; Auditar os contratos e procedimentos operacionais de concessões municipais que apresentem indícios de não cumprimento satisfatório das condições de legalidade, moralidade, razoabilidade, equilíbrio econômico-financeiro, eficiência e publicidade dos contratos e dos atos decorrentes desses contratos, em acordo com a Lei Federal 8.987/95 e a seção V da Lei Orgânica do Município; Criar o Conselho Municipal de Transporte Público, com participação popular. Feito isso e dentro da Lei, caso necessário a mudança da frota que pra ser ruim tem que melhorar muito.

3 - Propostas para a ÁGUA E ESGOTO em Barra do Piraí

Nos últimos anos estamos sendo enganados com ETAs, MÃEs, com redes de esgotos de primeiro mundo, principalmente agora nesse momento político. Mas na verdade não temos uma resposta concreta pelas nossas autoridades.

Assim essa é a nossa proposta: Além de revisar toda a estrutura do SAE/BP, desde a administrativa e material, com sua maioria desgastada com o tempo, estamos propícios também a médio e longo tempo; Implementar o Conselho Municipal de Saneamento Ambiental, dando-lhes estrutura e capacidade autônoma de avaliação, consulta e deliberação sobre as políticas públicas de saneamento ambiental; Revisar, regular e fiscalizar os contratos de concessão de água e esgoto com a CEDAE e empresas privadas, garantindo o cumprimento das metas e/ou o estabelecimento de novas metas (principalmente no caso da CEDAE), assim como a publicidade das informações sobre os contratos; Criar mecanismos de combate ao desperdício e à desigualdade social no acesso à água, como o aumento progressivo da tarifa de acordo com a finalidade do uso e da quantidade relativa utilizada; Estabelecer metas, em acordo com a estrutura orçamentária do município, para a progressiva implementação de tarifa social para o consumo de água em áreas de baixa renda, associada a formalização das ligações de água clandestinas; Estabelecer metas, em acordo com a estrutura orçamentária do município, para a progressiva ampliação da rede de coleta de esgotos, até atingir a cobertura completa de todas as regiões da cidade, preferencialmente de forma descentralizada, com aproveitamento das condições naturais do relevo, reduzindo custos de implantação e manutenção, e permitindo o uso de tecnologias como biossistemas; Estabelecer metas, em acordo com a estrutura orçamentária do município, para a progressiva implementação das ligações domiciliares à rede de coleta de esgoto pública, através de ações de incentivo fiscal e fiscalização; Estabelecer metas, em acordo com a estrutura orçamentária do município, para a progressiva implementação de estações de tratamento de esgoto, preferencialmente de forma descentralizada, reduzindo custos de implantação e manutenção, permitindo o uso de tecnologias como biossistemas, e viabilizando o reuso da água tratada, assim como do gás produzido, quando for o caso; Criar um programa de capacitação e incentivo à população para o tratamento residencial de esgoto individual ou coletivo, com uso de tecnologias eficazes e de baixo custo, como fossas sépticas e biossistemas (ex.: BET - Bacia de Evapotranspiração, etc), onde não houver rede pública de coleta, especialmente nas áreas rurais e ocupações menos adensadas; Planejar uma política de fiscalização do tratamento primário.

Segundo OMS, cerca de 800 mil suicídios foram registrados em todo mundo, uma das principais causas de mortes de pessoas entre 15 e 29 anos. Conheça as iniciativas e ações para prevenção, incluindo em Barra do Piraí

Anualmente, o mês de setembro é dedicado à prevenção de suicídios, lembrado sempre pela campanha ‘Setembro Amarelo’. A cor é em memória a Michael Emme, jovem de 17 anos de Westminster, Colorado, EUA, que tirou a própria vida dentro de seu carro favorito, um Ford Mustang de cor amarela restaurado por ele próprio, nos últimos minutos do dia 08 de setembro de 1994.

No velório de Mike, como o jovem era conhecido, os pais dele distribuíram os chamados Yellow Ribbon, laços de cor amarela, como uma lembrança do rapaz. Junto ao laço, cartões com a mensagem: "se você está pensando em suicídio, entregue este cartão a alguém e peça ajuda!”; a iniciativa se espalhou pelo país e, de acordo com a Fundação que leva o mesmo nome da iniciativa, foram evitados pouco mais de 115 mil suicídios entre jovens nos últimos 25 anos.

