Sábado, 04 Dezembro 2021

Grupo busca arrecadação de absorventes para mulheres de família carente de Barra do Piraí

O grupo Coletivo Feminista Barrense está arrecadando desde o mês de maio absorventes para doação para comunidades carentes de Barra do Piraí. O objetivo é o auxílio de meninas e mulheres dessas comunidades com informações importantes sobre como utilizar esses absorventes.

Nossa reportagem conversou com Larissa Goulart, que faz parte do grupo, que ela apresenta como “plural e apartidário”, com o objetivo de promover e levantar bandeiras em busca da igualdade de gênero, além da discussão em sociedade de temas importantes que afetam diretamente a vida das mulheres, como violência doméstica, maternidade compulsória, pedofilia, incentivando a busca pelo empoderamento feminino.

“Este mês estamos fazendo um trabalho voltado pra pobreza menstrual, arrecadando absorventes para doarmos para comunidades carentes e distribuição em banheiros públicos da cidade. Queremos fazer um trabalho de auxiliar essas meninas e mulheres também em como utilizar esses absorventes, semelhante a uma roda de conversa. Em nosso país, 25% das meninas entre 15 e 17 anos não tem acesso a produtos de higienes corretos e usam até jornal para aparar a menstruação por falta de acesso ao absorvente e os insumos básicos, o que acarreta em riscos graves à saúde, coletiva e pública, tão extensos que a OMS instituiu o dia 28 de maio como o Dia Internacional da Dignidade Menstrual”, explicou Larissa.

Estados e municípios no Brasil estão se mobilizando para que o absorvente seja incluído nos itens de cesta básica, distribuição gratuita nas escolas e banheiros públicos. Diversos são aqueles que já conseguiram essa inclusão. Em Barra do Piraí, a Câmara de Vereadores já votou a favor deste projeto, que depende agora da sanção do prefeito Mario Esteves para a distribuição nas escolas, incluindo uma cartilha com instruções sobre higiene, intervalo correto de troca, entre outras para uso correto do absorvente.

O grupo possui instagram (@coletivofeministabarrense) e facebook (facebook.com/coletivofeministabp) para mais informações e prestação de contas sobre o projeto. Sobre as doações de absorventes e mais, o Coletivo Feminista Barrense possui alguns pontos de arrecadação e em breve terá um contato via whatsapp para sanar duvidas e passar informações sobre os serviços oferecidos pelo coletivo.

22pontosdearrecadacao

Pontos de arrecadação: Gabinete da advogada e vereadora Katia Miki na Câmara Municipal; Escritório de advocacia da Katia Miki no distrito de Ipiabas; Igreja São Benedito, no Centro; Escritório da OAB no bairro Matadouro; Construssera Material de Construção em Ipiabas; Studio de Tatoo da Lívia, no bairro Vargem Grande; Studio de Yoga da Tati, no Centro; Salão da Dalva no Centro; Residência da integrante do projeto Thalita, no distrito da Califórnia; e Confeitaria Adriana Bolos, no bairro Oficina Velha.

Rua Ana Nery, 120 - 9º andar
Centro, Barra do Piraí - RJ
CEP 27123-150
Tel.: (24) 2443-1470 (AM)
(24) 2443-1098 (FM)

Boletim Eletrônico

Cadastre-se e fique sabendo da nossa programação em primeira mão!