Terça, 19 Novembro 2019
previous arrow
next arrow
Slider

Delegacia de Combate a Crimes Raciais é inaugurada

A Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro inaugurou, nesta quinta-feira (13/12), a Delegacia de Combate a Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi). A unidade tem como titular o delegado Gilbert Stivanello e funciona na Lapa, no mesmo endereço da Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima (DCAV) e da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA). As três especializadas vão transformar o espaço em um núcleo de atendimento a pessoas em situação vulnerável.

– A Decradi ser instalada nesse mesmo endereço, na Lapa, um símbolo do Rio de Janeiro, é muito significativo. Que a gente possa circular pelas ruas livremente, independente da nossa religião, grupo étnico e opção à vida – disse o secretário de Segurança, Richard Nunes.

A Delegacia de Direitos Humanos atuou em parceria para a capacitação dos agentes da nova especializada.

A delegacia terá como prioridade registrar e investigar casos que tenham como motivação crimes de ódio e discriminação, como racismo, injúria, xenofobia, homofobia e outros tipos de preconceito. Mesmo com a criação da Decradi, todas as delegacias do estado continuarão aptas a registrar crimes dessas naturezas. Nesses casos, a Decradi acompanhará seus desdobramentos.

Legado

O chefe de Polícia Civil, Rivaldo Barbosa, aproveitou a ocasião para informar que foi criado um grupo de trabalho para dar publicidade ao acervo religioso do Museu da Polícia Civil.

– Hoje é um dia memorável para a Polícia Civil. Não podemos mais aceitar comportamentos retrógrados, já estamos na segunda década do século 21. Devemos ser menos preconceituosos, inclusive com a ação policial. A inauguração da delegacia é um legado para a sociedade carioca – afirmou o delegado Rivaldo Barbosa.

A nova delegacia funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. O endereço é Rua do Lavradio, nº 155, na Lapa.

Rua Ana Nery, 120 - 9º andar
Centro, Barra do Piraí - RJ
CEP 27123-150
Tel.: (24) 2443-1470 (AM)
(24) 2443-1098 (FM)

Boletim Eletrônico

Cadastre-se e fique sabendo da nossa programação em primeira mão!