Mesmo assim, de acordo com estatísticas da Organização Mundial de Saúde (OMS), ocorrem cerca de 800 mil suicídios em todo o mundo, sendo esta uma das principais causas de mortes de jovens de 15 a 29 anos, atrás apenas de acidentes de trânsito.

Ainda conforme o órgão, o Brasil é o oitavo país com mais registros em todo o mundo, atrás de Índia, China, Estados Unidos, Rússia, Japão, Coreia do Sul e Paquistão. 79% dos casos ocorrem em países de baixa e média renda. De acordo com a organização ChildFund Brasil, tirar a própria vida está frequentemente ligado a fatores como transtornos mentais e uso de drogas.

Iniciativas

10 de setembro é dia de prevenção ao suicídio. Além da campanha e da fundação Yellow Ribbon, existem diversas iniciativas que vêm sendo realizadas com o objetivo de alertar e orientar a pedir ajuda. O Ministério da Saúde oferece este suporte de maneira remota, em virtude da pandemia do novo coronavírus: a seção "Saúde Brasil" do portal (saudebrasil.saude.org.br) disponibiliza dicas de ações e hábitos para manutenção da saúde física e emocional, e o Centro de Valorização à Vida (CVV) também disponibiliza de material completo no auxílio à saúde mental (ver tópico "Prevenção e Controle").

Prevenção e controle

Suicídios são evitáveis. Há uma série de medidas que podem ser tomadas junto à população, subpopulação e em níveis individuais para prevenir o suicídio e suas tentativas, incluindo:

- Redução de acesso aos meios utilizados (por exemplo, pesticidas, armas de fogo e certas medicações);

- Cobertura responsável pelos meios de comunicação;

- Introdução de políticas para reduzir o uso nocivo do álcool;

- Identificação precoce, tratamento e cuidados de pessoas com transtornos mentais ou por uso de substâncias, dores crônicas e estresse emocional agudo;

- Formação de trabalhadores não especializados em avaliação e gerenciamento de comportamentos suicidas;

- Acompanhamento de pessoas que tentaram suicídio e prestação de apoio comunitário.

No Brasil, o Centro de Valorização à Vida (CVV) disponibiliza atendimento de voluntários em todo o Brasil 24 horas por dia, sob diversos canais, como chat, linha telefônica por meio do número 188 (a ligação é gratuita para todo o país) e email. As informações são disponibilizadas pelo endereço cvv.org.br.

Ações em Barra do Piraí

Barra do Piraí possui algumas ONG’s e entidades privadas que fazem um trabalho social que inclui a orientação em casos de depressão e outros transtornos que podem levar ao suicídio. A igreja também tem um papel importante nesse contexto. Em relação ao poder público, de acordo com a secretaria de Assistência Social, por conta do distanciamento social, devido ao novo coronavírus, e também por ocasião do período pré-eleitoral, a prefeitura tem evitado a realização de campanhas nas ruas, principalmente com a distribuição de panfletos e similares

Segundo o órgão, os Centros de Referência continuarão os trabalhos com o objetivo de desenvolver suas políticas públicas voltadas para a família, dentro do contexto. O mesmo se dará na Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e no Departamento de Saúde Mental, sem campanha específica, apesar de reconhecer a importância do Setembro Amarelo. Todas as informações sobre as ações públicas foram colhidas por nossa reportagem diretamente com a secretaria de Comunicação de Barra do Piraí.

Informe-se sobre os procedimentos básicos para evitar o contágio com o Covid-19. Ainda não há vacina contra o vírus e a prevenção é a melhor maneira de combater a doença (Foto: Saúde do RJ)

Descoberto no dia 31 de dezembro de 2019 após casos registrados na China, o coronavírus (Covid-19) chegou ao Brasil e a Organização Mundial de Saúde (OMS) estabeleceu métodos de prevenção para evitar a transmissão do novo vírus. O novo Covid-19 faz parte de uma grande família viral que ataca seres humanos e animais. Os primeiros tipos foram detectados na década de 1960.

As infecções por coronavírus causam doenças respiratórias leves a moderadas, porém, alguns coronavírus podem causar doenças graves como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars), identificada em 2002 e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers), identificada em 2012. Conheça as dicas que visam a sua proteção.

*Lavar as mãos até a metade do pulso, esfregando também as partes internas das unhas

*Usar álcool 70% para limpar as mãos antes de encostar em áreas como olhos, nariz e boca

*Tossir ou espirrar levando ao rosto à parte interna do cotovelo

*Evitar multidões

*Usar máscara caso apresente sintomas

*Evitar tocar nariz, olhos e boca antes de limpar as mãos

*Manter a distância de um metro de pessoas espirrando ou tossindo

*Limpar com álcool objetos tocados frequentemente

*Evitar cumprimentar com beijos no rosto, apertando as mãos ou abraçando

*Evitar sair de casa, caso apresente algum sintoma da gripe

*Utilizar lenço descartável quando estiver com nariz escorrendo

*Se informar sobre os métodos de prevenção e passar informações corretas

Além dessas recomendações, confira os métodos de prevenção para os locais públicos e de aglomerações, como usuários da academia e outra áreas com uso compartilhado de equipamentos:

*Limpe os equipamentos e os colchonetes com álcool 70%

*Evite exercícios com muito contato entre os alunos

*Evite os horários de mais aglomeração

*Não vá para locais públicos se estiver com os sintomas

Como ele é transmitido?

A transmissão do novo coronavírus pode ocorrer de pessoa para pessoa, de forma continuada. O contágio costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como saliva, espirro, tosse, catarro. Também pode ocorrer por contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão ou contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguidos de contato com a boca, nariz ou olhos.

O grau de transmissão do novo coronavírus é menor do que o vírus da gripe e por isso apresenta menor risco de circulação e disseminação. Pode ficar incubado por duas semanas, período em que aparecem os primeiros sintomas desde a infecção.

Como é o diagnóstico?

O diagnóstico do novo coronavírus é feito a partir da indicação de caso suspeito nos serviços de saúde, quando é coletada uma amostra de materiais respiratórios (aspiração de vias aéreas ou indução de escarro). As análises ocorrem no Laboratório Central de Saúde Pública do Estado, (Lacen/RS) e na Fiocruz (RJ).

Quais são os sintomas?

Os sinais e sintomas clínicos do novo coronavírus são semelhantes aos da gripe ou resfriado. Em casos mais graves, podem ser iguais à pneumonia, com infecção do trato respiratório inferior. Geralmente o paciente apresenta febre, tosse e dificuldade para respirar.

Como é o tratamento?

Basicamente, o tratamento é repouso e consumo de bastante água. Também é indicado o uso de medicamento para dor e febre, como antitérmicos e analgésicos.

É aconselhável o uso de umidificador no quarto ou tomar banho quente para auxiliar no alívio da dor de garanta e tosse. Assim que os primeiros sintomas surgirem, é fundamental procurar ajuda médica imediata para confirmar diagnóstico e iniciar o tratamento.

Os casos graves devem ser encaminhados a um Hospital de Referência para isolamento e tratamento. Os casos leves devem ser acompanhados pela Atenção Primária em Saúde (APS) e instituídas medidas de precaução domiciliar.

Como é definido um caso suspeito?

Pessoas que tenham retornado nos últimos 14 dias, dos países apontados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com circulação do vírus e que tenham apresentado febre, tosse e dificuldade respiratória.

A relação atual dos países com transmissão pode ser conferido no Informe Epidemiológico que é atualizado periodicamente com dados obtidos pelo Ministério da Saúde.

Situação 1 - VIAJANTE:

Pessoa que apresente febre e pelo menos um dos sinais ou sintomas respiratórios (tosse, dificuldade para respirar, escarro, congestão nasal, entre outros) E com histórico de viagem para país com transmissão sustentada OU área com transmissão local nos últimos 14 dias;

Situação 2 - CONTATO PRÓXIMO:

Pessoa que apresente febre OU pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, escarro, congestão nasal, entre outros) E histórico de contato com caso suspeito ou confirmado para COVID-19, nos últimos 14 dias.

Situação 3 - CONTATO DOMICILIAR:

Pessoa que manteve contato domiciliar com caso confirmado por COVID-19 nos últimos 14 dias E que apresente febre OU pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, escarro, congestão nasal, entre outros).

Rua Ana Nery, 120 - 9º andar
Centro, Barra do Piraí - RJ
CEP 27123-150
Tel.: (24) 2443-1470 (AM)
(24) 2443-1098 (FM)

Boletim Eletrônico

Cadastre-se e fique sabendo da nossa programação em primeira mão!